Súplica IV (4)

Sua súplica (A.S.) quanto aos seguidores dos mensageiros e aos seus certificadores.

01 – Ó Senhor, perdoe àqueles que na terra foram seguidores de Teus mensageiros e aos que acreditam neles em sua ausência, enquanto seus inimigos se levantaram contra eles desmentindo-os. A quem, pela pureza da fé, esperavam saudosamente os mensageiros em todas as épocas e momentos nos quais tens mandado um mensageiro e tens estabelecido para seu povo como guia, desde Adão até Mohammad que a paz esteja com ele e sua família que são os Imames da Boa Direção, e são os Líderes dos dotados da devoção, sobre todos eles esteja a paz. Então, ó Deus lembra-os com Teu perdão e Tua complacência.

02 – Ó Deus, abençoe os companheiros especiais de Mohammad (A.S.), aqueles que respeitaram bem a companhia, que resistiram, trabalharam, se esforçaram de maneira conveniente para apoiá-lo, suportando todas as provas neste caminho, e o socorreram, apressando sua chegada como Mensageiro, crendo, confirmando sua missão e rivalizando por aceitar o argumento de sua mensagem.

03 – (Abençoe) Aqueles que se separaram de suas esposas e de seus lhos, a fim de manifestar e fazer prevalecer sua palavra e difundir sua religião, combatendo contra seus antepassados e seus lhos para confirmar sua missão profética e obter o triunfo com ele (A.S.). Aqueles em cujos corações tinham inclinados ao seu amor, e esperam nele um benefício espiritual e uma recompensa segura.

04 – Abençoe aqueles que foram excluídos pelas suas tribos por terem se juntado a ele (o profeta Mohammad), e cortaram as relações de parentesco por habitarem na sombra de sua proximidade.

05 – Então, ó meu Deus, não os esqueça (companheiros de Mohammad (A.S.)) quanto zeram por Ti e em Ti.

Satisfaze-os de Tua satisfação pela sua atração às criaturas para Ti, sendo, com o Teu Profeta, convocadores para Ti e em Tua direção.

06 – Gratifique-os por terem abandonado seus lares e suas tribos por Ti, e gratifique-os por terem saindo da amplitude da vida para a sua dificuldade. E compraz-Te de quem padeceu a opressão para fortalecer Tua religião.

07 – Ó meu Deus, faz chegar a melhor de Tuas recompensas aos que sucederam na fé e no bom comportamento (aos companheiros do Profeta (A.S.), os “tábi’in”16) beneficiando-os, quando dizem: “Ó Senhor nosso, perdoa-nos, assim como também aos nossos irmãos, que nos prece- deram na fé”.17

08 – Quem seguiu o rumo deles procurando sua direção e marchando da mesma forma em que eles o zeram, sem que nenhuma dúvida os desviasse de seus talentos, sem que nenhuma incerteza os deixasse perplexos e lhes impedisse de seguir as impressões e os seus sinais da boa direção.

Eles São seus auxiliares, seus companheiros e seus seguidores em sua religião. Orientados da mesma forma em que (os profetas) os orientaram, estando de acordo com eles nas leis práticas que foram transmitidas, sem criticá-los em suas missões.

09 – Ó meu Deus, abençoe aos seguidores de nossos dias atuais até o dia do Juízo Final; abençoe as suas esposas, os seus descendentes e a todos os que Te obedecem, com uma bênção que os preserve da desobediência a Ti, estabelecendo-os na amplitude de Teu Paraíso, e através da qual sejam protegidos do engano do demônio, e os ajude em todas as coisas boas para as quais Te pedem ajuda, e sejam resguardados de todas as desgraças da noite e do dia, exceto daquelas que abrem o caminho da bondade para eles.

10 – (Ó meu Deus) E os induza a ter uma excelente crença e boa esperança em Ti, desejem o que está perante Ti, abandonando a ambição que está nas mãos dos homens, fazendo retornar a ter anseio e temor de Ti, que se abstenham de ter uma vida luxuosa passageira, fazendo com que eles adorem as obras valiosas na próxima vida, e estejam preparados para a vida após a morte.

11 – (Ó meu Deus), alivie-os de todas as calamidades que surgirem no dia quando as almas saírem de seus corpos. (no dia de sua morte)

Salva-os dos perigos que produzem a tentação, do abismo do Inferno, e sua permanência prolongada, mudando-os para uma estância segura de repouso onde estarão os devotos piedosos.


16 Tabe’in: na língua árabe clássica significa Os Seguidores dos pioneiros muçulmanos, sendo estes a segunda geração dos Muçulmanos, após o surgimento do Islam, no século VI.

17 O Sagrado Alcorão. Capítulo 59 (O Desterro [no dia do Juízo Final]), versículo 10.

- voltar -