Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – 08/01/2021 – Não desespereis da misericórdia de Deus – Seyyed Ali Mousawi

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, sendo que o significado do temor a Deus é se distanciar dos atos ilícitos e praticar aquilo que satisfaça a vontade de Deus.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “ …não desespereis quanto à misericórdia de Deus, porque não desesperam da Sua misericórdia senão os incrédulos”. (12:87)

A misericórdia de Deus

O que é a misericórdia de Deus e é certo a pessoa perder a esperança na misericórdia de Deus?

Hoje, no segundo sermão do ano de 2021 gostaria de falar sobre este tema importantíssimo em nossa vida. Saibam queridos que quanto mais a pessoa tem esperança em Deus mais sua vida será melhor. Isso porque Deus diz no Alcorão Sagrado: “Dize: Ó servos meus, que se excederam contra si próprios, não desespereis da misericórdia de Deus; certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo.” (39:53)

Às vezes a pessoa pode dizer que “fulano não tem mais jeito”, ou “perdi a esperança em fulano”, isso pode ocorrer, mas nunca se pode perder a esperança em Deus e em Sua misericórdia.  Os próprios mensageiros de Deus, alguns deles, chegaram a perder a esperança, mas não em Deus, e sim de seus povos. Jamais perderam a esperança em Deus, pois este é um dos pecados capitais.

A pergunta é: Como a pessoa pode chegar a perder a esperança em Deus? Sim, às vezes uma pessoa perde a esperança no perdão de Deus por seus pecados praticados. Mas este sentimento não tem relevância nenhuma, pois Deus disse no versículo acima “Ele perdoa todos os pecados”.

As próprias ações

Realmente Deus é misericordioso e perdoador de todos os pecados, mas há pecados que o ser humano jamais será perdoado por eles, como por exemplo a injustiça. O mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Aquele que auxiliar um injusto com a sua injustiça virá no dia do juízo final escrito sobre a testa dele: Não será incluído pela misericórdia de Deus”.

O problema é que algumas pessoas praticam coisas cujo suas ações levam a estas consequências. Eles são excluídos da misericórdia de Deus por suas próprias ações e escolhas e isto é algo que pode não ser mais revertido no dia do juízo final.

A misericórdia é o conforto

A esperança em Deus faz a pessoa ser inclusa em Sua misericórdia e em seu conforto. Certamente que após toda dificuldade haverá uma facilidade. Devemos sempre estar com esperança em Deus sabendo que as portas estão abertas quando ele quiser. Jamais achem que Ele não é perdoador, pois este é um pecado capital. O conforto de Deus e a Sua misericórdia certamente incluirá a pessoa cujo tiver a esperança em Deus e se arrepender e voltar a Ele e pedir o Seu perdão.

Saibam irmãos e irmãs que às vezes nos podemos perder a esperança nas pessoas, mas em Deus jamais. O que faz a pessoa sentir isto? É o grau de sua fé e crença.

Uma narrativa

Uma história de como a pessoa não pode perder a esperança em Deus… Dizem que uma esposa que era muito devota a Deus certo dia quando estava orando depois de terminar ela foi chamada pelo seu marido para momentos íntimos. Ela não o atendeu e o ignorou. Ele ficou furioso e então fez um juramento que ela não seria mais sua esposa. Na época da ignorância este juramente era normal sendo que as pessoas se separavam fazendo este juramento dizendo à esposa que “Tu és como a minha mãe”, ou seja, ambos não poderiam mais se relacionar”.

Depois de alguns momentos ele se arrependeu por ter feito aquele juramento. E então ele pediu para ela ir ao Profeta (S.A.A.S.) para lhe apresentar uma solução, pois ele estaria arrependido por aquele juramento e queria retornar pra ela. Ela disse que tinha casado com ele há anos desde quando era jovem e tinha filhos com ele. O Profeta (S.A.A.S.) respondeu que não teria condição deles retornarem, pois o homem teria feito um juramento. Ela insistiu e cada vez que ela insistia o profeta respondia que não teria condições de um voltarem para o outro. A mulher saiu da residência do Profeta e olhou para o céu com angústia e aperto no coração, e disse com toda a sinceridade: “Ó Deus nosso, eu fui a Seu mensageiro e ele me fez perder minhas esperanças. Será que Tu poderias me auxiliar e me inspirar esperança?!” Depois deste oração a mulher recebeu uma mensagem para que batesse na porta da residência do Profeta. A esposa do Profeta (S.A.A.S.), Aisha, abriu a porta para ela e então pediu para que ela aguardasse, pois o Profeta estava recebendo o Wahi (Inspiração divina) naquele momento. Depois que o profeta terminou de receber a mensagem divina pediu para aquela mulher que trouxesse o marido. A mulher então o seu marido ao profeta, e o profeta Mohammad então disse para elas que Deus havia revelado alguns versos sobre eles, e seriam os seguintes: “Em verdade, Deus escutou a declaração daquela que discutia contigo, acerca do marido, e se queixava (em oração) a Deus. Deus ouviu vossa palestra, porque é Oniouvinte, Onividente (1) Aqueles, dentre vós, que repudiam as suas mulheres através do zihar, saibam que elas não são suas mães. Estas são as que os geraram; certamente, com tal juramento, eles proferiram algo iníquo e falso; porém, Deus é Absolvedor, Indulgentíssimo (2) Quanto àqueles que repudiarem as suas mulheres pelo zihar e logo se retratarem disso, deverão manumitir um escravo, antes de as tocarem. Isso é uma exortação para vós, porque Deus está inteirado de tudo quanto fazeis (3) Mas, quem não o encontrar (escravo), deverá jejuar dois meses consecutivos antes de a tocar. Porém, quem não puder suportar o jejum, deve atender sessenta necessitados. Isso, para que creiais em Deus e em Seu Mensageiro. Tais são as leis de Deus, e aqueles que as profanarem sofrerão um doloroso castigo (4)”. (58)

Então o profeta (S.A.A.S.) pediu para ele pagar a Kaffarah libertando um escravo pelo juramento que ele tinha feito. O homem disse que não teria condições. Então o profeta (S.A.A.S.) pediu para ele jejuar dois meses consecutivos pelo juramento que tinha feito. O homem disse que não teria condições, pois quando jejuava mais de 3 dias sentia fraqueza. Em seguida o profeta (S.A.A.S.) pediu para o homem alimentar 60 pobres. O homem disse que não tinha condições exceto se o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) o ajudasse com aquilo. O Profeta então lhe concedeu 15 porções de alimentos e os demais foram preparados pelo próprio homem e entregues aos pobres. Com isso aquele caso foi solucionado e resolvido.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem. Que a paz e as bençãos de Deus estejam com todos.

 

 

«
»