Súplica VI (6)

Sua súplica (A.S.) ao amanhecer e entardecer.

01 – Louvado seja Deus. Quem criou a noite e o dia com Sua força, e Quem diferenciou entre eles com Seu poder, e assinalou para cada um deles um limite determinado e um tempo estendido.

02 – Ele (Altíssimo) determinou que cada um deles intercale com seu companheiro suavemente, apagando seu prazo ou alongando-o, para beneficiar os Seus servos, com o qual os alimenta e os faz em crescer.

03 – Criou-lhes a noite, a fim de que pudessem repousar nela dos movimentos laboriosos e das atividades fatigantes.

Ele a fez confortável e tranquila com a qual possam alcançar seu descanso e seu sono, que pudesse ser para eles a recuperação da harmonia e força, e para que pudessem obter nela prazer e compaixão.

04 – E criou-lhes o dia resplandecente, a fim de que procurassem, nele, parte de Seu favor, para ter acesso à Sua provisão e se espalhar livremente em Sua terra, procurando aquilo no que adquirem os lucros das coisas imediatas desta vida terrena, e encontrando os benefícios vindouros da vida pós-terrena.

05 – Com tudo isto, Ele lhes faz melhorar seus aspectos, prova suas ações, observando seus estados durante os horários de Sua obediência, controlando seus deveres nas situações de obrigação, nos quais se executam Seus mandatos e se aplicam Suas leis, “com isso Ele castiga os malévolos, segundo o que tenham cometido e recompensa os benfeitores com o melhor.”18

06 – Ó Deus, a Ti pertence o louvor por Ter afastado o véu escuro da noite através de amanhecer. Por ter-nos permitido ver a clareza do dia fazendo-nos capazes para conseguir as fontes de nossos sustentos. Por ter-nos resguardado das calamidades surpreendentes nele (no dia).

07 – (Ó meu Deus) Amanhecemos a Ti, e amanhecem todas as coisas (pertencendo) a Ti: o céu, a terra, e tudo o que tens espalhado dentro deles, já estejam: imóveis ou movimentados, próximos ou distantes, igual ao que está voando no ar e o que está oculto embaixo da terra.

08 – Nós pertencemos submissos no punho de Teu poder, enquanto Teu domínio e Tua soberania nos abarcam, e Tua vontade nos cerca unindos. Conduzimos nosso comportamento através de Tua ordem e nossos movi- mentos estão envolvidos sob o âmbito de Tua administração. Nada nos distraia exceto o que Tu hás decretado, nem nada de bondade nos pertence exceto o que Tu brindaste.

09 – Este é um dia novo e presente; ele é uma testemunha ativa sobre nós. Se fizermos o bem, ele nos despedirá com louvação, e se cometermos o mal se separará de nós com repressão.

10 – Ó Deus, abençoe a Mohammad e a sua família, provê-nos com a melhor companhia dele, e protege-nos de abandonar-lo com os maus atos, seja por cometer uma ofensa ou um pecado, seja pequeno ou grande.

(Ó Deus) Concede-nos no dia as boas obras abundantes, e esvaziamos nele dos erros.

11 – Aperfeiçoa-nos nos extremos do dia: com os louvores de agradeci- mentos, de recompensa, de provisões, munificência e benevolência.

12 – Ó Deus, facilita aos nobres anjos escrivães as nossas provisões. Preenche as páginas de nosso registro com nossos bons atos, e não nos desonres perante eles, por meio das nossas más ações.

13 – Ó Deus, estabelece para nós em cada hora do dia uma parte considerável em adorar-Te. Uma porção para agradecer-Te e uma testemunha el de Teus anjos.

14 – Ó Deus, abençoe a Mohammad e a sua família, resguardando-nos em nosso tempo atual e no futuro, por nosso lado direito e por nosso lado esquerdo, e por todas as direções com uma proteção que nos impeça de desobedecer-Te, guiando-nos para a Tua obediência, empregando-nos a Teu amor.

15 – Ó Deus, abençoe a Mohammad e a sua família. Dá-nos o bom êxito em nosso dia atual e em nossa noite, e em todos nossos dias, para aplicar o bem, abandonar o mal, agradecer as graças, seguir as condutas proféticas, evitar as falsas inovações, ordenar o bem, proibir o mal, proteger o Islã, desvalorizar a falsidade e humilhá-la, apoiar à verdade e fortalecê-la, orientar o descaminhado, ajudar o impossibilitado, e socorrer o necessitado.

16 – Ó Deus, abençoe a Mohammad e sua família, e faz deste dia, o dia mais abençoado dos dias que tenhamos conhecido.

O mais excelente companheiro que tenhamos acompanhado. O melhor tempo que tenhamos passado. Localiza-nos entre Tuas criaturas mais satisfeitas que tenham passado pelo dia e pela noite, entre os mais gratos em relação da Tua graça. E localiza-nos entre os homens mais praticantes de Tua legislação, e ajuda-nos para ter precauções quando enfrentamos Tuas proibições.

17 – Ó Deus, certamente Te considero como testemunha e Tu bastas como testemunha.

E considero como testemunha Teu céu, Tua terra, e a todo aquele que tenhas feito residir neles, como Teus anjos e Tuas outras criaturas, em meu próprio dia, em minha própria hora, em minha própria noite, e em meu próprio lugar.

Eu testemunho que Tu és Deus, que não há outra divindade além de Ti.

Sustentador da equidade, Justiceiro no seu juízo. Afetuoso para com os servos. Soberano do domínio, Misericordioso com as criaturas.

18 – E testemunho que Mohammad é Teu servo e Teu Mensageiro, eleito por Ti entre Tuas criaturas, a quem tens encarregado com Tua mensagem, o qual cumpriu sua pregação entre as pessoas, e a quem ordenaste que aconselhasse a sua nação e a aconselhou.

19 – Ó Deus, abençoe a Mohammad e a sua família, mais do que tens abençoado a outras de Tuas criaturas.

Conceda-lhe, de nossa parte o mais excelente do que Tu lhe tenhas brindado a qualquer de Teus servos.

E recompensa-o, de nossa parte, com a mais excelente e nobre recompensa do qual Tu tenhas dado a qualquer de Teus profetas em favor de sua nação.

20 – Certamente, Tu és O Munífico, O Doador das imensas bênçãos, o Perdoador dos pecados grandiosos, Tu és o Mais misericordioso daqueles que possuem misericórdia. Então, abençoe a Mohammad e a sua família, os virtuosos, os purificados, os mais excelentes e nobres de Tuas criaturas.


18 O Sagrado Alcorão. Capítulo 53 (A Estrela), versículo 31.

- voltar -