Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – 15 de fevereiro de 2019 – Sheikh Wissam Issa – “A conduta islâmica”

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus o senhor do universo. Que a paz e as bênçãos estejam sobre o profeta Mohammad (S.A.A.S.) seus Ahlul Bait (A.s.) e seus bons companheiros. Ó Deus nosso perdoe os fiéis e as fiéis, os muçulmanos e as muçulmanas, os vivos e os mortos. Temam a Deus, ó servos de Deus.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Porque és de nobilíssimo caráter” (68:4).

Está certo que o Islam é um conjunto de ideologias e crenças de elevada importância ao indivíduo e ao coletivo, só que a conduta e o comportamento fazem parte desta coletânea. E o objetivo é regular o contato humano, seja individual ou coletivo, para com seu criador, Deus louvado e exaltado seja. Mas a conduta é tão importante no Islam que ele pode ser resumido na conduta, e a conduta pode ser resumida no Islam. Por isso, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “O Islam é a conduta da moralidade”. O Imam Al-Hassan (A.S.) disse: “A melhor das virtudes é a conduta moral”.

A conduta moral é dívida em duas:

a) Honos Al-Kholoq, “A Conduta positiva ou a boa conduta”. A virtude.

b) Su´ Al-Kholoq, “A má conduta ou a conduta negativa”. A indecência

O Imam Ali (A.S.) disse: “A boa conduta é a melhor dádiva e o melhor dos atributos”.

Entendemos que Deus louvado seja concede e agracia aos seres humanos muitas coisas, riquezas, saúde, bens, bem estar, paz, tranquilidade, filhos e etc… E entre as coisas que Deus agracia aos seres humanos está a “Boa Conduta”. A conduta positiva é o melhor favor que pode ser concedido ao ser humano.

Qual é a diferença entre a conduta e a educação?

A conduta faz parte do interior da pessoa, e por causa dela o ser humano pratica alguma coisa. Por exemplo, a generosidade existe dentro da alma levando-a a formar a personalidade da pessoa. Essa pessoa será generosa em muitos aspectos. O contrário de generoso é o avarento, e essa avareza foi enraizada dentro da pessoa. Ela não praticará nenhum ato de generosidade. Temos outro exemplo que se dá entre a coragem e a covardia, o bem ou mal, ansiosidade ou paciência, tudo isso nós podemos introduzir em nossa personalidade. Então, a conduta é algo interligado com a alma de cada um, e já a educação é o comportamento externo, que não necessariamente representa o seu interior.

Toda boa conduta é classificada como o ponto intermediário. Por exemplo: a humildade que é classificada com a boa conduta é considerada um ponto intermediário entre a arrogância e a humilhação. A coragem é um ponto intermediário entre a imprudência e a covardia. Sendo que a imprudência é quando a pessoa toma decisões sem estudar as consequências e a covardia é não tomar a decisão por medo. E assim por diante.

A conduta é voltada para o bem. O ponto da partida da ação é a conduta.  A conduta ensina a sermos generosos e não sermos avarentos. A conduta é tão importante que Deus e todos seus mensageiros, profetas, virtuosos, sábios e filósofos ao decorrer da história humana a destacaram e divulgaram.

Ressaltamos que a doutrina islâmica é a doutrina que mais afirmou e recomendou a importância da boa conduta entre as pessoas. Deus ama a beleza e deseja que o ser humano tenha uma bela e boa conduta.

Agora, há graus na conduta. A coragem, a generosidade, a clemência, a piedade e todos os outros atributos tem várias graus e etapas. Será que podemos adquirir uma porção delas e ficarmos satisfeitos? A resposta é não, pois ao ingressarmos na boa conduta devemos buscar alcançar o mais alto grau da virtude. O Profeta (S.A.A.S.) disse: “A melhor das coisas mais é a mais perfeita”. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) também disse: “O melhor dos assuntos é o mais virtuoso”. Por isso, se tivermos as condições para alcançar a melhor virtude isso se torna uma obrigação.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse quando recebeu uma de suas brigadas que tinha sido enviada para uma batalha: “Bem vindos aqueles que cumpriram o Jihad (Esforço, empenho) pequeno, mas ainda sobrou o Jihad maior”. Então eles perguntaram qual é o Jihad maior? Ele (S.A.A.S.) disse: “O Jihad (asforço, empenho) contra a própria alma (Ego)”. Em seguida ele disse: “O melhor Jihad (Empenho) é aquele que o homem luta contra seu próprio ego”.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Por outra, quanto àqueles que diligenciam por Nossa causa, encaminhá-los-emos pela Nossa senda. Sabei que Deus está com os benfeitores” (29:69). Numa outra passagem Ele disse: “Pela alma e por Quem aperfeiçoou” (91:7). Deus louvado seja refere-se ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.), de educação elevada e referência do ponto máximo a alcançar. O profeta foi considerado aquele que praticou o mais alto nível de boa conduta, e por isso o ser humano ora e pede a Deus para alcançar o nível maior de boa conduta. E Deus disse: “Porque és de nobilíssimo caráter” (68:4). O motivo disso é que a boa conduta é o que transformará o ser humano, levando-o do nível ideológico para o prático.

O Imam Ali (A.S.) disse: “Pratiquem a boa conduta, pois ela é elevação. E jamais pratiquem a conduta decaída, pois ela rebaixa o digno e destrói o triunfo”. Luqam, o sábio, disse para seu filho: “Ó filho. A sabedoria fez os mendigos sentarem junto com os reis”. Numa outra passagem o Imam Ali (A.S.) disse: “Se não esperamos um paraíso, nem tememos o fogo do inferno, nem a recompensa e nem o castigo, então temos que buscar Makarem Al-Akhlaq (A melhor das condutas), pois ela nos guiará ao caminho da salvação”. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Eu fui enviado para concluir as leis da moral”. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Pratiquem a moral e a boa conduta, pois Deus me enviou para divulgá-la. A boa conduta é: o homem perdoar quem o oprimir, dar a que o privou, se conectar com quem rompeu laços com ele e visitar quem não o visitou”.

Devemos colocar em prática o que acreditamos na ideologia na boa conduta. Do contrário estamos nos enganando. É errado pensarmos que boa conduta é cumprimentar ou levantar para os mais velhos, ajudar um órfão ou não ofender alguém. Tudo isso é bom, mas não basta. A boa conduta é muito mais que isso, e é por isso que temos que reavaliar nossa conduta. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Deus fez com que a Makarem Al-Akhlaq (a boa conduta, moral) seja um laço entre Ele e seus servos. Então, todos devem manter este contato com Deus”. Será que quando ofendidos perdoamos? Será que visitamos os pobres? Será que consolamos aqueles que estão em situações difíceis? Será que colocamos em pratica nossa religião? As vidas do profeta Mohammad (S.A.A.S.) e dos Imames (A.S.) representam uma escola de vida para nós. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) perdoou uma judia que queria envenená-lo. O profeta (S.A.A.S.) perdoou o assassino do seu tio Hamzah. As vidas do profeta e dos Imames são uma grande escola para toda a humanidade.

Na história lemos que ocorreram conflitos políticos entre os omíadas e a família de Maruam. Maruam ibn Hakam foi um dos governantes que participou no assassinato do Imam Al-Hussein (A.S.), e ele foi ao Imam Assajad (A.S.) e implorou ao 4° Imam para que protegesse sua família até ele conseguir um lugar seguro quando enfrentava os omíadas. Quando Maruam foi para a cidade de Taif mandou um comunicado ao Imam (A.S.) e pediu para encontrar sua família lá. O Imam Assajad (A.S.) então mandou a família de Maruan até a cidade onde ele estava e não bastou isso, mandou seu filho Mohammad Al-Baqer (A.S.) para acompanhá-los e entregá-los com segurança a ele. Onde nós já vimos essa conduta? O Imam Assajad (A.S.) dizia: “Se o assassino do seu pai me confiasse a espada que cortou a cabeça do meu pai, ele a cuidaria e a devolveria quando ele pedisse”. Que exemplo de boa conduta é o Imam Ali ibn Hussein! Olhem só como ele (A.S.) tratou bem a família do seu inimigo. Então, o profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.) são os mais altos exemplos de boa conduta.

Anas ibn Malik disse: “Me encontrei com o Imam Assadeq (A.S.) e vi que estava pálido e abalado. Perguntei a ele o que havia acontecido? Ele disse que antes de sair de sua casa recomendou aos seus empregados a não subirem na lage. Quando voltou a empregada estava subindo na lage com uma criança no colo, e ao lhe ver ela ficou com medo e em seu descuido a criança caiu e morreu. A criança morreu e é o destino de Deus. “Mas a empregada ficou olhando para mim com um semblante de pavor, e isso me deixou abalado. Pedi desculpas e a libertei porque coloquei medo no coração dela”, disse o Imam (A.S.).

A vida é cheia de situações complexas, e aquele que conhece a vida do profeta Mohammad (S.A.A.S.) e dos Ahlul Bait (A.S.) sabe que eles são exemplos para as pessoas.

Pedimos a Deus que sejamos agraciados com uma boa conduta e o conhecimento.

A paz esteja com todos.

 

 

 

 

«
»