Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Os melhores locais para a oração – Seyyed Al- Al-Mousawi – 11/12/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, é o testamento e conselho dos Ahlul Bit (A.S.) a todos nós e Deus ama os tementes.

Os melhores locais para a oração

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Sabei que as mesquitas são (casas) de Deus; não invoqueis, pois, ninguém, juntamente com Deus.” (72:18)

Numa outra passagem Deus disse no Alcorão sagrado: “Só freqüentam as mesquitas de Deus aqueles que crêem em Deus e no Dia do Juízo Final, observam a oração, pagam o zakat, e não temem ninguém além de Deus. Quiçá, estes se contem entre os encaminhados.” (9:18)

O Imam Al-Khomeini (K.S.) dizia: “As mesquitas são fortalezas sendo que estas fortalezas não podem ficar vazias”.

As mesquitas são os locais mais importantes e recomendados a serem frequentados para a oração. Existem locais onde não é recomendado que a pessoa faça a oração como por exemplo cozinha ou banheiro.

Há uma grande afirmação e uma forte recomendação que as orações sejam feitas nas mesquitas. Algumas pessoas não têm condições de rezar nas mesquitas, mas para aqueles que têm condições a recomendação é que a oração seja feita na mesquita.

A melhor das mesquitas

1) Masjed Al-Haram

O melhor local onde podemos fazer as orações é o Masjed Al-Haram em Meca. Inshallah que tenhamos a bênção e a graça de podermos visitar e orar nesta mesquita. Isso porque a oração neste local vale por 1 milhão de orações. Isso uma oração individual, já se for a oração congregacional então a recompensa é 150 vezes maior.

2) Masjed Al-Nabawi

Localizada em Medina, uma única oração na mesquita do Profeta (S.A.A.S.) vale por 10 mil orações.

3) Mesquita de Kufa

Localizada em Kufa no Iraque, a oração nesta mesquita vale por 1000 orações.

4) Mesquita de Al-Aqsa

Localizada em Jerusalém na Palestina, uma única oração nesta mesquita vale por 1000 orações também.

5) Mesquita Central

Que é a mesquita principal de cada cidade. Uma oração nesta mesquita vale por 100 orações.

6) Mesquita do bairro

Cujo são as mesquitas localizadas nos bairros e diferentes localidades da cidade. As orações nestas mesquitas valem por 25 orações.

7) Mesquita do Bazar

Nesta mesquita a oração vale por 12 orações.

A conclusão é a seguinte: seja lá qual for o ponto que você escolher para a oração, sempre as mesquitas prevalecem e tem prioridade sobre as demais localidades.

Orar em casa

Escolher um ponto em casa para fazer as orações diariamente é uma questão afirmada e recomendada na religião também. Um oratório, pode ser na sala ou no quarto.

Tudo isso que afirmamos aqui são recomendações para os homens. Já para as mulheres não há problema nenhum em seguir e orar nas mesquitas, mas a recomendação é que orem em casa.

Para os homens é recomendado que os homens façam as orações recomendadas em suas casas. Já as orações obrigatórias é recomendado que sejam feitas nas mesquitas.

Além disso as orações nos santuários sagrados dos Imames, profetas ou até mesmo sábios e eruditos, pois é recomendado que se façam as orações nestes pontos.

Então, queridos irmãos e irmãs, em primeiro lugar a oração sempre foi mais recomendada nas mesquitas. Além disso, quando rezar nas mesquitas nunca rezar no mesmo lugar ou ponto. Isso porque cada ponto e local que se reza testemunhará a seu favor no dia do juízo final. As narrativas afirmam que certo dia o Imam Assadiq (A.S.) disse: “Orem nas mesquitas em diversos pontos, isso porque cada ponto testemunhará a seu favor no dia do juízo final”. Isso porque uma passagem no Alcorão Sagrado afirma que a Terra terá voz no dia do juízo final e testemunhará a favor ou contra a pessoa. Deus disse: “Nesse dia, ela declarará as suas notícias (4) Porque o teu Senhor as terá revelado (5)” (99).

E por fim, uma belíssima tradição afirma a importância de frequentar e procurar três coisas em nossas vidas. O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Três coisas se queixarão contra a pessoa no dia do juízo final: a mesquita abandonada, o sábio abandonado e o livro abandonado”.

Queridos irmãos, se empenhem ao máximo para realizarem as orações nas mesquitas, e além disso, é muito recomendado que se frequente e se venha às mesquitas com maior frequência. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Aquele que caminhar a uma das mesquitas de Deus, terá dez recompensas por cada passo que dá, tanto na ida quanto na volta. As recompensas serão: 10 boas ações por cada passo, 10 más ações apagadas a cada passo e ele subirá 10 graus de posição no paraíso por cada passo dado”.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

 

«
»