Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A bela conduta – Sheikh Youssef Ajordi – 12/06/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Deus, o Altíssimo disse no seu livro sagrado: “Volta o teu rosto para a religião monoteísta. É a obra de Deus, sob cuja qualidade inata Deus criou a humanidade. A criação feita por Deus é imutável. Esta é a verdadeira religião; porém, a maioria dos humanos o ignora”. (30:30)

Deus criou o ser humano com a perfeita essência. As belíssimas condutas e valores humanos vem carregados na alma humana desde o dia em que o homem nasce, e ao longo de sua caminhada e vida o ser humano segue caminhos puros ou pode seguir um caminho que polua a página em branco que Deus nos criou com ela.

A bela conduta

Esta característica é o segredo da salvação nesta e na outra vida. Quando encontramos alguém com esta bela característica somos atraídos e abrangidos pela segurança e a paz, confiando nela, mantendo nossa riqueza e família em suas mãos com total segurança. Só que por outro lado, quando alguém é atingido pela péssima conduta, que leva a ser infeliz praticando uma das piores condutas do ser humano, isto será péssimo.

O objetivo de Deus ter enviado todos os profetas foi para purificar as almas e as pessoas, e corrigir suas condutas colocando-os em seus caminhos corretos. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Fui enviado para completar as leis da bela conduta”. A oração, o jejum, e as demais obrigações e deveres religiosos são todas introduções e meios para a purificação das nossas condutas, e em seguida purificação da alma. A oração em si é uma devoção, mas não é o objetivo final, e sim um meio para purificar a alma. Por conta disso, Deus disse no Alcorão Sagrado: “Que será venturoso quem a purificar (a alma)”. (91:9) Numa outra passagem Deus disse: “Dia em que de nada valerão bens ou filhos (88). Salvo para quem comparecer ante Deus com um coração sincero (89).” (26)

No dia do juízo final, nem dinheiro, nem riqueza, nem filho e nem a família lhe serão úteis, apenas aqueles que comparecem diante de Deus com o coração saudável e sincero. O Imam Assadiq (A.S.) foi perguntado: Qual é o coração sincero e saudável? E respondeu: “É o coração que é poupado do apego a este mundo”.

Portanto, os corações que não têm apego a esta vida e por este mundo são os que serão considerados saudáveis e sinceros por Deus. “O apego por esta vida é o início de todo erro”, como dizia o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). O que se refere com esta passagem não é largar a vida e não se importar com ela, o que o Profeta quis dizer com esta passagem é que não se deve ficar apegado nesta vida, viva sua vida, mas sem que seja apegado e vinculado com ela. Vou dar um exemplo: Sabem qual é o problema de quem não pratica a caridade ou algum ato de bem para o próximo, ou aquele que não tem uma boa conduta? O problema deles sempre é porque são apegados a esta vida.

Como purificamos as nossas almas?

1) Adoração a Deus com conhecimento

Imaginem um médico que se formou e é alguém totalmente apegado com esta vida, e não se importa com a bela conduta e nem com os valores e princípios e morais. Este médico não se importaria mais com as vidas humanas, para ele o mais importante é dinheiro e tratar apenas aquele que lhe pagar mais. Para ele se o seu paciente viver ou morrer tanto faz, o que mais importa é seu bolso. Se alguém morrer na sua frente ele não se importa, o mesmo para todas as demais profissões como mecânico, engenheiro, se não tiverem uma bela conduta isso lhe atraíra grandes problemas. O que faz o ser humano criar uma bomba que pode matar milhões e destruir uma região inteira é a conduta e a moral dele. E este mesmo ser humano pode frear sua conduta e fazer com que ninguém utilize esta arma e não crie coisa usadas para o mal.

2) O que mais vale no dia do juízo final

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Nada será mais pesado e mais útil ao ser humano para ser colocado em sua balança no dia do juízo final do que a boa conduta”. Seja lá quais forem as ações e as coisas que colocar em sua balança no dia do juízo final, seja oração, ou jejum, ou qualquer outra ação, nada lhe será mais útil e preciso do que a boa conduta. Saibam irmãos, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) não foi tão elogiado porque orava muito ou jejuava. Nada disso, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi erguido e elogiado por Deus pela sua bela conduta. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Porque és de nobilíssimo caráter” (68:4). Não é que a oração é menos valiosa que as outras coisas, mas que a oração é uma introdução para a bela conduta, e devemos nos erguer e nos orientar para a bela conduta. Do que adianta sermos oradores e devotos e não termos a bela conduta que Deus deseja de nós. A oração é um degrau que deve nos erguer. Se não subimos, a oração não está fazendo seu devido efeito.

Ao mesmo tempo que é importante a pessoa manter as condutas e suas práticas e obrigações em ordem com Deus, é necessário que ela se mantenha fiel e com uma bela conduta com as pessoas. A mensagem da oração, do jejum e do haj nos leva e nos orienta à bela conduta. Foi por isso que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse sobre o valor e a posição da oração: “Aquele cujo a sua oração não o preserva da obscenidade e do ilícito, sua oração é revogada”. A minha oração, jejum, haj ou as demais devoções devem me levar à bela conduta, que é o que vai me salvar no dia do juízo final. É aquilo que resume o bem de toda a vida, muito mais que isso, a bela conduta é ser humano em si.

Certo dia o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi perguntado: No que se resume a religião? O Profeta (S.A.A.S.) respondeu: “Na bela conduta”. Ou seja, a bela conduta e as boas práticas são o resumo de toda a mensagem da nossa religião. Por isso que Deus disse no seu livro sagrado: “Ele foi Quem escolheu, entre os iletrados, um Mensageiro da sua estirpe, para ditar-lhes os Seus versículos, consagrá-los e ensinar-lhes o Livro e a sabedoria, porque antes estavam em evidente erro”. (62:2) Ou seja, o primeiro passo do ensino é a purificação da alma, no versículo citada com “Tazkiyah”, depois vem a busca pelo conhecimento. Uma pessoa com conhecimento e com alma impura não vale nada, mas alguém com pouco conhecimento, mas com alma purificada é muito valiosa.

O principal problema social

Qual o nosso principal problema social? Se investigarmos profundamente veremos que grande parte dos nossos problemas são oriundos da péssima conduta. Se um vizinho tiver péssima conduta e o outro também, será péssimo para os dois. Se um deles tiver uma boa conduta, então, isso será ótimo. Do que adianta fazer as orações e as recordações de Deus se eu trato meus vizinhos, meus colegas ou funcionários com a péssima conduta? Nossas vidas seriam muito melhores se tivéssemos uma bela conduta entre si. Com as belas condutas se constroem os estados e as sociedades, as civilizações e as relações políticas entre os países, se conquista a vitória e se vive a paz com todos.

Já com as péssimas condutas se vive a infelicidade, a guerra, a dor e o sofrimento. Não querendo entrar na política, mas o que faz as pessoas se revoltarem contra seus políticos, seus governantes e até mesmo seus próximos é a péssima conduta. E se analisarmos o início e a base das péssimas condutas, veremos que o princípio de tudo é “o ego e o apego por esta vida”. Não é problema a pessoa viver esta vida e planejar para ela, mas o problema está quando se apega e se amarram nela. É esta questão que pode levar o homem à péssima conduta e à prática dela em sua vida.

O que precisamos fazer?

Vamos viver a bela conduta. Se queres ter bons filhos e um bom futuro, que tenham respeito e que se apeguem na bela conduta. Se quiseres garantir que tenha uma ótima descendência, então ensine seus filhos a bela conduta desde já, e como dissemos anteriormente, a bela conduta não pode ser conquistada corretamente senão com a devoção e adoração a Deus, o único.

Como posso ter a bela conduta e fazer que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) seja meu exemplo nisso?

1)    Conhecer a Deus

2)    Adorar a Deus

3)    Traduzir a adoração de Deus na prática

Nosso objetivo final e maior deve ser conquistar a bela conduta e a satisfação de Deus, e não sermos simplesmente chamados de devotos ou fiéis pelas pessoas. Um fiel, jejuador, devoto, orador, alguém que possui a bela conduta, é amado por todos, até mesmo seus próprios inimigos, mesmo que eles não digam isso.

Que a paz e as benções de Deus estejam com todos.

 

«
»