A História do Profeta Saléh (A.S.)

Por Kamal al-Sayyd
Traduzido por Ismail Ahmed Barbosa Júnior

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) liderou o exército islâmico no ano 9 da Hijrita. Ele se dirigiu para Tabuk, já que queria encontrar o exército romano no norte da península arábica. Os soldados muçulmanos caminharam por muitas milhas. Eles estavam cansados e sedentos. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) ordenou que parassem no vale das aldeias (Wadi al-Qurá) nas imediações de Tabuk. O exército muçulmano acampou perto das montanhas. Haviam ruínas e poços ali. Um muçulmano indagou o Profeta sobre as ruínas: “De quem eram essas ruínas?” A resposta foi: “São as ruínas de Thamud. A tribo de Thamud viveu neste lugar.” O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) avisou os muçulmanos para que não bebessem da água daqueles poços. Em seguida ele mostrou a eles uma fonte junto a montanha. E disse: “A camela de Saléh bebia desta fonte.” O Profeta Mohammad(S.A.A.S) também os alertou para que não entrassem nas ruínas. Ele queria lhes ensinar uma lição com aquela tribo sobre a qual uma maldição tinha sobrevindo e que havia sido destruída.

Quem é a tribo de Thamud? Qual é a história do Profeta Saléh (A.S.)?

A tribo de Thamud viveu naqueles amplos vales chamados Wadi al-Qurá, no norte da Península Arábica, em tempos antigos. A tribo de Thamud está entre as tribos árabes esquecidas. A história não a menciona. O Alcorão Sagrado mencionou sua história. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) também a mencionou em suas tradições. Esta tribo surgiu depois que as tribos de ‘Ad foram destruídas no Vale de al-Ahqaf. O Povo desta tribo era agricultor. Eles cavavam poços e aravam os campos. Construíam casas nas montanhas. Seus rebanhos pastavam tranqüilos nos prados. Seus pomares e fazendas prosperaram e eram cheios de frutos. A tribo de Thamud levava este tipo de vida.

A tribo era ingrata com Deus. Seus membros não o cultuavam. Os ricos e abastados se tornaram tiranos, os membros da tribo cultuavam ídolos. O Profeta Saléh (A.S.) sabia que a adoração aos ídolos estava profundamente enraizada no coração de seu povo. Pois os pais e avós deles tinham sido igualmente idólatras. Ele sabia que os chefes da tribo eram corruptos e que não gostavam do bem e puniam aqueles que alertavam o povo para que não cultuasse os ídolos. Contudo, Saléh (A.S.) era um Mensageiro de Deus. Não temia ninguém, exceto Deus, O Grandioso, o Todo- Poderoso. O Profeta Saléh tornou pública sua missão. Desde então, a luta entre o bem e o mal se iniciou. O Profeta fiel começou sua luta contra os perversos descrentes. Existiam nove homens fortes na tribo de Thamud, e todos eles eram malfeitores.

A Pedra Sagrada

Um dia, os membros da tribo foram até uma grande pedra na montanha. Eles adoraram a pedra por um longo tempo. As crianças viram seus pais prestando culto a pedra. E eles imitaram seus pais. Quando cresceram, também se tornaram adoradores daquela pedra. As pessoas da tribo circulavam a pedra. Sacrificavam carneiros para ela. E pediam por bênçãos.

O Profeta Saléh (A.S.) viu o que seu povo fazia. Ficou triste por eles. Ele foi até a pedra sagrada e viu as pessoas em adoração a ela. O Profeta Saléh disse a eles: “Ó Povo , adorai a Deus, não tendes outra divindade senão Ele.” Um deles perguntou: “Por que dizes a nós para adorarmos unicamente a Deus?” O Profeta Saléh (A.S.) respondeu: “Porque Ele vos criou. E é quem vos provê com os meios de subsistência.” Eles disseram: “Deus está longe de nós. Não podemos suplicar a Ele. Nós servimos de suas honoráveis criaturas. Ele confiou nossos assuntos a elas. Desejamos o aprazimento de Deus, servindo a estas criaturas.” Saléh(A.S.) amargurado, disse: “Ó Povo, Deus é quem vos criou. Ele é que me enviou a vós. Quer que adores somente a Ele. Ó povo,implorai o perdão de Deus. Voltai a Ele contritos. Meu Senhor está próximo e responde as preces.” Retrucaram: “Ó Saléh, era para nós a esperança antes disto.” E acrescentaram: “Pensávamos que podíamos usar de tua razão e sabeboria. Então, tu nos apresenta uma estranha missão. Por que nos convoca a abandonarmos nossos deuses? Por que nos intima a abandonar aquilo que nossos pais e avós serviram? Duvidamos do que predicas, Saléh, ficaste louco!” Saléh (A.S.) disse: “Deus enviou-me a vós para que o adorassem. Não peço recompensa disso a ninguém. Eu apenas sirvo a Deus, que me criou.” Então disseram: “Se és um profeta de Deus, podes fazer surgir uma camela grávida do meio desta rocha?” O Profeta Saléh (A.S.) respondeu : “Deus tem poder sobre todas as coisas. É ele quem criou para nós tudo o que há na terra.” Disseram: “Não acreditaremos em ti até que faças surgir do meio desta rocha, uma camela.” Um deles gritou: “Sim, a camela deve estar grávida !” Saléh respondeu: “Eu rogarei a Deus por isso. Se Ele fizer tal coisa, acreditareis que existe apenas um único Deus ? E acreditareis que sou seu Mensageiro (enviado) a vós?” “Sim.” Responderam. “Quando a promessa será cumprida?” perguntaram. O Profeta Saléh (A.S.) respondeu: “A promessa será cumprida neste lugar amanhã.”

Eis a Camela de Deus

Ao romper da aurora, Saléh se dirigiu à montanha onde a grande rocha se encontrava. A tarefa de Saléh era difícil, pois seu povo exigia a ele que fizesse surgir uma camela grávida da rocha. O povo de Thamud se reuniu ao redor da rocha. Alguns deles duvidavam de Saléh, alguns olhavam para a rocha, outros olhavam para Saléh. Eles viram Saléh contemplando o céu humildemente. Ouviram-no pronunciando algumas palavras. Viram suas mãos apontando para a rocha e para a tribo de Thamud. Compreenderam que Saléh estava orando para seu Senhor, pedindo por ajuda a sua missão. Saléh pediu a Deus algo maravilhoso. Pediu que fizesse surgir uma camela grávida do meio da rocha. Todos olhavam para ele e para a rocha. O Profeta Saléh (A.S.) se sentou. Seus olhos estavam cheios de lágrimas. Ele pedia a Deus por um sinal que convencesse seu povo, pois queria que eles retornassem a sua natureza original e adorassem somente a Deus.

De repente, Saléh se ergueu. Ele apontou seu dedo para a rocha. Todos os membros da tribo ouviram um som assustador. Ouviram a rocha rachar. Depois a viram se partir em pedaços. Então, uma maravilhosa camela surgiu. Ela estava grávida. O povo gostou dela porque era domesticada. O Profeta Saléh (A.S.) se prostrou a Deus. Agradeceu-o e glorificou-o. Deus fez surgir a camela de dentro da rocha com seu poder absoluto. Os membros da tribo curvaram suas cabeças para glorificar a Deus. Alguns se prostraram a Ele. Eles viram um grande sinal diante de seus olhos. E disseram: “O que Saléh tinha dito era verdade. Deus é Um e único, não há nenhum parceiro com Ele.” Estes eram poucos em número. Contudo, sua fé era tão firme como a rocha da qual a camela tinha saído.

Todos os membros da tribo olhavam para aquele milagre com assombro. A camela tornou-se um símbolo para a missão de Saléh. Tornou-se um símbolo para a Unicidade de Deus.

O Jovem Camelo

Após três dias, a camela deu a luz a um gracioso camelo. O filhote seguia sua mãe. Permanecia atrás dela calmamente, sua mãe cuidava dele com afeto. Então, a camela e seu pequeno camelo se tornaram um símbolo de afeição e bondade. Quando o povo de Thamud via a camela, dizia: “Eis a camela de Saléh.” Porém, o Profeta Saléh (A.S.) dizia: “Esta é a camela de Deus, é o sinal do céu. Sede cuidadosos e não causeis dano a ela, se o fizerdes , a maldição de Deus sobrevirá a vós.”

Os dias se passaram. A camela vivia naqueles vastos vales. Comia da vegetação do vale. Ia até algumas fontes e bebia delas. A camela produzia leite para todas as pessoas. Seu leite era abençoado e delicioso.

A Contenda

A tribo de Thamud dividiu-se em dois grupos: o grupo dos crentes e o dos descrentes. Os descrentes ofendiam os crentes. Eles zombavam de suas crenças e perguntavam: “Acreditais acaso, que Saléh é um Mensageiro de Deus?” Os crentes respondiam: “Sim, cremos em sua missão. Cremos no que ele nos trouxe de Deus. Não cultuamos a ninguém senão Deus.” Os descrentes renegavam abertamente a missão de Saléh. Eles eram ricos. As bênçãos os tornaram ingratos. Achavam-se muito fortes. Nove homens eram os mais arrogantes deles. Tinham corações duros como pedra. Não tinham pena de ninguém. Eles não sabiam de nada senão de seus próprios interesses. Sabiam que Saléh (A.S.) era um perigo para suas crenças. Assim nutriam ódio contra ele. Desejavam o mal a camela, pois ela tornou-se um sinal da fiel profecia e missão de Saléh (A.S.).

A Conspiração

Uma noite, depois que o povo foi dormir, aquelas nove pessoas se encontraram. Eles comeram até se saciarem. Beberam vinho até ficarem ébrios. Seus olhos estavam vermelhos. Conversavam sobre a perigosa posição de Saléh no meio do povo. Diziam um para o outro: “O que faremos? Como podemos nos livrar de Saléh?” Um deles sugeriu: “Acho que seria melhor nos livrarmos da camela.” Outro, falou: “Sim, será melhor matá-la, pois é a prova da missão de Saléh. Quando a matarmos ele estará fraco diante de nós.” Um terceiro acrescentou: “Mataremos Saléh também.” Um quarto perguntou: “Quem matará a camela?” Outro perguntou: “Quem pode matá-la?” Um sexto respondeu: “Eu sei quem a matará .” Um sétimo perguntou: “Quem é ele?” Todos perguntaram: “Quem é ele?” O sexto respondeu: “É Qaydar, o impiedoso.” Todos elevaram a voz: “Sim, concordamos sobre Qaydar, o impiedoso.”

O Crime

Eles decidiram matar a camela. Um deles saiu para chamar Qaydar, o Impiedoso. Era meia-noite. Qaydar chegou, carregando sua espada. Ele bebeu vinho até seus olhos ficarem vermelhos. Qaydar também nutria más intenções contra a camela. A camela era o símbolo do Bem. Enquanto que, Qaydar odiava a bondade e era um homem cruel. Quando os nove homens maus o seduziram com dinheiro, ele se ergueu para matar a camela. Os conspiradores perguntaram a Qaydar: “Onde está indo, Qaydar?” “Estou indo matar a camela esta noite.” respondeu. Os nove homens disseram: “Espere até o amanhecer. A camela então irá à fonte. Tu a matarás facilmente.” Qaydar passou toda a noite bebendo vinho. Sua face se tornou assustadora.

A camela e o filhote acordaram. Eles foram à fonte para beber. O filhote estava brincando alegremente. O sol nasceu. Os verdes prados pareciam um bonito playground. O filhote gostava de brincar naqueles prados verdes. Sua mãe o levava para lá todas as manhãs. O que aconteceu aquela manhã? Por que o filhote não foi brincar? Qaydar, o cruel, de repente apareceu. Ele não deixou que a camela e seu filhote fossem até a fonte. Ele carregava sua espada. A camela tentou pegar um outro caminho. Porém, Qaydar golpeou-a e a derrubou no chão. Então, Qaydar golpeou-a no pescoço. A camela olhou tristemente para o seu bebê. O camelinho estava com medo. Ele fugiu em direção a montanha. Os nove homens maldosos chegaram e começaram a esfaquear a camela com suas adagas e facas. A camela sangrou até morrer.

O Camelinho Inocente

Os criminosos, que pertenciam a tribo de Thamud, não estavam satisfeitos em matar a camela inocente. Suas mãos estavam manchadas com o sangue dela. Eles a esquartejaram, como lobos. Não estavam satisfeitos com aquilo. Eles saíram no encalço do filhote. O camelinho estava assustado. Subiu as rochas da montanha. Procurava por um lugar para se esconder daqueles nove homens maus que eram mais perigosos do que lobos.

O camelinho parou no topo da montanha olhando para sua mãe que os criminosos tinham esquartejado com suas facas. Ele também olhava para os homens que estavam portando adagas em suas mãos e subindo a montanha para matá-lo.

O filhote não tinha meios de escapar. Assim, ele olhou para o céu e rosnou três vezes. Então, um dos pagãos golpeou-o com uma faca afiada. O filhote caiu nas rochas. Seu sangue se derramou sobre elas. Em seguida, os criminosos atacaram-no com suas facas. Com selvageria o esquartejaram. Mesmo os lobos eram mais clementes do que aqueles assassinos pagãos.

O Profeta Saléh (A.S.) e os crentes acordaram. Eles foram ver a camela de Deus, mas não encontraram nada senão as manchas de sangue no chão e na montanha.

Nuvens negras surgiram no horizonte. O céu se fez ameaçador. Todas as coisas belas desapareceram. Pois aqueles homens perversos não gostavam do bem. Eles assassinaram a dócil camela que lhes dava leite todos os dias. Eles mataram a camela pois ela era o sinal de Deus e a prova da missão de Saléh.

O Profeta Saléh (A.S.) disse a eles: “Aproveitem a vossa vida por apenas três dias. O castigo sobrevirá a vós, posto que sois opressores. Renegais a missão de Deus e cometestes o assassínio de sua camela. Vós não gostais de praticar o bem.”

O Povo de Thamud não pediu desculpas a Saléh pelo assassinato da camela. Eles não voltaram contritos a Deus. Ao contrário, tinham a intenção de matar Saléh e sua família. De novo se reuniram e decidiram atacar Saléh em sua casa e assassiná-lo. Eles poderiam perseguir os crentes depois disso.

O que aconteceu?

Antes que pusessem em prática este assassinato, uma coisa espantosa aconteceu. Nuvens negras se juntaram no céu. Elas cobriram a lua e as estrelas. Os vales e as montanhas ficaram escuros como a noite. À meia-noite violentos raios atingiram e destruíram a tribo de Thamud. Ninguém escapou daqueles raios exceto o Profeta Saléh (A.S.) e os crentes. Este foi o fim da tribo de Thamud . Quatro dias depois da camela ser assassinada, o sol se ergueu sobre as ruínas daquele povo de opressores!

“Ao povo de Samud enviamos seu irmão, Sáleh, que lhes disse: Ó povo meu, adorai a Deus, porque não tereis outra divindade além d’Ele. Chegou-vos uma evidência do nosso Senhor. Ei-la aqui: a camela de Deus é um sinal para vós; deixai-a pastar nas terras de Deus e não a maltrateis, porque vos açoitará um doloroso castigo..” (Alcorão Sagrado C.7 – V.73)

“Havíamos enviado ao povo de Samud seu irmão, Sáleh, que disse aos seus membros: Adorai a Deus! Porém, eis que se dividiram em dois grupos, que disputavam entre si. Perguntou-lhes (Sáleh): Ó povo meu, por que apressais o mal em vez do bem? Por que não implorais o perdão de Deus, talvez recebereis misericórdia.” (Alcorão Sagrado C. 27- V. 45 e 46)

«
»