Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Imam Assadeq (A.S.), o Imam da união e do diálogo – Sheikh Ghassan Abdallah – 28/06/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam sobre o profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Testemunho que não há divindade além de Deus e que Mohammad é seu Mensageiro, “…o qual foi enviado com a orientação e com a verdadeira religião, para fazê-las prevalecer sobre toda a religião, ainda que isso desgoste os idólatras” (61:9).

Deus disse no Alcorão Sagrado: “…Deus só deseja afastar de vós a abominação, ó Ahlul Bait, bem como purificar-vos integralmente” (33:33).

Este sagrado versículo decide que a vontade de Deus foi de afastar todo tipo de abominação dos Ahlul Bait (A.S.) e os purificar de todo defeito ou falha. A falha e o defeito jamais alcançou suas palavras e condutas, e isso é confirmado pela história.

Entre os Imames dos Ahlul Bait (A.S.) está o Imam Jafar ibn Mohammad Assadeq (A.S.), o qual relembramos o martírio nestes dias. Este Imam preencheu o mundo e as pessoas com seu conhecimento e suas orientações até que os corações e intelectos ficassem fascinados por ele. Os estudantes e os amantes do conhecimento e da razão se colocaram em sua volta vindos de todas as partes do mundo e de diferentes escolas islâmicas. Como citam os historiadores e os que narram as narrações, mais de 4 mil sábios aprenderam com este grandioso Imam e todos se orgulham e se honram de ter estudado e adquirido seu conhecimento por parte Assadeq (A.S.).

A história de Anuan Al-Basri

Algumas narrações até afirmam que haviam entre os muçulmanos alguns que imploravam e oravam a Deus para que Deus pudesse guiar e orientar o coração de Jafar Assadeq (A.S.) a ensiná-los. Entre estas pessoas temos Anuan Al-Basri, o qual tinha 94 anos. Ele mesmo cita que estudava com Malik ibn Anas há vários anos e quando Jafar Assadeq (A.S.) foi a Medina quis ter a oportunidade de estudar com ele. Então procurou o Imam Jafar Assadeq (A.S.) e pediu que o ensinasse. O Imam Assadeq (A.S.) disse em sua resposta: “Eu sou uma pessoa muito requisitada (com muitas responsabilidades e obrigações) e mesmo assim há varias recomendações que eu pratico durante o dia e a noite. Então não tome meu tempo e continue estudando com o Malik”. Anuan Al-Basri quando ouviu estas palavras do Imam ficou abatido e muito triste e disse em seu próprio coração quando saiu de lá: “Se eu fosse uma pessoa que aprendesse bem não iria ser negado por este Imam”. Então Anuan saiu e foi em direção à Mesquita do Profeta (S.A.A.S.), saudou o Profeta e orou uma oração, e pediu para Deus: “Ó Deus, faça que o coração de Jafar seja piedoso comigo e que eu possa aprender com ele o conhecimento para me orientar na senda reta”. Em seguida ele disse que retornou à sua casa muito abatido e nem foi em direção a Anas para estudar. Anuan ficou em casa e não saiu mais dela até o momento da oração obrigatória, e então ele não aguentou mais, se trocou e saiu em direção a casa do Imam Jafar Assadeq (A.S.). Isso foi depois da oração de Açr. Quando chegou na casa do Imam bateu na porta e foi recebido pelo empregado do Imam que perguntou o que ele queria. Anuan disse que foi saudar o nobre Imam. Então, o empregado disse que o Imam estava em oração. Anuan disse que iria aguardar ali mesmo. Em poucos minutos o empregado do Imam retornou e disse a Anuan para entrar com a bênção de Deus. Então ele entrou e saudou o Imam Assadeq (A.S.) e o Imam (A.S.) o saudou e pediu para ele sentar, e que Deus fosse piedoso com ele.  Anuan sentou e nisso o Imam perguntou qual seu apelido? Anuan respondeu que era Abu Abdillah. O Imam (A.S.) então disse que Deus o abençoava e perguntou o que ele desejava. Anuan disse em seu próprio coração que só está saudação e oração que o Imam Assadeq (A.S.) fez naquela visita já seria muito. E o Imam perguntou novamente o que ele queria. Então Anuan disse que tinha orado para Deus para que pudesse guiar o coração do Imam Assadeq (A.S.) e que fizesse ser piedoso com ele para que pudesse ensiná-lo. E o Imam Assadeq (A.S.) disse: “Ó Aba Abdillah, o conhecimento não é aprendido, e sim uma luz que Deus introduz no coração daqueles que querem ser guiados”.

Até mesmo os ateus e os zindik

Esta narração testemunha que o Imam (A.S.) possuía uma riqueza e um tesouro de conhecimento e era procurado por diversas pessoas, até mesmo de outras escolas, as quais muitas vezes discordavam de suas crenças. Imam Assadeq (A.S.) dialogava e recebia até mesmo os ateus e os Zindik que não acreditavam em Deus e nem no dia do juízo final. Narra-se que Ibn Abi Auja e Ibn Muqafa, que era ateu e Zindik respectivamente, costumavam assistir a peregrinação e insultar os muçulmanos. Mas num certo dia Ibn Muqafa disse a Ibn Abi Auja sobre os peregrinos que estavam no ritual de Tawaf em volta da Ka´bah: “Está vendo estas pessoas (apontando com seu dedo para os peregrinos), pois é, eu não chamo nenhum deles de ser humano, exceto aquele homem (apontando para o Imam Jafar Assadeq)”. Ou seja, os ateus e os Zandik não respeitavam os demais e os consideravam inferiores a eles exceto o Imam Assadeq (A.S.). Então ibn Abi Auja perguntou a Ibn Muqafa por que ele considerava aquele homem diferente dos demais, e Ibn Muqafa disse: “Vejo nele algo que os demais não possuem. Vejo nele um sábio”. Ibn Abi Auja é como todos os demais ignorantes e arrogantes, e mesmo com esta declaração do seu companheiro ele quis desafiar o Imam. Então, Ibn Abi Auja foi até o Imam para desafiá-lo. Quando terminou voltou ao seu amigo e disse impressionado e maravilhado: “Ibn Muqafa, desculpa, mas ele é mais que um humano…”

Os líderes das escolas Islâmicas

Queridos irmãos, esta era a personalidade e posição do Imam Assadeq (A.S.). Até mesmo alguns líderes das demais escolas islâmicas tais como o Abu Hanifa dizia sobre a importância do Imam Assadeq (A.S.) em sua vida: “Se não fossem os dois anos (que ele tinha estudado com o Imam) eu estaria arruínado”. Kamal Al-Din Al-Shafe´i disse em seu livro Mataleb Al-So´ul fi Manaqeb Al Al-Rasul que ele dizia sobre a personalidade do Imam Jafar Assadeq (A.S.): “Ele é um dos grandiosos homens dos Ahlul Bait e seus senhores. Possui grandiosos conhecimentos, adoração especial, recitação, segue os ensinamentos do Alcorão Sagrado, retirava dele suas esmeraldas e explorava seus mistérios e dividia seus momentos em várias partes, além de que cobrava a si mesmo. Sua visão relembra a outra vida, ouvir suas palavras faz que o homem se desprenda desta vida, e segui-lo leva ao paraíso. A luz de sua face é testemunho de que é da descendência da profecia, a pureza de suas práticas é testemunho de que é da geração da mensagem. Os sábios, os escritores, os memorizadores, e muito outros, aproveitaram e desfrutaram de suas palavras… Todos tiveram a honra de aprender com este Imam”.

Depoimento de Zaid ibn Arqam

Foi isso que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) anunciou sobre a posição dos Imames dos Ahlul Bait (A.S.). Foi citado no Sahih Muslim que Zaid ibn Arqam disse: “Quando o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) discursou entre nós numa região chamada Khom, que fica entre Meca e Medina, depois de louvar a Deus ele (S.A.A.S.) disse: “Ó humanos… Deixo entre vós duas preciosidades, o livro de Deus, o qual possui a luz e a orientação, então o sigam e se apeguem nele, e meus Ahlul Bait. Recordem de meus Ahlul Bait… Recordem de meus Ahlul Bait… Recordem de meus Ahlul Bait!”

Tradição dos Príncipe dos Fiéis (A.S.)

Numa passagem o Príncipe dos Fiéis (A.S.) disse: “Jamais se pode igualar os Ahlul Bait (A.S.) a algo deste mundo… Eles são a base da religião e as colunas da convicção…” Numa outra tradição fala “… Os Ahlul Bait são a vida do conhecimento e a morte da ignorância… A vossa aparência interna é a mesma que a externa. Jamais contrariam a religião”.

Peço a Deus, o Altíssimo que nos ponha entre seus seguidores nesta vida.

Segundo Sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Testemunho que não há divindade além de Deus, e que Mohammad é seu Mensageiro “…o qual foi enviado com a orientação e com a verdadeira religião, para fazê-las prevalecer sobre toda a religião, ainda que isso desgoste os idólatras” (61:9).

Ó Deus, abençoe Mohammad, Seu servo, Seu Mensageiro, Seu amado, Seu confiável, Seu escolhido, o guardião do Seu segredo e o propagador de Suas mensagens.

Ó Deus, abençoe Ali, o príncipe dos fiéis, Seu servo e Seu súdito, irmão do Seu Mensageiro e Sua evidencia sobre Suas criaturas.

Ó Deus, abençoe Fátima Azzahra, a verdadeira purificada, a senhora das melhores do universo.

Ó Deus, abençoe os dois nobres netos da misericórdia do Profeta Mohammad, Hassan e Hussein, os dois senhores dos jovens do paraíso.

Ó Deus, abençoe os Imames dos muçulmanos, Ali ibn Hussein, Mohammad ibn Ali, Jafar ibn Mohammad, Mousa ibn Jafar, Ali ibn Mousa, Mohammad ibn Ali, Ali ibn Mohammad, Hassan ibn Ali e a grande e maior evidência de todas, o Imam Al-Mahdi (A.F.).

Citaremos alguns versículos sobre o temor a Deus que aconselham o ser humano a deixar de se apegar tanto a esta vida, a qual é simplesmente um amontoado de dias calculados e que depois acabam como uma miragem.

Deus disse no Alcorão Sagrado ao Seu mensageiro: “E admoesta-os sobre o dia do lamento, quando a sentença for cumprida, enquanto estão negligentes e não crêem (39). Em verdade, Nós herdaremos a terra com todos os que nela estão e a Nós retornarão todos (40)”. (19)

Numa outra passagem Deus disse: “Admoesta-os com o dia iminente quando, angustiados, os corações lhes subirão às gargantas. Os iníquos não terão amigos íntimos, nem intercessores que possam obedecer” (40:18)

Numa outra passagem Deus disse: “E voltai, contritos, porque, então, não sereis socorridos (54). E observai o melhor do que, de vosso Senhor, vos foi revelado, antes que vos açoite o castigo, subitamente, sem o perceberdes (55). Antes que qualquer alma diga: Ai de mim por ter-me descuidado (das minhas obrigações) para com Deus, posto que fui um dos escarnecedores! (56)” (39)

Numa outra passagem Deus disse: “Sabei que a vida terrena é tão-somente jogo e diversão, veleidades, mútua vanglória e rivalidade, com respeito à multiplicação de bens e filhos; é como a chuva, que compraz aos cultivadores, por vivificar a plantação; logo, completa-se o seu crescimento e a verás amarelada e transformada em feno. Na outra vida haverá castigos severos, indulgência e complacência de Deus. Que é vida terrena, senão um prazer ilusório?” (57:20)

Queridos irmãos e irmãs, continuemos citando algo sobre a vida do grandioso Imam Assadeq (A.S.) e suas palavras.

Um dia o Imam (A.S.) foi perguntado por um homem o que significaria esta declaração do Imam (A.S.): “Ergam nossos assuntos, pois Deus será clemente com quem erguer nossos assuntos”. Este homem perguntou como erguer seus assuntos e queria que o Imam o demonstrasse e o explicasse quais seria a melhor tradução para o termo “Nossos Assuntos”. Então o Imam Assadeq (A.S.) respondeu: “Um homem entre vocês aprender as nossas ciências e as propagar entre as pessoas, pois se as pessoas soubessem do bem das nossas palavras iriam nos seguir”.

O Imam Assadeq (A.S.) queria que todos os jovens da nação de uma forma geral, e de uma forma específica os jovens seguidores dos Ahlul Bait (A.S.), se ocupassem na busca pelo conhecimento em todas as suas categorias, pois ele (A.S.) não apenas seguiu ensinando as ciências islâmicas e históricas, ele também foi o defensor de todas as ciências e conhecimentos. Todo tipo de ciência deveria ser estudada: química, medicina, matemática, geografia, álgebra e etc… Entre seus alunos estavam Jaber ibn Hayan, um dos grandes nomes da química e da álgebra.

Aqui gostaria de citar um breve depoimento de um autor que cita uma apresentação do Imam Assadeq (A.S.) em seu livro, Allamah Al-Khafaji, o professor na Universidade de Azhar, no Egito. Ele dizia: “O conhecimento do Imam Assadeq (A.S.) era muito abrangente, na medicina, na química, na astrologia, física, filosofia, geografia… O Imam Assadeq (A.S.) afirmou a teoria dos quatro elementos. Foi o primeiro que falou sobre o oxigênio. Teve teorias sobre os raios das estrelas, tempo, lugar, luz, a formação do mundo e muitas outras questões, entre tais: pensamento, religião, civilização, sabedoria, filosofia, natureza, meio ambiente, história, e abordou tudo isso antes mesmo dos cientistas ocidentais”.

Por isso, o Imam Assadeq (A.S.) dizia: “Chicotes caiam sobre os companheiros que não buscam o estudo religioso”. Numa outra passagem o Imam (A.S.) dizia: “Irei ser duro se me for apresentado um jovem que não souber o conhecimento religioso”.

Isso no nível cientifico e teológico. Já entre os conselhos que ele deixou para os seus seguidores há uma tradição a qual gostaria de citar aqui perante vocês, narrada por Zaid Al-Shaham, que diz: “O Imam Assadeq (A.S.) me disse: “Transmite minha saudação a todo aquele que segue minhas orientações. Recomendo a todos a temência a Deus, a obediência para com Ele, a diligência e a verdade nas palavras, a devolução do depósito de confiança, uma longa prostração, uma boa vizinhança… Foi isso que Mohammad revelou… Devolvam o depósito de confiança feito a vocês por todos, seja um fiel ou um infiel, pois o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) ordenava devolver o depósito de confiança mesmo se fosse uma agulha e uma linha”. Saibam queridos irmãos que a saudação deixada aqui pelo Imam Assadeq (A.S.) não é limitada ao tempo e ao local, e é para todos os tempos e lugares. Ao mesmo tempo nem suas palavras são limitadas a um tempo e local, elas são para sempre e para todos.

Em seguida o Imam Assadeq (A.S.) se direciona aos seguidores da escola e linhagem dos Ahlul Bait (A.S.) que possuem amigos e parentes de outras escolas de pensamento. Ele dizia a eles: “Se conectem com suas tribos, participem de seus velórios, visitem seus enfermos, e paguem por seus deveres. Pois o homem entre vós, se obedecer a Deus, for verdadeiro em suas palavras, pagar o depósito de confiança e ter uma boa conduta será chamado de JAFARITA, e isso me alegrará em meu coração. Já aquele que não fizer isso entristecerá e as pessoas iriam dizer erroneamente que esta é a conduta de Jafar”.

Numa outra passagem o Imam Assadeq (A.S.) dizia: “Juro por Deus que nossos verdadeiros seguidores são aqueles que temem a Deus e não são conhecidos senão com a verdade em suas palavras e pelo pagamento dos depósitos de confiança a eles confiados”.

Estas são as orientações dos Imames dos Ahlul Bait (A.S.), as quais devem ser gravadas nos corações, no intelecto e na consciência.

E que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

 

 

 

«
»