10 dez, 2014

Tudo sobre o Arbaeen do Imam Hussein (A.S.)

10 dez, 2014

São Paulo, 10/12/2014

O Arbaeen marca a primeira visita que o Imam Hussein (A.S.) recebeu após o seu martírio, visita esta realizada pelo grande companheiro do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), chamado Jabber ibn Abdillah Al-Ansari o qual se encontrou com o Imam Ali ibnol Hussein (A.S.) e a família de Zainab (A.S.) em Karbala quando foi visitar o Imam Hussein (A.S.). O Imam Assajad (A.S.), filho do Imam Hussein (A.S.), e Zainab Al-Kubra (A.S.), irmã do Imam Hussein (A.S.), narraram a Jaber o ocorrido em Karbala, citando detalhes da tragédia que levou ao martírio do Imam Hussein (A.S.) e seus companheiros. Também existem narrativas que indicam que quarenta dias após o martírio do Imam Hussein (A.S.) as cabeças dos mártires companheiros do Imam (A.S.) foram enterradas em Karbala, isto foi no dia 20 de Safar, dia que a caravana dos familiares de Hussein (A.S.) passou por Karbala ao retornar de Sham e deu o último adeus ao Imam (A.S.), enterrando as cabeças do Imam (A.S.) e seus companheiros. Ao decorrer do tempo todos os Imames (A.S.) afirmaram a importância e a grande recompensa desta grandiosa Ziyarah (visitação), o que é citado nas narrações dos livros de tradição e história islâmica, configurando o Arbaeen como um evento de grandes proporções, sendo hoje uma das maiores peregrinações do mundo.

Arbaeen - Caminhada  (8)

Milhões de muçulmanos seguidores da linhagem dos Ahlul Bait (A.S.) amantes da liberdade e da pura fé islâmica entraram por terra e pelo ar no território iraquiano nas últimas duas semanas. Os aeroportos das cidades de Najaf Al-Ashraf, 75 Km de Karbala, e Bagdá, a 200 Km de Karbala, ficaram lotados de peregrinos, que chegavam 24 horas por dia nos aeroportos. Novas alas foram abertas nos aeroportos citados especialmente para receber os mais de 200 voos diários de diversos países do mundo, que carregavam estes peregrinos que vieram celebrar a cerimônia do “Arbaeen”, celebrada 40 dias após o martírio do Imam Hussein (A.S.) em Karbala.

O gabinete do primeiro ministro iraquiano Haidar Al-Ebadi determinou a concessão especial de vistos de entrada no Iraque nos próprios aeroportos citados, para atender a demanda de milhares de peregrinos entrando no país, pois as embaixadas locais não estavam conseguindo atender a demanda de aproximadamente 20 milhões de peregrinos que chegaram a Karbala. Um número próximo seria o de um voo a cada 15 minutos em cada aeroporto. O aeroporto de Najaf afirmou por meio de uma nota oficial que peregrinos de todos os países do mundo que chegaram no aeroporto poderiam receber o seu visto de entrada gratuitamente no próprio local, sendo concedido por autoridades oficiais locais (veja aqui).

Arbaeen - Caminhada  (18)

A tradicional caminhada a Karbala realizada pelos peregrinos é uma cerimônia tradicional e histórica, que se estende há mais de 13 séculos. Sendo que no passado os peregrinos eram perseguidos, torturados, presos e até mesmo martirizados apenas por seguir esta tradição. O exemplo mais contemporâneo é o do regime de Saddam Hussein, que governou o Iraque de 1979 até 2003, período em que perseguiu peregrinos e visitantes do Imam Hussein (A.S.), e muitos perderam suas vidas nesta caminhada. Mas mesmo assim os peregrinos nunca deixaram de realizar esta cerimônia, por lealdade ao “Símbolo da Rejeição à Opressão e Injustiça”.

Até o dia 08 de Dezembro de 2014, a Embaixada da República Islâmica do Irã em Bagdá informou por meio de uma nota oficial que apenas do Irã mais de 1,2 milhão de peregrinos iranianos entraram no território iraquiano. A caminhada a pé até Karbala que normalmente começava em cidades iraquianas, este ano começou em cidades iranianas que fazem fronteira com o Iraque. Milhares de peregrinos iranianos e estrangeiros que entraram ao Iraque via fronteira terrestre caminhavam longamente de cidades próximas da fronteira e seguiam a pé até cidade de Karbala. A distância varia de 95 Km do posto fiscal de fronteira de Mehran (Irã) – Badra e Jassan (Iraque) ou 575 km do posto Shalamjah (Irã) – Basrah (Iraque). Esta semana, um grande grupo de aproximadamente 350 mil peregrinos que não possuíam visto e em alguns casos nem documento de entrada no Iraque, tendo apenas a esperança de entrar e realizar a visita ao Imam Hussein (A.S.), recebeu uma autorização especial das autoridades locais iraquianas. Autoridades iraquianas afirmaram que até o momento registraram a entrada de mais de 2 milhões de peregrinos árabes e estrangeiros ao país, inclusive do Brasil, de onde saíram peregrinos de São Paulo e de Foz de Iguaçu, chegando no início de Dezembro no Iraque. E pela primeira vez na história chegaram ao porto de Basra, no sul do Iraque, mais de 100 mil indianos que vieram de seu país em navios e barcos, e quando descembarcaram seguiram a viagem a pé até Karbala.

Arbaeen - Segurança (14)

No requisito segurança, os Ministérios da Defesa e do Interior, orientados diretamente pelo gabinete do primeiro ministro iraquiano, estabeleceram que mais de 40 mil homens de diversas divisões, como policiais locais e militares, iriam realizar a segurança destas multidões que seguiram até Karbala para a celebração do Arbaeen a ser realizada no dia 12 de Dezembro. Até o momento não foram registrados nenhum acontecimento violento contra esta caminhada, e mesmo se acontecer, como aconteceu há alguns anos atrás, a peregrinação continuará firme, e os peregrinos persistirão para concluir o seu trajeto, pois esta é uma grande honra para eles. Cabe lembrar que as forças aéreas iraquianas também estão acompanhando e fazendo a segurança dos peregrinos.

Uma das questões que mais preocupa os leigos quando ouvem a respeito do Arbaeen é o quesito da alimentação destas grandes multidões. Milhares de caravanas e grupos iraquianos, e até mesmo estrangeiros, se estabelecem nos percursos que levam até a cidade de Karbala para ter a honra de alimentar gratuitamente todos os peregrinos, com todos os diversos tipos de alimentos desde arroz, feijão, kebab, lanches, frutos do mar, frutas, verduras, bebidas, e tudo que o mais que os peregrinos imaginam. A novidade deste ano foi a montagem de uma mesa de alimentação que iniciou no estado de Zi Ghar, sul do Iraque e se estendeu por 15 Km. Há tentativas de registrar este fato e enviar aos juízes do Guiness Book, para que esta mesa, que foi chamada de “A ceia do Imam Hussein” seja registrada no livro dos recordes como a maior ceia do mundo. Dezenas de voluntários trabalham dia e noite nestas caravanas para ter a honra de servir aos peregrinos quando estiverem passando na frente de suas tendas ao decorrer da caminhada. Homens, mulheres, jovens, idosos, crianças, deficientes físicos e até mesmo os mais necessitados se sentem horados em poder servir de uma forma ou de outra, mesmo que simples, os peregrinos de Karbala.

Arbaeen (Alimentação dos Peregrinos) (17)

Centenas de mesquitas, husseiniyas e salões de orações também abriram suas portas para receber os milhões de peregrinos que caminham na jornada rumo a Karbala, e ao mesmo tempo milhares de tendas improvisadas na extensão do caminho inteiro foram montadas para o descanso e acomodação dos peregrinos. Até mesmo moradores de aldeias e cidades que ficam as margens das rodovias principais que levam a Karbala abriram as portas de suas próprias casas para terem a honra de atender os peregrinos, que descansam, se alimentam ou até passam a noite nestas casas. O dono da casa se honra ao servir os peregrinos, e até mesmo lavam suas roupas.

Para aqueles que durante a caminhada não conseguiram continuar a pé por qualquer motivo, o governo iraquiano disponibilizou mais de 7500 veículos para fazer o trajeto de várias cidades iraquianas até Karbala. Para este fim, até mesmo veículos particulares, caminhões, ônibus e vans estão fazendo este trajeto, para a comodidade dos peregrinos.

Arbaeen - Saude (12)

Se precisar de algum atendimento emergencial de saúde as pessoas não precisam se preocupar, pois bases populares de atendimento emergencial, acompanhadas de ambulâncias e supervisionadas por membros de hospitais e clínicas foram disponibilizadas ao decorrer do caminho inteiro. Remédios de diversos tipos são distribuídos nestes postos, contando sempre com a presença de médicos.

Ao decorrer do percurso foram criadas diversas programações culturais islâmicas, como os locais onde se pode aprender melhor a leitura do Alcorão Sagrado e suas recitações. Professores de árabe e de Alcorão Sagrado estão prontos para aperfeiçoar a leitura dos peregrinos no decorrer do trajeto até Karbala.

Oficialmente os Santuários do Imam Hussein (A.S.) e de Abul Fadhl Al-Abbas (A.S.) são os responsáveis pelo registro das caravanas, e afirmaram que neste ano o número de caravanas disponíveis a serviços dos peregrinos chegou a 6850 grupos, que se espalham nas principais vias do trajeto dos peregrinos até Karbala para atender as necessidades de milhões de pessoas. Estas caravanas disponibilizam desde necessidades básicas com serviços sanitários, até locais de repouso, alimentação e acomodação. Até mesmo necessidades básicas que o peregrino se esquece de providenciar, tais como recarga de celular, são disponibilizadas gratuitamente para os peregrinos. Para se servir os peregrinos não necessitam ter qualquer tipo de registro, mas é bom registrar a sua caravana no setor de divisões de caravanas do santuário do Imam Hussein (A.S.) para obter a devida licença de serviços dos peregrinos que garante fácil acesso a locais fechados de Karbala.

Arbaen (Chegada em Karbala) (56)

O mais impressionante é que mesmo com um gigantesco número de peregrinos não se registra nenhuma briga ou discussão ao decorrer da caminhada. Nos últimos anos Marje, líderes religiosos, sábios e organizações islâmicas tem lançado anualmente uma nota com recomendações e conselhos a serem seguidas pelos peregrinos, e entre os mais importantes estão:

1. Respeitar os horários das orações e realiza-las em seus devidos momentos, pois o dito do Imam Hussein (A.S.) afirma: “Minha interseção não abrangerá os que menosprezam a oração”.

2. Cuidar da limpeza e da higiene durante decorrer a peregrinação.

3. Respeitar a jurisprudência islâmica em relação ao visual e vestimenta, especialmente as mulheres, respeitando o uso do véu e do hijab.

4. Não desperdiçar alimentos no decorrer da viajem.

5. Pregar o princípio do perdão e da clemencia entre os próximos, e praticar os ensinamentos do Islam e a ética dos Ahlul Bait (A.S.) neste aspecto.

Durante a celebração do Arbaeen centenas de líderes religiosos e seguidores de escolas islâmicas diversas participam nesta cerimônia para demonstrar sua solidariedade e simpatia com a causa do Imam Hussein (A.S.), o qual não foi o Imam de um grupo ou sociedade e sim o Imam e líder de toda a humanidade contra a injustiça e opressão. Dezenas de autoridades iraquianas, desde o primeiro ministro, ministros e comandantes militares verificaram de perto os serviços de segurança prestados pelo governo e acompanham todo a rede de serviços totalmente voluntários prestados por parte da população.

Arbaen (Chegada em Karbala) (53)

Como todos estão cientes a cerimônia do Arbaeen de 2014 está marcada por um momento sangrento para o povo iraquiano, que está enfrentando uma luta contra o terrorismo, e que com a bênção de Deus e a persistência das forças armadas iraquianas estão infringindo dia após dia grandes derrotas sobre estes grupos que representam a brutalidade e o crime contra a humanidade e seus princípios. Estes grupos já fizeram milhares de vítimas inocente no Iraque, vítimas estas que tiveram suas fotos espalhadas no decorrer dos caminhos que levam até Karbala para homenageá-las, e ler a Surata Al-Fatiha em memória delas é algo que vem sendo realizado por parte dos peregrinos. As fotos destes mártires que foram vítimas do terrorismo são acompanhadas da frase: “Vocês são nosso orgulho”.

O mais impressionante é a classe diversificada de pessoas que fazem esta peregrinação, que vai desde o jovem até as crianças, bebês, mulheres, homens, idosos e até mesmo deficientes físicos. Todos se honram ao realizar este trajeto para visitar o Imam Hussein (A.S.), renovando seus votos de fidelidade para com a sua mensagem, que nada mais é que a mensagem da essência do Islam como prega a tradição do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), a mensagem que reprime a opressão e a injúria aos seus princípios.

Arbaen (Chegada em Karbala) (58)

Ao mesmo tempo, todos os serviços estes citados que são destinados aos peregrinos do Imam Hussein (A.S.) são totalmente voluntários, e nada é fornecido pelos governos ou estado. Todos os custos são cobertos por doações de pessoas entre os membros das caravanas, que se sentem honrados em gastar cada centavo em prol dos peregrinos do Arbaeen. Os moradores ajudam como podem para melhor receber os peregrinos, cada um como pode e com o que pode, pois o que mais vale não é a quantidade e sim a intenção pura de servir a Deus, ajudando pessoas que vieram de longe para renovar os votos de sua lealdade com o Imam Hussein (A.S.). De acordo com o levantamento de um parlamentar iraquiano, durante a visitação de Arbaeen mais de 250 milhões de refeições serão distribuídos gratuitamente a todos peregrinos. O que mais impressiona é que este grande numero

Em Karbala, os santuários do Imam Hussein (A.S.) e do Abul Fadhl Al-Abbas (A.S.) e outros locais ao redor dos santuários foram preparados para receber as multidões de peregrinos que de acordo com as expectativas chegaram a 20 milhões este ano. Novas alas e salões foram inaugurados em ambos os santuários, fora os projetos de ampliação que os santuários estão realizando no decorrer do ano para se preparar para receber os milhões que ainda chegarão em outras épocas do ano e em eventos futuros.

Arbaeen - Midia (3)

Centenas de veículos de mídia, locais e internacionais, estão presentes no Iraque para cobrir este evento que é considerado um dos mais grandiosos do mundo islâmico, e que revela a mensagem do Islam contra a injustiça e opressão, como pregada pelo Imam Hussein (A.S.) e seus companheiros em Karbala. O que afirmar que o importante não é a quantidade de pessoas que lutaram ao lado do Imam Hussein (A.S.), pois que foram poucas e foram martirizadas, o mais importante é que a mensagem do Imam Hussein (A.S.) chegou às nações, e foi este o destino desenhado por Deus para esta grandiosa personalidade da história do Islam. Sua mensagem foi de rejeição à injuria e hipocrisia dos governantes que se nomeavam como islâmicos, mas que nada mais os interessava do que a permanência em seus postos e a corrupção, e no fundo eles nem ao menos tinham uma verdadeira crença no Islam, algo que foi claramente demonstrado pelo vil e desviado governante da época, Yazid ibn Mu´awiyah.

Para saber e ver mais sobre Karbala e o Arbaeen, indicamos os vídeos abaixo:

Karbala – The Journey of Love: http://youtu.be/wv8InC9Ys6w

Karbala: https://www.youtube.com/watch?v=o6HSUIritHc

Karbala: https://www.youtube.com/watch?v=BPaPgtYhw_g

Karbala: https://www.youtube.com/watch?v=98h1-qY3f0s

Karbala: https://www.youtube.com/watch?v=JsBudsJX0lM

Karbala: https://www.youtube.com/watch?v=TMxNh3nFxFc

Karbala: https://www.youtube.com/watch?v=jJVNlEVgkI8

Arbaeen (Documentário sobre o Arbaeen em Árabe): https://www.youtube.com/watch?v=_J71qk15Sj0

Mais fotos do Arbaeen clique aqui.

Centro Islâmico no Brasil no Arbaeen em 2012, clique aqui.

Textos sobre Ashura

Filosofia de Muharam

Realidade de Karbala

Relato do Martírio do Imam Hussein (A.S.)

Os Objetivos da Revolução do Imam Hussein (A.S.)

Centro Islâmico no Brasil

«
»