O selo dos Profetas e Mensageiros – Mohammad ibn Abdillah ibn Abdel Mutaleb (S.A.A.S.)

Nascimento: Meca – 17 de Rabi Al-Awal do ano 53 antes da Hejira (equivalente a 570 d.C.)

Falecimento: Medina – 28 de Safar do ano 11 Hejerita (equivalente a 8 de junho de 632 d.C.)

Tempo de profecia: 23 anos / Sua santa idade: 63 anos

Motivo do falecimento: enfermidade / Seu abençoado sepultamento: Medina

Seu pai foi Abdullah ibn Abdel Mutaleb ibn Hashem e sua mãe foi Ameneh bent Wahab. Cresceu sob os cuidados de sua mãe e quando chegou aos 6 anos de idade ela faleceu e daí ficou sob os cuidados de seu avô Abdel Mutaleb ibn Hashem, e então, após dois anos, seu avô faleceu e então ficou sob os cuidados do seu carinhoso tio, o monoteísta Abu Taleb (A.S.).

Trabalhou no comércio durante sua juventude, e era conhecido pela sua educação, honestidade e sabedoria. Era o escolhido entre os árabes para arbitrar qualquer desavença, especialmente na ocasião da recolocação da Pedra Negra em seu lugar quando a Caaba tinha sido destruída.

Quando chegou aos 25 anos a senhora Khadija teve a honra de se casar com ele. Ela era conhecida pela sua sabedoria, boa reputação, dignidade, generosidade e outros belos atributos, também por sua riqueza e seu com as pessoas, além da sua abnegação, dando tudo que possuía em prol da divulgação da mensagem do Islam. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) foi agraciado por ela com uma pura filha, Fátima Azzahra (A.S.), a senhora das mulheres do universo e a senhora das mulheres do paraíso. Pelo respeito e consideração que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) tinha com a senhora Khadija ele não casou com mais nenhuma esposa durante sua vida, e fez que a sua geração fosse dela, através da filha do casal, Fátima Azzahra (A.S.), sendo que ele (S.A.A.S.) disse: “Deus fez com que a descendência de cada profeta seja exclusivamente dele, e fez que a minha descendência fosse de mim e de Ali ibn abi Taleb (A.S.). Os filhos de toda filha são atribuídos aos seus pais, exceto os filhos de Fátima, eu sou o pai deles”.

Antes de ser enviado como Profeta ele adorava a Deus na gruta de Hira´, localizada nas proximidades da cidade de Meca, numa região montanhosa, sendo que sua esposa o visitava e levava alimentos diariamente até o topo daquela alta montanha. Quando alcançou os 40 anos houve a revelação por meio do arcanjo Gabriel, que lhe transmitiu a mensagem de Deus de que ele seria o último Profeta e Mensageiro de toda a humanidade, e lhe revelou versos do Alcorão Sagrado para que o mesmo se tornasse a constituição dos muçulmanos. Este foi o último livro celestial, enviado por Deus o Altíssimo ao selo dos seus profetas e mensageiros para o bem de a toda a humanidade.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) iniciou a divulgação da mensagem de Deus o Altíssimo e Único com o lema “Qulu La ilaha Ilah Allah toflihi – Digam não há divindade além de Deus e serão bem sucedidos”, renegou o politeísmo, o ateísmo e a adoração de imagens, além de suportar a pressão de todo tipo de incrédulos até ele (S.A.A.S.) dizer: “Não há profeta que foi machucado como fui machucado”. E quando a pressão chegou ao auge, após o falecimento do seu tio e apoiador Abu Taleb (A.S.) no dia sete de Ramadan do ano sete após a revelação (equivalente a 10 de janeiro de 629 d.C.) e após três dias do falecimento de sua esposa, a mãe dos fiéis, senhora Khadijah (A.S.), Deus o ordenou a migrar para Yathreb, que foi chamada naquela época de Al-Madina Al-Munawarah (A cidade iluminada), onde foi recebido pelos muçulmanos que estavam felizes e alegres com sua migração. Ele (S.A.A.S.) então construiu uma mesquita na cidade, para se tornar a base e centro da sede do governo islâmico, fundado pelo Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) para se tornar a fonte de onde se expandiria a luz divina que concede ao ser humano o método do bem, orientação e reforma. Os inimigos do Islam tentaram confrontar esta divulgação divina e colocaram os muçulmanos em várias guerras que não tiveram sucesso algum, até que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) conquistou Meca sem guerra alguma e sem o derramamento de sangue, e dessa forma o Islam começou a se expandir amplamente e as pessoas passaram a entrar no Islam em massa.

No dia 18 de Zul Hijah do ano 10 Hejerita (equivalente a 18 de março de 632 d.C.), após o retorno do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e dos muçulmanos da peregrinação de despedida, Deus ordenou Seu Mensageiro que nomeasse Ali como Imam, sucessor e governante dos muçulmanos após ter atendido ao versículo de Deus, quando disse: “Ó Mensageiro, proclama o que te foi revelado por teu Senhor, porque se não o fizeres, não terás cumprido a Sua mensagem e Deus te protegerá dos homens, porque Deus não ilumina os incrédulos” (C.5 – V.67). O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) ordenou seus companheiros e todos os muçulmanos que declarassem seus votos de fidelidade a Ali, como sucessor e governante, e esta ocasião foi chamada de Eid Al-Ghadir, pois ocorreu numa região chamada Ghadir. Este evento foi presenciado por milhares de muçulmanos e foi narrado em todos os livros reconhecidos de narrações dos muçulmanos. Após o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) ter anunciado a tutela e a sucessão do Príncipe dos Fiéis (A.S.) o seguinte versículo foi revelado: “…Hoje, completei a religião para vós; completei sobre vós a minha bênção e reconheci o Islam como religião a todos vocês”. (C.5 – V.3).

Aos 63 anos, no dia 28 de Safar do ano 11 Hejerita (equivalente a 8 de junho de 632 d.C.), o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) faleceu e foi ao encontro do seu senhor enquanto sua cabeça estava no colo de Ali ibn abi Taleb (A.S.). Foi enterrado em sua própria casa ao lado de sua mesquita, que hoje é um dos maiores e mais importantes destinos dos muçulmanos de todas as partes do mundo. E antes de falecer disse: “Estarei deixando para todos vocês duas preciosidades, o livro de Deus e a minha família (Ahlul Bait), se apegarem-se nelas jamais serão desviados”. E ele (S.A.A.S.) dizia também: “Eu sou o senhor dos Profetas e Ali é o senhor dos Sucessores. Meus sucessores depois de mim serão doze, o primeiro deles é Ali e o último é o Mahdi”.

Aqui iremos citar algumas passagens e ditos do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.)

“Meus sucessores e minhas provas de Deus sobre as criaturas serão doze, o primeiro deles é o meu irmão e o último deles será o meu filho. Disseram: Ó mensageiro de Deus, e quem é seu irmão? Ele (S.A.A.S.) disse: Ali ibn abi Taleb. Disseram: E quem é seu filho? Ele (S.A.A.S.) disse: Al-Mahdi, que encherá a terra com justiça e honestidade da mesma forma que foi preenchida de injustiça e opressão. Juro por aquele que me enviou com a verdade, se restar apenas um dia da vida na Terra Deus prolongará este dia até que o meu filho Al-Mahdi venha. Então, o espirito de Deus, Jesus o filho de Maria (A.S.), descerá junto e orará atrás dele, e a Terra se iluminará com a luz de Seu senhor, e Sua soberania se estenderá do leste ao oeste”.

Salman Al-Mohammad (A.V.) relata que entrou e viu Hussein (A.S.) sentado no colo do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), e estava sendo beijado por ele. Então, o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Tu é um Seyed (Senhor) e pai dos Sadah (Senhores). Tu és Imam, filho de Imam e pai dos Imames. Tu és uma Hujjah (prova), filho de uma Hujjah (prova) e pai de nove Hujjah (provas) de sua geração, o nono deles é o salvador”.
“Os Imames depois de mim serão doze, o primeiro deles é Ali ibn abi Taleb e o último é o Al-Gha´em (Estabelecedor). Eles são meus sucessores e provas de Deus sobre minha nação depois de mim. Quem os reconhecer é fiel e quem os renegar é incrédulo”.

Zaid ibn Thabet disse: “O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: Ali é o líder dos bondosos, o matador dos incrédulos. É vitorioso quem o auxiliar e será humilhado quem o abandonar. Aquele que duvidar de Ali estará duvidando do Islam, e ele é o melhor que me sucede. O melhor dos companheiros é Ali, sua carne é a minha e seu sangue é o meu. Ele é pai dos dois jovens (Hassan e Hussein) e da geração de Hussein virão os nove Imames, e deles vem o Mahdi (guia) desta nação”.

“Os sucessores depois de mim são doze, nove vem da geração de Hussein e o nono deles é o Ghaem (Estabelecedor) e o Mahdi (Guia). Felicitações a quem amá-los e ai de quem odiá-los”.

“O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: Durante o Mi´raj foi dito que eu olhasse para a direita do trono. Eu olhei e então estava Ali, Fátima, Hassan, Hussein, Ali ibnol Hussein, Mohammad ibn Ali, Jafar ibn Mohammad, Mousa ibn Jafar, Ali ibn Mousa, Mohammad ibn Ali, Ali ibn Mohammad, Hassan ibn Ali e Mohammad Al-Mahdi ibn Al-Hassan, e o Mahdi era como uma pérola brilhante entre eles. E então ele disse: Ó Mohammad estes são as minhas Hujjah (Provas) sobre Meus servos e eles serão seus sucessores, sendo que o Mahdi é o revolucionário entre tua família. Juro pela minha honra e majestade, ele vingará meus inimigos e auxiliará meus súditos”.

“Meus Ahlul Bait são uma segurança para os povos da Terra, da mesma forma que as estrelas são segurança para os habitantes dos céus. Então disseram: Ó Mensageiro de Deus, os Imames após ti serão de sua própria família? Ele (S.A.A.S.) disse: Sim. Depois de mim serão doze Imames, sendo que nove deles serão da geração de Hussein e serão os guardiões e os infalíveis. E de nós virá o Mahdi (Guia) desta nação. Em verdade, meus Ahlul Bait são da minha carne e do meu sangue. Imaginem então povos que irão maltratá-los, jamais irei interceder por eles”.

E há diversas passagens e ditos que abrangem diversos aspectos da vida

“Três tipos de pecado tem castigos adiantados e que não serão não adiados para a outra vida. Maltratar os pais, a calúnia e a ingratidão”.

“Se apeguem nas boas condutas, pois Deus o Altíssimo me enviou para cumpri-las. Sendo que as boas condutas abrangem perdoar ao homem que lhe oprimiu, dar àquele que lhe privou de algo, se conectar com que cortou os laços com você e visitar aqueles que não lhe visitaram”.

“O homem será castigado em seu túmulo. Quando o castigo atingir a sua cabeça será afastado pela leitura do Alcorão Sagrado, e quando o castigo o atingir pelas suas mãos será afastado pela caridade, e se o castigo o atingir pelos seus pés será afastado pela caminhada que fazia em direção a Mesquita”.

“Aquele que olhar ilicitamente para uma mulher terá seus olhos enchidos com fogo por Deus”.

“Quem se casar com uma mulher pela sua riqueza Deus o fará viver dependendo dela, e quem se casar com uma mulher por sua beleza Deus o fará ver nela algo que ele detesta. E quem casar com uma mulher por sua fé Deus lhe dará as duas coisas (riqueza e satisfação)”.

“Quem assumir um cargo (função ou missão) sabendo que não é a pessoa certa para aquilo pode se preparar pois seu assento será de fogo”.

“Deus o altíssimo odeia o fiel fraco que não possui religião. E então lhe perguntaram: E o que é o fiel fraco que não possui religião? Ele (S.A.A.S.) respondeu: Aquele que não coíbe o mal”.

“Melhorem vossas condutas, sejam carinhosos com vossos vizinhos e honestos com vossas esposas, e assim entrarão no paraíso sem prestação de contas”.

“Os senhores das pessoas nesta vida são os generosos, e os senhores das pessoas na outra vida são os mais tementes”.

Ele (S.A.A.S.) disse: “O Arcanjo Gabriel me aconselhou: Ó Mohammad viva o quanto quiser pois um dia você morrerá. E ame o que quiser pois um dia você abandonará tudo. E faça o que quiser pois um dia o verá”.

“O meu senhor me aconselhou nove coisas: me aconselhou que fosse sincero em segredo ou em público, a ser justo na satisfação ou na insatisfação, econômico na pobreza e na riqueza, perdoador daqueles que me oprimiram, caridoso com os que me privaram de algo, próximo aos que cortaram os laços comigo, que fizesse do silêncio minha meditação, da minha fala recordação e de meu olhar uma lição”.

 

 

«
»