Súplica XX (20)

Sua súplica (A.S.) a respeito das magnificas atitudes e as dignas ações.

01 – Ó meu Deus, abençoe a Mohammad e a sua família, e faz que minha fé se torne a mais perfeita.

E torne a minha convicção de melhor qualidade. Converte minha intenção na melhor das intenções, e das minhas ações as melhores.

02 – Ó Deus, aperfeiçoa minha intenção através de Tua amabilidade. E ratifica minha convicção através do que está perante Ti. E, corrige através de Teu poder o que há sido corrompido em mim.

03 – Ó Deus, abençoe a Mohammad e a sua família; facilita-me aquilo ao que dou importância (a vida decente).

Emprega-me naquilo do qual Tu me cobrarás futuramente (no Dia do Juízo Final).

E permite-me usar meus dias naquilo para o qual me criaste.

Enriquece-me e amplie Tua provisão sobre mim e não me proves com a inveja, faça-me orgulhoso e enaltece-me sem me afligir com a arrogância, faz-me que Te adoro profundamente sem que minha adoração chegue a corromper-se pela vaidade.

04 – (Ó meu Deus), permita que o bem flua por meu intermédio para as pessoas, sem que isto se destrua com reprovações. Concede-me as mais elevadas qualidades morais, preservando-me ao mesmo tempo da ostentação.

05 – Ó meu Deus, abençoe a Mohammad e a sua família. Não me exalte em um grau entre as pessoas sem rebaixar-me em algo equivalente perante mim mesmo.

E, nem me outorgues uma dignidade externa sem uma humilhação interna do mesmo grau em minha consciência.

06 – Ó meu Deus, abençoe a Mohammad e à família de Mohammad.

Concede-me o prazer de uma orientação adequada, a qual não mude por outra. E um caminho autêntico e verdadeiro do qual não me desvio dele. E uma intenção de retidão na qual não tenha dúvida alguma.

Permite-me viver muito, desde que a minha vida seja dedicada em obedecer-Te.

Mas se minha vida se transformar em campo para o demônio, então me leva para Ti, antes que Tua ira me alcance ou Tua cólera se a firme em mim.

07 – Ó Deus, não deixe em mim qualidade alguma a qual seja considerada defeito, a não ser que Tu a corrijas.

Nem falha alguma pela qual seja acusado, a não ser que Tu a melhores. Nem caráter defeituoso em mim, a não ser que Tu o aperfeiçoes.

08 – Ó meu Deus, abençoe a Mohammad e à família de Mohammad, e substitua em mim:

O ódio dos que me odeiam, por amor; A inveja dos agressivos, por carinho; A desconfiança dos virtuosos, por confiança; A inimizade dos bajuladores, pela harmonia e aproximação; O abandono dos familiares, pelo acolhimento bondoso; O desprezo dos parentes, pelo apoio verdadeiro; A hipocrisia dos colegas, pela generosa convivência; A estupidez dos companheiros, pela nobre companhia; A amargura do pânico dos injustos, pela doçura da segurança.

09 – Ó meu Deus, abençoe a Mohammad e a sua família. Dispõe para mim: Uma força contra aquele que me trata injustamente; Um argumento evidente contra aquele que se inimiza comigo; Uma vitória contra aquele que obstinadamente se opõe a mim; Brinda-me com um recurso contra aquele que conspira contra mim; E poder contra aquele que me oprime;

A verdadeira declaração contra aquele que me injuria; A segurança contra aquele que me ameaça. E conceda-me o sucesso para obedecer àquele que me assinala corretamente. E conceda-me o seguimento a quem me orienta dedicadamente.

10 – Ó meu Deus, abençoe a Mohammad e a sua família. Dirige-me retamente para: Contestar àquele que me engana, com bom conselho; Premiar àquele que me ignora, com benevolência; Recompensar a quem me despoja, com doação;

E atribuir a quem me abandonou, com estreitamento de relação; Contradiga quem me calunie, com boa recordação; Agradecer a bondade, e ignorar a maldade (de qualquer pessoa que surge).

11 – Ó meu Deus, abençoe a Mohammad e a sua família. Embeleze-me com o enfeite ético dos bondosos;
Veste-me com o ornamento moral dos devotos, que sejam manifestados na execução da justiça; Contenha a ira, extingue a chama do ódio;
Na correção da discórdia entre as pessoas;
Na expansão do bom comportamento; no ocultar os defeitos;
No suavizar o caráter; na modéstia (a contenção das ações);
No praticar a boa conduta; na seriedade das maneiras;
Na solenidade; na afabilidade do bom comportamento;
Na precedência às virtudes;
na preferência à generosidade;
No abandono da injúria, e na dedicação das graças a quem não a merece.

12 – Ó meu Deus, embeleza-me com:
Falar a verdade ainda que seja difícil;
Diminuir o bem de minhas palavras ou minhas obras, ainda que sejam abundantes;
Subestimar o mal de minhas palavras ou minhas obras, ainda que sejam poucas;
Aperfeiçoa tudo isto em mim através da obediência perdurável e a união com a comunidade, fortalecer-me para recusar as pessoas falsas inovadoras, e as que usam opiniões pessoais fabricadas.

13 – Ó meu Deus, abençoe a Mohammad e a sua família.
Confere-me Tua amplíssima provisão para minha velhice;
Tua força mais poderosa para quando estiver exausto;
Não me proves com a preguiça quando irei adorar-Te;
Não me deixa cego para seguir Teu caminho;
Não me faças pregar aquilo que se opõe ao Teu amor;
Não me reúnas com aqueles que se separaram de Ti;
Não me separes daqueles que se hão unido a Ti.

14 – Ó meu Deus, faz-me que: No momento de urgência procurar Tua ajuda; Que Te busco quando há necessidade; Que Te imploro humildemente perante a pobreza; Não me proves quando tenho urgência com a busca de ajuda em outro que não sejas Tu; Nem com a humilhação quando estou na pobreza de pedir a outro que não sejas Tu; Nem invocar quando tenho medo a outro que não sejas Tu; Pois, então seria merecedor de Teu abandono, de Teu impedimento e de Teu afastamento; – Ó o mais Misericordioso entre os que têm misericórdia!

15 – Ó meu Deus, faz que o mal desejo, a incerteza e a inveja que satanás sussurra em meu coração se transforme numa recordação de Tua grandiosidade, e contemplação de Tua força e disposição contra Teu inimigo (o Satanás).

E que todas as coisas que ele faz por intermédio de minha língua de indecência, insensatez, xingamentos contra a boa reputação, o falso depoimento, a calunia contra um devoto ausente, o insulto contra quem está presente, e todas as coisas similares se convertam; Num discurso de louvor a Ti. Em profunda exaltação no elogio a Ti. E uma absorção da Tua magnificência. Um agradecimento a Tuas graças, um reconhecimento de Tuas munificências. E uma enumeração de Tuas bondades.

16 – Ó meu Deus, abençoe a Mohammad e a sua família. Não permitas que eu seja oprimido, tendo Tu poder de evitá-lo; Não permitas que eu cometa injustiças, tendo Tu poder de me restringir; Não permitas que me extravie, quando Tu podes guiar-me; Não permitas que eu seja pobre enquanto Contigo está minha plenitude; Não permitas que eu ultrapasse os limites enquanto a minha força provém de Ti.

17 – Ó meu Deus, a Tua indulgência caminharei, para o Teu perdão andarei; anelo a Tua tolerância; confio em Teu favor;

Mas eu nada tenho que mereça o Tua dispensa; Nem em minhas obras haja algo que me faça merecer Tua desculpa; Nada tenho para mim exceto o Teu favor, depois de teres julgado minha própria alma.

– Pois! Abençoe a Mohammad e a sua família, e favorece-me com Tua munificência!

18 – Ó meu Deus, faz-me falar com retidão. Inspira-me com a devoção. Brinda-me sucesso no que é mais puro. E emprega-me naquilo que é mais complacente.

19 – Ó meu Deus, deixa-me caminhar no método mais exemplar, e faz-me viver e morrer em Tua Religião!

20 – Ó meu Deus, abençoe a Mohammad e a sua família. Concede-me a complacência na moderação. Faz-me das pessoas que tem retidão.

Faz-me exemplo da boa conduta. Conta-me entre os bondosos servos.

Provê-me com o triunfo no dia da Ressurreição, e a segurança no Seu encontro.

21 – Ó meu Deus, faz com que minha alma seja livre dos pecados aplicando Teus mandatos. Conserva-lhe aquilo que a corrige, porque minha alma perecerá, a não ser que Tu a preserves.

22 – Ó meu Deus, Tu és meu amparo quando estou triste, meu recurso quando estou privado.

De Ti solicito socorro quando estou aflito. Contigo está o substituto do que foi perdido, e uma correção para tudo que está incompleto, e uma mudança para tudo quanto Tu desaprovas.

Então, meu Deus, favorece-me com o bem-estar antes da desgraça, com a riqueza antes da miséria, e a boa conduta antes do descaminho.

Basta-me su ciente contra o ônus da vergonha perante os servos, brinda-me a segurança no Dia da Ressurreição (o dia do Juízo Final) e dai-me a melhor Orientação.

23 – Ó meu Deus, abençoe a Mohammad e a sua família, pela Tua amabilidade repele o mau que está perante mim. Alimenta-me pelas Tuas graças. Corrige-me pela Tua nobreza. Cura-me com Tua perfeita dedicação. Resguarda-me em Teu refúgio. Cubra-me orgulhosamente pela Tua complacência.

Por fim, brinda-me com o bom êxito fazendo-me seguir os assuntos mais orientado, e com o bom êxito para ser orientado a boa obra se me confundem as obras;

E quando são ambíguas as crenças e ideologias (uma benéfica e outra prejudicial) brinda-me com o um bom êxito para a mais condescendente delas.

24 – Ó meu Deus, abençoe a Mohammad e a sua família. Coroa-me com a su ciência.

Localiza-me na melhor disposição em Tua proteção, concede-me a credibilidade da orientação.

E não me faz provar da abundância, brinda-me com uma vida simples e a boa repousada.

E não convertes minha convivência em sofrimento extremo. Não recuses minha súplica com indiferença. Pois não considero jamais um rival para Ti, nem invoco em vez de Ti a outro.

25 – Ó meu Deus, abençoe a Mohammad e a sua família. Aparta-me da prodigalidade, fortalece minha provisão contra a carência. Incrementa minhas posses através da bênção, coloca-me no caminho da orientação quando colaboro nas obras da bondade.

26 – Ó meu Deus, abençoe a Mohammad e a sua família. Poupa-me da aquisição dos bens para o sustento da vida.

Brinda-me sem limites, para não negligenciar em adorar-Te através da busca do sustento nesta vida, nem suportar as más consequências de lucrar por meios injustos.

27 – Ó Deus! Concede-me o que procuro através de Teu poder. E proteja-me através de Tua magnificência contra aquilo que temo.

28 – Ó meu Deus, abençoe a Mohammad e a sua família. Salva minha reputação através da condição moderada. Não diminua minha dignidade por meio da necessidade, tendo que procurar a provisão daqueles a quem Tu tens agraciado, e solicitar a dádiva da pior de Tuas criaturas.

Eu seria provado para louvar e agradecer àquele que me dá, e seria afligido por aquele que me recusa, enquanto que Tu, (ó Meu Deus), acima de todos eles, é o Senhor da concessão e do impedimento.

29 – Ó meu Deus, abençoe a Mohammad e a sua família, e provê-me bem estar na adoração, um tempo su ciente para o ascetismo, uma sabedoria na pratica, e a devoção na moderação.

30 – Ó meu Deus, sela minha vida com Teu perdão. Concretiza minha esperança na expectativa de Tua misericórdia.

Facilita meu caminho para alcançar a Tua complacência. E, aperfeiçoa minhas ações para melhorar em todas minhas situações.

31 – Ó meu Deus, abençoe a Mohammad e a sua família. Adverte-me para recordar-Te nos momentos de negligência;

Emprega-me obedecendo-Te nos dias de repouso; Abre para mim um caminho sereno para Teu amor, através deste, completa para mim a bondade nesta vida como na próxima.

32 – Ó meu Deus, abençoe a Mohammad e a sua família, com a melhor bênção que tenhas dado a qualquer de Tuas criaturas anteriormente ou posteriormente. “Concede-nos a graça deste mundo e do outro, e preserva-nos do tormento infernal!19


19 O Sagrado Alcorão. Capítulo 2 (A Vaca), versículo 201.

- voltar -