Súplica XXIV (24)

Sua Súplica em benefício de seus pais (A.S.).

01 – Ó Deus, abençoe a Mohammad Teu servo e Teu Mensageiro, e à sua família purificada. Distingue-os com a melhor de Tuas bênçãos e saudações, Tua misericórdia e Tua paz. Distingue, ó Deus, os meus pais com Tua Honra perante Ti, e concede-lhes a Tua bênção, ó o Mais Misericordioso entre os misericordiosos!

02 – Ó Deus, abençoe a Mohammad e a sua família. Inspira-me cuidadosamente com o conhecimento devido a mim com respeito a eles (os meus pais). Junta-me todo o conhecimento perfeito para tudo isso, e utiliza-me para aplicar o que Tu me inspiraste (tudo ao favor dos meus pais). Dá-me o bom êxito para descobrir aquilo que Tu me permitas ver de conhecimento, para que eu não perca aquilo cuja aplicação que Tu me ensinaste. Nem resulte pesado nos meus membros aquilo que Tu me havia inspirado.

03 – Ó Deus, abençoe a Mohammad e a sua família, tal como nos honraste de pertencermos a ele (ao profeta). Abençoe a Mohammad e sua família tanto como nos deste o direito de ser amado por Tua criação pela causa dele. (Profeta Mohammad).

04 – Ó Deus, estabelece-me num estado tal que tenha temor pelos meus pais tal como tenho temor a um governador injusto, e os trate bem, com amabilidade, tal como uma mãe carinhosa trata com seus lhos carinhosamente.

05 – Faz com que minha obediência e boa conduta para com meus pais sejam o sossego dos meus olhos, e mais grato do que o descanso de quem tem muito sono.

E mais agradável para meu coração do que a água fresca para o sedento.

Preferindo seus desejos sobre os meus, e antepondo suas complacências à minha.

Que considere o bem que eles me fazem como muito mesmo que seja escasso. E considere o bem que eu lhes faço insignificante ainda que seja abundante.

06 – Ó Deus, faz-me baixar meu tom de voz diante deles, e torna as minhas palavras mais agradáveis com eles. Suaviza para eles meu caráter, e que meu coração seja gentil com eles.

Torna-me compassivo deles e afetuoso para com eles.

07 – Ó Deus, concede-lhes uma gratidão pelo que fizeram para educar-me.

Remunera-os pelo que realizaram para gratificar-me.

Preserva para eles aquilo que eles preservaram para mim durante minha infância.

08 – Ó Deus, faz com que cada injúria que eles tenham recebido de mim, e cada desgosto que lhes tenha causado, e cada direito que tenham perdido por mim, considera-os como meios que apaguem e reduzem os seus pecados.

E que eleve seus graus e suas relevâncias, e multiplique suas recompensas, Ó o Modificador das más ações por múltiplas boas ações.

09 – Ó Deus, se eles tenham sido injustos comigo pelas palavras. De tudo quanto tenham exagerado contra mim em seus atos. Do que tenham violado de meus direitos ou falhado em satisfazer-me. Eu lhes perdoo. E lhes outorgo tudo isto como um presente para eles (eliminar os pecados e perdoar os erros deles).

Fazendo de tudo isto como um instrumento para seus bens.

(Ó meu Deus), quero que Tu descarregues o peso destas coisas de seus ombros. Pois eu não os acuso de nada, não os considero terem sido negligentes comigo, nem considero que foram vagarosos em piedade para comigo, nem desprezo o que zeram comigo.

10 – Ó Senhor! Obviamente que eles tem mais direitos sobre mim, sua benevolência comigo é mais antiga que a minha, e para mim de tal forma que suas graças são grandes para poder pagar-lhes no mesmo valor, ou fazer-lhes algo equiparado ao que eles zeram comigo.

Ó meu Senhor! Onde estarão suas longas preocupações com respeito a minha educação? Onde estarão suas intensas fadigas que suportaram para me guardar? Onde estarão suas privações que padeceram para minha confortabilidade? Isto é impossível! Eles não irão receber a compensação de seus direitos de mim, e eu sou incapaz de saber quais são os meus deveres perante eles, e nem irei cumprir com a obrigação de servir-los corretamente.

11 – Então, abençoe a Mohammad e a sua família, e ajude-me, ó o Melhor daqueles a quem peço ajuda!

E brinda-me com bom êxito, Ó o Melhor dos orientadores a quem se dirige, ardentemente!

E não me inclui entre os que maltratam os seus pais e mães no dia em “que toda a alma seja recompensada segundo o que tiver feito, e ninguém será defraudado”20.

12 – Ó Deus, abençoe a Mohammad e a sua família e seus descendentes, e distingue meus pais com a melhor vantagem que tenhas concedido aos pais e mães de Teus servos crentes, Ó o Mais Misericordioso entre os que têm misericórdia!

13 – Ó Deus, não permitas que me esqueça de recordá-los ao fim das minhas orações, e em cada parte da minha vigília na oração da noite e em todas as horas do meu dia.

14 – Ó Deus, abençoe a Mohammad e a sua família. E perdoa-me por intermédio de minha súplica ao favor deles, e perdoe-os pelos seus bons tratos comigo, um perdão definitivo.

E compraz-Te deles através de minha intercessão, com uma satisfação indubitável e firme. E leva-os com dignidade nas estâncias da salvação.

15 – Ó Deus, se os perdoas antes do que eu, então faz com que inter- cedam por mim.

E se me perdoas antes do que eles, então permitas que interceda por eles, para que assim nos reuníamos pela Tua compaixão, na morada de Tua nobreza e no lugar de Teu perdão e Tua misericórdia.

Certamente Tu és O Dotado do imenso favor e da munificência eterna, e Tu és o Mais Misericordioso entre os que têm misericórdia.


20 O Sagrado Alcorão. Capítulo 45 (O Genuflexo), versículo 22.

- voltar -