Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Os segredos de um casamento bem-sucedido (pt 2) – Sheikh Wissam Issa – 17/01/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, na altura de Sua majestade e como Ele merece. Louvado seja o Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.), sobre todos os profetas e mensageiros e seus bons companheiros e servos virtuosos.

Deus, peço-lhe perdão por mim e todos os fiéis, estejam eles vivos ou falecidos. Servos de Deus, recomendo a vocês e a mim mesmo o temor a Deus. Deus, o Altíssimo, disse: “Entre os Seus sinais está o de haver-vos criado companheiras da vossa mesma espécie, para que com elas convivais; e colocou amor e piedade entre vós. Por certo que nisto há sinais para os sensatos” (30:21)

A herança genética

Entre as questões a serem observadas antes do matrimônio está pesquisar e verificar como são os familiares de ambos. As vezes as pessoas perguntam, porquê? A resposta desta pergunta está confirmada na ciência: a família, os antepassados, todos influenciam na personalidade dos filhos por meio da genética e seus elementos de herança. Um filho pode herdar de seus pais características e atributos bondosos ou maléficos. Características como coragem, paciência, piedade, misericórdia, carinho, ou o contrário disso, como covardia, impaciência, nervosismo e etc. Tudo isso tem condições de ser passado dos pais aos filhos por meio da herança genética ou até mesmo por algum dos avós ou tios.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Escolham bem as mães dos seus filhos, pois os ancestrais são influentes”. Não estamos falando da fisionomia e a aparência dos filhos, que sejam aparentemente iguais aos pais, avós ou antepassados, e sim dos aspectos espirituais. Imaginem um filho nascer corajoso ou covarde herdando esta característica de um dos antepassados do casal.

Muitas vezes vemos noivos prestes a casar, e eles observam mais os aspectos físicos do seu parceiro do que as características espirituais que certamente podem influenciar o futuro do seu casamento ou a personalidade de seus filhos. Daí quando esta pessoa é informada de que não fez uma boa escolha e deve repensar isso, ela alega: “Depois eu oriento ela”. Daí falamos: “E se ela não ceder à sua orientação?!”. Ok. Vamos supor que a pessoa consiga orientar o seu companheiro no caminho certo, mas o que fará como os filhos já que serão influenciados pela genética. Sem contar que as relações sociais e familiares certamente irão fazer um efeito cujo a pessoa não consegue controlar, sendo que pode levar a orientação dos filhos para bem longe dos caminhos desejados pelos pais.

As uniões dos profetas e Imames

Por isso que percebemos que os profetas, imames e os virtuosos foram muito atentos a esta questão, observando o tipo de pessoa que se uniram, pois isso influenciaria em suas descendências. Assim, foram cuidadosamente observadores disso. E o exemplo que podemos dar é a da primeira esposa do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), a senhora Khadika Bent Khualed, pois ele não casou com ela exceto pela santidade de sua alma e pureza de seu espirito, pelas grandes e belas características, sendo que Khadija foi uma das melhores mulheres, e uma das mulheres grandiosas do paraíso. Agora a pergunta é: como ela conseguiu isso? Foi por meio de sua educação e descendência, e foi por isso que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) a escolheu. Foi ela que concebeu a nossa senhora Fátima Azzahra (A.S.) e a descendência dos Imames (A.S.) foi por intermédio dela.

Outro exemplo que podemos dar é que depois do falecimento da nossa senhora Fátima Azzahra (A.S.) o Imam Ali (A.S.) estava em procura de uma esposa, então ele foi até seu irmão Aquil, o qual era especialista na questão do estudo dos antepassados, e pediu a ele que procurasse uma mulher da descendência das mais corajosas e valentes tribos árabes, para pudesse se casar com ela e tivesse um filho corajoso. Então, Aquil, irmão do Imam Ali (A.S.), o aconselhou a casar com a filha de Huzam Al-Kalbi, pois não havia entre os árabes uma família mais corajosa do que a dele. É esta senhora que hoje é conhecida entre nós como Om Al-Banin, a qual deu quatro filhos para o Imam Ali (A.S.), sendo Abbas o principal filho dela.

Aqui surgirá uma pergunta: Se uma pessoa nasce sob a influência da herança genética que culpa a pessoa tem de nascer covarde, avarenta, impaciente, nervosa ou impiedosa?

A resposta desta pergunta é que nenhum elemento genético pode forçar a pessoa a ser como seus antepassados, mas terá uma grande tendência de fazer que ela seja como eles. É como por exemplo a pessoa nascer com tendência a ser medrosa ou corajosa, isso porque seus pais ou antepassados eram assim. Ela nasce com esta tendência, mas o que determinará se ela será assim ou não será ela mesma e o ambiente e a educação que terá. Por isso que o segundo elemento mais importante para ser observado para com os filhos é a questão da educação e do ambiente onde crescem, pois, estes dois elementos podem anular os anteriores e mudar o rumo dos filhos do mal para o bem, ou vice-versa.

Pergunta: Por que a pessoa casa? Qual o objetivo do homem em casar?

A resposta desta pergunta está em diversas respostas, sendo algumas opções abaixo:

Primeiro: Atender uma necessidade interna

Deus criou o homem com algumas necessidades internas que não podem ser preenchidas e atendidas senão com a presença do seu cônjuge. E como há um sistema de conduta moral, o qual deve ser observado para a pessoa não seguir o caminho extraviado, ele então deve evitar o desvio se unindo com uma outra pessoa a fim de evitar tal problema.

Segundo: Tradições locais

Às vezes as pessoas vivem em sociedades onde há tradições e costumes da necessidade da união entre outras pessoas. Se ele não casar esta pessoa será diferente dos outros e saíra das tradições, então busca a união e o casamento. Este objetivo também é um objetivo aceitável, mas não é ainda o mais nobre de todos.

Terceiro: Ter um bom filho

O terceiro objetivo e o mais nobre de todos é que a pessoa case com o objetivo de ter um bom filho. Deixar um legado aqui na Terra depois de si com um bom e benéfico filho, que pode carregar a mensagem do bem e da paz para todos. Ela procura o casamento para ter um filho que possa beneficiar a humanidade e seus semelhantes. Será um grande sucesso quando a pessoa pode ter um bom filho que pode fazer isso entre as pessoas.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) narra: “Quando José se encontrou com seu irmão Benjamin este lhe perguntou se ele casou. Então, José perguntou como teria casado depois daquilo que os seus irmãos tinham feito com ele. Benjamin então respondeu: “Meu pai, Ya´kub, me recomendou que eu cassasse e tivesse filhos para a adoração a Deus”.”

Por outro lado, temos Zakaria que orava para Deus para ter uma descendência. Isso está registrado no Alcorão Sagrado quando Zakaria disse: “Zacarias rogou ao seu Senhor, dizendo: Ó Senhor meu, concede-me uma ditosa descendência, porque és Exorável, por excelência” (3:38). Numa outra passagem Zakaria dizia: “Em verdade, temo pelo que farão os meus parentes, depois da minha morte, visto que minha mulher é estéril. Agracia-me, de tua parte, com um sucessor! (5) Que represente a mim e à família de Jacó; e faze, ó meu Senhor, com que esse seja complacente! (6)” (19). Ou seja, o profeta Zakaria pediu a Deus não apenas um filho, e sim um bom e abençoado filho. Não apenas alguém que vivesse, comesse e trabalhasse, de carne e osso, e sim alguém que pudesse fazer a diferença na vida das pessoas. Estas pessoas são poucas, sendo que como todos vocês sabem às vezes uma única pessoa tem sempre uma presença abençoada e benéfica entre a sociedade ou no ambiente onde vive. Às vezes acontece um desentendimento entre duas pessoas e ela está lá para reconciliar elas. Acontece um problema e ela está lá na linha de frente para representar o interesse de sua cidade. Às vezes um caso cujo precisa de um certo acompanhamento, e ela está lá de novo para ajudar e beneficiar os outros.

E além disso, o benefício de um bom filho não se limita durante a vida da pessoa, ele pode se estender até mesmo após a morte dos pais. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Se a pessoa morrer seu contato com este mundo será rompido totalmente, exceto por três meios. Um conhecimento que ela deixa para as pessoas aprenderem, um bom filho que possa orar por ela ou uma ação beneficente que dê frutos”.

Às vezes quando falamos que um objetivo nobre do casamento é ter um bom filho não é apenas o filho direto da pessoa, pode ser os netos ou bisnetos. Por exemplo, se Abraão não tivesse um filho chamado Ismail então não teríamos Mohammad e sua linhagem.

Todas estas questões estão ligadas diretamente a existência e a vida do ser homem por esta razão. A questão do casamento deve ser algo bem pensado, claro e bem objetivo, e não simplesmente uma questão aparente ou material, como amor à primeira vista ou ligada a beleza exterior. Isso para que o casamento seja bem-sucedido e a família seja feliz.

Agora, por que alguns profetas ou imames tiveram filhos que não eram benfeitores? Isso é verdade, mas o que se deve fazer é evitar esta chance, pois o que se desviou não foi por parte dos pais e das mães, e sim das companhias e dos ambientes fora de casa. O exemplo disso é que alguns pais podem ser pessoas desviadas e não tem orientação religiosa nenhuma, mas graças a uma boa companhia e amizade ou um ambiente saudável o filho aprende a ser benfeitor e bem orientado no futuro. Ou vice-versa, também pode acontecer quando há bons pais e uma ótima família, mas acabam largando os filhos em ambientes ou companhias malignas. Isso deixa os filhos à mercê do desvio e do extravio, pois a pessoa pode ser influenciada e acabar cedendo ao mal. Portanto, além de tudo, para que a pessoa possa garantir a boa descendência no caminho do bem ela deve proteger e manter seus filhos em ambientes e companhias saudáveis e bondosos, pois isso com certeza fará toda a diferença.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo!

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos.

 

 

 

 

«
»