Escrita para Churaih Bin Haris, Qádi de kufa

(É relatado que Churaih Bin haris ,durante o seu período de posse , adquiriu uma casa por oitenta dinares. Quando Amirul Muminin (as) soube, mandou chamá-lo e lhe disse ):
“Vim a saber que adquiriste uma casa por oitenta dinares e que assentaste (o negócio) em documento e fizeste com que o mesmo fosse testemunhado.”
Churaih respondeu : “ Sim, Amirul Muminin, assim foi.”
Amirul Muminin (as) olhou-o irritado e disse :
“Ó Churaih, brevemente um corpo ( o anjo da morte) virá a ti e não olhará o documento , tampouco questionará sobre a tua evidência mas p tirará dela, e o levará para longe e o depositará no teu túmulo solitário.
Olha, ó Churaih, se tu adquiriste essa casa com dinheiro que não era teu, ou pagaste o preço de fonte ilícita, incorreste na perda deste mundo e do outro. Se tivesses vindo a mim na ocasião da aquisição, eu teria escrito para ti um documento neste papel e tu não terias gostado de comprar a casa nem mesmo por um dinar, que dizer por mais . O documento é este:
“Este é sobre uma aquisição feita por um humilde servo de outro servo que está pronto para partir (para o outro mundo). Ele adquiriu uma das casas de engodo, numa área de mortais, num local de gente perecível. Essa casa tem três limitações ,a saber : a primeira é contígua as fontes das calamidades, a segunda é adjacente as fontes do sofrimento, a terceira é junto ao enganador Satã , que abre as portas dessa casa.
Foi adquirida por um homem que estava sendo assolado pelos desejos, de outro que estava sendo dirigido pela morte ao preço de se afastar da honra do contentamento e a se aproximar da humilhação da carência e da submissão. Se o adquirente encontrar alguma (má) conseqüência nessa transação, será causada por aquele que disseca os corpos dos monarcas, tira a vida dos déspotas ,destrói os domínios dos faraós, como dos Cosroes , os Césares, os Tubas, os himiars e de todos aqueles que acumulam riqueza após riqueza e continuam a acumular, constroem casas altíssimas e as decoram, e colecionam tesouros e os preservam para os filhos , para que os levem para o lugar de prestação de contas e de julgamento, e para a posição de recompensa ou de punição e “ENTÃO OS DIFAMADORES ESTARÃO PERDIDOS” ( 40:78).”
Este documento é testemunhado pela inteligência quando esta se encontra livre dos grilhões dos desejos e destituída dos adornos deste mundo.”

- voltar -