Sermão de Sexta-feira – Orientações da Senhora Zainab e do Imam Assajad (A.S.) – Seyyed Ali Al-Mousawi – – 11/09/2020

PRIMEIRO SERMÃO

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

A oração do início do mês

Uma tradição religiosa mencionada pelo Imam Mohammad Al-Jawad (A.S.) afirma a importância da realização da oração do início do mês. Esta oração é um ‘‘seguro’’ que a pessoa compra para si mesma. Com esta oração a pessoa garante que no mês diante dela, seja protegida e que não seja afetada por nenhum mal.

Na oração de sexta-feira, neste abençoado dia, gostaria que o benefício desta oração fosse espalhado para todos. Como disse o Imam Al-Jawad (A.S.): “Quando começar o mês hejrita, orem uma oração de duas Ruk´a, recitando no primeira Ruk´a após a Al-Fatiha, 30 vezes a Surata Al-Ikhlas, na segunda Ruk´a recitar após a Al-Fatiha 30 vezes a Surata Al-Qadr. Após a oração fazer uma caridade. O tempo em que a oração pode ser feita é durante o dia inteiro (Ou seja, da alvorada até o pôr do sol), seja para quem está em viagem ou residente, em pé ou sentado.” Após a oração, se quiser, pode ser recitado alguns versos do Alcorão Sagrado.

Gostaria de fazer uma ressalta para todos os irmãos, especialmente aqueles que estão em viagens constantes. Digam esta oração: “Ó Deus nosso, faça-me ter uma boa estadia sendo que tu és o melhor dos que concede as boas estadias”.

Ingressar numa cidade com segurança

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia também: “Ó Alí, se quiser ir para uma cidade, diga quando olhar para ela: “Ó Deus nosso, peço-lhe o melhor dela e me refúgio a Ti do mal dela. Ó Deus nosso, nos faça ser amados por seus habitantes e faça com que amemos os seus melhores habitantes”

Sair de casa para viajar com segurança  

Numa outra passagem o Imam Al-Redha (A.S.) dizia: “Se sair de sua casa para uma viagem ou para algum destino diga: Bismillah Wa billah, Wa Tawakkaltu Alla Alah, Mashallah La Haula Wa la Quwata Illah billah (Em nome de Deus e por Deus, me auxilio em Deus, glorificado seja Deus, não há força nem poder senão por Deus). Se fizeres isso os anjos irão te fortalecer contra Satã e dirão a ele: você não têm forças sobre ele, pois ele é um fiel que crê em Deus”.

Também é recomendado que sejam recitados os seguintes versículos antes da viagem:

“Qala Kalla Ina Ma´ia Rabbi”

“Moisés lhes respondeu: Qual! Meu Senhor está comigo e me iluminará!” (26:62)

Wa iz qala li sahebi la tahzan, inna Allaha ma´ana

“… Quando estava na caverna com um companheiro, disse-lhe: Não te aflijas, porque Deus está conosco!” (9:40)

Estas recomendações são para serem seguidas, pois nos orientarão para o melhor.

Al-Istikharah

Gostaria de falar sobre a questão da Istikharah. O verdadeiro significado e a narrativa que fala a respeito da Istikharah é que a mesma seja feita por meio de uma oração e súplica, e não por meio do terço ou do Alcorão, pois as narrativas que citam este meio de Istikharah são fracas. Dizer no mínimo três vezes ou no máximo 100 vezes “Astakhiru Allaha bi rahmatehi” e em seguida decide o que fazer, e se Deus quiser acontecerá o melhor. Portanto, ressaltamos novamente que esta é a forma correta de fazer a Istikharah e que as narrativas que afirmam que a Istikharah é por meio do terço ou do Alcorão Sagrado são fracas, e por isso não as recomendamos.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção e Deus esteja com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as benções de Deus estejam com todos.

SEGUNDO SERMÃO

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo a temência a Deus, a seguirmos suas ordens e evitarmos desobedecê-lo.

Ainda vivemos o luto de Ashura e a triste jornada da caravana dos aprisionados dos Ahlul Bait (A.S.), os quais foram levados de Kufa até Damasco. Eles saíram no dia 19 de Muharram e chegaram em Sham no dia 01 de Safar. Durante toda a trajetória a nossa senhora Zainab (A.S.) e o Imam Ali ibnol Hussein (A.S.) cuidaram e auxiliaram toda a caravana.

O curioso é que quando o Imam Al-Hussein (A.S.) se despediu de sua família disse a eles: “Se preparem para as calamidades e saibam que Deus está vos protegendo e vos salvará do mal dos inimigos, e fará que tenham um final triunfante. Ele castigará vossos inimigos com o pior dos castigos e nos recompensará com a melhor das graças. Então, não se queixem e nem demonstrem fraqueza”.

E realmente foi isso que aconteceu. A família dos Ahlul Bait (A.S.) não foi afetada e nem prejudicados durante toda a viagem, por outro lado, os inimigos sofreram com a consequência logo depois da tragédia de Karbala, e não durou muito tempo para que começassem a pagar por seu grande pecado cometido contra a humanidade assassinado cruelmente o neto do profeta Mohammad (S.A.A.S.), o senhor dos jovens do paraíso.

Zainab Al-Kubra em Kufa

Narra-se que quando ela falava em Kufa parecia o seu pai Ali (A.S.) falando, devido sua postura e eloquência. Foi a heroína de Karbala.

Não é a toa, pois quando ela nasceu o profeta visitou a casa da sua filha Fátima Azzahra. Chegando lá ele pediu que lhe trouxessem a filha recém-nascida. Quando lhe trouxeram a pequena Zainab ele a abraçou, colocou seu rosto sobre o rosto dela e a beijou. Em seguida ele começou a chorar. Fátima (A.S.) perguntou ao seu pai por que ele estava chorando. O Profeta (S.A.A.S.): “Minha filha, esta pequena viverá muitas calamidades que cairão sobre ela”.

Veremos como ela se comportou e o que disse perante o tirano governante de Kufa, o vil Ubaidillah ibn Ziyad. Realmente esta mulher foi a melhor mulher após Fátima Azzahra (A.S.). Foi um exemplo para todos, até mesmo para homens.

Zainab al-Kubra, quando foi colocada perante o tirano Ubaidillah ibn Ziyad, conseguiu desmascara-lo e humilha-lo perante os presentes. A narrativa afirma que a senhora Zainab (A.S.) pediu a todos que ficassem em silêncio e em seguida disse: “Louvado seja Deus e que as bênçãos d’Ele estejam sobre nosso avô Mohammad! Ó povo de Kufa, povo traidor e embusteiro! Vocês choram? Que não tenha fim seu choro! Não sejais como o que desata a corda que ele mesma atou. Não tendes entre vós senão sujos, pertinazes e mentirosos, e com o que fizestes atraístes a ira Divina! Serão eternamente castigados. Que nunca acabe vosso choro e que vosso riso seja escasso! Carregais uma ignomínia que não pode ser apagada! Assassinastes os descendentes do Profeta, as testemunhas de Deus e as luzes do mundo. Coitados sois; sereis para sempre desonrados, vocês são um bando de perdedores e humilhados. Ó povo de Kufa, sabeis que arrancastes o coração do Profetas? Sabeis que desonrastes e escravizastes as mulheres da Casa Profética? Sabes que derramastes o sangue do Profeta? Certamente, cometeste tal erro, e não há nada que se equipare a ele. Não será surpreendente se do céu chover sangue, e a punição da outra vida é muito pior do que a desta, Deus perseguirá todos vocês até o fim.”

Neste momento o Imam Ali ibnol Hussein (A.S.) disse a ela: “Chega minha tia, já é o suficiente. Pois graças a Deus tu és uma sábia que jamais precisou ser ensinada, e uma pensadora que jamais precisou de alguém para ajudá-la.” Zainab ficou em silêncio.

Em seguida o Imam Zain Al-Abedin (A.S.) assumiu e disse: “Ó, povo! Juro por Deus! Por acaso não fostes Vós que através de suas cartas, convidastes o meu pai para vir a Kufa e logo o traíram e o mataram? Ó povo, com que olhos vão se apresentar diante de Mohammad (S.A.A.S.) no Dia do Juízo Final? E que o respondereis quando ele lhes disser: “Vocês mataram minha família e não me respeitaram. Vocês não são de minha nação”. Então todos começaram a chorar. Em seguida o Imam (A.S.) continuou dizendo:Que Deus tenha piedade daquele que age conforme meu conselho, que salvaguarda meu legado com relação a Deus, Seu Mensageiro e seus Ahlul Bait, pois temos no Mensageiro de Deus o melhor dos exemplos a ser seguido”.

Os ouvintes disseram: “Ó filho do Mensageiro de Deus, escutamos e obedecemos, e seremos fiéis ao que nos confia e preservaremos teu sangue. Não iremos dar as costas a vós, nem o desobedeceremos; ordene-nos, que Deus tenha misericórdia de vós, lutaremos quando lutardes, pois teremos paz quando fizerdes; dissociamo-nos daqueles que vos oprimiram e agiram injustamente contra vós”.

O Imam (A.S.) respondeu a eles: “Jamais, Jamais. Isto está além da capacidade de vocês, povo traidor e conspirador! Vocês estão distantes do que almejam. Querem me dizer e prometer o mesmo que disseram a meu pai? Pelo Senhor daqueles que ascendem e descendem que a ferida ainda está aberta. Meu pai foi morto ontem, assim como seus familiares e a perda infligida sobre o Mensageiro de Deus, meu pai e minha família ainda estão por ser esquecidos. Por Deus que a dor permanece em meu peito e a amargura na minha garganta. Meu peito está completamente sufocado”.

Todos nós, agora, nesta era, devemos nos perguntar: “De qual grupo somos? Aqueles que simplesmente alegam e falam ou aqueles que realmente lutam e estão do lado da verdade e de Hussein (A.S.)?”

Louvado seja Deus, o Senhor do universo que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.).

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos.

 

 

 

 

«
»