Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Sheikh Wissam Issa – A posição da Senhora Zainab A-Kubra, e como adquirir o conhecimento sem ensino – 11/01/19

Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso.

Louvado seja Deus, o senhor do universo. Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.).

Servos de Deus recomendo a todos o temor a Deus, no pensamento, prática e em todos os aspectos dessa vida.

Estamos diante da data de nascimento de nossa senhora, Zainab, a grandiosa, filha de Ali, o Príncipe dos Fiéis (A.S.) e por esta ocasião felicitamos o Imam Al-Mahdi (A.F.) e a todos os grandes eruditos e jurisprudentes islâmicos, e a todos os muçulmanos.

O 4°Imam Ali ibnol Hussein (A.S.) disse sobre sua tia Zainab (A.S.): “Ela tem conhecimento sem ter sido ensinada”.

Zainab nasceu no dia 5 do mês de Jamadi Al-Awal do ano 6 hejrita, na cidade de Medina, e quando ela nasceu sua mãe Fátima Azzahra (A.S.) a levou para o pai Ali (A.S.) e pediu que lhe desse um nome. O Imam Ali (A.S.) disse então: “Jamais irei extrapolar a vontade do meu amado irmão, o profeta Mohammad (S.A.A.S.)”. Então daí Ali (A.S.) levou sua recém-nascida ao profeta Mohammad (S.A.A.S.) depois de alguns dias, pois o profeta (S.A.A.S.) estava em viagem, e lhe perguntou por qual nome poderia chamar a criança. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Jamais extrapolarei a vontade do seu Senhor”. Neste momento o anjo Gabriel (A.S.) desceu e por ordem de Deus disse a Mohammad (S.A.A.S.) para chamar a recém-nascida de “Zainab” pois essa era a vontade de Deus, Exaltado seja.

Com essa narrativa entendemos que Zainab (A.S.) gozava do mesmo respeito e posição que os seus irmãos Hassan e Hussein (A.S.) possuíam, pois todos tiveram seus nomes designados por Deus, Louvado seja.

Sobre o significado literal do nome Zainab temos o seguinte entendimento. “Zain” significa beleza e “Ab” significa pai. Ou seja, juntando as duas poderia ser “a beleza do seu pai”. Outra interpretação sobre Zainab é este nome ser o nome de uma árvore ou de uma flor.

Quem foi a senhora Zainab (A.S.)? Qual seu grau, importância e posição no Islam?

O Imam Ali (A.S.) sabia que sua filha Zainab era diferente do restante das mulheres e homens, e por isso ele recusou muitos pedidos de casamento. Sabemos que o Imam Ali (A.S.) é o senhor dos sábios e ele recusava tais pedidos até mesmo aos membros de sua tribo, por não encontrar um parceiro a altura de sua filha. Então, Abdullah filho de Jaafar, sobrinho do Imam Ali (A.S.) e primo de Zainab a pediu em casamento e o Imam Ali (A.S.) aceitou. Abdullah era conhecido por sua enorme generosidade e era chamado de “Bahr Al-Jud – O Oceano de Generosidade”. Juntos, tiveram 5 filhos, Ali, Aun, Abbas, Mohammad e uma menina chamada Om Kolthum. Dois dos filhos de Zainab (Aun e Mohammad) foram martirizados em Karbala no dia 10 de Muharram do ano 61 Hejrita junto com seu tio Imam Al-Hussein (A.S.).

O 4° Imam, Ali filho de Hussein (A.S.), dizia que sua tia Zainab era aquela que tinha o conhecimento sem ter sido ensinada. Antes de falarmos do porque ela tinha essa ciência e sabedoria diferenciada dos demais e como alcançou este elevado grau devemos entender as seguintes questões:

Elm Al-Yaquin (O Conhecimento da Convicção)

O conhecimento da convicção é alcançado através do Alcorão e do raciocínio.

Basira (A visão interna)

Um meio pelo qual a pessoa pode compreender uma situação. No Alcorão Sagrado Deus disse: “E foi como mostramos a Abraão o reino dos céus e da terra, para que se contasse entre os persuadidos” (6:75). O Imam Ali (A.S.) foi perguntado se ele via o Deus que adorava. Ele respondeu: “Jamais adoraria quem eu não visse”. Como ele via Deus?! O Imam Ali (A.S.) queria dizer que não adoraria um Deus se não o visse, não no ponto de vista físico e sim interno. Ele enxergava Deus com a visão interna (Basira). O Alcorão falou sobre a divisão ou a diferença da visão física (externa) e da visão interna: “…. Todavia, a cegueira não é a dos olhos, mas a dos corações, que estão em seus peitos!” (22:46). A visão interna (Basira) é uma forma com a qual a pessoa pode alcançar este tipo de conhecimento, algo dentro de sua mente e em seu coração.

A verdade sobre os fatos

A terceira e maior forma pela qual o Imam Ali (A.S.) disse: “Que se os véus fossem retirados de seus olhos isso não irá mudar nada na sua compreensão e convicção sobre Deus”. Esse grau de convicção e conhecimento é muito difícil de ser alcançado pelas pessoas. Exemplo: quando acordamos de manhã vemos a luz, porque durante a noite é escuro. Muitas vezes não observamos que essa luz vem do sol e não interligamos as duas coisas, mas depois de um tempo com raciocínio entendemos que o sol é o que produz essa luz. A terceira forma de conhecimento é essa, a pessoa enxergar tudo que existe nesse universo como criação de Deus e para que a pessoa possa compreender e alcançar este nível e meio de conhecimento jamais deve desvincular as coisas de Deus, pois em tudo que a pessoa observar deve notar a presença de Deus. Assim a pessoa não ficará inconsciente e não descuidará de Deus em nenhum momento.

Podemos representar esses três modelos de acesso ao conhecimento e a sabedoria da seguinte forma. Vou dar um exemplo:

1) Vemos uma fumaça de longe, nossa mente entende que existe fogo naquele lugar e nada pode contrariar esse raciocínio, pois a mente entende que há uma ligação entre a fumaça e o fogo mesmo que o olho não veja o fogo.

2) A pessoa se dirige até o local para testemunhar o fogo com seus olhos. Isso já é o segundo meio para alcançar o conhecimento.

3) A terceira maneira é: A pessoa toca o fogo e vive a experiência de se queimar com o fogo, seu calor e sua dor. Este é o grau mais elevado para a pessoa alcançar a convicção e o conhecimento sobre o fogo.

Qual é a categoria que os súditos de Deus podem alcançar? Certamente é a terceira categoria. Agora eu volto a perguntar: Quais são as ferramentas que a senhora Zainab (A.S.) usou para absorver o conhecimento? Ela não estudou por meios de livros, não participou de escolas ou universidades. Como ela obteve todo esse conhecimento então?

O conhecimento dela foi uma inspiração de Deus da mesma forma que Deus inspira os seus servos fiéis e seus súditos sobre vários assuntos deste universo. Então, como o ser humano se torna um súdito de Deus? Qual a forma para o ser humano alcançar esse grau? Como a pessoa pode se destacar das demais?

Há vários versos do Alcorão Sagrado e narrações que evidenciam essa questão entre tais os seguintes:

Por meio do Ikhlas (Sinceridade)

Temos uma narração do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) em que ele disse: “Aquele que for Mukhlis (Sincero) para Deus por 40 manhãs (ou dias), a sabedoria brotará em seu coração e se expressará em sua língua”. Essa é uma das formas para alcançar esse grau de sabedoria e conhecimento. Temos o exemplo do próprio profeta Mohammad (S.A.A.S.), antes de receber a mensagem de Deus, não tinha livros ou participava de alguma escola e nem teve professores. Portanto, a sinceridade é um dos graus mais difíceis e complexos a ser alcançado pelo ser humano. E o significado de Ikhlas (sinceridade) é tão profundo e grandioso que dificilmente uma pessoa pode chegar a alcançá-lo. Por exemplo: se uma pessoa que pratica boas ações, com a intenção de escapar do fogo do inferno ou de ser recompensado por Deus, também não está sendo totalmente sincera (Mukhlis) para com Deus, tal ação é admitida por Deus, e certamente Ele recompensará o seu praticamente, mas ela não é totalmente voltada para Deus. Será que nós conseguiremos alcançar esse grau de sinceridade para com Deus? As boas ações mesmo que não forem para Deus serão aceitas e terão suas recompensas, mas tecnicamente falando essa pessoa não é considerada sincera (Mukhlesin) para com Deus, porque sua boa ação não foi total para Deus que é o merecedor da adoração, e sim por medo do castigo ou por algo em troca. Só o fato do ser humano pensar em si mesmo antes de praticar uma boa ação já e um dos sinais de que essa ação não está sendo totalmente voltada a Deus. A pessoa que conseguir alcançar esse grau tão complexo por 40 dias será gratificada por Deus com uma visão iluminada e a sabedoria será introduzida em sua língua. Com esforço e dedicação sincera para Deus a pessoa se tornará um ser divino. Este é o primeiro grau.

Sabedoria

O profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “A sabedoria não é estudar muito e sim uma luz que Deus faz brotar no coração de quem lhe apraz”. A pessoa que se apegar a sabedoria de Deus pode dormir num dia e acordar com a luz em seu coração no outro.

Obediência

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Ó meu servo, quando você me obedecer será como eu: “quando disser algo será feito”.”

Se afastar das tentações

Numa outra passagem o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Se não fosse pelos diabos que rodeiam os corações do ser humano, esse ser humano veria os reinos dos céus e da terra”.

No final de tudo concluímos que os obstáculos principais são as tentações, os sussurros satânicos que afastam o ser humano de Deus. Essas são questões que deixam o ser humano desatento e desvinculado de Deus louvado seja.

O conhecimento divino

Deus disse no Alcorão Sagrado: “E encontraram-se com um dos Nossos servos, que havíamos agraciado com a Nosso misericórdia e iluminado com a Nossa ciência.” (18:65). Esse verso citado no Alcorão é sobre o Khoder, que não foi um profeta e sim um servo muito devotado a Deus, e por tanta devoção que ele tinha a Deus ele foi agraciado com conhecimento e sabedoria divina, introduzidos em sua mente e em seu coração. Sua posição era tão elevada que até mesmo o profeta Moisés, que também possuía conhecimento, o procurou para aprender. Deus disse sobre o profeta Moisés no Alcorão: “E quando chegou à idade adulta, e estava bem estabelecido concedemos-lhe prudência e sabedoria; assim recompensamos os benfeitores” (28:18).

A senhora Zainab filha de Ali (A.S.) foi uma sábia sem ser ensinada, uma crente, grandiosa e um grande exemplo para todos, sejam homens ou mulheres. Esta posição é observada por meio de 4 eventos.

1) Ela representava seu irmão Imam Al-Hussein (A.S.) durante sua ausência.

2) Ela representava seu sobrinho Imam Zainol Abedin durante sua enfermidade na batalha de Karbala.

3) Ela dava aulas sobre a interpretação do Alcorão Sagrado durante o governo de seu pai Imam Ali (A.S.), já que ela tinha memorizado o Alcorão Sagrado por inteiro, desde o primeiro versículo até o ultimo. Ela ensinava preceitos e jurisprudências islâmicas para as mulheres da cidade de Kufa (capital do governo).

4) Abdullah Ibn Abbas era em sua época o grande memorizador das tradições do profeta Mohammad (S.A.A.S.) e dos Ahlul Bait (A.S.). As narrações confirmam que Abdullah ibn Abbas consultava a senhora Zainab (A.S.) quando este se deparava com perguntas e outras questões que não sabia responder. Ele dizia: “A nossa senhora digna, Zainab (A.S.), disse…”

Uma narração relatada por Zainab Al-Kubra diz: “Aquele que não deseja que uma criatura seja a sua intercessora diante de Deus, então deve louvar a Ele. Vocês não ouviram a seguinte tradição? Certamente, Deus ouve aquele que O louva? Então temam a Deus pela Sua força sobre vocês! E tenham vergonha Dele pela Sua proximidade com vocês”.

A senhora Zainab nessa tradição explica a questão da intercessão. O ideal é que o ser humano não precise de intercessão no dia do Juízo Final para entrar no paraíso, mas caso precise será que o louvor a Deus (Zikr) pode ser considerado a nossa intercessão? Louvar a Deus mil vezes por dia é muito bom, mas não é esse tipo de louvor a que ela se refere.

Louvar a Deus significa obediência a Deus. Louvar a Deus pelas inúmeras graças que foram concedidas por Ele e não usá-las para desobedecê-lo ou pecar. As bênçãos como saúde e o corpo devem ser utilizadas para fazer o bem, para alcançar a obediência a Deus, louvado seja, e não o contrário disso. Ó ser humano se deixares de obedecer a Deus ou não se prevenir, cuidar de vosso instinto, de vossas bênçãos, tu não serás incluído na categoria das pessoas que não precisam da intercessão, e sim, com certeza, irá depender da intercessão e precisará dela para ingressar no paraíso.

O verdadeiro louvor a Deus é utilizar as bênçãos e as graças para obedecer a Deus. Temos que recordar sempre de Deus, sentir Sua presença, viver a Sua presença todos os dias. Ó ser humano Deus conhece o teu coração, te conhece antes de tua criação, durante tua criação. Deus reina em você, reina em sua mente e em seu coração. A senhora Zainab (A.S.) deixou essa explicação, esse ensinamento, para as pessoas, pois por meio dele afirma o versículo do Alcorão Sagrado que diz: “Somos mais próximos dele (ser humano) do que a (sua) jugular” (50:16)

A paz esteja contigo senhora Zainab filha de Ali (A.S.)!

A paz esteja contigo no dia que nasceste!

A paz esteja contigo quando chegou te a certeza (morte)!

A paz esteja contigo quando for ressuscitada!

A paz esteja com todos!

 

 

«
»