Sermão de Sexta-feira da Mesquita do Brás – Os elementos para alcançar o sucesso e o progresso – Sheikh Ghassan Abdallah – 14/06/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Testemunho que não há divindade além de Deus, e que Mohammad é seu Mensageiro, “…o qual foi enviado com a orientação e com a verdadeira religião, para fazê-las prevalecer sobre toda a religião, ainda que isso desgoste os idólatras” (61:9).

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ó fiéis, atendei a Deus e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação…” (8:24)

Daremos continuidade ao nosso assunto sobre os elementos do progresso e evolução das nações. Uma das questões mais importantes que pode levar o ser humano ao avanço e ao progresso é ele se apegar no sistema de princípios e valores humanos. Estes valores que se tornaram um objetivo sagrado para a religião em seu sentido de crença e legal. Pois a religião, queridos irmãos, é um conjunto de crenças, sendo que estas bases se resumem na doutrina da religião. Estas bases corrigem a integração do ser humano com esta religião. Outro significado da religião significa a Shari´a (Legislação), a legislação que se resume nos aspectos legais e morais na vida do homem. A Shari´a é a lei, as jurisprudências que organizam as relações do ser humano consigo mesmo e a sociedade ao seu redor.

Por isso, queridos irmãos, quando observamos todos os detalhes da Shari´a, desde A até Z, percebemos que há um único objetivo para ela. Este objetivo é “Estabelecer o sistema de valores morais na vida do homem”. São os valores e princípios tais como os princípios da justiça, lealdade, cooperação, fidelidade, amor ao próximo, clemência, paciência, piedade, perdão e etc.

Se considerarmos por exemplo o valor da lealdade e a justiça teremos a certeza que sem elas a vida das pessoas não terá estabilidade. Por isso que Deus disse no Alcorão Sagrado em várias ocasiões: “Deus manda restituir a seu dono o que vos está confiado; quando julgardes vossos semelhantes, fazei-o eqüidade. Quão excelente é isso a que Deus vos exorta! Ele é Oniouvinte, Onividente…” (4:58)

Deus defini isso com base no conselho e o conselho tem um grande efeito sobre a prática e a conduta do homem. Sem a lealdade não haverá progresso no mundo. Sem estabelecer os princípios da confiança e a devolução dos valores para quem os depositam nos próximos não haverá condições de estabelecer o sistema de vida humano. Por isso, queridos irmãos, que há valores e princípios que estão infelizmente apagados na nossa realidade. Tais como os valores do perdão entre as pessoas. Nós percebemos que há um desequilíbrio entre as relações sociais, sejam parentes ou fiéis irmãos. Nós afirmamos que a sociedade cujo seus membros não vivem os princípios do perdão entre si não terá condições viver o progresso e o avanço.

Com base nisso as tradições religiosas vieram para afirmar os meios e os ferramentas que com base nelas haverá o estímulo para pregar os princípios dos valores humanos com base na esperança de fundar um ambiente caloroso e adequado para avançar e estabelecer boas relações humanas. Estas tradições afirmaram a importância de praticar o perdão e a paciência. As nobres tradições alcorânicas pregam que o ser humano jamais deve seguir o instinto da raiva, o qual pode levar a um caminho obscuro.

O Islam considera que na boa conduta há uma magia e a paciência tem um grande fruto que pode apagar o desejo de vingança de quem quer enfrentar o mal com o mal. É disso que nós precisamos queridos irmãos e irmãs. Infelizmente nós não vivemos o espírito da fé e não retribuímos o mal com o bem.

Por isso, Deus, o Altíssimo, disse: “E o delito será expiado com o talião; mas, quanto àquele que indultar (possíveis ofensas dos inimigos) e se emendar, saiba que a sua recompensa pertencerá a Deus, porque Ele não estima os agressores…” (42:40). Numa outra passagem Deus disse: “Porém, se os tolerardes, perdoa-los e os indultardes, sabei que certamente Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo” (64:14). Numa outra passagem Deus disse: “Emulai-vos em obter a indulgência do vosso Senhor e um Paraíso, cuja amplitude é igual à dos céus e da terra, preparado para os tementes” (3:133). Quem são estes tementes? De acordo com o Alcorão são os “Que fazem caridade, tanto na prosperidade, como na adversidade; que reprimem a cólera; que indultam o próximo. Sabei que Deus aprecia os benfeitores” (3:134).

Uma das passagens do Profeta Jesus Cristos (A.S.) para o povo de Israel diz o seguinte: “Ó povo de Israel, vocês não ouvem o que foi dito a vocês na Torá? Se conectem com vossos parentes e recompensem vossos parentes. Eu digo a vocês que se conectem com aquele que rompeu com vocês, deem a quem privou algo de vocês, e sejam bondosos com aqueles que foram maldosos com vocês, saúdem quem vos insultou, sejam honestos com seus inimigos, perdoem aqueles que foram injustos com vocês da mesma forma que desejam que sejam perdoados. Aprendam com o perdão de Deus sobre vocês. Vocês não veem que o sol de Deus cai sobre os benfeitores e os malfeitores de uma forma igual e que a Sua chuva cai sobre os virtuosos e os maldosos? Se vocês não amarem exceto aqueles que vos amam, e não são piedosos exceto com aqueles que praticam o bem para vocês, e não recompensam senão aqueles que vos recompensam, então que virtude e diferença haverá entre vocês e os próximos? Isso pode ser praticado pelos malfeitores também, aqueles que não tem esperança na recompensa do dia do juízo final. Mas se desejarem ser amados e escolhidos por Deus, sejam bondosos com aqueles que são maldosos conosco, perdoem aqueles que foram injustos conosco, e saúdem aqueles que não nos saúdam. Ouçam minhas palavras e pratiquem meu testamento. Preguem minhas palavras para se tornarem sábios e tementes a Deus”.

Olhem só que princípios de boa conduta o Profeta Jesus Cristo (A.S.) nos mostra. São coisas que infelizmente não seguimos em nosso dia a dia. Infelizmente em nosso dia a dia se alguém for nosso inimigo não somos honestos com ele, sendo que o Alcorão Sagrado disse: “Ó fiéis, sede perseverantes na causa de Deus e prestai testemunho (345), a bem da justiça; que o ódio aos demais não vos impulsione a serdes injustos para com eles. Sede justos, porque isso está mais próximo da piedade, e temei a Deus, porque Ele está bem inteirado de tudo quanto fazeis” (5:8).

Este testamento de Jesus Cristo (A.S.) possui várias tradições semelhantes nas tradições islâmicas, entre elas as passagens do Dua Makarem Al-Akhlaq do nosso Imam Ali ibnol Hussein (A.S.) que diz: “… Ó meu Senhor, me ajuda para aconselhar aquele que foi falso comigo, recompensar com o bem aquele que me fez o mal, dar àquele que me privou de algo, me conectar com aquele que rompeu laços comigo, falar bem daquele que me calúnia e perdoar o mal de todos…”

A virtude da misericórdia e da clemência

E assim por diante, tradições e palavras que os Imames (A.S.) nos falaram. Deus quer que nós pratiquemos os atributos e as nobres características de Deus, e entre estas características está o atributo da misericórdia e da clemência para todas as criaturas. A clemência deve ser abrangente para todos, pois se a clemência de Deus fosse exclusiva para um povo e a uma nação isso seria com base em falsos privilégios e isso não tem espaço para Deus e não tem como Ele privilegiar uma nação com sua misericórdia em detrimento de outras. Percebemos que Deus condenou alguns seguidores de religiões por terem seguido esta linha de pensamento. Ele disse no Alcorão Sagrado: “Dize-lhes: Ó judeus, se pretendeis ser os favorecidos de Deus, em detrimento dos demais humanos, desejai, então, a morte, se estais certos! (6) Porém, jamais a desejarão, por causa do que cometeram as suas mãos; e Deus bem conhece os iníquos! (7)” (62). Numa outra passagem Deus disse: “ (Isso) não é segundo os vossos desejos, nem segundo os desejos dos adeptos do Livro. Quem cometer algum mal receberá o que tiver merecido e, afora Deus, não achará protetor, nem defensor (123). Aqueles que praticarem o bem, sejam homens ou mulheres, e forem fiéis, entrarão no Paraíso e não serão defraudados, no mínimo que seja (124)” (4).

Portanto, queridos irmãos, o Alcorão Sagrado, lançou esta misericórdia sobre todo o ser humano, durante todos os períodos e por toda a vida. E dentro do plano da Sua misericórdia Ele mandou os profetas e Seus mensageiros para orientarem a humanidade e enterrarem a ignorância, estabelecendo as bases da verdade, do bem e da justiça entre as pessoas. Foi com base no princípio da misericórdia que Ele fez os raios do sol brilharem sobre todo o mundo, para conceder o calor de Sua misericórdia a todas as pessoas. E com base em Sua clemência Ele enriquece os servos e aceita o pedido de perdão dos pecadores. E também com base em Sua clemência Ele distancia as tragédias das pessoas.

Por isso, queridos irmãos, Ele disse: “Porém, teu Senhor é Indulgente, Misericordiosíssimo. Se ele os punisse pelo que cometeram, acelerar-lhes-ia o castigo; porém, terão um prazo, depois do qual jamais terão escapatória” (187:58). Numa outra passagem Deus pede para que o seu Profeta e Mensageiro o apresente da seguinte forma entre as pessoas: “Notifica Meus servos de que sou o Indulgente, o Misericordiosíssimo” (15:49).

Também recitamos os versículos de Deus no Alcorão Sagrado: “Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso. Pela era (1). Que o homem está na perdição (2). Salvo os fiéis, que praticam o bem, aconselham-se na verdade e recomendam-se, uns aos outros, a paciência e a perseverança! (3)” (103).

Deus estabeleceu a misericórdia como base de tudo, e por isso Ele recusou e condenou tudo que ficar como obstáculo para clemência. Ele disse: “… Ai daqueles cujos corações estão endurecidos para a recordação de Deus! Estes estão em evidente erro!” (39:22). Ele condenou todos que possuem corações endurecidos, aqueles que matam, confiscam as liberdades, tomam os direitos dos outros e espalharam o mal e a corrupção na Terra. Numa outra passagem Ele disse: “Apesar disso os vossos corações se endurecem; são como as rochas, ou ainda mais duros. De algumas rochas brotam rios e outras se fendem e delas mana a água, e há ainda outras que desmoronam, por temor a Deus. Mas Deus não está desatento a tudo quanto fazeis” (2).

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.).

 

 

«
»