Sermão de sexta-feira da Mesquita o Grandioso Mensageiro (S.A.A.S.) de Cidad del Leste, Paraguai – Sayyed Sharif – A morte – 28/02/2020

Primeiro Sermão

Tema: O aniquilador dos prazeres

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e as bençãos de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), e seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e sobre todos os Seus profetas e mensageiros.

Servos de Deus recomendo-vos a temência a Deus. A temência é a ordem de Deus sobre vos e a todos que antecederam. Deus disse: “…Tínhamos recomendado àqueles a quem foi concedido o Livro, antes de vós, assim como também a vós, que temêsseis a Deus…”. (4:131)

A morte

Falamos algumas semanas atrás sobre a Tawbah, ou seja, o perdão, e vemos que um dos obstáculos da Tawbah é a longa esperança de longa vida. o príncipe dos fieis (A.S.) dizia: “Ó humanos, temo duas coisas sobre vos: obedecer os prazeres e a longa esperança na vida. Obedecer os prazeres é um obstáculos para a verdade e a longa esperança em vida é outro obstáculo para a outra vida. Saibam que a vida lhe deu as costas e a outra vida esta chegando … Hoje é dia sem julgamento e amanha será o julgamento sem ação”.

Então, queridos irmãos, a cura da longa esperança na vida é lembrar se do chamado que é o aniquilador dos prazeres, ou seja, a morte, como dizia o Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

Às vezes a pessoa dúvida de qualquer coisa, até mesmo nas coisas mais evidentes e claras. Porém, ninguém irá duvidar que irá morrer um dia. Como Deus disse no alcorão Sagrado ao Seu Mensageiro: “É bem verdade que tu morrerás e eles morrerão” (39:30).

A morte atingirá a todos sem dúvida, mesmo assim com toda este clareza e convicção e certezas muitas pessoas estão desatentas e não compreendem a morte. Eles vivem como se fossem nunca morrer, mas estão muito errados. O Príncipe dos Fieis (A.S.) dizia: “Nunca vi algo tão claro e exumado de dúvida como a morte”.

A morte é uma certeza que ninguém tem dúvida, mas ao mesmo tempo as pessoas duvidam dela. As pessoas acham que não morrerão achando que irão ser eternizados.

A morte é algo estranho. Como alguém se torna nada. Os parentes que estão velando o morto não pensam senão no horário do termino da cerimonia, os filhos do falecido não pensam em nada mais além da herança, os empregados do cemitério não pensam em nada além de suas remunerações. As pessoas pensam em tudo, mas ninguém medita sobre a morte.

Por que recordar a morte?

A morte é o destino de todos, pois é a única verdade que todos temos como certo e por isso é certo que nos preparamos para ela. Por isso, queridos irmãos é certo que o ser humano medite sobre a morte, este convidado indesejado e que nos visita de surpresa. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Os corações se enferrujem e o que tira suas ferrugens são duas coisas: a leitura do Alcorão e a recordação da morte”.

Ao mesmo tempo ninguém sabe o que o destino o esconde, onde e quando morrerá. Deus disse no Alcorão Sagrado: “… Nenhum ser saberá em que terra morrerá…”. (31:34)

Quando, onde e por qual motivo? Ninguém sabe talvez ainda jovem ou depois dos cem, todos morreremos um dia.

Como dizia o poeta:

A morte é uma porta e todos entrarão

É uma taça que todos tomarão

É uma fonte que todos com ela se banharão.

Deus diz no Alcorão Sagrado: “Toda a alma provará o sabor da morte e, no Dia da Ressurreição, sereis recompensado integralmente pelos vossos atos; quem for afastado do fogo infernal e introduzido no Paraíso, triunfará. Que é a vida terrena, senão um prazer ilusório”? (3:185)

Sejam jovens ou idosos todos morrerão. Como diz uma nobre tradição: “Vivam quanto quiserem e morrerão algum dia. Amem o que quiserem e o abandonará um dia. E façam o que quiserem que verão o resultado”.

O tempo é curto

Mesmo sabendo que nosso tempo é curto querem ainda mais, pois estão sendo distraídos com os prazeres da vida. Deus, O Altíssimo disse: “Ó fiéis, que os vossos bens e os vossos filhos não vos alheiem da recordação de Deus, porque aqueles que tal fizerem, serão desventurados. Fazei caridade de tudo com que vos agraciamos, antes que a morte surpreenda qualquer um de vós, e este diga: Ó Senhor meu, porque não me toleras até um término próximo, para que eu possa fazer caridade e ser um dos virtuosos? Porém, Deus jamais adiará a hora de qualquer alma, quando ela chegar, porque Deus está bem inteirado de tudo quanto fazeis”. (63: 09,10 e 11). Eles desejam mais tempo, porém não haverá. Eles não terão mais uma chance. Deus disse: “… Quando suas horas chegar, não poderão atrasá-lo nem adiantá-lo uma só hora”. (7:34)

A vida é dias contados. Respirações limitadas que irão finalizar com a morte. Então, teremos que aproveitar a chance. Como sabemos o Noé viveu mais de 1000 anos. Dizem que quando ele recebeu o anjo da morte lhe perguntaram o que ele achava da vida. O profeta Noé disse: “Pra mim esta vida é como uma casa de duas portas entrei por uma porta e sai por outra”.

O Profeta José (A.S.) depois de ter sido abandonado por seus irmãos e ter conquistado todo aquele poder, antes da morte ele só desejou uma coisa de Deus e isto está registrado no Alcorão Sagrado: “Ó Senhor meu, já me agraciastes com a soberania e me ensinastes a interpretação dos sonhos! Ó Criador dos céus e da terra, Tu és o meu Protetor neste mundo e no outro. Faze com que eu morra muçulmano, e me junta aos virtuosos”!  (12:101)

Temos que pedir a Deus por um bom final e confiando em Deus quando morrermos.

A morte não poupará ninguém. Nem os Profetas, os mensageiros, os pobres, os ricos, os jovens, os  idosos, todos sem nenhuma exceção, todos morrerão. Será que algum rico conseguiu adiar sua morte pagando uma propina ao anjo da morte? Jamais!

Como se preparar para a morte?

Há nossa hora chegará e sentiremos o gosto da morte. O mais importante de tudo é que temos que nos preparar para a morte preparando nossa bagagem para a outra vida, pois ninguém lhe será útil senão sua própria ação. Deus disse no alcorão Sagrado: “Ó humanos, temei vosso Senhor e temei o dia em que um pai em nada poderá redimir o filho, nem o filho ao pai. Certamente, a promessa de Deus é verdadeira! Que não vos iluda a vida terrena, nem vos iluda a sedutor, com respeito a Deus”. (31:33)

Temos que agir como se a morte estiver próxima, pois só assim a pessoa age com honestidade já que sente que a morte está próxima. Ninguém sabe quando morrerá, pois talvez nem o amanhã nós alcancemos.

Queridos irmãos, aproveitamos da nossa chance, do nosso tempo, da nossa vida, da nossa saúde, da nossa riqueza e tudo isso no que agrada a Deus, pois é isso que mais vale para o nosso destino e a outra vida que nos espera.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo.

Segundo Sermão

Tema: A saudação no Islam

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

Servos de Deus recomendo a todos a temência a Deus, pois Ele disse: “Ó fiéis, temei a Deus! E que cada alma considere o que tiver oferecido, para o dia de amanhã; temei, pois, a Deus, porque Deus está bem inteirado de tudo quanto fazeis”. (59:18)

Uma das éticas pelas quais a religião islâmica se importou muito foi a questão da saudação. A saudação no Islam foi fortemente firmando como uma das bases e princípios sociais sendo que temos em mãos muitos versículos do Alcorão Sagrado e tradições dos Ahlul Bait (A.S.) que afirmam a importância desta pratica. Deus o altíssimo disse no Alcorão Sagrado como os habitantes do paraíso se cumprimentam entre si. Ele, Exaltado seja, disse: “… Ali (paraíso), a sua saudação será: Salam (Paz)”. (14:23)

Portanto a frase, Assalamu Alaikum Wa Rahmatullahi Wa Barakatoh, ou seja, que a paz esteja contigo, a clemência e as dadivas (de Deus), são de grande valor e importância no Islam.

O Imam, Mohammad, Al-Baquir (A.S.) disse que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Se alguém encontrar seus irmãos deve saudá-los e cumprimentara-los dando as mãos, pois Deus ensinou este gesto aos anjos, então pratiquem o mesmo”. Outra tradição do Imam As-sadiq (A.S.) afirma: “A paz é a saudação da nossa nação e a segurança deles”.

A paz

Mais importante do que a saudação em paz com os outros é que a paz seja estabelecida. Do que adianta saudarmos os outros com paz e bênçãos, mas internamente sentirmos a ódio deles.

O Imam Al-Baquir (A.S.) dizia: “Deus ama a alimentação dos outros e a expansão da paz”.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Querem saber qual é a melhor das condutas dos habitantes desta e da outra vida”?  Disseram lhe: Sim, ó Mensageiro de Deus. Ele (S.A.A.S.) disse: “Espalhem a paz”.

Sem contar que Salam (paz), é um dos nomes de Deus, O Altíssimo. O Profeta Mohamamd (S.A.A.S.) dizia: “Salam (Paz) é um dos nomes de Deus, então o espalhem entre si”.

Qual a recompensa da saudação?

A melhor recompensa para a saudação é a pessoa que inicia a saudação. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “A pessoa mais próxima a Deus e a seu mensageiro é quem inicia a saudação”.

Sua recompensa é grande de acordo com o que o príncipe dos fiéis, Imam Ali (A.S.) dizia: “A saudação tem 70 recompensar sendo 69 ao iniciante e 1 recompensa a quem respondeu”.

Quando saudar?

Iniciar a saudação antes de falar

Saudar antes de falar (iniciar um assunto). Existe a tradição do Imam As-sadiq (A.S.) que disse: “Saudar antes de falar”.

Existem várias tradições que pedem para que a pessoa que começa a falar sem saudar não deve ser respondida. O Imam As-Sadiq (A.S.) dizia: “Não respondam aquele que falar antes de saudar”.

Segundo ao entrar em casa

Uma das éticas sociais é saudar ao ingressar dentro de casa. Deus, O Altíssimo disse no Alcorão Sagrado: “… Quando entrardes em uma casa, saudai-vos mutualmente com a saudação bendita e afável, com referência a Deus. Assim, Ele vos elucida os Seus versículos para que raciocineis”. (24:61)

Qualquer casa e não somente a própria casa. Ao mesmo tempo devemos observar saudação islâmica {Assalamu Alaikum Wa Rahmatullahi Wa Barakatoh} e não qualquer saudação como bom dia ou boa tarde ou boa noite.

Consequências espirituais da saudação

A saudação possui muitas consequências especificas, pois o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse:  “Se alguém ingressar na sua casa, então saúde que descerá sobre ti a benção e os anjos serão suas companhias”.

A resposta à saudação

Respondeu a saudação é um dever pois Deus disse no Alcorão Sagrado: “Quando fordes saudados cortesmente, respondei com cortesia maior ou, pelo menos, igual…” (4:86). Responder a saudação é um dever e pois Deus ordenou que seja dada a resposta da saudação seja melhor ou pelo menos igual. Numa tradição o profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A saudação é recomendado mas a resposta da saudação é um dever”. Sendo que a melhor forma de responder a saudação foi narrada nas tradições dos Ahlul Bait (A.S.) dizendo: Wa Alaikum Assalam Wa Rahmatullahi Wa Barakatoh.

A quem se deve saudar?

1- O mais novo saudar o mais velho.

2- Saudar a coletividade mesmo se for duas pessoas.

3- Quem está iniciando a saudação para aquele que está parado.

4- Quem está em pé saudar quem está sentado.

Todas estas questões foram citadas na tradição do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) que nos deus estas instruções.

Despedida

Da mesma forma que a saudação possui suas éticas a despedida também tem sua ética cujo foi citada na tradição do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) que disse: “Que Deus vos abasteça com a temência, vos oriente com o todo bem, que atenda todas as vossas necessidades, que tenham  fé, uma vida em paz e vos retorne a mim em segurança”.

Esta era a forma que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.)se despedia de seus companheiros e dos fiéis.

E que a paz e a benção de Deus estejam com todos vocês.

 

«
»