Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – O piedoso Imam – Sheikh Youssef Ajordi – 03/07/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Saudações sobre ti, ó Imam da piedade,

Saudações sobre ti, ó Imam da misericórdia,

Saudações sobre ti, ó Imam da garantia,

Saudações sobre o Imam, o consolador das almas,

Saudações sobre o sol de todos os sóis,

Saudações sobre a lua que nasceu no dia 11 de Zul Quidah.

Saudações sobre o nosso Imam, nosso senhor, nosso querido, o consolador das nossas almas e corações, o Imam Ali ibn Mousa Al-Redha (A.S.). Pedimos a Deus que nos agracie com sua visitação nesta vida e que estejamos em sua companhia no dia do juízo final.

Deus, o Altíssimo, disse no Alcorão Sagrado: Chegou-vos um Mensageiro de vossa raça, que se apieda do vosso infortúnio, anseia por proteger-vos, e é compassivo e misericordioso com os fiéis” (9:128). O Mensageiro de Deus Mohammad (S.A.A.S.) não era um mensageiro de um outro continente ou de outro planeta, ele era um entre aquele povo e nação. Ele era piedoso com o seu próprio povo e ansiava por protegê-lo, e se preocupava com os fiéis. Pregava o amor e a piedade para os fiéis. Todas as características do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) eram incorporadas nos Imames (A.S.) e entre eles o Imam Al-Redha (A.S.) cujo seu filho, o Imam Al-Jawad (A.S ), saudava seu pai dizendo: “Saudações sobre ti, o Imam Al-Ra´uf (Imam da piedade).

A narrativa de Ibrahim sobre os atributos do Imam Al-Redha (A.S.)

Ibrahim ibn Al-Abbas viveu na época do Imam Al-Redha (A.S.) e era um de seus companheiros, ele dizia: “Jamais vi e nem ouvi alguém melhor do que o Al-Redha. Isso porque vi em Al-Redha algo que jamais vi em ninguém. Ele (Al-Redha) jamais interrompeu alguém em suas falas. Nunca rejeitou o pedido de alguém, tendo condições em atendê-lo. Jamais estendeu as pernas perante alguém ou encostou em algo quando estava com alguém. Nunca o vi insultar algum de seus subordinados. E jamais o vi gargalhar perante as pessoas, e sim sorria quando se alegrava. Quando a sós e lhe era servida a comida, ele chamava seus servos para comerem com ele. Dormia pouco a noite, ficando em vigília sendo que a grande maioria de suas noites ele passava em vigília, desde o início da noite até o fim. Ele jejuava muito e dizia: “Isso representa o jejum do tempo inteiro”. Ele era um praticante da caridade em segredo, e na maioria das vezes fazia caridade nas noites mais escuras. Então, aquele que alegar que viu alguém melhor que ele (Imam AL-Redha), não acreditem”.

O Imam da Piedade

Estas foram algumas características que levaram o Imam Al-Redha (A.S.) a ser chamado e conhecido como o Imam da piedade. Ele nunca interrompeu alguém em sua fala, imaginem então nas práticas. Um hábito que devemos mudar em nós mesmos. Muitas vezes, interrompemos as falas dos outros e ainda pedimos desculpas e damos continuidade, sem deixar nosso colega completar sua ideia. Isso não é certo, pois se sabemos que está errado, por quê pedimos desculpas por interromper?! O ideal é interromper está pratica e começarmos a mudar nosso hábito.

Além disso, quando o Imam era procurado para um certo assunto e ele podia ajudar, nunca dizia não. Quantas vezes alguém nos pede algo que podemos fazer, mas que rejeitamos, simplesmente porque não queremos ajudar ou por preguiça. Até mesmo uma pequena ligação ou um pequeno gesto de ajuda nós não fazemos. Não sabem vocês o quanto estamos perdendo de recompensas por estas faltas. O Imam nunca deixava passar o pedido das pessoas se ajudar estivesse ao seu alcance.

Outro assunto é a educação do Imam Al-Redha (A.S.) que era exemplar. Ele nunca estendia as pernas perante alguém sentado ali com ele, e isso é um outro hábito errado que nós praticamos, às vezes, até perante o mais velho, o que é uma falta de educação. Até mesmo perante os demais fiéis e muçulmanos nas Mesquitas. Isto está errado irmãos, e devemos mudar nosso hábito. O Imam (A.S.) nem encostava na parede quando sentado. Ele não fazia isso por educação a quem estava ali em sua companhia.

Outro problema, que vivemos no nosso dia a dia, é o insulto e a ofensa ao próximo, especialmente aos subordinados e funcionários. O Imam Al-Redha (A.S.) jamais insultou ou humilhou alguém entre seus servos. Alguns de nós, infelizmente, por se sentirem superiores, os insultam ou os humilham, mas isso não é uma conduta exemplar, pois os Imames não eram assim. Até mesmo, um simples cuspe no chão os Imames não faziam, pois isso poderia incomodar os outros.

O Imam era preciso em sua conduta de que jamais comia sozinho. Ele se alegrava quando alguém compartilhava o seu alimento com ele. Chamava seus servos para comerem junto com ele, e de sua mesma comida. Esta é uma grande e nobre conduta que o Imam e todos os Ahlul Bait (A.S.) praticavam: a humildade.

Entre as condutas do Imam (A.S.) está a caridade em segredo, uma das características de todos os Imames (A.S.). Isso porque, a caridade em segredo é a que irá ter maior recompensa de Deus e preserva a imagem e a dignidade de quem a está recebendo. Além de tudo, ele escolhia as noites mais escuras para fazer suas caridades.

Saudações sobre ti, ó meu Senhor, ó Ali ibn Mousa Al-Redha (A.S.).

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos vocês.

 

 

 

«
»