Súplica LI (51)

Sua súplica na confidência perante Deus, e quando demonstra sua necessidade.

01 – Ó meu Deus! louvo-Te, e Tu és Digno do louvor por Tua belíssima dedicação comigo, e pelas tuas abundantes graças sobre mim, e pela amplitude de Tuas munificências perante mim, e por Tua misericórdia pela qual me preferiste e fizeste sobrar para mim Tuas graças.

Pois, Tu fizeste os Teus favores para mim de maneira que meu agradecimento resulta incapaz perante eles.

02 – (Ó meu Deus) Se Tu não brindaste Tua benevolência a mim e a abundância de Tua misericórdia comigo?! Não teria capacidade para atingir meu benefício, nem tivesse oportunidade para me reformar.

Mas, de fato Tu iniciaste a caridade comigo, e me tens provido do sustento em todos meus assuntos, na medida necessária e su ciente.

E Tu me impediste o cansaço das tribulações, e Tu apartaste de mim a determinação inadmissível.

03 – Ó meu Deus, quanta prova insuperável afastaste de mim! E Quantas graças abundantes me deste com as quais me alegraste! E Quantas de Tuas nobres beneficências se encontram perante mim!

04 – Tu és Quem atendeste a minha súplica na urgência. E Tu perdoaste meus deslizes durante as minhas tropeções. E Tu recuperaste para mim meus direitos invadidos pelos inimigos.

05 – Ó meu Deus, nunca Te achei avarento quando Te pedi, nem Te encontrei intransigente quando me dirigi a Ti.

Pelo contrário, sempre Te encontrei escutando minhas súplicas, e cumprindo meus desejos.

Sempre encontrei Tuas graças são abundantes sobre mim em todos meus assuntos de meus estados, e em todos os momentos de minha existência.

Portanto, Tu és Louvável perante mim, e Tua obra perante mim é digníssima. Minha própria alma, minha língua e meu intelecto Te louvam com uma louvação que atinge a fidelidade e a essência do agradecimento, uma louvação na medida de Tua complacência para comigo, ó meu Senhor! Por conseguinte, resgata-me de Tua indignação.

06 – Ó meu refúgio quando os caminhos me deixam perplexo!

Ó Perdoador dos meus deslizes. Se não tivesse encoberto minha vergonha, seria um dos escandalizado entre os desonrados.

Ó Quem me apoia na Vitória, se não fosse Teu auxílio a mim, eu resultaria entre os derrotados!

Ó Aquele que os reis colocaram a trama da humilhação sobre seus pescoços diante Ele, e eles são temerosos de Suas forças!

07 – Ó Dotado da proteção, ó Possuidor dos Atributos Excelentes, imploro-Te que me dispenses e me perdoes, pois! não sou inocente para pedir-Te desculpa, nem tenho poder para triunfar, nem há escape para escapar.

08 – Então, Te peço que me livre dos meus tropeços, e tento escapar para Ti dos meus pecados, aqueles que me corromperam e me cercaram, provocando minha destruição.

Assim, ó Senhor, para Ti escapei contrito. Aceita, pois minha contrição! Para Ti escapei pedindo refúgio, pois me brinda com o refúgio! Pedindo socorro, pois não me humilhes! Invocando-Te, pois não me prives! Fortalecendo-me em Ti, pois não me abandones, e não me recuses desprezo! Suplicando-Te, não me deixes desesperado.

09 – Pois ó Senhor, Te invoquei como um indigente que suplica temeroso, assustado, com medo, tremido, pobre e necessitado.

E a Ti me queixo, ó meu Deus, pela minha debilidade a respeito do apressamento para aquilo que prometeste a Teus sinceros amigos.

E a Ti me queixo, da fraqueza que me faz afastar-me rapidamente daquilo a respeito do qual advertiste a Teus inimigos.

E a Ti me queixo pela profusão das minhas inumeradas angústias e dos sussurros de minha própria alma.

10 – Ó meu Deus, Tu não me escandalizaste por meus pensamentos íntimos. Nem me destruíste por meus pecados.

Invoco-Te, pois! Tu me atendes imediatamente, ainda que quando Tu me chamas, eu sou lento em responder-Te.

A Ti imploro tudo o que desejo de minhas necessidades. E em qualquer estado onde me encontro, perante Ti exponho meu interior e meu segredo sem convocar a outro além de Ti, nem espero nada de outro que não Seja Tu.

Eis-me aqui, Eis-me aqui! Tu escutas a quem se queixa para Ti.

Atende a quem confia em Ti. E salvas a quem se fortalece em Ti. E deixa salvo quem pede refúgio de Ti.

11 – Ó meu Deus, não me prives da bondade desta vida e da outra pela escassez de meu agradecimento.

E perdoa-me o que conheces de meus pecados.

Ó meu Deus, se me castigas, é porque sou injusto, exagerado, indiferente, pecador, negligente e desatento a respeito ao beneficiar a mim mesmo. E se me perdoas, deve-se a que Tu és o Mais Misericordioso dos misericordiosos.

- voltar -