Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A orientação do Homem – Sheikh Wissam Issa – 29/11/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, na altura de Sua majestade e como Ele merece. Louvado seja o Senhor do Universo, que a paz e as bençãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), sobre todos os profetas e mensageiros, seus bons companheiros e os servos virtuosos.

Deus, peço-lhe perdão por mim e todos os fiéis, estejam eles vivos ou falecidos. Servos de Deus, recomendo a vocês e a mim mesmo o temor a Deus, o temor ligado diretamente à vontade e determinação do ser humano e suas escolhas.

A orientação e o desvio

Às vezes, algumas pessoas relacionam as orientações de Deus como se elas não tivessem nenhuma influência sobre o destino delas próprias. Algumas pessoas não religiosas, ao serem questionadas sobre não seguir a doutrina de Deus ou os princípios da religião, têm como resposta a seguinte afirmativa: “Deus não nos orientou ainda”. Agem como se Deus fosse o culpado por não serem religiosas e por não seguirem o caminho de Deus. Algumas justificam a sua teoria com o seguinte versículo: “Por certo que não és tu que orientas a quem queres; contudo, Deus orienta a quem Lhe apraz, porque conhece melhor do que ninguém os encaminhados” (28:56). Na verdade, esta lógica e raciocínio estão erradas. Deus não impõe nada sobre Seus servos, nem a orientação e nem o desvio.

Os tipos de orientações

Existem dois tipos de orientações que serão analisados:

Primeiro: A Orientação Geral

Esta orientação está sobre todas as criaturas racionais, as quais possuem o raciocínio, bem como a ligação e contato com Deus. As ferramentas que levam a essa orientação são: os mensageiros, os profetas, os livros e doutrinas celestiais, os Imames, os virtuosos e os sábios.

Pergunta: Qual é a missão desta categoria de orientação? Será que ela impõe ao ser humano seguir um caminho ou outro?

Não há nenhum tipo de imposição na crença do homem. Ou seja, o que a pessoa acredita não pode ser imposto e sim derivado de uma fé interna do homem. O Alcorão Sagrado destaca esta questão no seguinte versículo: Não há imposição na religião”. Imaginem uma pessoa monoteísta que acredita em Deus, como Soberano e único, que foi ameaçada de morte se não alegar acreditar no politeísmo. Esta pessoa pode alegar e declarar isto, mas na verdade será apenas da língua para fora, pois ela jamais acreditará naquilo.

A missão dos profetas e mensageiros e a importância dos livros celestiais são de orientação e exposição da verdade perante o homem. Assim, eles terão a oportunidade de se conectar e ter acesso ao certo, à verdade e ao caminho correto. Por esta razão, acreditamos que uma nação só permanece de pé quando há um mensageiro ou um sábio orientador entre eles, e isso está afirmado no Alcorão Sagrado: “… e não houve povo algum que não tivesse tido um admoestador” (35:24). Em uma outra passagem, Deus, o Altíssimo, disse: “Ó fiéis, obedecei a Deus, ao Mensageiro e às autoridades, dentre vós! …” (4:59). Nesse último versículo, Deus afirma os meios de chegada do homem à verdadeira orientação, cujas ferramentas estão classificadas de três formas: Deus, Mensageiro de Deus e as Autoridades entre vós (Imames).

Pergunta: Seria isso o suficiente para a orientação do indivíduo ao caminho certo e sua adaptação às condutas e pensamentos conforme a mensagem de Deus?

Infelizmente não. Existem nações que viveram com os Profetas e tiveram contato com os livros e mensagens celestiais, mas não seguiram o caminho da orientação. Há um elemento forte chamado QUERER, isto é, não importam todas essas orientações se a própria pessoa não quer ser orientada a seguir o caminho da verdade.  Quando uma pessoa não ouve o chamado do raciocínio, não ouve o chamado dos profetas e nem de suas mensagens, ela se afasta de Deus, por meio de seus pecados e desobediências, alegando não ter sido orientada por Deus, o que é errado, pois esta afirmação é uma justificativa para seu desvio e desorientação.

Exemplo: Imagine um professor que dá aulas o ano inteiro para alunos diversos. Ele expõe o conhecimento, sua verdade e sabedoria para todos de uma forma igualitária, mas alguns desses alunos são meros observadores e outros não. Alguns dormem na sala de aula pois não dormiram bem na noite passada, por terem saído para se divertir ou coisa assim, já outros estão bem e estão dispostos para o estudo, observam e ficam atentos à aula para aprender e conhecer bem a matéria. No final do ano e no final nos testes finais, quando os bons alunos passarem de ano e os outros forem reprovados, é certo culpar o professor por esta reprovação? A resposta é clara: NÃO, pois o professor cumpriu sua missão e expôs o conhecimento, dedicou seu tempo a todos de uma forma justa, mas uma parte da turma não ficou atenta e muito menos se empenhou em aprender algo útil a eles, já a outra turma se manteve firme observando a aula o tempo todo, e por isso passou de ano. O exemplo da orientação e do desvio é o mesmo já que a decisão final de seguir o caminho certo ou o errado cabe ao ser humano, e nada é imposto sobre ele.

Por isso que afirmamos que a missão dos profetas e mensageiros é o diálogo, a exposição e a explicação do caminho do bem e da verdade a toda a humanidade, e não a um grupo seleto de pessoas. Deus, o Altíssimo, disse no Alcorão Sagrado: “E lhe indicamos os dois caminhos?” (90:10). Numa outra passagem Deus disse: “Em verdade, assinalamos-lhes uma senda, quer fosse agradecido, quer fosse ingrato” (76:3). Ou seja, Deus mostrou os dois caminhos, tanto o do bem quanto do mal, estes dois caminhos foram expostos ao ser humano, mas é ele quem escolhe qual caminho seguir. Tudo está na mão e sob a escolha da pessoa. Da mesma forma que a pessoa pode sair e praticar atos ilícitos e condenados por Deus, o mesmo pode sair e praticar atos de agrado e satisfação de Deus

Segundo: A Orientação Exclusiva

Existe uma outra categoria de orientação que é exclusiva a alguns servos virtuosos e bondosos de Deus. Esta orientação é concedida àqueles que aproveitaram e se empenharam para aprender com a primeira categoria de orientação. É como se fosse uma segunda etapa que vem logo após a primeira. O que queremos dizer é que a orientação geral é aquela concedida a todos de uma forma igual, a partir do momento em que a pessoa segue, acredita e pratica, pouco a pouco, ela será agraciada por uma orientação mais profunda, chamada de exclusiva. Os graus da orientação são como os níveis escolares, o aluno só vai ao segundo ano se passar do primeiro, e só passa para o terceiro ano se passar do segundo, e isso é algo muito lógico e aceitável para todas as pessoas.

Por isso, algumas tradições afirmam que as pessoas são classificadas em graus e níveis. Deus, o Altíssimo, dizia: “Os beduínos dizem: Cremos! Dize-lhes: Qual! Ainda não credes; deveis dizer: Tornamo-nos muçulmanos, pois que a fé ainda não penetrou vossos corações” (49:14). Ou seja, o nível da fé das pessoas é diferente. Dizer algo é uma coisa e acreditar naquilo profundamente é outra coisa. É como a crença em “Testemunhar que Deus é único e que Mohammad é Seu mensageiro”, o primeiro passo e o primeiro degrau para a fé. Esta mesma pessoa acredita nesses dois princípios, no entanto, ela rouba, mente, mata, agride e etc. Embora não deixe de desacreditar dos testemunhos, sua prática está em desacordo com sua crença, ou seja, sua fé é artificial.

O Profeta Mohammad (S.A.AS.) dizia: “O primeiro nível é Islam (Dizer), em seguida, a fé (Acreditar), em seguida, o temor (Praticar), em seguida a convicção”. Os níveis corretos são estes elencados acima, e a pessoa só alcança o maior nível passando por todos eles. Qualquer ser humano pode alcançar o nível mais alto de todos. Ninguém nasce alcançando um nível alto de fé, e sim vai passando de uma fase para outra. Será que alguém nasce já tendo doutorado? Não, a pessoa vai passando de uma fase para outra e só alcança o último nível após passar pelas anteriores.

Deus, o Altíssimo, dizia: “ … os idólatras se ressentiram daquilo a que os convocaste, Deus elege quem Lhe apraz e encaminha para Si o contrito” (42:13). Aqueles que estão desorientados e em seguida buscam o caminho do bem e da verdade por arrependimento, serão elegidos e orientados por Deus sem dúvida. Em uma outra passagem, Deus disse: “Por outra, quanto àqueles que diligenciam por Nossa causa, encaminhá-los-emos pela Nossa senda. Sabei que Deus está com os benfeitores”. (29: 69). Ou seja, aqueles que se empenham para seguiram o caminho da orientação e do bem certamente serão orientados e observados por Deus, e Ele os auxiliará. Em uma outra passagem, Deus disse sobre Açhab Al-Kahaf, aqueles jovens da caverna que acreditaram em Deus e tiveram fé em sua doutrina e mensagem, Ele diz: “Eram jovens, que acreditavam em seu Senhor, pelo que os aumentamos em orientação” (18:13). Ou seja, não basta termos fé, sendo que estes jovens tiveram fé em Deus e em seguida, por serem persistentes e praticantes, foram orientados por Deus e observados por Ele.

Portanto, o ser humano deve ficar atento ao chamado do raciocínio, dos mensageiros e dos profetas de Deus, pois estes chamados não querem nada além do bem. Devemos ficar atentos para não nos jogarmos no inferno, ouvindo o chamado de Satã, das ilusões e das tentações da vida. Só estaremos na companhia dos profetas, mensageiros e dos virtuosos, se nos empenharmos em busca da verdade e da fé, praticando os princípios da doutrina de Deus.

E que a paz e a benção de Deus estejam sobre Mohammad e seus purificados Ahlul Bait (A.S.).

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos.

 

 

 

 

«
»