Sobre a Criação do Universo em Seis Dias

Por: Ahmad Ismail

Críticos do Islam empenham-se em encontrar contradições no texto alcorânico à luz do conhecimento científico ou mesmo no próprio texto. Um dos pontos que suscita polêmica é “afirma o Alcorão a criação em seis ou oito dias”?

O texto alcorânico afirma “Deus criou a terra em seis dias”.  S.7 V.54, S.11 V.7, S.25 V.59, S.32 V.4 e S.57 V.4.

Os críticos alegam haver contradição na passagem da sura 41, v. 9 a 12: “Dize: “Não crereis Naquele que criou a terra em dois dias, e pretendeis Lhe atribuir parceiros? Ele é o Senhor dos mundos”. Ele estabeleceu sobre ela (a terra) firmes montanhas, a abençoou e distribuiu os meios de sustento, em quatro dias, na justa proporção a todos que os procuram. Então, Ele se voltou para o céu, e este era (formado de) gases, e disse a ele e também à terra: “Aproximai-vos, de bom ou mau grado”. Responderam: “Nós nos aproximamos obedientemente”. Assim, Ele ordenou-os como sete céus, em dois dias; e revelou a cada céu a sua ordem. E adornamos o céu mais próximo com luzes, e (a todos eles) guardamos. Esse é o decreto do Poderoso, do Sábio”.

Os críticos viram nesta passagem uma contradição com o enunciado de seis períodos da Criação. Adicionando-se os dois períodos da formação da Terra, os quatro períodos de repartição dessas subsistências pelos seus habitantes, e os dois períodos da formação dos Céus, atingir-se-ia o número de oito períodos, o que estaria em contradição com os seis períodos definidos mais acima. Mas não é assim.

O texto apresenta duas partes do processo de criação articuladas pela conjunção ÇUMMA comumente traduzida por “então ou em seguida”. Porém, o termo pode significar também “além disso”, “ademais” ou “por outro lado”. O Al Mawrid, um dos mais completos e afamados dicionários do idioma árabe apresenta todos esses significados para o termo “çumma”.

Nesse caso o termo se refere à uma ação justaposta ou simultânea, não sucessiva – Os dois dias de criação da terra não estão separados dos dois dias nos quais o universo como um todo foi criado. Se considerarmos os versos seguintes, vemos que neles a criação de tanto a terra quanto o céu são mencionados juntos, e, assim, fica estabelecido que Allah fez os sete céus em dois dias. Estes sete céus implicam o universo todo, uma parte do qual é, também, nossa terra. Assim, igualmente às outras estrelas sem fim e planetas do universo, essa terra tomou a forma de um globo único dentro de dois dias, e, Allah começou a prepará-la para criaturas vivas, e em quatro dias criou nela todas as provisões, as quais foram mencionadas nos versos acima.

De modo que o Alcorão menciona as ações da criação (seus ciclos) sem que esteja definindo uma sucessão dos mesmos. Na realidade, afirma nessa passagem que os estágios de criação na terra ocorreram paralelamente aos estágios de ordenamento do mundo estelar e dos sistemas solares – o que não contradiz em absoluto o número de seis dias (ciclos).

Onde os críticos pretendem ver uma contradição – há apenas uma inadequação das traduções – o termo ÇUMMA no ayat 11, significa “Ademais” e não “em seguida”.

 

 

«
»