Sua descrição sobre o Imamato e a posição do Imam

Abdul Aziz bin Muslim narrou: Nós estávamos acompanhando Imam Al-Redha (A.S.) em Marwa. Nos encontrávamos na mesquita central quando algumas pessoas discutiam sobre o assunto do imamato e se referiam a grande variedade de opiniões a respeito. Eu então procurei meu mestre Al-Redha (A.S.) para informá-lo daquela discussão. Ele sorriu e disse:

Ó Abdul Aziz, as pessoas são ignorantes e inconscientes acerca de sua religião. Allah o Onipotente não fez o Seu Profeta (S.A.A.S.) deixar este mundo sem que antes aperfeiçoasse a religião para ele. Allah revelou ao Profeta o Alcorão Sagrado onde há explicação para tudo e a manifestação do halal, do haram, das normas doutrinárias, dos regulamentos e de tudo o que as pessoas necessitam. Allah o Majestoso diz: “Nada omitimos no Livro”. (Alcorão Sagrado, C.6- V.38)

Durante a peregrinação da despedida, que ocorreu nos últimos dias da vida do profeta, Allah revelou a ele: “Hoje aperfeiçoei vossa religião, completei meus favores a vós, e escolhi o Islam como vossa religião…” (Alcorão Sagrado, C.5 – V.3) O imamato é parte do aperfeiçoamento da religião. O Profeta (S.A.A.S.) não partiu deste mundo sem que antes tivesse esclarecido para sua ummah os pontos da religião, demonstrado a eles os rumos que deveriam tomar, sem colocá-los na senda reta e nomear Ali (A.S.) como líder e Imam para eles. Na verdade, o Profeta (S.A.A.S.) não deixou nada sem o completo esclarecimento. Aquele que afirmar que Allah não aperfeiçoou Sua religião estará negando o Livro, e aquele que negar o Livro estará incorrendo em apostasia. Reconhecem eles o verdadeiro status do Imamato e a posição que ocupa na Ummah, precedente ao que escolhem para si mesmos?

Allah concedeu a Abraão o profeta (A.S.) o imamato como o terceiro grau, depois da profecia e da intimidade e como uma virtude com a qual Ele conferiu honra a Abraão, e o elogiou. Allah diz: “E quando seu Senhor pôs à prova Abraão, com certos mandamentos, que ele observou, disse-lhe: “Designar-te-ei imam dos homens”. Abraão ficou muito satisfeito por conseguir essa posição, assim, teve esperança de que essa honra se transferisse aos seus descendentes. Abraão perguntou a Allah, “E também o serão os meus descendentes?” Respondeu-lhe: “Minha promessa não alcançará os iníquos”. (Alcorão Sagrado, C.2 – V.124) Esse versículo anula o imamato de qualquer injusto até o Dia da Ressurreição, e o consagra exclusivamente aos escolhidos. Em seguida, Allah honra esse imamato quando decide que será mantido na descendência dos imaculados. Ele diz: “E o agraciamos com Isaac e Jacó, como um dom adicional, e a todos fizemos virtuosos. E os designamos imames, para que guiassem os demais, segundo os Nossos desígnios e lhes inspiramos a prática do bem, a observância da oração e o pagamento do zakat, e foram Nossos adoradores”. (Alcorão Sagrado, C.21 – V.72 e 73) As sucessivas gerações continuaram a receber o imamato como herança nessa ordem até que chegasse ao profeta Mohammad (S.A.A.S.). A esse respeito, Allah diz: “Os mais próximos a Abraão foram aqueles que o seguiram, assim como o são este Profeta e os que creram…” (Alcorão Sagrado, C.3 – V.68) Dessa maneira, o imamato se tornou exclusivo deles. Em seguida, o Profeta (S.A.A.S.) o entregou a Ali (A.S.) para que fosse em caráter de sucessão em sua descendência escolhida a quem Allah conferiu sabedoria e fé. É o que está evidente no dizer de Allah: “Porém, os sábios, crentes, dir-lhes-ão: Permanecestes no decreto de Allah até o Dia da Ressurreição e este é o Dia da Ressurreição, contudo, ignoráveis”. (Alcorão Sagrado, C.30 – V.56) Esse versículo mostra o decreto de Allah com respeito a questão do imamato que persistirá na descendência do Profeta até o Dia da Ressurreição, uma vez que não haverá profeta algum depois de Mohammad (S.A.A.S.).

A final, como podem os ignorantes escolher para o imamato a partir de suas opiniões? O Imamato é a posição dos profetas e a herança dos sucessores dos profetas. O Imamato é a representação de Allah o majestoso e de Seu Mensageiro (S.A.A.S.), a posição de Amirul Mu’uminin e a sucessão de Al Hassan e de Al Hussein (A.S.). O Imam é o líder dos assuntos religiosos, o sistema dos muçulmanos, a bondade do mundo, a fortaleza dos crentes. O Imam é a liderança ascendente e o nobre ramo do Islam. O estabelecimento das preces, do zakat, do jejum, do hajj, do jihad e a disposição dos espólios e da caridade, a execução das normas doutrinárias e das leis, a proteção das fronteiras e dos limites, todos esses assuntos são implementados por intermédio do Imam. O Imam legaliza tudo o que Allah considera lícito, proíbe tudo o que Allah considera ilícito, executa a shari’ah que Allah promulga, protege a religião de Allah e conclama para a senda de Allah por meio da sabedoria, do bom conselho e da evidência virtuosa. O Imam se assemelha ao sol brilhante cuja luz cobre o mundo inteiro quando está em seu zênite e que nem a visão tampouco as mãos podem contê-lo. O Imam é a lua cheia luminosa, a lâmpada resplandecente, a luz que se eleva, a estrela orientadora nas trevas, a orientação para o que é direito e aquele que salva da morte. O Imam é o fogo que orienta nas terras altas e o calor dos que buscam se aquecer e o que salva dos perigos. Aquele que abandonar o Imam certamente perecerá. O Imam é como as nuvens carregadas, a chuva torrencial, o céu escuro, a terra plana, a fonte abundante, o riacho e o jardim. O Imam é o tutor compassivo, o pai bondoso, o irmão legítimo, a semelhança da mãe com seu bebê e o abrigo dos servos. O Imam é o encarregado de Allah acerca de Sua terra e Suas criaturas, o argumento de Allah contra os servos, o sucessor de Allah em Seus domínios, o anunciador de Allah e o protetor dos santuários de Allah.

O Imam é puri cado dos pecados, livre dos defeitos, investido de conhecimento exclusivo, caracterizado com a paciência; é o sistema da religião, a fortaleza dos crentes, o castigo dos hipócritas e a perdição dos descrentes. O Imam é único em seu tempo, ninguém pode se equiparar a ele e nenhum sábio se compara a ele, não há substituto tampouco semelhança ou equivalência a ele. A virtude integral se destina a ele sem que haja busca ou aquisição. É apenas a condição de eleito por Allah, O que favorece e agracia. Como, então, é possível que alguém entenda a realidade e a qualidade do Imam? Quão impossível isso é! Os intelectos estão muito desviados, as mentes estão perdidas, o juízo das pessoas está muito confuso, os oradores se emudeceram, os poetas perderam a capacidade de versar, os autores estão impotentes, os eloquentes estão sem palavras e os sábios se encontram em debilidade para descrever uma única qualidade ou virtude das que o Imam possui. Em razão disso, confessaram sua fraqueza e incapacidade para fazer isso. Como é possível descrevê-lo de forma integral ou retratar suas características? Como é possível encontrar alguém que seja capaz de cumprir o seu papel ou representá-lo? Como é possível quando o Imam está tão distante quanto as estrelas para que os debatedores e os que tentam descrevê-lo possam alcançá-lo? Acaso pensam que podem encontrar o imamato em alguém que não seja da família do Profeta? Eles foram ludibriados por suas próprias opiniões e sucumbiram em esperanças falsas. Estão a subir uma escarpa acidentada numa colina escorregadia que certamente os fará cair num precipício rochoso porque pretenderam nomear um imam a partir de suas opiniões. Como podem nomear um imam quando o verdadeiro Imam é um erudito perpétuo a quem a ignorância não alcança e um tutor que nunca comete traição? Ele é o âmago da profecia cuja linhagem é muito respeitável para ser criticada e nenhum indivíduo de nobre origem é capaz de desafiá-lo.

A tribo do Imam é Quraish, seu clã é hashim, sua raiz é o Mensageiro de Allah (S.A.A.S.), o mestre dos célebres, e ele é a descendência de Abd Manaf. O Imam é aquele cujo conhecimento é crescente e a paciência é perfeita. Ele é o conhecedor da política e digno da liderança. A obediência a ele é obrigatória. É o executor das ordens de Allah e o conselheiro dos servos de Allah. Allah guia os profetas e seus sucessores (A.S.) ao triunfo e à correção, e lhes concede uma parte de Seu conhecimento e sabedoria de modo exclusivo, para que se tornem os mais sábios dentre o povo. Allah o Majestoso diz: “… quem guia à verdade não é mais digno de ser seguido do que quem não o faz, sendo, ao contrário, guiado? Que vos sucede então? Como julgais assim?” (Alcorão Sagrado, C.10 – V.35)

Com relação a história de Saul, Allah diz: “é certo que Allah o elegeu sobre vós, concedendo-lhe superioridade física e moral, Allah concede a Sua autoridade a quem Lhe apraz…” (Alcorão Sagrado, C.2 – V.147) Sobre Davi (A.S.) Allah diz: “Davi matou Golias e Allah lhe outorgou o poder e a sabedoria e lhe ensinou tudo o que Lhe aprouve…” (Alcorão Sagrado, V.2 – C.251) Se referindo ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.) Allah diz: “Allah revelou-te o Livro e a prudência e ensinou-te o que ignoravas, porque a sua graça para contigo é infinita”. (Alcorão Sagrado, C.4 – V.113) Sobre os imames da família, da descendência e linhagem do Profeta, Allah diz: “Ou invejam seus semelhantes por causa do que Allah lhes concedeu de Sua graça? Já tínhamos concedido à família de Abraão o Livro e a sabedoria além de lhe proporcionarmos um poderoso reino. Entre eles há os que nele acreditaram bem como os que o repudiaram. E o inferno é su ciente como Tártaro”. (Alcorão Sagrado, C.4 – V.54 e 55) Quando Allah escolhe alguém como Imam para administrar os assuntos de Seus servos, concede a ele a inclinação para fazê-lo, preenche seu coração com fontes de sabedoria, e o agracia com eloquência.

Por isso, ele possui a capacidade de responder a qualquer questão e não dirá nada senão a verdade. O Imam é, portanto, agraciado com triunfo, orientação correta e oratória e estará a salvo do erro e do equívoco. Ele recebe tais características para que seja um argumento contra as criaturas e uma testemunha sobre os servos de Allah. Como podem os servos assegurar semelhantes características para aquele que desejem escolher como imam com base em suas opiniões?”

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