Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A boa esperança em Deus – Sheikh Youssef Ajurdi – 27/03/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os profetas e mensageiros.

Deus o Altíssimo, disse no seu livro Sagrado: “Assim foi. E concedemos tudo aquilo aos filhos de Israel (59). E eis que (o Faraó e seu povo) ao nascer do sol os perseguiram (60). E quando as duas multidões se avistaram, os companheiros de Moisés disseram: Sem dúvida seremos apanhados! (61) Moisés lhes respondeu: Meu Senhor está comigo e me iluminará! (62) E inspiramos a Moisés: Golpeia o mar com o teu cajado! E eis que este se dividiu em duas partes, e cada parte ficou como uma forte montanha (63). E fizemos aproximarem-se os outros (64). E salvamos a Moisés, juntamente com todos os que com ele estavam (65). Então, afogamos os outros (66). Sabei que nisto há um sinal; porém, a maioria deles não crê (67). Em verdade, teu Senhor é o Poderoso, o Misericordiosíssimo (68)” (26). 

Nestes versículos recitados se relata a história do Profeta Moisés (A.S.) com o Faraó. Como também apontam uma questão muito importante que é “A boa esperança em Deus”.

Todos nós, estamos vivendo juntos uma grande pandemia que é a do vírus COVID-19, ou o Corona vírus. Este vírus que se alastrou do leste ao oeste, do norte ao sul de todo o planeta e está apavorando o mundo todo não deve comprometer as nossas esperanças em Deus, o Altíssimo.

Moisés e sua total esperança em Deus

Faraó, o rei, que declarava ser o Deus da época, formou um grande exército, o qual dizem que apenas sua vanguarda era formada por 600 mil soldados. O total de soldados do Faraó eram mais de 1 milhão. Por outro lado, Moisés, em pequeno número com o povo de Israel, saiu a noite da cidade. O Faraó seguiu Moisés e seus seguidores ao amanhecer, e assim que nasceu o sol, os avistaram de longe. Imaginem só como Moisés se sentiu quando viu aquele exército de um milhão de soldados de longe. É aqui que gostaria de aproveitar e fazer um pequeno despertar: o verdadeiro fiel, não é aquele que perde suas esperanças mesmo estando em desvantagem. Atualmente, com este vírus dominando o mundo inteiro, tendo vítimas em todos os países, mesmo complicando e comprometendo a vida e a economia de todos, o fiel e um verdadeiro crente em Deus deve ser otimista e ter a esperança absoluta em Deus.

Retornando à história, assim que os seguidores de Moisés viram o exército de Faraó que era formado por mais de um milhão de soldados, sendo que, cercados de um lado, estavam frente ao mar e, de outro lado, estavam indo em direção à eles, disseram desesperadamente: “Seremos derrotados. Seremos apanhados”. Ou seja, naquele momento o pavor dominou seu estado e eles perderam suas esperanças imediatamente. Moisés (A.S.) disse: “Jamais. Meu Senhor está comigo; e é Ele que me guiará”. Muito otimista, Moisés era fiel, crente e sabia que Deus jamais os abandonaria. Logo depois, veio a ordem de Deus que ordenou Moisés a golpear seu cajado contra o mar. Então o mar se dividiu ao meio e as ondas ficaram dos lados como gigantes montanhas. Moisés e seus seguidores então entraram no mar e caminharam até o outro lado. O Faraó e seus soldados foram atrás de Moisés e seus seguidores, porém eles não conseguiram, pois o mar se revoltou e o Faraó se afogou com todo seu exército.

A lição

Este discurso foi revelado por Deus através do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) na batalha de Ahzab. Deus disse ao Seu mensageiro: “Daqueles aos quais foi dito: Os inimigos concentraram-se contra vós; temei-os! Isso aumentou-lhes a fé e disseram: Deus nos é suficiente. Que excelente Guardião! (173) Pela mercê e pela graça de Deus, retornaram ilesos. Seguiram o agrado de Deus; e Deus é Possuidor de magnifico favor (174)” (3).

Queridos irmãos e irmãs, não se preocupem e fiquem tranquilos. Este vírus, o qual causou o fechamento dos aeroportos, comércio, escolas, parques e locais públicos, fez com que nós revertêssemos nossas prioridades. Antes desta pandemia, o nosso foco era esta vida e suas intrigas como dinheiro, trabalho, venda, compra, beleza, ostentação e etc. Com esta pandemia as nossas prioridades mudaram. Hoje pensamos e vivemos mais o lado espiritual como também damos mais valor a nossas vidas. Pensamos em como preservar nossa saúde e a de quem amamos. Isso é um grande avanço.

Nada é mais forte que Deus e devemos ter fé e crença nisso. Iremos vencer este vírus e passar desta fase, e com certeza devemos ter uma boa esperança em Deus. Mas uma condição muito importante que devemos respeitar é se cuidar e se prevenir. Não adianta apenas ser otimista e dizer que Deus irá nos salvar e acreditar fortemente Nele e não tomar os devidos cuidados. Não é se jogando no fogo que se pede a proteção de Deus, mas deve-se seguir os meios e as condições e, ao mesmo tempo, sermos otimistas e carregarmos a fé em nossos corações.

Este mês, o mês sagrado de Sha´ban, que é o mês da oração e da súplica, é uma grande oportunidade para praticar as boas ações. Temos que aproveitar este momento, para orarmos e meditarmos, especialmente a famosa e abençoada Súplica de Sha´ban. O Imam Ali (A.S.) dizia: “Ó meu Senhor, ouça minha oração quando orar a Ti, ouça minha voz quando te chamar, pois nós estamos nos refugiando em Ti e estamos em Suas mãos, sendo que se quiseres algo dirá seja e acontecerá”.

Ó meu Deus, nós nos refugiamos em Ti nesta pandemia. Seguiremos as orientações de saúde, como também iremos orar e suplicar a Ti, ó nosso Senhor. Deus disse: “Estarei escutando a oração do orador, se ele me suplicar”. Ou seja, Deus nos atenderá e nos ajudará com a condição de suplicarmos e orarmos a Ele. Se alguém tem esperanças e acha que a cura está em um certo país, em um médico ou um certo laboratório, está enganado. A cura é de Deus, a solução de todas as coisas vem de Deus, mas ao mesmo tempo, temos que estabelecer as ferramentas e prepararmos o ambiente para alcançar a solução.

Deus é o grande refúgio de todos nós, pois Ele é a cura, Ele é o nosso alívio, Ele é a nossa salvação, Ele atende as nossas orações. Recomendo a todos que supliquem e orem neste mês sagrado.

Ó Deus nosso, abençoe Mohammad (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.), e afaste este mal de toda a nação. Ó Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvados seja Deus o Senhor do Universo!

E que a paz e a benção de Deus estejam com todos vocês.

 

 

 

 

«
»