Súplica XLIV (44)

Sua Súplica pela chegada do mês de Ramadan.

01 – A Louvação pertence à Deus, Quem nos tem orientado para Sua louvação, e nos tem localizado entre as pessoas que louvam-Lhe, fazendo nos estar entre o povo que Lhe agradece Sua benfeitoria, e que Ele recompensa-nos com aquilo que retribui aos benfeitores.

02 – A Louvação pertence à Deus, Quem nos outorgou Sua religião (o monoteísmo), nos particularizou para Seu credo, e nos dirigiu nas sendas de Sua benevolência, a fim de que por meio de Sua bondade pudéssemos marchar para Sua complacência, louvamos um louvor que Ele aceitará de nós, e através do qual Ele estará comprazido de nós.

03 – Louvado seja Deus, Quem assinalou entre aquelas sendas (que conduzem a Sua complacência) o Seu mês, o mês de Ramadan, mês do jejum, mês do Islam (da submissão), mês da pureza, mês de exame e prova, mês de libertação e puri cação dos defeitos e pecados, mês da observação e permanência em prece, “em que foi revelado o Alcorão – orientação para a humanidade e evidência de orientação e Discernimento29.

04 – Pois (Ele Altíssimo) clarificou sua excelência sobre os demais meses, pelas abundantes sacralizações e pelas virtudes conhecidas que estabeleceu nele.

Pois, Deus proibiu nele o que nos permitiu nos outros meses para engrandece-lo. Impediu nele as comidas e bebidas a fim de honrá-lo, e assinalou para ele um tempo claro o qual não permite – Poderoso e Majestoso seja Ele – que se adiante dele, nem aceita que atrasa dele.

05 – Pois, Ele preferiu que uma de suas noites seja superior as noites de mil meses. E a chamou a Noite do Decreto (Lailatul-Qadr). “Nela descem os anjos e o Espírito (Anjo Gabriel), com a anuência do seu Senhor, para executar todas as Suas ordens. (Ela) é paz, até ao romper da aurora!30” Ela é uma paz constante em bênçãos até que desponta a Alvorada, sobre aquele a quem Ele queira dentre Seus servos, de acordo ao Seu decreto que tem assinado.

06 – Ó Deus, abençoe a Mohammad e a sua família, e inspira-nos conhecer sua excelência, e engrandecer sua santidade, e a abster-se do Tu proibiste nele.

Ajuda-nos a jejuar nele, a controlar nossos membros e impedir a desobediência a Ti, empregando-os naquilo que Te compraz, para não emprestar-nos nossos ouvidos a conversas de bobagem, e nem apressar nossos olhos para a diversão.

E para que não ergamos nossas mãos para qualquer ação proibida. Nem marchemos com nossos pés para qualquer impedimento. Para que nossos estômagos contenham apenas o que Tu fizeste lícito e legal. E que nossas línguas expressem somente aquilo que Tu exemplicaste. E só colaboramos aquilo que nos aproxima de Tua recompensa. E praticaremos apenas o que nos protege de Teu castigo.

07 – Então, puri ca tudo isto da falsa ostentação dos falsos ostentadores, e da busca de fama dos procuradores de fama, que não associemos nada Contigo nele (no mês de Ramadan), nem procuremos nenhum motivo de desejo além de Ti.

08 – Ó Deus, abençoe a Mohammad e a sua família, e indique-nos nele para cumprir pontualmente aos horários assinalados por Ti para as cinco orações diárias. Dentro das Suas condições que Tu impuseste. E dentro das obrigações que Tu decretaste. E os deveres que Tu atribuíste. E os horários que Tu especificaste.

Faz-nos estar na graduação dos custódios que alcançaram suas dignidades. Faz-nos estar dos Preservadores de suas bases.

Os seus executores nos seus tempos, tal como nos pregou o Teu servo (o Profeta Mohammad) e Teu Mensageiro, (que Tuas bênçãos estejam com ele e sua família), em suas genuflexões e suas prostrações e todos seus excelentes atos, com a mais ampla e completa pureza ritual, e a mais evidente e intensa humildade.

09 – Dá-nos o sucesso, neste mês, no fortalecimento de nossos vínculos indissolúveis familiares, aumentando para eles nossas benfeitorias.

Dá-nos o bom êxito, para nos comprometer com nossos vizinhos nas dádivas favoráveis, constantes e presentes.

Dá-nos êxito para puri car nossos bens e dinheiro de infrações, e os purificarmos com o pagamento do ‘zakat’ (caridades obrigatórias).

10 – Dá-nos êxito para retornarmos àqueles que se afastaram de nós. Para tratar com equidade àquele que nos injustiçaram. Para conciliar com aquele que mostra inimizade para conosco, exceto com quem se inimizou por Ti e por Tua causa. Pois! ele é o inimigo com o qual não devemos ser amistoso com ele, e ele é o partidiario que não é apoiado por nós.

11 – E dá-nos êxito para procurar Tua proximidade nele, (no mês de Ramadan) através das ações puras que nos purificam dos pecados.

E nos preserva nele, de renovar nossas faltas, de tal forma que nenhum de Teus anjos (que registram as ações) leve para Ti nenhuma ação, além da obediência a Ti, e os meios que produzem a proximidade a Ti.

12 – Ó Deus, imploro-Te pela honra deste mês, e pela dignidade de quem Te adora nele, desde seu começo até seu m, seja um anjo que Tu tenhas aproximado, ou um Profeta que tenhas enviado, ou um servo piedoso ao que tenhas assinalado e eleito.

Que abençoe a Mohammad e a sua família, e que nos faças dignos da Tua nobreza que Tu prometeste para Teus sinceros devotos.

E promete-nos nele, o que prometeste para aqueles que se esforçam exageradamente em obedecer-Te, colocando-nos pela Tua misericórdia, entre aqueles que merecem a mais elevada hierarquia.

13 – Ó Deus, abençoe a Mohammad e a sua família, e aparta-nos do ateísmo no professar o Teu monoteísmo. (Aparta-nos) De ser negligente em glorificar-Te, e de ter dúvida em Tua religião, da cegueira a respeito de Teu caminho, da desatenção sobre Tua Santidade, e de ser enganado por Teu inimigo, o maldito e recusado demônio.

14 – Ó Deus, abençoe a Mohammad e a sua família. Se tivesses em cada uma das noites deste mês pessoas que seriam liberadas (do Inferno) por Teu perdão, e outros aos quais concedeste Tua dispensa, então, considera-nos entre eles (liberando-os do Inferno), e localizanos entre os melhores meritórios deste mês.

15 – Ó Deus, abençoe a Mohammad e a sua família. Elimine nossos pecados junto à míngua de sua lua, (porque o mês de Ramadan é um mês lunar). E faz que desapareçam as maiores infrações de nossos atos com o passar de seus dias, até o momento em que nos deixe, tendo-nos puri cado de nossas infrações e isentos de nossos pecados.

16 – Ó Deus, abençoe a Mohammad e a sua família. Se fôssemos desviados nele (no mês do Ramadan), então corrige-nos equilibradamente!

Se nos desorientaremos nele, então encaminhenos! E se Teu inimigo demônio nos dominou, então resgata-nos dele!

17 – Ó Deus, carregue-o (o mês de Ramadan) com nossa devoção a Ti, e embeleze seus momentos com nossas obediências para Ti.

Ajuda-nos durante seu dia com o jejum, e durante sua noite com a prece e a súplica intensa a Ti e através da humildade e a submissão perante Ti, para que seu dia não testemunhe contra nossa desatenção, nem sua noite contra nossa imprudência.

18 – Ó Deus, faz que também sejamos da mesma forma da devoção nos demais meses e os demais dias, enquanto Tu nos dês vida. E coloca-nos entre Teus servos virtuosos: “Aqueles que Herdarão o Paraíso, onde morarão eternamente.31” e “Que dão o que devem dar, com os corações cheios de temor, porque retornarão ao seu Senhor, estes apressam-se em praticar boas ações; tais serão os primeiros contemplados.32

19 – Ó Deus, abençoe a Mohammad e a sua família em todo tempo, em todo momento, e em cada estado e situação, na medida em que Tu abençoaste a todos aos que abençoaste, e multiplicando-os muitas vezes de maneira que ninguém pode conta-la, exceto Tu. Certamente Tu fazes sempre e perfeitamente o que queres.


29 O Sagrado Alcorão. Capítulo 2 (A Vaca), versículo 185.

30 O Sagrado Alcorão. Capítulo 97 (O Decreto), versículos 4-5.

31 O Sagrado Alcorão. Capítulo 23 (Os Crentes), versículos 11-12.

32 O Sagrado Alcorão. Capítulo 23 (Os Crentes), versículos 60-61.

- voltar -