Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Al-Mubahalah (O duelo entre o Mensageiro de Deus e os Cristãos de Najran) – Sheikh Wissam Issam – 23/08/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, na altura de Sua majestade e como Ele merece, louvado seja o Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.). E sobre todos os profetas e mensageiros, seus bons companheiros e os servos virtuosos.

Deus, peço-lhe perdão a mim e a todos os fiéis, estejam vivos ou falecidos. Servos de Deus, recomendo a vocês e a mim mesmo a temência a Deus, a temência a qual por ela todos os profetas e Mensageiros se empenharam e se esforçaram.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “O exemplo de Jesus, ante Deus, é idêntico ao de Adão, que Ele criou do pó, então lhe disse: Seja! e foi (59). Esta é a verdade emanada do teu Senhor. Não sejas, pois, dos que (dela) duvidam (60). Porém, àqueles que discutem contigo a respeito dele, depois de te haver chegado o conhecimento, dize-lhes: Vinde! Convoquemos os nossos filhos e os vossos, e as nossas mulheres e as vossas, e nós mesmos; então, deprecaremos para que a maldição de Deus caia sobre os mentirosos. (61)”. (C. 3)

Estes versículos foram revelados sobre o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) na ocasião quando estava dialogando com os cristãos e eles o enfrentaram e o desafiaram para um duelo, e ele aceitou.

Antes de falarmos sobre a história e os fatos desta revelação quero fazer umas simples anotações sobre o que Deus disse no versículo acima: “O exemplo de Jesus, ante Deus, é idêntico ao de Adão, que Ele criou do pó, então lhe disse: Seja! e foi”. Primeiro Deus o criou da terra só daí então ele disse seja. Por que Deus disse que “Criou” e depois disse “Seja”? E então por que Ele disse Seja se já havia criado? O que eu digo é: A criação é algo físico, ligado ao corpo material das coisas. Já o aspecto espiritual é ligado à questão Seja, quando Deus sopra sobre aquela criação, e então será um humano ou um animal.

Voltando ao assunto, o versículo coloca como referência a criação milagrosa de Jesus que nasceu sem pai, mas esta comparação é feita com o primeiro homem criado por Deus, que foi Adão, que além de ter sido criado sem pai foi criado sem mãe, portanto, não haveria nenhuma dificuldade sobre o criador que criou este sem pai e mãe de criar outro sem pai.

Sem contar que a questão de Adão é um assunto em comum em todas as religiões e doutrinas.

Em seguida Deus disse: “Esta é a verdade emanada do teu Senhor. Não sejas, pois, dos que (dela) duvidam”. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) não tinha dúvida nenhuma do poder de Deus. Ele tem a convicção e mais profunda certeza em Deus e no poder de Deus, e ele sabe com certeza que Deus criou Jesus sem o pai por meio de um milagre, e que não foi um meio convencional. Partindo daí o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) começa a jornada do duelo com os cristãos de Najran. Eles acreditavam que Jesus era Deus e era uma divindade. Para o Profeta a ideia está totalmente clara e evidente.

Como começou a questão da Mubahalah e este duelo entre os cristãos e ele? Na verdade, isso começou por meio de um diálogo entre a pessoa dele e uma comitiva cristã. Quando a pessoa desafia o outro para um duelo é porque tem certeza que está certa, e até mesmo aquilo que ela oferece para o duelo faz parte do quanto está convicta de que está certa. Quando a pessoa vai para um desafio e leva as pessoas mais próximas e amadas para este duelo isso é porque ela está totalmente certa de que está certa, senão não levaria estas pessoas tão amadas e próximas para um duelo e as colocaria em risco. O profeta não levou ninguém além de seus familiares mais próximos, Fátima, Ali, Hassan e Hussein. Ele queria apresentar os mais fortes argumentos e sinais de que estava certo.

Por que ocorreu a Mubahala? Este fato que é chamado de Mubahala (Duelo ou Juramento) ocorreu para a exposição de uma verdade e a comprovação de uma questão. Para provar uma coisa existes vários meios para que a pessoa exponha as verdades:

Primeiro: Argumentar

Ou seja, o argumento e a utilização dessa ferramenta é um dos meios para a comprovação da verdade para as pessoas. Deus o Altíssimo utilizou este meio no Alcorão Sagrado. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Se houvesse nos céus e na Terra outras divindades além de Deus, (ambos) já se teriam desordenado…” (21:22). Ou seja, é algo totalmente controverso. O mundo não iria adiante se tivesse dois deuses, pois seus interesses e desejos jamais poderiam ser compatíveis. Se houvessem vários deuses o universo iria acabar arruinado, e este é um meio cujo o Alcorão Sagrado utilizou para provar e expor a verdade. A ferramenta do argumento e da lógica.

Segundo: Dialogar

Uma das formas e meios para provar a verdade é por meio do diálogo. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Convoca (os humanos) à senda do teu Senhor com sabedoria e uma bela exortação; dialoga com eles de maneira benevolente, porque teu Senhor é o mais conhecedor de quem se desvia da Sua senda, assim como é o mais conhecedor dos encaminhados” (16:125).

Terceiro: Testemunhar

Como? Por exemplo, você alega que é marceneiro. Mas melhor mostrar que é marceneiro praticando ou construindo alguma coisa do que alegar apenas. Como os feiticeiros na época de Moisés acreditaram nele? Foi porque eles viram que seu cajado virou uma serpente de verdade e que as suas próprias serpentes eram na verdade de mentira, eram apenas ilusões. Então, quando viram o cajado de Moisés virar uma serpente e viram que aquilo era realmente verdadeiro, acreditaram nele. Outro exemplo que podemos dar é o de Abraão quando foi lançado no fogo de Nimrud, mas não queimou, e só isto é uma grande prova de que Deus é poderoso e soberano sobre todas as coisas.

Quarto: Mubahalah (duelo, juramento)

É uma das formas de provar a verdade e expor para o seu oposto é a Mubahala, e foi este caminho que Profeta Mohammad (S.A.A.S.) escolheu para provar que estava falando a verdade. É um dos meios para provar e comprovar a verdade para as pessoas. Como ocorreu este fato?

Os historiadores afirmam que uma comitiva de cristãos da região de Najran estava em Medina e foi até a Mesquita e começou a tocar sinos e a rezar como se estivessem em uma igreja. Então os companheiros do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disseram a ele: “Ó profeta, em sua mesquita?” Então o Profeta (S.A.A.S.) disse: “Deixem eles”. Quando terminaram suas orações foram até o Profeta (S.A.A.S.) e perguntaram a ele:  “O que você alega?” Mohammad (S.A.A.S.) então disse: “Eu anuncio que não há divindade além de Deus, e que eu sou o Seu mensageiro. E que Jesus é um servo de Deus, come e dorme como todas as demais criaturas”. Então eles perguntaram: “Então quem é seu pai (pai de jesus)?”. Então Mohammad disse para eles: “O que vocês tem a dizer sobre Adão?” Eles disseram: “Ele é criado por Deus, come bebe e etc”. Então Mohammad (S.A.A.S.) perguntou: “E quem é o seu pai?”. Então eles não podiam responder nem saber o que dizer. E os versículos acima foram revelados.

Aqui o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) desafiou todos eles para um duelo intelectual. Disse a eles todos fariam um juramento, para aceitar a tragédia de Deus caso estivesse mentindo. Então eles aceitaram o duelo e todos voltaram para suas casas. Quando os cristãos retornaram às suas terras disseram: “Se Ele (Mohammad) fizer a Mubahala (Duelo) acompanhado de seus seguidores então vamos fazer a Mubahala, mas se vier com seus familiares mais próximos então não iremos fazer”. Os cristãos sabiam que ninguém coloca em jogo as pessoas mais importantes de sua vida, somente se tivesse convicção de que está certo. Então quando chegou o dia o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) chegou junto com sua comitiva até o local marcado. Ele chegou com uma pequena comitiva. Os líderes cristãos perguntaram quem eram as pessoas. Disseram a eles: “Este é o seu primo e seu sucessor e genro Ali ibn abi Taleb. Esta é a filha dele Fátima Azzahra, e estes são os seus dois filhos Hassan e Hussein”. Então eles ficaram com medo e recuaram dizendo ao Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) que desistiram. E daí fizeram um acordo de paz com o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e pagaram a Jiziyah.

A primeira questão: É muito natural que Mohammad (S.A.A.S.) tivesse escolhido estas pessoas para o evento do duelo, pois não haveria ninguém a altura desta representação e deste valor e posição perante Deus. Elas eram as escolhidas e as mais próximas de Deus o Altíssimo. Com a presença delas o argumento seria muito mais forte e o resultado mais concreto.

A segunda questão: Ali foi considerado como se fosse ao próprio Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), como quando ele disse “A si mesmo”. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Tu (Ali) és para mim como Aarão foi para Moisés, com a diferença que não haverá profeta depois de mim”. Entendemos que ele é a continuidade do Profeta de Deus (S.A.A.S.) e que ele é a sucessão legal e legítima dele. Não há dúvida que Ali representa a pessoa de Mohammad e que a continuidade de sua mensagem é da responsabilidade de Ali.

A questão da Mubahala existe nas palavras dos Imames (A.S.). Através destas questões e fatos, entrei tais o que aconteceu entre o Imam Al-Redha (A.S.) e Ma´mun Al-Abbasi. Quando ele falou a diferença entre a Itira (família) e a Ummah (nação) e qual seria a diferença entre eles, disse que a Itira seria melhor que a nação, e na verdade não havia comparação entre ambas. O Imam Al-Redha (A.S.) disse que há uma diferença entre ambas em 12 ocasiões, e isso foi revelado no Alcorão Sagrado, e a terceira ocasião seria a Mubahalah. Os sábios presentes alegaram que quando o Profeta (S.A.A.S.) disse “A vocês e a nós mesmos” se referia a ele mesmo. Então o Imam Al-Redha (A.S.) disse que não, que o Profeta se referiu a Ali nesta parte. E os filhos seriam Hassan e Hussein. E a mulher seria Fátima. Esta é uma questão muito nobre e característica deles, e ninguém irá alcança-los nisto.

Entre as questões está diálogo entre o Harun Al-Abbas e o Imam Al-Khadhem (A.S.). Harun perguntou alegavam os Imames serem filhos do Profeta sendo que eram da descendência de Fatima (na época os filhos da filha não eram considerados da descendência do pai dela). O Imam Al-Khadhem (A.S.) disse: “Deus disse: …e sua descendência, Davi e Salomão, Jó e José, Moisés e Aarão. Assim, recompensamos os benfeitores (85) E Zacarias, Yáhia (João), Jesus e Elias, pois todos se contavam entre os virtuosos (86). Khadhem perguntou: “Quem é o pai de Jesus?” Harun disse: “Ele não tem pai”. Então Imam Al-Khadhem (A.S.) disse: “Ele (Jesus) então foi ligado a profecia por meio de sua mãe, sendo ela a filha de Imran”. O Imam então disse: “Da mesma forma que Jesus foi considerado descendente da profecia por meio de sua mãe, então nós também somos descendentes do profeta por meio de nossa mãe”.

A questão da Mubahala e o conteúdo deste versículo é este fato histórico é muito importante que seja estudado e pesquisado com coração puro e uma mente pura, para que o ser humano possa alcançar a verdade da história.

E que a paz de Deus esteja com todos vocês.

 

«
»