1 – A qualidade da fé é alcançada somente quando o crente possui três características, uma de seu Senhor, uma do Profeta (S.A.A.S.) e outra do Imam (A.S.). A que deve aprender com seu Senhor é a discrição, a que deve aprender com o Profeta (S.A.A.S.) é a cortesia e a que deve aprender com o Imam (A.S.) é a paciência diante da dificuldade e da tristeza.
2 – É compulsório aos agraciados melhorar o padrão de vida dos seus.
3 – A prece e o jejum não são a verdadeira adoração. A verdadeira adoração é a meditação sobre Allah.
4 – A higiene faz parte das tradições dos profetas.
5 – O ato de se perfumar, o ato de se pentear e a poligamia são costumes dos mensageiros de Allah.
6 – O digno de confiança não te trai, porém, tu con as no traidor.
7 – Quando Allah deseja fazer algo, Ele domina a mente dos servos e faz com que atuem com perfeição. Em seguida, Ele lhes devolve a mente. Assim, eles ficam querendo saber como e quando tal ação foi feita.
8 – O silêncio é uma das portas da sabedoria. Produz afeição e conduz a tudo o que é bom.
9 – Toda ação desnecessária exige esforço posterior. 10 – O irmão mais velho é o mesmo que o pai.
11 – Imam Al-Redha (A.S.) disse quando foi perguntado sobre os de caráter vil: São aqueles que possuem coisas que os afastam da lembrança de Allah.
12 – Imam Al-Redha (A.S.) costumava retirar o pó dos escritos e dizer: Isso não é um problema. Quando desejava fazer uma lista de seus assuntos para memorização, costumava começar dizendo “Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso. Eu lembrarei, se Allah quiser”.
13 – Quando uma pessoa deseja mencionar uma pessoa presente, deve usar seu cognome, mas quando se referir a uma pessoa ausente, deve usar o seu nome.
14 – O amigo de qualquer pessoa é o seu intelecto e seu inimigo é sua ignorância.
15 – O tratamento afetuoso é metade da inteligência.
16 – Allah odeia os mexericos, o desperdício e o ato de recorrer aos inimigos.
17 – O intelecto de um muslim é imperfeito até que ele adquira dez características – que o bem seja esperado dele, que o mal se torne algo distante dele, que considere a pequena boa ação alheia um grande favor e seu grande favor algo insignificante, que não se sinta incomodado em razão das pessoas recorrerem a ele em suas necessidades, que não se sinta cansado de buscar o conhecimento durante toda a sua vida, que prefira a pobreza na causa de Allah do que a riqueza, que prefira a humilhação com Allah do que a honra com os inimigos Dele, e que prefira o anonimato à fama. A décima característica! Não sabeis o que é? Perguntaram: “O que é?” É o considerar qualquer um melhor e mais temente do que ele. O crente classifica as pessoas em dois tipos; ou são melhores e mais tementes do que ele ou mais perversas e maldosas do que ele. Se encontra com alguém que seja mais perverso e maldoso do que ele, deseja que o que houver de bom naquele homem esteja oculto, o que será melhor para ele, enquanto que o seu próprio mal esteja aparente, o que será pior para ele. Quando encontra com alguém que seja melhor e mais temente do que ele, se comporta com modéstia para que possa se unir àquele indivíduo. Se ele fizer isso, sua glória se elevará, as boas ações serão aceitas e sua reputação será boa. Além disso, se tornará influente entre os seus.
18 – Quando um homem lhe pediu a explicação das palavras de Allah: “Allah é su ciente para o que Nele deposita sua confiança” (Alcorão Sagrado, C.65 – V.3) Disse: “A confiança em Allah é de vários graus, um deles é confiar plenamente em tudo o que Ele faz. A pessoa deve se satisfazer com tudo o que lhe ocorra, uma vez que crê que Allah não deixará de agraciá-la com o Seu benefício e Sua tutela, acreditando também que tudo está submetido à avaliação Dele, por conseguinte, deverá confiar em Allah atribuindo a Ele tudo o que lhe acontecer. Outro grau de confiança em Allah é crer em Seus decretos invisíveis que não podem ser compreendidos, destinar a compreensão disso a Ele e confiar em Sua tutela sobre esses decretos e com isso, con ando Nele tanto nesses decretos como em outros”.
19 – Ahmad bin Najm perguntou ao Imam Al-Redha (A.S.) sobre a auto admiração que anula as ações de uma pessoa. O Imam respondeu: “A auto admiração é de vários graus, um deles é quando as más ações se mostram atraentes e virtuosas aos olhos da pessoa, com isso, o que as comete se envaidece porque julga que está agindo corretamente. Outro grau de auto admiração é o grau em que o indivíduo acredita que Allah lhe deve muito pelo fato de ter acreditado Nele. Na realidade, é o indivíduo que deve muito a Allah, que o orientou à crença Nele”.
20 – Al Fadl narrou: Eu contei a Abul Hassan Al-Redha (A.S.) que Yunus bin Abdurrahman afirmara que o conhecimento era algo adquirido. O Imam (A.S.) respondeu: “Não, não é algo adquirido. A afirmação é incorreta. Allah concede o conhecimento ou a fé a quem Ele deseja. Ele fixa o conhecimento num grupo ou o deposita em outro. Ele nunca retira o conhecimento dos integrantes do primeiro grupo, porém, no caso do segundo grupo, Ele o toma de volta”.
21 – Safwan bin Yahya disse: Eu perguntei ao Imam Al-Redha (A.S.) se o conhecimento era dado aos servos por causa de seus esforços pessoais. Ele respondeu que não. Fiquei com vontade de saber se eles recebiam alguma recompensa em razão de seu conhecimento. O Imam (A.S.) respondeu: “Allah lhes deu o conhecimento por sua graça e os recompensará por Sua graça”.
22 – Al Fudhail bin Yasar disse: Eu perguntei ao Imam Al-Redha (A.S.) se os atos dos servos são criados ou não. Ele respondeu: “Por Allah, os atos são criados, a intenção, não a execução propriamente dita”. O Imam acrescentou: “A fé precede o Islam em um grau e o temor a Allah precede a fé em um grau. A convicção é a melhor coisa que foi dada aos filhos de Adão”.
23 – Em sua descrição dos melhores servos, o Imam Al-Redha(A.S.) disse:
“Os melhores servos de Allah são aqueles que se sentem contentes sempre que obram o que é bom, que buscam o perdão de Allah sempre que cometem algo errado, que agradecem a Allah sempre que conseguem alguma coisa, que se comportam com paciência sempre que um infortúnio lhes atinge e que sabem perdoar quando ficam irritados”.
24 – Quando ele foi perguntado sobre o limite da confiança em Allah, Imam Al-Redha (A.S.) respondeu: “O limite da confiança em Allah é o temer somente a Ele”.
25 – O banquete da cerimônia de casamento é uma tradição recomendável.
26 – A fé se apóia em quatro suportes: a confiança em Allah, a satisfação com os Seus decretos, a submissão às Suas ordens e o encomendar a Ele todos os assuntos. O servo virtuoso disse como o Alcorão Sagrado relata: “Quanto a mim, encomendo-me a Allah, porque é o Observador dos Seus servos. E eis que Allah o preservou das conspirações que lhe haviam urdido…” (Alcorão Sagrado, C.40 – V.44 e 45)
27 – Tende consideração aos vossos parentes mesmo que seja com um pouco de água. O melhor modo de respeitar os vossos parentes é preservá-los do mal que lhe possa causar. Allah diz: “Não desmereçais vossas caridades com exprobração ou agravo…” (Alcorão Sagrado, C.2 – V.264)
28 – A paciência e o conhecimento se encontram entre os sinais de entendimento. O silêncio é uma das portas da sabedoria. Produz afeição e conduz a tudo o que é bom.
29 – A recompensa de uma pessoa que busca o ganho material somente para satisfazer as necessidades dos seus dependentes é maior do que daquela que combate na causa de Allah.
30 – Alguém disse ao Imam Al-Redha (A.S.): “Como te sentes esta manhã?” Ele respondeu: “Eu inicio o meu dia com um tempo de vida que diminui e ações registradas. A morte nos é inevitável, o Inferno está atrás de nós e não sabemos o que nos acontecerá”.
31 – Não deveis ter expectativa alguma, quer seja nos assuntos mundanos, nos assuntos da religião ou naqueles que não possuem cinco qualidades: linhagem pura, generosidade, caráter comedido, personalidade nobre e temor a Allah.
32 – A vitória está sempre associada ao grupo que sabe perdoar.
33- Os generosos atendem os convites para as refeições para que seus convites também sejam aceitos, por outro lado, os avarentos não atendem os convites para que não precisem convidar ninguém.
34 – Nós, a família do Profeta, consideramos nossas promessas dívidas que devem ser pagas. Esse é costume do Mensageiro de Allah (S.A.A.S.).
35- As pessoas viverão numa época em que a saúde será dividida em dez partes, nove delas se encontrarão no isolamento e no silêncio.
36 – Muammar bin Khallad disse ao Imam Al-Redha (A.S.): “Allah adianta o teu alívio”. O Imam comentou: “Ó Muammar, certamente este é o teu alívio. O meu não é mais do que um saco com um punhado de farinha”.
37 – O auxílio aos fracos é a melhor caridade.
38 – Os servos não alcançarão a realidade da fé sem que antes possuam três qualidades: o conhecimento dos assuntos religiosos, a moderação no sustento e a paciência nos infortúnios.
39 – O Imam Al-Redha (A.S.) disse a Abul Hashim Dawud bin Al Qasim Al Ja’fari: “Ó Dawud, temos direitos que são impostos a ti por meio do Mensageiro de Allah (S.A.A.S.), e tens direitos que são impostos a nós. Consideramos os direitos daqueles que reconhecem os nossos direitos, enquanto que, nada temos a ver com aqueles que não reconhecem os nossos direitos”.
40 – O Imam Al-Redha (A.S.) estava certo dia presente a uma reunião de Al Ma’mun, quando algumas pessoas, incluindo Al Fadl bin Sahl Thurryiasatain, discutiam se a noite precede o dia na criação ou não. Al Fadl dirigiu a questão ao Imam (A.S.). “Queres que eu extraia a resposta do Livro de Allah ou das avaliações astronômicas?” “Eu gostaria que tu mencionasses primeiro as avaliações astronômicas”, disse Al Fadl. O Imam (A.S.) falou: “A firmas que o mundo se iniciou em Câncer e que as estrelas se encontravam em seu prospecto. Em vista disso, Saturno estava em Libra, Júpiter em Câncer, Marte em Capricórnio, Vênus em Peixes, a lua em Touro e o sol em Áries, no meio do céu. Tal fenômeno ocorre somente durante o dia”. “E quanto ao Livro de Allah?” perguntou al Fadl. O Imam Al-Redha(A.S.) disse: “A resposta está nas palavras de Allah: “Não é dado ao sol alcançar a lua, cada qual gira em sua órbita; nem a noite, ultrapassa o dia”. (Alcorão Sagrado, C.36 – V.40) O significado disso é que o dia precedeu a noite”.
41 – Ali bin Shuaib disse: “Certa vez, eu visitei Abul Hassan Al-Redha (A.S.). Ele perguntou-me, “Ó Ali, não conheces quem é o melhor no ganho do sustento entre as pessoas?” Eu respondi, “Tu, meu mestre, és mais sábio do que eu”. Ele (A.S.) disse: “É aquele que incrementa o sustento alheio a partir do seu próprio sustento”.
42 – O Imam Al-Redha (A.S.) perguntou a Ali bin Shuaib, “Ó Ali, sabes quem é pior no ganho do sustento entre as pessoas?” “Tu és mais sábio”, respondeu Ali. O Imam (A.S.) disse, “É aquele que impede que os demais incrementem seu sustento por meio de seus lucros”.
43 – Ó Ali, utiliza a boa vizinhança com as graças, pois elas são rudes, não retornam depois que tenham se ausentado.
44 – Ó Ali, a mais vil das pessoas é aquela que nega sua ajuda aos outros, que come sozinha e que espanca o seu servo.
45 – No Eid al Fitr, um homem contou ao Imam Al-Redha (A.S.) que tinha quebrado o jejum com tâmaras e com a terra do túmulo7. O Imam respondeu: “Tu reuniste a tradição profética com a bênção”.
46 – O Imam Al-Redha (A.S.) disse a Abu Hashim Al Ja’fari: “Ó Abul Hashim, a inteligência é um dom de Allah quando a ética é obtida por meio dos esforços. Assim, aquele que se esforça para obter valores éticos certamente os obterá enquanto que aqueles que se esforçam para obter a inteligência nada conseguirão senão o aumento da ignorância”.
47 – Ahmad bin Omar e Al Hussein bin Yazid narraram: Visitamos o Imam Al-Redha (A.S.) e nos queixamos das mudanças no padrão de vida que enfrentamos depois de vivermos no conforto e na tranquilidade, e pedimos a ele que suplicasse a Allah para que nos devolvesse o conforto e a tranquilidade. O Imam falou: “Em que medida desejais receber exatamente? Desejais ser reis? Ficareis satisfeitos em ter a mesma realeza de Tahir e Harthama enquanto vosso estado atual de crença for retirado de vós?” “Não”, respondemos, “Nunca ficaremos satisfeitos por ter ouro e prata na medida deste mundo com tudo o que nele há se tal coisa provocar a mudança de nossa fé”. Então, ele (A.S.) acrescentou: “Allah diz, “Trabalhai, ó familiares de Davi, com agradecimento! Quão poucos são os agradecidos entre os Meus servos”. (Alcorão Sagrado, C.34 – V.13) Esperai o benefício de Allah, pois Allah tratará quem o fizer de acordo com suas expectativas. Allah aceitará as poucas boas ações dos que se contentarem com o pouco sustento. Aquele que se contentar com o sustento mínimo de fontes lícitas terá fardos leves, sua família viverá confortavelmente, Allah mostrará a ele os males e os remédios deste mundo e o fará deixar esta vida serenamente para se transferir à Morada da paz”.
48 – Ibn As Sikit perguntou a Imam Al-Redha (A.S.) sobre o argumento de Allah contra as pessoas. O Imam (A.S.) respondeu: “O argumento de Allah neste mundo contra as pessoas é o intelecto. Trata-se do meio pelo qual o sincero e o mentiroso são reconhecidos”. Essa é, por Allah, a mais precisa resposta”, reconheceu Ibn As Sikit.
49 – Não deveis beijar a mão de ninguém, pois tal atitude é igual a suplicar a ele.
50 – A esposa é beijada na boca, a filha, no rosto, e o Imam, entre os olhos.
51 – O miserável não tem tranquilidade, o invejoso não pode encontrar prazer, o escravizado não pode ser leal e os mentirosos não têm brio.
7 Ao que parece, é uma referência a terra do túmulo do Imam Al Hussein (A.S.).