Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – O significado do Tawasul (apelo), suas condições e suas regras – Sheikh Wissam Issam – 07/12/2018

Em nome de Deus, O Clemente, O misericordioso.

Louvado seja Deus, louvo a Deus muitos louvores adequados para Sua santa posição. As melhores saudações e bênçãos estejam sobre o nosso senhor, o amado pelo criador do universo, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), sobre seus purificados Ahlul Bait (A.S.) e sobre os seus bons companheiros.

Peço perdão a Deus, O único, por mim e por todos. Ó Deus nosso, perdoe a todos os fiéis, os vivos e os mortos. Recomendo a vós e a todos o temor a Deus, Glorificado e Exaltado Seja.

Os caminhos que levam a Deus e à conquista do temor a Deus de acordo com o verso do Alcorão Sagrado passam pela compreensão da realidade de Deus. Deus disse no Alcorão Sagrado:

“Ó fiéis, temei a Deus, tratai de acercar-vos d’Ele….” (5:35)

“… e não encontraram outro argumento, senão o de que Deus e Seu Mensageiro os enriqueceram de Sua graça…” (9:74)

“Tivessem eles ficado satisfeitos com o que Deus e Seu Mensageiro lhes concederam e tivessem dito: Deus nos é suficiente; Ele nos concederá de Sua graça e o mesmo fará Seu Mensageiro, e em Deus confiamos! (teria sido preferível)”. (9:59)

O Tawasul (apelo) é composto por três elementos:

O primeiro é o apelador, aquele que necessita de ajuda, de uma ferramenta para resolver um problema que está além de suas capacidades. Por exemplo, uma grande pedra no meio do caminho que precisa ser deslocada, um veículo que tem problemas e precisa de um mecânico.

O segundo elemento seria essa ferramenta ou uma pessoa qualificada para resolver o problema e fazer algo que o apelante é incapaz por si só de realizar.

O terceiro elemento é o objetivo, que está no concerto de um mecânico que trabalhou no problema do carro ou na cura de uma doença proporcionada por uma cirurgia ou tratamento clínico passado pelo médico.

Estas questões ou elementos são unânimes entre as pessoas de diferentes religiões.

O ser humano, por sua natureza, é um ser necessitante, e sempre necessitará de algo ou de Tawasul (apelo) para alcançar uma certa necessidade ou objetivo. Às vezes achamos que o apelo está numa situação de incapacidade, o que não é verdade. Um exemplo é ter a capacidade de fazer uma refeição, mas a pessoa vai ao restaurante onde sua refeição será preparada por um cozinheiro. No Alcorão Sagrado temos estes versos sobre o profeta Moisés com Roder. “E Moisés lhe disse: Posso seguir-te, para que me ensines a verdade que te foi revelada?” (18:66). Neste caso é o profeta Moisés que está pedindo conhecimento a Roder, que se tornou um meio, e o fim será a sabedoria. Em algumas situações o profeta Moisés (A.S.) aprendeu diretamente de Deus, como em tal versículo: “E quando alcançou a maturidade (Moisés), agraciamo-lo com poder e sabedoria…” (12:22). O profeta Salomão (A.S.) tinha o poder concedido por Deus para trazer um trono de Balkis (Rainha de Sabá), localizado no Iêmen, para a Palestina, no entanto o profeta solicitou para alguém fazer. Então, o profeta Salomão (A.S.) foi o solicitante.

A pergunta que eu faço aqui é: Qual é realidade do ser humano?

A resposta desta pergunta é clara: a realidade do ser humano é sua incapacidade, sua necessidade e sua insuficiência, pois tudo que existe no ser humano (visão, audição, tato, etc) não veio dele e sim de Deus, louvado Seja. A existência do ser humano, desde o início até o fim, necessita de Deus. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ó humanos, sois vós que necessitais de Deus, porque Deus é, por Si, o Opulento, o Laudabilíssimo” (35:15)

A palavra traduzida aqui é “Faqr – necessidade ou pobreza”, e seu significado é amplo, não se restringe a pobreza material ou riqueza financeira, é também a pobreza na força, intelecto, espírito e todas as demais questões que abrangem o aspecto humano. Tudo que vai para o ser humano é pela virtude de Deus. O ser humano necessita e precisa de Deus, mas Deus não necessita de ninguém. Ele é absoluto e auto suficiente, mas nós não. E não somente o ser humano mas toda a criação, incluindo anjos, profetas e mensageiros, tudo depende e precisa de Deus, louvado Seja, e por isso que o ser humano apela para Deus em tudo que necessita.

Os meios de Tawasul (apelar e pedir para Deus)

A primeira forma de pedir para Deus é através dos nomes e atributos de Deus. Sabemos que as súplicas registradas dos Ahlul Bait (A.S.) estão repletas de nomes e atributos de Deus. Um exemplo é a súplica de Kumail, aluno do Imam Ali (A.S.), na qual temos o seguinte verso: Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso! Deus! Peço-Te: pela Tua misericórdia que comporta todas as coisas. Pela Tua força que a tudo vence e para a qual todas as coisas se submetem e tudo se humilha. Pela Tua onipotência que vence todas as coisas. Pela Tua auto suficiência, a qual nada pode resistir. Pela Tua grandiosidade que preenche todas as coisas. Pela Tua autoridade que é superior a tudo. Pela Tua face que permanecerá após tudo fenecer. Pelos Teus nomes que ocupam as estruturas de todas as coisas, pela Tua sabedoria, a qual domina todas as coisas, e pela luz de Tua face que ilumina todas as coisas…”. Outro exemplo que podemos dar é o da Dua de Al-Sahar (Súplica da Madrugada), narrada pelo Imam Zeinol Abedin (A.S.). E muitas outras súplicas e orações que nos trazem os nomes e atributos de Deus, e as quais podemos apelar a Deus por meio delas.

A segunda é apelar e pedir por meio das características humilhantes do próprio ser humano. Na própria Dua Kumail há diversos trechos que traduzem esta segunda forma de apelo. Segue um exemplo: “…Então, como suportarei a provação da vida eterna e a enormidade de incidência nela de odiosas atribulações? Será uma provação de tempo longo. De existência contínua. E que não poderá ser abrandada para quem a merecer. Porque ela não existirá a não ser devido à Tua ira, vingança e zanga. A isso nem os Céus e a Terra poderão resistir. Ó Senhor, então, como poderei eu, que sou um mero servo teu, fraco, humilde, insignificante e um pobre coitado à procura de amparo, fazê-lo?”

A terceira é apelar em nome dos grandiosos e virtuosos, como os profetas e mensageiros de Deus (A.S.). Um exemplo deste tipo de apelo está na Súplica do Imam Zeinol Abedin (A.S.): “…Ó meu Deus, imploro até pela minha submissão ao Islam, e pela posição do Alcorão, sou confiante em Ti e determinado na obediência somente a Ti, e rogo pela intercessão de Mohammad Al-Mustafa, que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele e seus Ahlul Bait…”

Vamos focar sobre este terceiro tipo de apelo, o qual necessita um pouco da nossa atenção. O terceiro tipo de Tawasul (Apelo) para ser realizado devidamente deve ter as seguintes condições:

1) Apelar para aqueles indivíduos grandiosos e virtuosos que devem ter o poder de interceder.

2) Apelar para quem Deus possa conceder a autorização de interceder.

O Profeta Salomão (A.S.) e o trono de Balkis

Segundos os versos do Alcorão Sagrado essas pessoas grandiosas possuem tais qualidades. Deus disse: “Disse (dirigindo-se aos seus): Ó chefes, quem de vós trará o trono dela, antes que venham a mim, submissos? (38) Um intrépido, dentre os gênios, lhe disse: Eu te trarei antes que te tenhas levantado do teu assento, porque sou poderoso e fiel ao meu compromisso (39) Disse aquele que possuía o conhecimento do Livro: Eu te trarei em menos tempo que um abrir e fechar de olhos! E quando (Salomão) viu o trono ante ele, disse: Isto provém da graça de meu Senhor…. (40)” (Capítulo 27)

Então, entendemos que àquele que estava com o profeta Salomão Deus tinha dado um poder pelo qual trouxe o trono de Balkis (Rainha de Sabá) do Iêmen para a Palestina em um curto espaço de tempo. Essa pessoa possui uma posição tão privilegiada e um poder que outras pessoas não tem. O que a tornou especial e privilegiada por Deus, e para que Ele possa a conceder este poder, foi ela ter um breve “Conhecimento do Livro”.

A posição do Profeta Mohammad (S.A.A.S), do Imam Ali (A.S.) e dos Ahlul Bait (A.S.)

Sobre este mesmo tema Deus disse no Alcorão Sagrado: “Os incrédulos dizem: Tu não és mensageiro! Responde-lhes: Basta Deus por testemunha, entre vós e mim, e quem tem a ciência do Livro.” (13:43)

Todos os sábios xiitas e grande maioria dos sábios sunitas concordam que o verso que diz “aquele que tem conhecimento do livro” se refere ao Imam Ali (A.S.), e isso torna-o alguém privilegiado e especial para Deus, justamente com o próprio Profeta Mohammad (S.A.A.S.), que foi o objeto da inspiração de Deus aqui na Terra.

Perguntamos, se aquele que tem o conhecimento de parte do livro foi capaz de trazer o trono de Bilkis (Rainha de Sabá) do Iêmen para a Palestina o que dizer sobre aquele que possui o conhecimento completo do livro

Então, dizemos que os poderes de cada um dos privilegiados são diferentes uns dos outros. Os poderes e posições extraordinários que Deus concedeu ao seu profeta e aos Ahlul Bait (A.S.) são porque mereceram ser os Seus intercessores. Através deles as pessoas alcançam seus objetivos, pois o ser humano, como afirmamos, é deficiente, é necessitado e sempre precisará de ajuda e apoio. Os versos do Alcorão e as tradições confirmam os méritos do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.).

O Profeta Jesus Cristo (A.S.)

Sobre o Profeta Jesus (A.S.), o que foi citado sobre ele?

Sabemos que os milagres do profeta Jesus (A.S.) foram dentre eles a ressuscitação dos mortos, o que levou as pessoas a ficarem absortas. Para Deus isso é fácil e Jesus recebeu o conhecimento do livro para realizar esse milagre com a permissão de Deus. Deus louvado seja disse no Alcorão sagrado: “E ele será um Mensageiro para os israelitas, (e lhes dirá): Apresento-vos um sinal de vosso Senhor: plasmarei de barro a figura de um pássaro, à qual darei vida, e a figura será um pássaro, com beneplácito de Deus, curarei o cego de nascença e o leproso; ressuscitarei os mortos, com a anuência de Deus, e vos revelarei o que consumis e o que entesourais em vossas casas. Nisso há um sinal para vós, se sois fiéis”. (3:49)

O Profeta Jesus (A.S.) é da mesma posição do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) ou o Profeta Mohammad (A.S.) possui uma posição mais elevada que Jesus? Imaginamos que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), se não for mais elevado, possa gozar da mesma posição do profeta Jesus Cristo (A.S.), que ressuscitou o morto e curou os doentes. Então isso significa que já que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e os Imames (A.S.) tem a mesma posição do profeta Jesus Cristo (A.S.) perante Deus, então eles obtinham o mesmo poder concedido a Jesus (A.S.), com a permissão de Deus.

Outra questão é que: Por que Deus Glorificado e Exaltado Seja permite que tais milagres aconteçam? Tomamos como exemplo um policial. O estado fornece a arma para esse policial, que só pode usá-la em situações distintas. O poder existe para esses defensores da sociedade, só que esse poder não é para ser usado por qualquer motivo ou capricho pessoal. Será utilizado obedecendo algumas regras, por determinação de Deus. Todos os milagres realizados pelo grandiosos profetas tiveram o aval de Deus. Deus louvado seja disse no Alcorão Sagrado: “…. Se, quando se condenaram, tivessem recorrido a ti e houvessem implorado o perdão de Deus, e o Mensageiro tivesse pedido perdão por eles, encontrariam Deus, Remissório, Misericordiosíssimo.” (4:64)

Temos narrações em que o Profeta Adão (A.S.) pediu perdão para Deus em nome do selo dos profetas, o senhor das criaturas, o grande e último Mensageiro de Deus, Mohammad (S.A.A.S.), e isso é uma prova de que há sim a filosofia de intercessão e apelo na crença e religião islâmica. Os filhos do profeta Jacó (A.S.), depois de terem praticado aquele ato cruel de jogar seu irmão José (A.S.) no poço, pediram perdão a Deus, o Altíssimo, mas este perdão foi solicitado por meio de seus pais. Deus louvado Seja disse no Alcorão Sagrado: “Disseram-lhe: Ó pai, implora a Deus que nos perdoe porque somos culpados! (97) Disse: Suplicai pelo vosso perdão ao meu Senhor, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo (98).” (12)

Como apelar?

1) Pedir ao Profeta (S.A.A.S.), aos Ahlul Bait (A.S.) ou aos virtuosos para fazerem súplicas por nós. Exemplo: Dizer: Ó Deus nosso juro pelo profeta Mohammad (S.A.A.S.) ou pelos Imames (A.S.).

2) Pedir para Deus jurando em nome do Profeta e dos Ahlul Bait (A.S.). Exemplo: Ó Deus nosso peço-te pelo nome do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), em nome do Imam Ali (A.S.) ou em nome de Fátima Azahra (A.S.).

3) Pedir diretamente ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e aos Ahlul Bait (A.S.). Exemplo: Ó profeta Mohammad faça isso para mim ou etc.

Perguntamos: Isso é certo?

A resposta é afirmativa, porque no Alcorão Sagrado temos versos que citamos anteriormente em que o profeta Salomão (A.S.) pediu para alguém trazer o trono de Bilkis de um lugar longínquo num curto espaço de tempo, e essa pessoa trouxe o trono por ter o conhecimento do livro.

Imaginamos o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) cumprindo as necessidades dos apelantes como o profeta Jesus (A.S.), pela permissão concedida por Deus e o conhecimento do livro que Deus lhes deu. O resultado foi a ressuscitação dos mortos, a cura do leproso e muitos outros milagres.

Essa conhecimento que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e os Imames (A.S.) possuem também pode realizar milagres e realizar também os pedidos das pessoas. Importante entender é que esses milagres e pedidos realizados pelos profetas e Imames (A.S.) são de consentimento divino e só acontecem com Sua permissão e concessão. E por meio dos Profetas, Imames e dos virtuosos pedimos para Deus ou oramos para Deus. Importante entender está questão para não cairmos nas teias da idolatria, pois a idolatria é um grande pecado.

Solicitamos a Deus que sejamos atendidos por meio dos profetas e Imames (A.S.).

E que a paz as bênçãos estejam com todos.

 

 

«
»