A História do Profeta Lot (A.S.)

Por Kamal al-Sayyd
Traduzido por Ismail Ahmed Barbosa Júnior

Nosso Profeta Abraão (A.S.) esperava um convidado para cear com ele. Abraão gostava de ter hóspedes e sempre os recebia. Ele lhes oferecia água fresca, coalhada e deliciosas refeições. Os viajantes gostavam de Abraão, pois ele era generoso, bom e educado. Um dia, três jovens robustos vieram ao Profeta Abraão (A.S.). Ele os recebeu e ficou contente com a sua chegada. Abraão tratou rápido de trazer um cordeiro e sacrificá-lo, prepará-lo e oferece-lo aos visitantes. Havia certos costumes naquele tempo, um deles era que o visitante deveria comer o alimento que lhe fosse oferecido. Caso recusasse, (seria o mesmo que) recusar a hospitalidade e ter más intenções para com o anfitrião.

Se o visitante aceitasse o alimento, a amizade surgiria entre ele e o anfitrião. O Profeta Abraão (A.S.) ofereceu o cordeiro aos hóspedes e então algo estranho ocorreu. Eles não comeram, de modo que Abraão teve receio de seus hóspedes. Tinham os hóspedes má intenção contra Abraão? Não. Os hóspedes se apresentaram dizendo: “Somos anjos de Deus. Ele nos enviou para castigar o povo de Sodoma.” O Profeta Abraão ficou triste por aquele povo. Ele tentou afastar a punição das pessoas daquela cidade. Achava que elas poderiam retornar a razão. “Lot está em Sodoma” disse Abraão. “Sabemos disso” responderam os anjos. A fim de afastar a tristeza do coração de Abraão, os anjos deram a ele a boa nova de um filho piedoso. O Profeta Abraão tentou dialogar com os anjos sobre o povo de Lot. Entretanto, os anjos disseram: “Abraão , desista. Em verdade, a ordem de teu Senhor desceu.” Abraão ficou calado. Em seguida, os anjos foram ao povo de Sodoma para puni-los.

Qual é a história do povo de Sodoma? Qual é a história do Profeta Lot (A.S.)? Nós as contaremos nesse pequeno artigo.

Anteriormente conhecemos a história do Profeta Abraão (A.S.), o Amigo do Misericordioso (Deus). O Profeta Abraão (A.S.) vivia na terra da Babilônia. Ele convocou seu povo a fé em Deus e a se afastarem da idolatria, mas o povo descreu em sua Mensagem. Ninguém acreditou em Abraão, exceto sua esposa Sarah e seu primo Lot (A.S.). Quando o Profeta Abraão (A.S.) deixou a Babilônia, Lot o acompanhou. Lot abandonou sua terra natal. Ao chegarem na terra de Sodoma, o Profeta Abraão ordenou a Lot que vivesse naquela cidade. Ordenou para que ele convocasse o povo a fé em Deus e a que abandonassem o culto aos ídolos.

A história de Lot (A.S.) começa em Sodoma. Lot nasceu nas terras da Babilônia, e acreditou no Profeta Abraão (A.S.). Quando o povo da Babilônia quis executar a Abraão numa fogueira, Lot disse: “Eu irei para meu Senhor!” Assim, ele emigrou com Abraão para a Terra Sagrada da Palestina. Em seu caminho para a Palestina, Abraão ordenou a Lot que vivesse na terra de Sodoma. Ordenou a ele que conclamasse o povo a crença na religião de Deus e que retornassem a sua natureza.

Sodoma era um grupo de aldeias na costa do Mar Morto na Jordânia. Ali viveu o profeta Lot (A.S.), ele casou e Deus lhe deu filhas tementes.

O Povo de Sodoma

As pessoas de Sodoma eram ligadas a agricultura. Trabalhavam em suas terras de manhã, e a noite retornavam para suas casas na aldeia. Ninguém sabe por que sua moral se perverteu nem por que se tornaram depravados e praticantes do mal. O povo de Sodoma atacava os viajantes, os roubava e abusava de suas mulheres. Os viajantes tinham medo do povo de Sodoma. Não se aproximavam de suas casas, e os consideravam criminosos. Sabiam que ninguém os acolheria, exceto Lot (A.S.).

Nosso Profeta Lot (A.S.) vivia naquela sociedade corrupta, portanto, levava uma vida de sofrimentos. Lot via seu povo cometendo maldades. Ele os via jogando e roubando uns aos outros. Essas práticas faziam parte de seus costumes. Todo o povo de Sodoma era perverso e não se envergonhava de suas más ações. O Profeta Lot (A.S.) conhecia a causa de toda aquela corrupção: eles tinham se desviado da natureza pura e original do ser humano. Deus, o Glorificado, criou o homem livre da maldade. Porém, é o homem que busca a maldade, pois dá ouvidos a Satã e se afasta do caminho dos Profetas.

O Profeta Lot (A.S.) aconselhava seu povo e dizia: “Retorneis a vossa natureza, retorneis a vosso Senhor!” E perguntava a eles: “Por que não levais uma vida bondosa?Por que vos afastais de uma vida familiar pura?”

O povo de Sodoma destruía seus próprios relacionamentos familiares. Os homens se relacionavam entre si e as mulheres faziam o mesmo. Os viajantes odiavam o povo de Sodoma. As pessoas de Sodoma eram perversas. Destruíam os hábitos sagrados e violavam as mulheres. Eles tentaram expulsar Lot de suas terras e conspiraram contra ele muitas vezes. Nosso Profeta Lot (A.S.) vivia como se fosse um estranho entre eles. Ele era bondoso, mas seu povo era mau. Ele gostava de receber hóspedes e acolher estranhos. Quanto a seu povo, cometiam roubo e atacavam estranhos e viajantes. Lot (A.S.) cultuava apenas a Deus, mas o povo de Sodoma era idólatra. Ele era bom, enquanto seu povo era perverso. O povo de Sodoma odiava Lot, pois ele não fazia o que eles faziam e não permanecia calado sobre suas ações. A esposa de Lot (A.S.) era descrente também. Ela não acreditava em Deus e adorava os ídolos. Estava satisfeita com as más ações do povo de Sodoma. Apenas Lot e suas filhas acreditavam em Deus e renunciavam as más ações do povo de Sodoma.

A corrupção crescia dia após a dia. Os sofrimentos de Lot também. O povo de Sodoma magoava a Lot. Viviam como porcos. Ou melhor, eram piores do que os porcos. Um dia, um estranho chegou. O homem que não conhecia o povo opressor de Sodoma. Felizmente, o Profeta Lot (A.S.) estava trabalhando em suas terras. Ele recepcionou o desconhecido. Contudo, olhou para os lados. Não queria que ninguém visse aquele homem. O estranho perguntou a Lot: “Por que estás com medo?” “O povo desta aldeia ataca os viajantes e cometem roubos”, respondeu Lot. O estranho ficou assustado. Porém, Lot o escondeu em sua propriedade até que escurecesse. Quando o sol se pôs, Lot levou o estranho para sua casa. Lot acolheu-o como hóspede. O Profeta Lot (A.S.) fechou bem a porta da casa. Não queria que sua esposa soubesse que tinha um hóspede. Se ela soubesse, informaria o povo da aldeia sobre o hóspede. Lot serviu uma boa refeição ao visitante. Conversou com ele para deixá-lo à vontade. O desconhecido sentia-se seguro. Comeu e depois de uma hora, recolheu-se para dormir. Quando a aurora rompeu, o hóspede levantou. Encontrou Lot à sua espera. Ele lavou as mãos e não tomou leite. Tinha que deixar Sodoma antes do sol nascer para que o povo não o atacasse.

O profeta Lot (A.S.) recebia e se despedia de seus hóspedes, assim, vivia naquela aldeia opressora. A vida continuaria daquela maneira? Certamente, não.

Contamos no início do artigo sobre os estranhos visitantes que se apresentaram ao Profeta Abraão (A.S.). Vieram para lhe dar a boa nova do nascimento de um filho piedoso. Informaram-no de que seria um filho de grande importância. Abraão era um homem de idade avançada. Sua esposa, igualmente idosa, era estéril. O Profeta Abraão (A.S.) ficou muito feliz com a boa nova. Sarah se maravilhou com a notícia. Os anjos disseram a eles: Não se surpreendam com o decreto de Deus.” Eles trajavam roupas de forasteiros. Quando quiseram ir à Sodoma, Abraão lhes disse : “Lot se encontra lá.” Abraão desejava salvar o povo de Sodoma da punição. Pensava que eles poderiam retornar arrependidos a Deus e a sua natureza pura. Porém, os anjos disseram: “O decreto de Deus desceu!”

Os anjos se dirigiram para a terra de Sodoma. O Profeta Abraão (A.S.) ficou triste pois o destino aguardava o povo de Sodoma. Sim, os anjos partiram para a terra de Sodoma. Entraram em suas aldeias vestindo roupas de forasteiros. Ninguém os viu quando bateram à porta da casa de Lot (A.S.). A noite caía. O Profeta Lot (A.S.) abriu a porta e viu os três jovens robustos. Ele enfrentava um momento difícil. Perguntou a si mesmo: “Devo recusar-me a recebê-los?” Não obstante, disse consigo: “Este não seria um ato de educação e nem seria um ato da religião. Não é educado fechar a porta na face de forasteiros. Não é um ato religioso mandá-los embora. Talvez estejam famintos, sedentos ou em viagem.”

Lot (A.S.) recebeu seus visitantes, os fez entrar rápido e fechou a porta. Sua esposa os viu. Ela era cheia de maldade. Decidiu avisar o povo da aldeia sobre eles. Porém, a porta estava trancada. Satã sussurrou em seu ouvido: “Acenda uma fogueira. O povo virá ver o que há. Assim saberão que alguns viajantes se hospedaram na casa de Lot.”

Ela subiu ao telhado da casa. Em seguida, juntou alguma madeira e ateou fogo. As chamas e a fumaça subiram alto. Todo o povo da aldeia viu este sinal, portanto, correram para a casa de Lot e se juntaram ao redor da casa e bateram com força na porta. Tinham pedras em suas mãos. Seu costume era apedrejar forasteiros. Todo aquele que fosse o primeiro a atingir o forasteiro, o tomaria para si. O Profeta Lot (A.S.) ouviu baterem à porta. Ele compreendeu que seu povo tinha vindo para atacar seus hóspedes. Lot estava perplexo, não sabia o que fazer. As pessoas continuavam batendo na porta com força. Gritavam: “Se não abrir a porta, arrombaremos!” Lot abriu a porta. Ele saiu sozinho. Em seguida, a fechou. Ele olhou para as pessoas, cheio de amargura e tristeza. Então, perguntou a elas: “Acaso não há uma só pessoa ajuizada entre vós? Por que não param com as más ações e o roubo?Deves vos envergonhar do que fazeis! Eu não permitirei que ataqueis meus hóspedes!” Todavia, o povo de Sodoma ria. Um deles gritou para Lot (A.S.): “Se não entregares teus hóspedes, invadiremos tua casa e os levaremos à força!” Lot (A.S.) olhou para todos os lados. Ninguém o ajudaria. Estava só, enquanto os sodomitas eram muitos. Cercavam sua casa como lobos.

Naquele momento de excitação, os três hóspedes abriram a porta e disseram a Lot: “Lot, não temas. Não somos viajantes à procura de abrigo. Somos mensageiros de Deus. Deus ordenou-nos destruir esta aldeia. Nós a transformaremos em ruínas antes do sol nascer. Pega a tua família e deixa a aldeia rápido. Vá para longe daqui. Cuida para que não olhes para trás.”

Naquele instante, os visitantes apontaram com os dedos para o povo de Sodoma, e raios assustadores saíram deles. Todos os homens da aldeia ficaram cegos. Ficaram incapazes de ver qualquer coisa, de modo que viveram num caos aquela noite. As últimas horas daquela noite chegaram. O Profeta Lot (A.S.) tinha que abandonar a terra de Sodoma antes que o castigo começasse. Lot (A.S.) ordenou a seus familiares que deixassem a aldeia naquele momento. Ele tinha que guiar sua família e seu rebanho. E ir para bem longe. O caos atingiu o povo de Sodoma, Lot e sua família deixaram a aldeia rapidamente. A esposa de Lot estava caminhando atrás do rebanho e olhando para a aldeia. Lot desaparecia por trás das colinas. Ela olhava para a fogueira que tinha acendido no telhado de sua casa. A fogueira havia se apagado. O silêncio pairou sobre todas as coisas. A esposa de Lot queria retornar a aldeia. A aurora estava prestes a romper.

Subitamente, uma coisa terrível ocorreu. Um som tão forte quanto o de um trovão cobriu o céu de Sodoma. Era um vulcão. O vulcão entrou em erupção. Começou a lançar lava incandescente para o alto. O fogo cobriu o céu de Sodoma. Do céu chovia pedras incandescentes sobre as pessoas. A esposa de Lot tombou ao chão e se transformou numa pedra salina! Isto porque ela magoava seu marido. Era uma descrente. Ela o traía quando auxiliava o povo de Sodoma contra ele. Deus a puniu por sua traição.

Ruínas e Lições

Amanheceu. O sol se ergueu no céu. Contudo, a aldeia de Sodoma tinha se transformado em ruínas. Porque seu povo espalhava a corrupção por toda a terra. Eles destruíam as coisas belas, os relacionamentos familiares e a natureza pura. Abandonaram as boas maneiras e se tornaram iguais aos porcos. Suas vidas eram cheias de ações depravadas. Tais ações se tornaram costumes entre eles. Portanto, Deus se irou com aquele povo. Ordenou que o céu lançasse meteoritos e pedras incandescentes sobre eles. As ruínas de Sodoma estão ainda de pé. São ruínas de sal e pedras de lava endurecida.

“O povo de Lot rejeitou os mensageiros. Quando o seu irmão, Lot, lhes disse: Não temeis (a Deus)? Sabei que sou, para vós, um fidedigno mensageiro. Temei, pois, a Deus, e obedecei-me! Não vos exijo, por isso, recompensa alguma, porque a minha recompensa virá do Senhor do Universo. Dentre as criaturas, achais de vos acercar dos varões, deixando de lado o que vosso Senhor criou para vós, para serem vossas esposas? Em verdade, sois um povo depravado! Disseram-lhe: Se não desistires, Ó Lot, contar-te-ás entre os desterrados! Asseverou-lhes: Sabei que me indigna a vossa ação! Ó Senhor meu, livra-me, juntamente com a minha família, de tudo quanto praticam! E o livramos, com toda a sua família, exceto uma a anciã, que foi deixada para trás. Então, destruímos os demais, e desencadeamos sobre eles um impetuoso torvelinho; e que péssimo foi o torvelinho para os admoestadores (que fizeram pouco caso)! Sabei que nisto há um sinal; porém, a maioria deles não crê. E em verdade, teu Senhor é o Poderoso, o Misericordiosíssimo.” Alcorão Sagrado C. 26 – V.160 a 175.

«
»