Recomendações do Mês de Chaabán

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

O mês de Chaabán é o mês do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), pois ele, quando via a lua do mês de Chaabán ordenava a alguém quem subisse na torre da Mesquita de Medina e falasse: “Ó povo de Yathreb, sou o Mensageiro de Deus a vocês, o mês de Chaabán é o meu mês, que Deus seja clemente com aquele que me ajuda neste mês”.

As ações recomendadas neste mês:

1 – Jejum

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) jejuava todo esse mês e o unia em jejum ao mês do Ramadan e dizia: “O mês de Chaabán é o meu mês, e aquele que jejuar um dia desse mês torna-se obrigatório para ele o paraíso.” E em outro dito dizia: “Quem jejuar Segunda e Quinta feira desse mês, Deus atenderá vinte de suas necessidades nesse e no outro mundo”. E o Imam Assadeq (A.S.) dizia: “Toda Quinta-feira do mês de Chaabán o céu fica ornamentado e os anjos dizem: Ó Deus nosso perdoe seus jejuadores e ouça suas súplicas.”

2 – Pedido de perdão.

Falar setenta vezes ao dia: ASTAGHFERO-LLAH ALLADHI LA ILAHA ILLA HUAL HAIIOL-KAIIUM UA ATUBO ILAIH. (Peço perdão a Deus, e não há divindade além dele, O vivente, O subsistente e volto a Ele arrependido.)

3 – Oração.

Toda quinta-feira do mês de Chaabán, fazer uma oração de duas genuflexões. Em cada uma delas recitar uma vez a Surata Al-Fatiha (Abertura) e cem vezes Surata Attauhid (A Unicidade). Após terminar a oração falar cem vezes ALLAHUMMA SALLI ALA MOHAMMAD UA ALI MOHAMMAD (Deus, abençoe Mohammad e a sua linhagem.) e pedir sua necessidade à Deus.

Há outras orações diárias neste mês sagrado, entre elas a oração da primeira noite deste mês, que é formada de duas genuflexões (feitas em pares como a oração da manhã), onde se deve recitar uma vez a Surata Al-Fatiha (Abertura) e onze vezes Surata Attauhid (A Unicidade). Entre muitas outras orações deste mês que podem ser conhecidas no livro Mafatih Al-Jenan (As Chaves do Paraíso).

4 – Recordação constante do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua Linhagem.

Se recordar de sempre mencionar ALLAHUMMA SALLI ALA MOHAMMAD UA ALI MOHAMMAD (Deus, abençoe Mohammad e a sua linhagem) pois nisto há uma grande recompensa.

5 – Caridade.

E muito recomendado fazer a caridade nesse mês, pois o Imam Assadeq (A.S.) disse: “Quem pagar uma caridade no mês de Chaabán, Deus a triplicará até que no Dia do Juízo Final ela será do tamanho da Montanha de Ohod”.

6 – A Décima Quinta Noite do Mês de Chaabán.

O Imam al-Baquer (A.S.) disse: “É a melhor das noites depois da Noite do Decreto, pois nela, Deus dá de suas virtudes a Seus servos e os perdoa com Sua generosidade. Nela, se empenhem para se aproximarem de Deus, o Altíssimo, e Ele não recusará os pedidos de ninguém, desde que não sejam ilícitos”.

Suas práticas recomendadas são:

a) O Banho
b) A Visitação do Imam al-Hussein (A.S.).
c) A Vigília durante esta noite, em oração, súplica e pedido de perdão.
d) Recitação da Súplica do Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

7 – A Súplica.

A recitação da Súplica para a agilidade e rapidez da vinda do Imam al-Mahdi (A.F.), que irá preencher a Terra com justiça depois de ter sido preenchida com injustiça.

ALLAHUMMA KUN LIWALIYIKAL HUJJATIBNIL HASSAN SALAWATOKA ALAIHI WAALA ABAI, FI HAZIISSA’A WA FI KULLI SA’AA, WALIYAN WA HAFIZAN WA QAIDAN WA NASIRA WA DALILAN WA AINA HATTA TUSKINAHO ARZAKA TAO A WO TOMATTIAHI TAWILA

Ó Deus, seja, para Seu súdito, a Hujja (Prova) filho de Al-Hassan, que Suas bênçãos estejam sobre ele e seus antecessores, nesta hora e em toda hora, um guardião e protetor, um líder e apoiador, um guia e uma visão, até que o habite na Terra em Sua obediência por um longo período. Pela Sua Clemência e Misericórdia, Ó Deus, abençoe Mohammad e seus Purificados Ahlul Bait.

As celebrações mais importantes deste Mês.

1) Nascimento do Imam Hussein ibn Ali (A.S.), em 3 de Chaabán de 3 H., em Medina, Hijaz.
2) Nascimento de Abou Fadhl Al-Abbas (A.S.), em 4 de Chaabán de 25 H., em Medina, Hijaz.
3) Nascimento do Imam Zainolk Abideen (A.S.), em 5 de Chaabán de 38 H, em Medina, Hijaz.
4) Nascimento de Ali al-Akbar ibn Hussein (A.S.), em 11 de Chaabán de 33 H., em Medina, Hijaz.
5) Nascimento do Imam al-Mahdi (A.F.), em 15 de Chaabán de 255 H., em Samarra, Iraque.

Louvado seja Deus o Senhor do Universo e que a sua Paz e benção esteja com o Mohammad e a sua purificada linhagem.

«
»