12 ago, 2016

Alimentos Halal nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

12 ago, 2016

 

Com as bênçãos de Deus, o Centro Islâmico no Brasil mais uma vez age internacionalmente de uma forma contundente e eficaz marcando presença em um evento de grande porte através do projeto de Alimentação Halal 2016, o qual garante alimentação Halal aos atletas e participantes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio2016 no restaurante principal da Vila Olímpica, localizada na região da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos Rio2016, e ao mesmo tempo proporciona a expansão da cultura Halal em mais um evento internacional no Brasil.

Os Jogos Olímpicos são o maior evento esportivo do mundo, que a cada quatro anos é o centro de encontro de atletas e campeões acompanhados de comissões técnicas, jornalistas e profissionais de 208 países, dispostos em 42 modalidades esportivas.

No decorrer dos últimos oito meses, em um trabalho contínuo de cooperação com o comitê organizador deste grande evento e suas equipes técnicas, o Centro Islâmico no Brasil conseguiu oferecer um padrão e condições para o preparo da alimentação Halal durante a realização dos Jogos Rio2016. Um projeto totalmente pioneiro e inteiramente baseado nas jurisprudências e ensinamentos da religião islâmica, que foi transformado em um manual prático para ser executado na oferta de alimentos e refeições Halal durante os jogos, o que levou à adaptação de vários setores para que as exigências Halal fossem totalmente atendidas. Entre as principais exigências foram a construção de uma cozinha e de um buffet Halal, específicos para esta função, e que oferecerão as refeições diárias de cerca de 2 mil muçulmanos, entre atletas e membros de comitivas esportivas.

1

Uma outra questão de importância deste projeto foi a garantia do rastreamento total dos produtos Halal, desde a origem, produção, transporte, armazenamento e preparo até o oferecimento, ou seja, todo o processo é criteriosamente inspecionado pelo Centro Islâmico no Brasil. Os mínimos detalhes da Alimentação Halal são mencionados no projeto, dando instruções detalhadas para os colaboradores que foram treinados e atuarão neste setor, e que terão seus uniformes identificadas com o logo Halal para que se destaquem dos demais colaboradores do estabelecimento e facilitem o trabalho no campo halal.

O Centro Islâmico no Brasil assumiu o controle da fiscalização e garantia Halal durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio2016, e seus fiscais e auditores tem a total autonomia e autoridade para garantir que a oferta de alimentos Halal na Vila dos Atletas esteja seguindo em 100% os padrões estabelecidos pelas jurisprudências islâmicas, garantindo a oferta de alimentos Halal no refeitório da Vila Olímpica, que tem capacidade de oferecer 65 mil refeições por dia, durante 24 horas, para 18 mil atletas participantes dos jogos, sendo que deste total diário 8 mil refeições serão Halal. E com base na expansão da cultural Halal nos últimos anos e sua forte presença em muitos países, até mesmo não muçulmanos, os padrões estabelecidos pelo Centro islâmico no Brasil no buffet Halal farão que o mesmo esteja aberto e totalmente em condições de atender a todos os atletas, até mesmo os não-muçulmanos que se interessam em degustar pratos típicos Halal que transmitem confiança e saúde.

O cardápio das refeições do restaurante da Vila Olímpica é imenso e tem como a principal novidade a presença de culinária internacional, e consequentemente, o cardápio das refeições Halal foi montado como base nesta linha diversificada. O Buffet Halal terá pratos típicos de países islâmicos, e o mais importante, isentos de quaisquer ingredientes considerados ilícitos no Islam.

11

Diante do tamanho e eficiência do “Projeto de Alimentação Halal” oferecido pelo Centro Islâmico no Brasil, o mesmo foi procurado e está sendo executado também em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro e em outras cidades brasileiras que irão sediar eventos olímpicos, com o objetivo de oferecer aos consumidores, sejam convidados ou atletas, produtos e alimentos 100% garantidos e de acordo com os preceitos islâmicos.

Lembrando que o Centro Islâmico no Brasil também esteve presente em grandes eventos internacionais realizados no Brasil tais como a Rio+20 em 2012, a Copa do Mundo em 2014 e muitos outros eventos que procuraram por eficiência e garantia de produtos e serviços Halal totalmente de acordo com os preceitos e jurisprudências islâmicas.

 

 

 

 

 

 

 

«
»