Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A responsabilidade dos pais – Seyyed Ali Al-Mousawi – 13/11/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, é o testamento e conselho dos Ahlul Bait (A.S.) a todos nós e Deus ama os tementes.

Deus diz no Alcorão Sagrado: “Ó fiéis, precavei-vos, juntamente com as vossas famílias, do fogo, cujo alimento serão os homens e as pedras, o qual é guardado por anjos inflexíveis e severos, que jamais desobedecem às ordens que recebem de Deus, mas executam tudo quanto lhes é imposto.” (66:6)

A responsabilidade dos pais perante seus filhos

O versículo acima nos expõe a nossa responsabilidade perante nossos filhos e familiares. Deus dá uma ordem que é “precavei ou protegei”. Ele está ordenando aos fiéis a se precaverem juntamente com seus familiares, sejam filhos, esposa, tios, primos, ou parentes próximo. Precavei do que? Precavei do fogo do inferno.

Uma pergunta: Como o fogo aqui na terra se alimenta? Se alimenta com inflamáveis ou lenha ou madeira. Tudo isso são coisas que alimentam o fogo. Já no dia do juízo final o que alimenta o fogo não é a lenha e sim os humanos e as pedras.

O fogo do inferno deve ser a maior preocupação do homem pois no dia do juízo final nada mais o ser humano desejará do que se livrar e se salvar daquele fogo cujo queimará tudo. Naquele dia se salvarão “…quem for afastado do fogo infernal e introduzido no Paraíso…” (3:185)

O dever da família

Primeiro que esta é uma ordem direta para os fiéis e as famílias religiosas, pois as famílias que não são religiosas e não se importam com a religião e a doutrinação nem de si e nem de seus filhos automaticamente não irão se importar com a mensagem de Deus, exceto se elas quiserem, se isso for da vontade delas.

Portanto, o principal motivo e direcionamento desta ordem é para os fiéis e seus familiares. Eu como pai de família não devo achar que a minha única obrigação perante minha família e filhos é alimentá-los e vesti-los. Devo saber que mais importante do que o alimento do estômago é o alimento da alma e do espirito. Tenho que me importar alimentando-os com os ensinamentos e a doutrina da mensagem de Deus. Isso é um dever sobre meus filhos e familiares. Cada um deve se importar consigo mesmo e em seguida com seus familiares, e em seguida deve começar a aplicar isso para fora.

Se a pessoa ver seu filho ou filha seguindo um caminho desviado, não deve ignorar e dar as costas. Você deve orienta-los e ordena-los a não fazerem aquilo, pois orientá-los é um de seus deveres perante eles. Como dizia Deus no Alcorão Sagrado para um de seus profetas: “E recomenda aos teus a oração e sê constante, tu também…” (20:132)

Agora, há filhos que não escutam seus pais, podem ser tanto pequenos quanto grandes. Eles não escutam e nem seguem as orientações religiosas dos pais. Isso tem dois motivos:

Primeiro: A forma

A forma que os pais falam com seus filhos pode estar sendo errada. Às vezes o pai usa o meio errado ou o momento errado para passar aquelas orientações. Ou de repente ele não usa as palavras certas. Os pais devem saber e entender que para serem escutados pelos filhos devem ser seus amigos, seus companheiros e seus sócios em suas vidas. Devem trata-los com carinho e amor e não com brutalidade e crueldade. Uma pessoa que tem filhos adolescentes e jovens que frequentam escolas e universidades e estão expostos a experiências e caminhos errôneos sabe que eles precisam é de muita orientação e conselho. Mas para que os pais possam influenciar seus filhos devem fazer com que suas palavras cheguem a seus corações e toquem suas almas.

Segundo: A própria personalidade

Pode acontecer que os pais usam os meios mais carinhosos e bonitos para efetuarem suas orientações, mas infelizmente mesmo assim eles não os seguem e não os escutam. Isso é na verdade voltado para a própria decisão dos filhos, e mesmo assim os pais não devem deixar de orientar seus filhos, pois se não fizerem isso serão cobrados e julgados no dia do juízo final. Deus lhe perguntará no dia do juízo final: “Por que largou seu filhos e não os orientou?” O nosso dever perante nossos filhos deve ser executado, e isso traça o futuro e o destino deles. A orientação dos pais para seus filhos é para o próprio bem dos pais e em seguida dos seus filhos, pois orienta-los é precaver a si mesmo e a eles do fogo do inferno.

E se não escutarem?

Mas e se os filhos não escutam seus pais e não seguem seus conselhos. Daí os pais não responderão mais por isso, mas para não ser cobrado no da do juízo final a pessoa deve continuar tentando e falando, aconselhando até o fim.

Devemos saber que para cada idade e fase da vida os filhos precisam de uma atenção especial, pois quando criança você pode influenciá-lo de uma maneira e quando cresce e vira um adolescente deveremos ser amigos e íntimos dos nossos filhos. Isso porque depois de uma certa idade mudar e aconselhar não adianta mais, pois como dizia o poeta: “Uma muda em quanto nova podes endireitá-la, mas quando cresce e fica reta não poderás corrigi-la exceto se quebrá-la”.

O Mensageiro de Deus dizia: “Todos vocês são pastores e cada um é responsável pelo seu rebanho”. Que bela mensagem do Profeta (S.A.A.S.). A qual mostra o tamanho da nossa responsabilidade perante nossos familiares e filhos, e até mesmo além, perante toda a sociedade.

Não é porque o pai fala uma ou mais vezes que deve desistir de seus filhos. Isso está errado pois haverá um dia no qual o ser humano será cobrado por suas falhas e suas faltas. Não se pode pensar que irá haver escapatória no dia do juízo final. Jamais. Seremos julgados e cobrados por todos os nossos deveres se os cumprimos da melhor forma ou não. Sendo assim, o pais devem aconselhar e falar com seus filhos de formas diferentes em cada fase, mas a principal dica para todas as fases é “ser amigo” deles e falar com eles com carinho e amor de maneira que sintam que vocês querem o bem e o melhor a eles, e esta é a verdade. Domine e entre no coração de seus filhos, pois assim eles farão o que vocês aconselham.

Encerro o meu sermão com a tradição do Imam Assadiq (A.S.), quando um de seus companheiros perguntou sobre como poder precaver os seus familiares do fogo do inferno. O Imam Assadiq (A.S.) respondeu: “Ordene-os com aquilo que Deus os ordenou e coiba-os daquilo que Deus coibiu. Então, se eles te obedecerem estará os precavendo do inferno, mas se eles te desobedecerem terás cumpriu sua missão”. Então é assim que podemos colocar este versículo em prática. Ordenar nossos filhos para fazer o bem, orar, jejuar, fazer o bem e dizer a verdade e serem honestos, e tudo mais, isto tudo é aquilo que Deus deseja que seja seguido, e portanto, isso que devemos orientar aos nossos filhos. E por outro lado proibi-los de fazer as coisas cujo Deus os coibiu como bebidas alcoólicas, entorpecentes, mentiras, falsidade, hipocrisia, violência, insultos e etc. Proibi-los de fazer isso é precavê-los do fogo do inferno.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção e Deus esteja com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

 

 

«
»