Introdução ao Nahjul Balaghah

Por Sheikh Taleb Hussein Al-Khazraji

Em nome de Deus, o Clemente o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o Profeta Mohammad, a sua purificada linhagem e seus bons companheiros.

Deus disse em seu generoso e sagrado livro, no capitulo Ibrahim:

“24. Não reparas em como Allah exemplifica? Uma boa palavra é como uma árvore nobre, cuja raiz está profundamente firme, e cujos ramos se elevam até ao céu.
25. Frutifica em todas as estações com o beneplácito do seu Senhor. Allah fala por parábolas aos humanos para que se recordem.
26. Por outra, há a parábola de uma palavra vil, comparada a uma árvore vil, que foi desarraigada da terra e carece de estabilidade.” (S 14)

A herança cultural a qual o Príncipe dos Crentes Imam Ali (A.S.) valorizou é muito grandiosa. Pois é considerada o resumo de sua vida e síntese de sua existência, e é o resultado de seu conhecimento. E tudo isso por ele ter tido uma significante proximidade com o Alcorão Sagrado e com o grandioso Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

Foi o único o qual foi apelidado como “portal da cidade do conhecimento do Mensageiro”, porque o seu pensamento é dele, a sua razão é dele, seu conhecimento é dele, seu dito é dele e o seu espírito é dele, e assim, o Imam Ali (A.S.) incorporou o próprio Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). Se nós quisermos conhecer a grandiosidade do Imam Ali (A.S.) precisaremos se esforçar e se empenhar muito para poder visualizar alguns ângulos de sua personalidade.

Ele não é um enigma entre os enigmas ou um segredo entre os mistérios os quais é impossível conhecer. Porém, é realmente difícil apresentá-lo, e por isso acreditamos que infelizmente estamos sendo injustos perante o conhecimento desta grande personalidade. A grandiosa herança cultural do Imam Ali (A.S.) foi uma parte de sua rica e abundante alma.

Se a humanidade se aproximar mais desta figura, a conhecer melhor e absorver os seus conhecimentos e ciências, aproveitando de sua tradição em todas os campos da vida, não irá sofrer com a dor, maldição, ignorância, tirania, injustiça, desvio, ateísmo e ofensa, e irá viver uma vida feliz, cheia de bondade, clemência, justiça e verdade. Pois acreditamos que o Imam Ali (A.S.) não se limita e nem se resume a um certo lugar, grupo ou tempo, mas sim, alcança todos os tempos, seres humanos e lugares.

Seu pensamento se encaixa de uma forma total com a lógica do Alcorão Sagrado, e quando lemos seus ditos e suas palavras é como se estivéssemos visualizando a realidade. Pois são a cura de todas as enfermidades, a iluminação de todas as escuridões, a certeza de todas as incertezas e a orientação para qualquer desvio. Por isso, o Selo dos Profetas e dos Mensageiros, Mohammad ibn Abdellah (S.A.A.S.), o engrandeceu das seguintes formas:

“Ali está com a verdade e a verdade está com Ali, ela caminha com Ali onde ele caminhar”.

“Eu sou a cidade do conhecimento e Ali é o seu portal. Porém, quem buscar esta cidade deverá entrar pelo seu portal”.

“A graduação de Ali para mim é o exemplo da importância da cabeça para o corpo”.

“Ali está com o Alcorão e o Alcorão está com Ali”.

Estas e outras declarações confirmam que o Imam Ali (A.S.) representava o verdadeiro pensamento e atitude, a verdadeira posição, a vida construída pela verdade, como também era a verdade em corpo, o Alcorão falante, o Islam em pessoa, e a força da justiça.

Se quisermos apresentar historicamente a herança cultural, o pensamento do Imam Ali (A.S.) e o seu empenho neste campo, iremos ver que a primeira questão com a qual o Imam Ali (A.S.) se importou após a morte do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi:

– Coletânea do Alcorão Sagrado: a qual juntou o Alcorão Sagrado de uma forma muito detalhada e refinada, e isso foi o que Profeta Mohammad (S.A.A.S.) pediu em testamento, o que foi executado logo após seu falecimento. Imam Ali (A.S.) o uniu desde o inicio até o fim, e o organizou de acordo como foi revelado, com as informações e observações dos motivos das revelações, e outras notas como: interpretação, ditos mencionados, e o que a nação e as pessoas necessitam. Mas a infelicidade desta nação foi que não chegaram a usufruir plenamente desta compilação do Alcorão Sagrado organizada pelo Imam (A.S.). No entanto se diz que os Imames dos Ahlul Bait (A.S.) a herdam um após o outro.

Entre sua herança cultural também estão:

– Assahífah: livro o qual trata das jurisprudências das penas.

– Al-Jámi’ah: livro o qual contêm tudo que as pessoas necessitam em termos de jurisprudências e regulamentos. Tal obra foi o ponto de atenção do Imam Assádeq (A.S.) da seguinte forma: “Não há algo que ela não contenha”.

– Al-Jafr: livro o qual contêm as revelações enviadas aos profetas do passado sobre os acontecimentos do futuro.

Todos estes livros foram herdados pelos Imames (A.S.) um após o outro. E acima disso há centenas de dizeres e discursos que foram pronunciados em diversas ocasiões, os quais estão ligados a diferentes campos da vida. Tais como crença, sociedade, sistema administrativo, governo, educação e ética e etc. Estes mesmos se ligam não somente com a vida, mas também com as ciências sociais em geral.

A primeira obra coletada que continha os ditos, cartas e sermões do Imam Ali (A.S.) foi o Nahjul Balaghah (Método da Eloqüência), a qual foi compilada pelo Sayyed Sharif Al-Radi. O Nahjul Balaghah é o milagre do Imamato da mesma forma que o Alcorão Sagrado é o milagre da Profecia. Neste grandioso livro, as palavras e os dizeres do Imam Ali (A.S.) contém as inspirações divinas as quais são iluminadas pelas iluminações proféticas. Como isto não poderia ser desta forma? Pois o dizer do Imam é o Imam dos dizeres, e isto porque as suas fontes são: primeiro o divino Livro Sagrado e segundo, o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.).

O Príncipe dos Crentes (A.S.) em verdade é o fundador da suprema eloqüência e elocução, pois as suas falas estão acima das falas dos humanos e abaixo dos dizeres do Criador.

Que Deus nos acolha no dia que não será mais válida a riqueza nem os filhos, e somente será válido aquele que vem a Deus com um coração imaculado. Esperamos dos leitores que se beneficiem com este livro e outros livros do Imam Ali (A.S.), os quais contém outros de seus ditos e sermões que não foram coletados pelo Al-Sharif Al-Radi, o qual faleceu e foi enterrado em Bagdad no ano de 404 Hejirita, equivalente a 983 D.C.

Os sermões que não foram mencionadas no Nahjul Balaghah, compilado pelo Al-Sharif Al-Radi, foram coletados e compilados nos seguintes livros:

– Ghorar Al-Híkam ua dorar Al-Kalam, por Al-Amodi.

– Matlube kolle taleb, men kalam Ali ibn abi Taleb, por Abu Es-haq.

– Me’at kalemah, por Al-Jahedh.

– Nathr Al-La’ali, por Sheikh Al-Tabraçi, o intérprete do Alcorão Sagrado, em sua obra intitulada “Majma Al-Baian fi tafsir Al-Qur’na”.

– Ketab Seffin, por Nasr ibn Mozahem.

– Assahifa Al-Alauiah, o qual contém diversas súplicas que foram atribuídas ao Imam (A.S.).

– Moçnad Al-Imam Ali, por Al-Nessa’i, o qual contém diversos ditos e sermões pronunciados pelo Profeta Mohammad (S.A.A.S.) reportados pelo Imam Ali (A.S.). E também algumas de suas próprias determinações para alguns problemas do Estado Islâmico e os Muçulmanos.

O Príncipe dos Crentes, Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.) era verdadeiro em sua liderança e justo em seu Imamato, em direção à paz, segurança, bem-estar e orientação.

No final deste artigo, gostaríamos de mencionar alguns de seus dizeres:

“A felicidade do homem é sua razão, se for humilhado será exaltado pela mesma, se cair será levantado, se se desviar será orientado, e se falar será corrigido”.

“Não há riqueza igual a razão, e não há pobreza igual a ignorância, e a razão é a fonte do bem, a característica mais honrada e a maior beleza.”

O Nahjul Balaghah continuará a ser o mar que nunca secará em suas dádivas.

Pedimos a Deus, o Todo-Poderoso, que o Nahjul Balaghah seja a nossa fonte de iluminação espiritual e cultural. E que nos oriente para o bem da humanidade e tudo que a proteja do mal, e a fortaleça com a justiça e a verdade! Louvado seja Deus, o Senhor do Universo.

«
»