As seguintes narrativas foram atribuídas ao nobre Imam Abul Hassan Ali ibn Mousa Al-Redha (A.S.)

Suas respostas a Al Ma`mun sobre questões da Lei Islâmica

Al Ma’mun (califa abássida) enviou Fadl bin Sahl Thurriasatain ao Imam Al-Redha (A.S.) para intimá-lo. Quando o Imam (A.S.) compareceu, o califa disse: “Gostaria que fizesse. um resumo das coisas lícitas e ilícitas, do que é obrigatório e recomendável nas práticas do Islam, pois certamente és o argumento de Allah contra as criaturas e o âmago do conhecimento”. O Imam Al-Redha (A.S.) aquiesceu e pediu papel e tinteiro. Em seguida, solicitou a Al Fadl que redigisse:

Em Nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.

Nos basta o testemunho de que não há outro deus além de Allah, o Único, o Absoluto, que não tem companheira nem filho. Ele é AutoExistente. O que tudo ouve e O que tudo vê, Onipotente, o Existente, o Eterno, a Luz, o Sábio que a nada ignora, o Todo-Poderoso Que tem poder sobre tudo, o Auto-Suficiente, Que não precisa de ninguém e o Absolutamente Justo que não oprime criatura alguma. Ele criou todas as coisas e nada se assemelha a Ele. Não há nenhum ser que se compare, que se oponha, que rivalize ou que seja igual a Ele. Eu declaro que Mohammad é o Seu servo, mensageiro, encarregado, e escolhido entre as criaturas.

Ele (Mohammad) é o líder dos mensageiros, o selo dos profetas e a melhor das criaturas nos mundos. Não há nenhum profeta depois dele e não há nenhuma alteração ou mudança em sua religião. Eu declaro que tudo o que veio com Mohammad (S.A.A.S.) é a verdade evidente. Cremos nele como também cremos em todos os mensageiros, profetas e sinais de Allah que o precederam. Cremos em seu Livro el que “A falsidade não se aproxima dele, nem pela frente, nem pela retaguarda; é a revelação do Prudente, Laudabilíssimo”. (Alcorão Sagrado, C.41 – V.42) Cremos ainda que seu Livro é o que prevalece sobre todos os Livros (celestiais) e que é veraz do começo ao m. Cremos em seus versículos decisivos, alegóricos, particularizados, generalizados, que anunciam promessas, que anunciam ameaças, que são abrogadores, que são ab-rogados e os que anunciam boas novas. Nenhuma criatura jamais pôde produzir algo equivalente a ele. Declaramos que a evidência e o argumento sobre os crentes depois do Profeta (S.A.A.S.), o administrador dos assuntos dos muçulmanos, o porta-voz do Alcorão Sagrado e o conhecedor de suas normas é seu irmão, sucessor, e encarregado cuja relação com ele é similar à de Harun com Moisés; Ali bin Abi Talib (A.S.), é o líder dos crentes fiéis, o Imam dos tementes a Allah, o líder das honoráveis frontes brancas, o chefe dos crentes, e o melhor dos sucessores dos profetas. Depois dele vieram Al Hassan e Al Hussein até agora. Eles são a descendência do Profeta, os melhores conhecedores do Livro de Allah e da Sunnah, os mais corretos nos pareceres, os mais merecedores da liderança em qualquer época, os mais seguros para quem deseja se firmar, os Imames da orientação correta e o argumento contra as pessoas deste mundo até quando Allah se apoderar da terra e dos que nela vivem. Ele (Allah) certamente é o melhor dos que assumem o controle.

Cremos que qualquer um que se oponha a eles (os imames) é um desviado da senda reta, um elemento que desvia a outros, um que abandonou a verdade e a orientação. Eles (os Imames) são os intérpretes do Alcorão Sagrado e os porta-vozes diretos do Profeta. Aquele que morre sem os reconhecer e sem os seguir será considerado um que morreu como os que morreram antes do Islam (no paganismo). Piedade, castidade, honestidade, bondade, diligência, lealdade no que tenha sido confiado, quer seja pelo piedoso ou pelo iníquo, prostração prolongada (a Allah), vigília em adoração, abstenção do que foi proibido, espera do Alívio por meio da paciência, bom companheirismo, boa vizinhança, prestação ilimitada de favores, o repúdio à prática da injúria, o tratamento aos crentes com um semblante alegre, o conselho e o perdão, todas essas estão entre as características da crença dos Imames.

O ritual da ablução, como Allah ensinou em Seu Livro, é lavar a face e os antebraços, passar a mão molhada sobre a cabeça e sobre os pés. Fazer cada um desses atos uma vez é obrigatório, duas vezes seguidas é recomendável. Qualquer adição a isso é um pecado que anula a recompensa. O que invalida a ablução é: a atulência, a urina, a excreção, o adormecimento e a impureza ritual. Aquele que passar a mão molhada sobre os calçados (na ablução ritual) se opõe a Allah, a Seu Mensageiro e ao Seu Livro. Ademais, sua ablução é nula. Quando Omar ouviu que Ali (A.S.) se opunha aos que costumavam passar a mão molhada sobre os calçados, disse a ele: “Eu vi o Profeta (S.A.A.S.) passar a mão molhada sobre os seus chinelos”. Ali (A.S.) perguntou: “Isso foi antes ou depois da revelação da Sura Al Ma’ida?” Omar respondeu: “Eu não sei”. Então Ali (A.S.) disse: “Eu tenho certeza que o Profeta (S.A.A.S.) não fez tal coisa depois da revelação da Sura Al Ma’ida”.

O banho ritual para o estado de impureza (após as relações sexuais), após os sonhos lúbricos (em que haja ejaculação), após o período menstrual, além do banho ritual para os que hajam banhado um defunto, são obrigatórios.

Os banhos rituais da sexta-feira, dos dois eids, da chegada a Meca ou a Medina, da umrah, do ihram, do Dia de Arafa’ e do primeiro, décimo nono, vigésimo primeiro e vigésimo terceiro dia de Ramadan, são banhos recomendáveis.

As preces obrigatórias são: a prece Dhur de quatro raka’as, a prece Asr de quatro raka’as, a prece Maghrib de três raka’as, a prece Isha’ de quatro raka’as e a prece Fajr de dois raka’as. São dezessete raka’as obrigatórios.

Os raka’as recomendáveis são trinta e quatro. Oito a serem praticados antes da prece Dhur, oito depois dela, quatro a serem praticados depois da prece Maghrib, dois (embora considerados como um) a serem praticados depois da prece Isha’ e oito após a meia-noite. A prece witr é de três raka’as seguidos de mais dois.

As preces devem ser praticadas logo que o seu tempo determinado chegue. Cada raka’ que for praticado coletivamente se compara a dois mil raka’as que são praticados individualmente.

Não deveis seguir um imam iníquo numa prece coletiva, sigais somente aqueles que acreditem na wilayah dos imamitas1. Não pratiques as preces quando estiverem vestidos com peles de animais mortos2.

A abreviação das preces se torna válida logo que um viajante se encontre há quatro farsakhs3 de distância de sua cidade, um bareed atrás ou adiante da cidade. Quando as preces são abreviadas, o jejum deve ser interrompido.

O Qunut consta em quatro preces, Dhur, Maghrib, Asr e Isha, e na prece da sexta-feira (Jumu’ah). O Qunut é proferido antes da genuflexão e após a recitação (qira’a).

A Prece em intenção do falecido se compõe de cinco takbirs. Sem o taslim, porque o taslim somente é recitado quando há genuflexão e prostração; na prece em intenção ao falecido não se faz genuflexão nem prostração.

As covas devem ser quadradas, não com curvas (na profundidade ou na extensão). As vozes durante a prece devem ser elevadas quando se diz “Bismillahir rahmanir rahim”, e a prece é recitada com a Al Fatihah.

O Zakat obrigatório é cinco dirhams (de prata) para cada duzentos dirhams. Não é obrigatório numa quantia menor que essa. Para quantias superiores, o zakat é um dirham (de ouro) para quarenta dirhams. Não é obrigatório para quantias menores de quarenta dirhams (de ouro). O Zakat se torna obrigatório somente quando transcorre um ano inteiro. Deve ser entregue somente aos Imamitas. Para os dinares (de ouro), o zakat obrigatório é meio dinar para cada vinte dinares.

O Khums é pago somente uma vez sobre os ganhos. O obrigatório (zakat) sobre o trigo, a cevada, as tâmaras, as passas e quaisquer grãos, cuja quantidade seja de cinco wasqs, é um dízimo, contanto que tenha sido irrigada com a chuva ou com a água dos rios. No caso de ter sido irrigada com baldes, o zakat obrigatório é a metade de um dízimo tanto para o que está apto a pagar como para o inadimplente. O zakat de outros cereais é um ou dois punhados. Porque Allah não impõe a ninguém uma responsabilidade além da capacidade e Ele não sobrecarrega os servos. Um wasq equivale a seis sa’as. Um sa’a é sessenta rotls e quatro mudds. Um mudd é 2,25 rotls iraquianos. O Imam Assadeq (A.S.) disse: “Nove rotls iraquianos equivalem à seis rotls medinenses”.

O Zakat ul Fitr é obrigatório para todos não importando a idade ou classe social. Consiste de meio sa’a de trigo ou um sa’a de tâmaras e passas. Por ser obrigatório, somente é lícito entregá-lo aos imamitas.

O período menstrual está entre três e dez dias. A mulher ao sair de seu período deve tomar o banho ritual antes de praticar qualquer prece. A mulher no período menstrual suspende a prática da prece sem que precise repor o que não praticou em seu período menstrual. No que se refere aos dias de jejum do Ramadan a mulher deverá compensar os dias não-jejuados do período menstrual, jejuando em qualquer outro mês.

O jejum deve ser observado durante o Ramadan somente quando o novilúnio for veri cado e deve ser encerrado somente quando o novilúnio do mês seguinte for veri cado. É nulo praticar as preces Tarawih4 em congregação.

É recomendável jejuar três dias de cada mês, um dia para cada dez dias, uma quinta-feira para o primeiros dez, uma quarta-feira para o meio do mês e uma quinta-feira para os últimos dez dias. É agradável e recomendável jejuar durante o mês de Shaban. O Mensageiro de Allah (S.A.A.S.) disse: “Shaban é o meu mês e Ramadan é o mês de Allah”. É admissível cumprir o que se perdeu do jejum de Ramadan em dias diferentes.

A peregrinação à Casa Sagrada de Allah é obrigatória para todos que tenham meios para realizá-la. “Meios” nesse sentido diz respeito às provisões e a montaria, um meio de transporte. Com exceção para o povo de Mecca, somente a peregrinação na forma “tamattu” é lícita. Também é ilícita a opção da peregrinação ifrad ou qiran que os outros praticam5.

O Ihram é ilícito antes que se alcance o miqat. Allah diz: “Cumpre a peregrinação e a umra, a serviço de Allah”. (Alcorão Sagrado, C.2 – V.196)

É ilícito imolar um carneiro castrado, pois é imperfeito. É aceitável imolar um carneiro cujos testículos tenham sido esmagados entre duas pedras para que perdesse a libido.

O Jihad só é obrigatório sob a liderança de um imam justo. Os que são assassinados se defendendo ou defendendo seus bens ou pertences, são mártires. É ilícito matar um descrente quando se tenha recorrido à taqiyah, exceto os assassinos e os agressores, quando se estiver em segurança. É também ilícito usar a riqueza alheia, quer seja dos que pertencem a outras seitas ou não. A taqiyah é obrigatória em seu momento apropriado, ou seja, quando se torna necessária. Aqueles que perjurarem em razão da taqiyah, para se protegerem do perigo, não sofrerão as prescrições doutrinárias.

O divórcio é válido somente quando é implementado de acordo com as leis islâmicas que Allah, o Majestoso, mencionou em Seu Livro ou que o Profeta (S.A.A.S.) citou em sua Sunnah. Qualquer outra forma de divórcio é nula, inclusive as formas que se opõem ao Livro. De modo idêntico, qualquer forma de casamento que se opuser a Sunnah será inválida. É ilícito contrair matrimônio com mais de quatro esposas simultaneamente. É ilícito ao marido que divorciar-se de sua esposa três vezes, de acordo com a Shariah, tomá-la como esposa novamente antes que ela se case e divorcie de outro marido. Amirul Mu’uminin (A.S.) disse: “Afastai-vos das mulheres que receberam a declaração de divórcio três vezes, pois ainda são esposas”.

É recomendável enviar as bênçãos sobre o Profeta (S.A.A.S.) em toda situação, inclusive quando o vento sopra, quando se espirra e assim por diante. É obrigatório amar os servos diletos de Allah e os que os seguem, e odiar os inimigos de Allah e seus senhores. É obrigatório tratar os pais com piedade. No caso de serem politeístas, a pessoa pode não os obedecer, porém, mantendo o relacionamento lícito com eles, porque Allah diz: “E ordenamos ao homem a benevolência com os seus pais. Sua mãe o suporta, entre dores e dores, e sua desmama é de dois anos. (E lhe dizemos): Agradece a Mim e aos teus pais, porque o retorno será a Mim. Porém, se te constrangeres a associar a Mim o que tu ignoras, não lhes obedeças…” (Alcorão Sagrado, C.31 – V.14 e 15)

Amir al Mu’uminin (A.S.) disse: “Aqueles que são descritos como adoradores de outros além de Allah não oram nem jejuam por eles. Somente os obedecem quando recebem a ordem de desobedecerem a Allah. Eu ouvi o Mensageiro de Allah dizer: “Aquele que obedecer qualquer criatura a agir desobedecendo a Allah, o Majestoso, estará se convertendo à descrença e tomando por divindade a outro em vez de Allah”.”

A licitude de um feto de um animal cujo consumo é permitido se materializa quando a licitude do sacrifício de sua mãe se materializa.

As faltas dos profetas são consideradas insignificantes e perdoadas por sua profecia.

As leis de herança são irretocáveis contanto que sejam aplicadas exatamente como Allah as decretou. Exceto o esposo ou a esposa, ninguém herdará de um morto, como os pais e os filhos. Aqueles que receberem parcelas da herança de acordo com o Livro de Allah têm um mérito superior aos que não foram mencionados. A herança por ligação de clã não faz parte da religião de Allah.

O sacrifício de um animal na intenção de um recém-nascido, quer seja menino ou menina, deve ser realizado no sétimo dia de vida da criança. No mesmo dia, o bebê deve ter seu cabelo cortado e receber um nome; o peso de seu cabelo cortado, em ouro ou prata, deve ser doado em caridade.

As ações dos servos de Allah são geradas opcionalmente não pela compulsão. Não acrediteis em fatalismo nem em determinismo. Allah o Majestoso não pune um inocente por um pecado cometido por um iníquo. Da mesma maneira, Ele não faz com que os filhos sofram pelos pecados de seus pais. Ele, o Exaltado seja, disse: “…nenhum pecador arcará com culpa alheia…” (Alcorão Sagrado, C.6 – V.164) “O homem não obtém senão o fruto de seu proceder”. (Alcorão Sagrado, C.53 – V.39)

Allah perdoa, nunca trata injustamente, nunca ordena que os servos obedeçam alguém que Ele saiba que os oprimirá e os desviará, e nunca escolherá alguém para transmitir Sua mensagem que Ele saiba que cairá na descrença e que seguirá Satã. O Islam é algo diferente da fé. Todo crente el é muçulmano mas nem todo muçulmano é um crente el. Um ladrão é descrente no momento em que comete o roubo, um bêbado é descrente no momento em que consome a bebida alcoólica e um assassino é descrente no momento em que mata um inocente. Os indivíduos que são submetidos às penas prescritas não são nem crentes nem descrentes.

Allah não submeterá os crentes fiéis ao Inferno uma vez que Ele prometeu-lhes o Paraíso como sua eterna morada. Todo aquele que estará no Inferno por hipocrisia, iniquidade ou por um grande pecado não será contado com os crentes fiéis. O inferno cercará somente os descrentes. Qualquer falta pela qual quem a comete será submetido ao Inferno é pecado. Os politeístas, os descrentes, os hipócritas e os culpados de grandes pecados serão submetidos ao Inferno. A intercessão é permissível para os que a buscam.

É obrigatório ordenar o bem e proibir o mal fazendo uso da língua. A fé significa a observância das práticas rituais e a abstinência em relação aos atos proibidos. É ainda o reconhecimento com o coração, a declaração e a aplicação com os órgãos do corpo.

O takbir no Eid al Adha segue dez preces, começando com a prece Dhur do Dia do Sacrifício (décimo dia de Dhul Hijjah). O takbir no Eid al Fitr segue cinco preces, começando com a prece Maghrib da noite anterior ao fim do jejum.

A parturiente deve deixar a prática das preces por vinte dias, não mais. Ela deve retornar à prece no caso de estar puri cada antes disso, do contrário, que complete os vinte dias. Em seguida, deve fazer o banho ritual e seguir os procedimentos da mulher que sai de seu período menstrual.

É obrigatório acreditar nos tormentos do túmulo, em Munkar e Nakir, na ressurreição, no Julgamento, na Balança e na Senda (sirat). Também é obrigatório acreditar na negação dos líderes do extravio e de seus seguidores, na obediência aos servos diletos de Allah, na proibição da bebida alcoólica. A mínima quantidade de uma bebida cuja quantidade maior seja inebriante é haram. O indivíduo sob coação não deve consumir a bebida inebriante, pois isso pode matá-lo. É igualmente obrigatório acreditar na proibição do consumo da carne de qualquer animal que tenha dentes caninos e de todo pássaro que tenha garras, na proibição de comer o baço dos animais porque é composto de sangue, de qualquer pescado sem escamas, de mariscos, de qualquer ave que não possua moela. Com respeito aos ovos, é halal (lícito) comer qualquer ovo cujas extremidades sejam irregulares e é haram comer qualquer ovo cujas extremidades sejam iguais.

É obrigatório acreditar na necessidade da abstenção no que diz respeito as coisas proibidas, que são: matar o ser que Allah proibiu, consumir álcool, a crueldade com os pais, a fuga do jihad contra os inimigos, a apropriação ilícita do que pertença aos órfãos, comer a carne dos animais encontrados mortos, o sangue, a carne de porco, a carne de qualquer animal que tenha sido Sacrificado e consagrado em nome de alguém (ou de alguma coisa) que não Allah, exceto em caso de necessidade.

Além disso, é obrigatório acreditar na proibição da usura, do comércio cuja ilicitude seja comprovada, da jogatina, da fraude no peso ou na medida, da falsa acusação às mulheres casadas, da fornicação, da sodomia, do perjúrio, do desesperar do socorro de Allah, do sentir-se seguro dos planos inesperados de Allah, do perder a esperança no perdão de Allah, do apoio ou recurso aos governantes injustos, do falso juramento, do negar os direitos alheios estando em condições de observá-los, da arrogância, do ateísmo, do desperdício, da traição, da omissão do testemunho, das diversões que afastam a pessoa da recordação de Allah como cantar e tocar música, e por m, da insistência nos pecados menores.

Os pontos citados são os princípios gerais da religião. Todo louvor é devido a Allah o Senhor dos mundos. A paz e a todas as bênçãos estejam com o Mensageiro do Senhor e com sua família.


1  Na liderança dos doze imames purificados.

2  Animal morto aqui se refere aos animais cuja carne seja lícita para consumo, porém, que não foram Sacrificados da maneira ritualmente correta.

3  Um farsakh equivale a algo em torno de cinco quilômetros. Um bareed equivale à quatro farsakhs.

4  Prece tarawih é o conjunto das preces voluntárias (mil raka’as) que são distribuídas entre as noites de Ramadan.

5  Hajj Tamattu’, Ifrad e Qiran são as três formas principais, cada qual com determinados ritos para certas circunstâncias que são detalhadas nos livros de jurisprudência islâmica.

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