Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – O significado verdadeiro de se apoiar em Deus – Sheikh Youssef Ajord – 10/07/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Deus, o Altíssimo, disse no Alcorão Sagrado: “… E quando te decidires, encomenda-te a Deus, porque Deus aprecia aqueles que (a Ele) se encomendam”. (3:159)

Numa outra passagem Deus, o Altíssimo, disse no Alcorão Sagrado: “… Quanto àquele que se encomendar a Deus, saiba que Ele será Suficiente, porque Deus cumpre o que promete. Certamente Deus predestinou uma proporção para cada coisa”. (65:3)

O Mensageiro de Deus, Mohammad (S.A.A.S.) dizia: Jamais se encomendem para outro além de Deus…”

Luqman, o sábio, recomendou a seu filho: Ó filho, quem é que se encomenda sobre Deus e ele o jogará sobre outro?Ele dizia também: “Jamais tenha esperanças no que está no poder das pessoas. Tenha confiança no que Deus prometeu. Se empenhe em tudo que Deus te obrigou e deixe de se esforçar em tudo que Deus te garantiu. Se apoie em Deus em todas as suas questões”.

O que significa se apoiar e se encomendar em Deus?

Se apoiar em Deus significa se amparar a Deus, se apoiar a Ele, ter confiança nele e no que ele prometeu, ter esperanças em tudo que lhe for prometido após a pessoa ter raciocinado e refletido.

Mas há uma diferença entre aquele que se apoia e se encomenda, e aquele que deixa tudo para se apoiar em Deus. Vou dar um exemplo para aproximar o significado de qual diferença entre uma e outra: Imaginem uma pessoa que fique doente, ela vai para o hospital, passa por uma consulta médica, faz os devidos exames e, assim, segue as orientações médicas. Depois desta pessoa ter seguido passo a passo de tudo isso, ela pode se apoiar em Deus e esperar que Ele a agracie. Mas, aquele que simplesmente, não faz nada disso, e além de tudo fica sentado esperando a cura vir do céu, e alega se apoiar em Deus, na verdade não está se apoiando em Deus. Mesmo se a pessoa vai ao médico e recebe as orientações médicas, mas não as segue, e alega dizendo “eu me apoio em Deus e quero que Ele me cure”, esta forma de apoio está errada!

Outro exemplo, que podemos dar, seria quando um fazendeiro que prepara a terra, planta as sementes, rega, a cultiva, e depois ele se apoia em Deus. Isso sim é se apoiar e se encomendar em Deus e não o fazendeiro que simplesmente espera pela graça de Deus sem cumprir seus deveres. De nada valerá ele se apoiar em Deus se não cumprir seu papel.

Outro exemplo é o pai de família. Alguém que tem uma família e precisa ter uma fonte de renda para viver, uma fonte de renda lícita. Ele escolhe o ponto ideal, o tempo ideal, acorda cedo e vai para a loja, compra a mercadoria certa, estabelece o preço ideal e justo, e depois no final de tudo ele diz “eu me apoio em Deus para que Ele me enriqueça”. Isto está certo porque a pessoa cumpriu tudo que poderia contribuir com a graça de Deus, e não a pessoa que fica em casa sentada, orando e jejuando e dizendo que se apoia em Deus e é Ele que a fará rica, sendo que os outros estão trabalhando por ele e lhe pagando as despesas. Isso está errado! Na verdade, isso é uma filosofia de Satã e não de Deus. Deus nos ordena a seguirmos o raciocínio e os meios para conquistar as coisas, e então, depois, no final se apoiar em Deus, e não o contrário disso.

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Jamais deixe de agir e buscar a riqueza da fonte lícita, pois isso melhora a sua vida”. Sendo assim, jamais devemos achar que jogando tudo nas costas de Deus Ele resolverá tudo.

Os fiéis, jamais devem deixar de raciocinar e depois agir. Eles devem agir de acordo com o raciocínio e os elementos lógicos e corretos, e nunca achar que as condições atuais são o fim de tudo. Não é porque o mundo está vivendo numa crise, que acabou tudo. Não é porque o dólar está alto, que não há mais como trabalhar. O verdadeiro fiel é aquele que pensa e age em seguida, de acordo com seu raciocínio e pensamentos lógicos e, então, depois se apoia em Deus.

Jamais o fiel deve perder a esperança em Deus, e sim deve seguir as orientações da liderança sábia. “Deus ama aqueles que se apoiam Nele”.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

«
»