Temendo a Deus

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.).

O medo é um sentimento existente na sociedade. Muitos sentem medo de alguma coisa, mas será que isso é necessário? Como o Islam vê o medo? E como este sentimento deve ser enfrentado?

Bem, antes de falarmos sobre o medo é interessante sabermos qual é o antônimo do medo. O antônimo do medo é a paz e a segurança.

O Islam afirma a importância de não temer a nada exceto a Deus. Na verdade, uma das principais características do fiel é temer a Deus, sendo que este temor deve impedi-lo de praticar atos ilícitos e classificados como desobediência a Deus. Qualquer ato que atrai a ira de Deus, seja ele um ato físico ou não, como: “Ghibah”, a fofoca, a mentira, a fraude, a fornicação, o roubo, a transação ilícita, alimentar-se com alimentos Haram ou bebidas alcoólicas, a venda de itens Haram e etc. Se a pessoa sente verdadeiramente o temor a Deus e não pratica qualquer delito por sentir o temor a Deus significa que está no caminho certo.

Todos temem a Deus

O Temor a Deus é algo benéfico, necessário e buscado por todos os humanos, até mesmo os mais nobres e virtuosos como os Profetas, os Mensageiros, os Imames e os fiéis. Na verdade, existe uma relação entre a fé e o temor. Quanto mais fiel o indivíduo é, mais ele sente o temor a Deus louvado. Isso porque o temor de Deus funciona como uma espécie de obstáculo, uma trava de segurança, uma válvula que impede o homem de praticar o delito e o pecado. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Sou o mais temente a Deus entre todos”.

Como atrair o temor a Deus?

Por outro lado, o temor a Deus não vem atoa. Deve haver condições e preparativos para que ele possa ser sentido e um destes elementos é “Conhecer a Deus”. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Quem mais conhecer a Deus mais temerá Ele”. Portanto, conhecer a Deus e o temor a Ele tem uma forte ligação. Quando o nível do primeiro sobe, o segundo elemento também subirá.

A posição do temente

Ao mesmo tempo, o temor a Deus é um dos principais elementos que mede a posição e o grau da pessoa perante Deus, nesta vida e na outra. Por isso, o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “O mais elevado perante Deus é o mais temente a Ele”. Portanto, o temor a Deus tem um resultado certo, a elevação do grau da pessoa perante Deus, e isso é o que todo fiel almeja.

A falta de temor a Deus na nossa vida

Infelizmente, muitos de nós não sentimos a importância do temor a Deus. Tememos muitas coisas como a pobreza, a ignorância, a falência, a infelicidade, o fracasso, e etc, mas o que devemos realmente temer faz falta em nossa vida. Aquilo que nos segura de praticar o mal e a desobediência a Deus em nossa vida é a temência a Deus e nada mais, mas isso faz falta e está ausente no nosso dia a dia. Especialmente com toda esta pandemia global do covid 19 que vivemos, tememos tudo e qualquer gesto ou espirro, tememos sair na rua sem proteção, tememos a escassez, tememos o desemprego ou a falência, enfim, a tudo tememos menos a Deus. Estes dias ouvi uma frase muito bonita, de um grande sábio que dizia: “Se temêssemos a Deus metade do que tememos o coronavírus o mundo seria muito melhor”. Isso porque como havíamos afirmado anteriormente, o verdadeiro temor a Deus nos impede de praticar a desobediência a Ele.

Apenas temer a Deus

Nada a temer, exceto a Deus. Na verdade, quem verdadeiramente merece ser temido é Deus. Teme-lo é a melhor das ações que um fiel pode sentir e praticar, sendo que uma dar principais características do fiel muçulmano é temer a Deus, o Altíssimo. O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “O fiel nada teme exceto a Deus”. Temer a Deus, porque como havíamos explicado anteriormente, este temor tem um excelente resultado, que é o de ser um obstáculo perante a prática dos atos de desobediência a Deus. Quem teme a Deus, teme desagradá-lo. O príncipe dos Fiéis, o Imam Ali (A.S.), dizia: “Nada tema senão o seu pecado e a nada implore senão a Seu Senhor”.

A consequência de quem não teme a Deus

Uma das piores consequências que pode recair sobre a pessoa que não teme a Deus é ser alvo de uma desgraça ou maldição divina. Isso porque tudo o que acontece sobre o ser humano é consequência de seus próprios atos, sendo que Deus jamais seria injusto com Suas criaturas. Por isso, o Imam Assadiq (A.S.) afirmava: “Não temam a opressão do vosso senhor sobre vós, e sim a vossa opressão sobre si mesmos”. Ou seja, tudo de mal ou de desgraças que acontece com o ser humano são consequências dos atos do próprio indivíduo, sendo que são eles que traçaram sua felicidade ou infelicidade.

Quando o temor toca o coração

Não há nada melhor do que seu coração ser tocado pelo temor a Deus e o efeito disso é magnífico. A famosa história de Beshr Al-Hafi (O descalço) afirma esta tese. Narra-se que certo dia o Imam Al-Kadhem (A.S.) andava pelas ruas de Bagdá e quando passava por uma das ruas reparou que saia muito barulho de música e festa de uma das casas. Ele ficou em frente à casa por alguns instantes e naquele mesmo momento saiu a empregada daquela casa, colocando o lixo para fora. O Imam (A.S.) aproveitou e perguntou a aquela empregada de quem era a casa. Ela respondeu: “Do meu Senhor e mestre, Beshr”. O Imam (A.S.) então a perguntou: “Seu Senhor e mestre é LIVRE ou um ESCRAVO?” A empregada estranhou esta pergunta pois é óbvio que o dono daquela casa era livre, mas mesmo assim ela disse: “O meu Senhor e mestre é LIVRE”. Então, o Imam (A.S.) fez o seguinte comentário: “É óbvio que ele é livre, pois se fosse escravo de Deus sentiria o temor do seu Senhor (Deus)”. A empregada escutou aquilo e ao retornar para casa foi ao salão de festas onde todos ali estavam desfrutando de prazeres ilícitos. Ela então foi questionada por seu mestre Beshr porque tinha demorado. Então, ela respondeu a seu mestre Beshr que tinha sido abordada por um homem na rua que lhe perguntou se aquela casa pertencia a um homem livre ou escravo e que disse que se o dono da casa fosse realmente um escravo sentiria o temor a Deus. Estas palavras tocaram o fundo do coração de Beshr que meditou por alguns instantes e saiu de sua casa correndo atrás do misterioso homem que havia dito aquilo à sua empregada. Ele saiu às pressas e foi descalço para alcançá-lo e conseguir chegar a ele. Quando olhou para o homem era o Imam Al-Kadhem (A.S.). Ele se sentiu envergonhado por seu ato e pediu-lhe perdão. O Imam (A.S.) lhe orientou que pedisse o perdão a Deus e que um pedido de perdão sincero seria retribuído com misericórdia. Então, a partir daquele momento, Beshr, que ficou conhecido como Beshr Al-Hafi (o descalço), se tornou um fiel, temente a Deus e um dos companheiros do Imam Al-Kadhem (A.S.).

As consequências e frutos do temor a Deus

O temor a Deus tem três principais frutos e consequências na vida da pessoa:

Primeiro: Impedi-la de cometer o pecado e atos de desobediência a Deus

Sendo que este é o principal objetivo do fiel, que é deixar e evitar praticar qualquer ato de desobediência a Deus, o Altíssimo. O Imam Ali (A.S.) dizia: “O melhor obstáculo dos pecados é o temor a Deus”. Na verdade, o temor a Deus é a principal e mais funcional ferramenta que impede o ser humano de cometer qualquer pecado. Foi por este motivo que Abel não agrediu e matou seu irmão Caim, mesmo Caim querendo agredi-lo e matá-lo, e foi esta mesma ferramenta que impediu que José desobedecesse a Deus e praticasse um ato indecente com a esposa do general quando ela o trancou em seu aposento e o ordenou que se aproximasse dela. Enfim, o temor a Deus é a principal e mais importante ferramenta, que leva o homem a não praticar nenhum ato de desobediência a Deus.

Segundo: O paraíso e a paz eterna

Um dos frutos do temor a Deus é o paraíso e a paz eterna, pois já que a pessoa não pratica os atos de desobediência a Deus, será recompensada com o paraíso onde é a habitação de todo fiel obediente a Deus. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Aquele que ficar exposto a tentação e não a praticar por temor a Deus, o Altíssimo, Ele o impedirá de ingressar ao inferno e estará seguro no dia do juízo final”. Deus, o Altíssimo disse no seu livro sagrado: “Por outra, para quem teme o comparecimento ante o seu Senhor, haverá dois jardins” (55:46).

Terceiro: Elevação

Um dos frutos e consequências do temor a Deus é a elevação do indivíduo. O indivíduo que teme a Deus alcançará graus antes não conquistados e certamente sua posição será uma posição privilegiada entre os demais. O temor a Deus ergue a pessoa e isso é uma certeza e não há nenhum pingo de dúvida nisso. Aquele que teme a Deus em suas falas e práticas alcançará graus muito elevados e isso pode ser observado no dia a dia. Vejam só os virtuosos, os fiéis e os tementes a Deus, como são erguidos, como são respeitados e como são observados e abençoados por Deus.

Como temer a Deus?

Temer a Deus é um sentimento cujo o homem conquista aos poucos, mas é muito importante que seja firme e persistente para alcançar o seu mais alto nível. Seguem algumas dicas:

Primeiro: Fortalecimento da fé

A pessoa que deseja fortalecer o seu temor a Deus deve possuir uma forte fé e isso não é conquistado de uma hora pra outra. O comparecimento nas reuniões e nos encontros de religião, adoração a Deus e a realização das orações, recitação dos Duaa e do Alcorão Sagrado, a prática da caridade e do bem com os outros, enfim, todo e qualquer ato de bem leva ao fortalecimento do nosso temor a Deus.

Segundo: Lembrar do castigo do dia do Juízo final

Recordar o castigo de Deus e o julgamento no dia do juízo final é um dos meios que levam o ser humano a fortalecer o sentimento do temor a Deus. Certamente que quando a pessoa recorda o castigo, o julgamento, o dia do juízo final, a morte, a solidão, a cobrança por suas ações e seus deveres, enfim, toda e qualquer recordação daquele dia em que nada valerá perante Deus, exceto as nossas ações, isso fortalece o sentimento do temor a Deus.

Terceiro: Ler e aprender com as histórias dos tementes e virtuosos

Ler e olhar como os virtuosos e os tementes viviam e sentiam o temor a Ele. Estas histórias nos fazem sentir e viver o temor a Deus e quanto mais nos aprofundarmos nestas histórias seremos mais tocados em nossos corações e nossas almas com o sentimento de temor a Deus, o Altíssimo.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre Mohammad e seus Ahlul Bait (A.S.).

Aula ministrada por Nasser Khazraji
Data: 04/04/2020

 

 

 

«
»