Para a juventude da Europa e América do Norte – Uma Mensagem do Ayatullah Seyyed Ali Khamenei

Para a juventude da Europa e América do Norte – 21/01/2015

Uma Mensagem do Ayatullah Seyyed Ali Khamenei, líder da República Islâmica do Irã.

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

Para a juventude da Europa e América do Norte,

Os acontecimentos recentes na França, e outros semelhantes em alguns outros países ocidentais, me convenceram a falar diretamente com vocês a respeito dos mesmos. Dirijo-me a vocês, os jovens, não porque desejo negligenciar seus pais, mas sim porque o futuro de suas nações e países está em suas mãos; e também acho que o sentido da busca pela verdade é mais vigoroso e vivo em seus corações.

Eu não trato a respeito de seus políticos e estadistas neste escrito, porque eu acredito que eles tenham separado conscientemente a rota da política do caminho da justiça e da verdade.

Eu gostaria de falar com você sobre o Islã, particularmente a imagem que lhe é apresentada como Islã. Muitas tentativas foram feitas ao longo das últimas duas décadas, praticamente desde a desintegração da União Soviética, para colocar esta grande religião no lugar de um inimigo horrível. A provocação de um sentimento de horror e ódio infelizmente tem um longo histórico de utilização na história política do Ocidente.

Aqui, eu não quero lidar com as diferentes fobias com que as nações ocidentais têm até agora sido doutrinados. Uma revisão dos estudos críticos recentes da história traria a tona para você o fato de que o tratamento insincero e hipócrita dos governos ocidentais frente a outras nações e culturas tem sido censurado em muitos trabalhos da História.

As histórias dos Estados Unidos e da Europa têm em si a vergonha da escravidão. São embaraçadas com o período colonial e com a opressão sobre as pessoas de cor e as não-cristãs. Seus pesquisadores e historiadores se envergonham profundamente com os derramamentos de sangue realizados em nome da religião entre católicos e protestantes, ou em nome da nacionalidade e etnia durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.

Ao mencionar uma fração desta longa lista eu não quero afrontar a história; eu apenas gostaria que você perguntasse a seus intelectuais porque a consciência pública do Ocidente despertou e retomou seus sentidos após um atraso de várias décadas ou séculos. Por que a revisão da consciência coletiva se aplica a um passado distante mas não aos problemas atuais? Por que é que são feitas tentativas para evitar que a consciência pública se volte para uma questão tão importante como o tratamento da cultura islâmica e seu pensamento?

Você sabe muito bem que a humilhação e a disseminação do ódio e medo ilusório do “outro” tem sido a base comum de todos esses aproveitadores opressores. Agora, eu gostaria que você se perguntasse por que a velha política de espalhar a “fobia” e ódio tem como alvo o Islã e os muçulmanos com uma intensidade sem precedentes. Porque é que a estrutura de poder mundial quer o pensamento islâmico sendo marginalizado? Que conceitos e valores do Islã perturbam os programas e agendas políticas dos super poderes, e que interesses estão escondidos nas sombras ao se distorcer a imagem do Islã? Por isso, meu primeiro pedido é: estude e pesquise as razões por trás destes ataques generalizados à imagem do Islã. Meu segundo pedido é que, em reação à onda de preconceito e campanha de desinformação, tente ganhar um conhecimento direto e em primeira mão desta religião. A lógica exige que você compreenda a natureza e essência do que usam para lhe assutar e afastar.

Eu não insisto que você aceite a minha leitura ou qualquer outra leitura do Islã. O que eu quero dizer é: Não permita que a realidade dinâmica e eficaz do mundo de hoje lhe seja apresentada através de ressentimentos e preconceitos. Não deixe que os demais introduzam de forma hipócrita os seus próprios terroristas recrutados como representantes do Islã.

Receba conhecimento do Islã a partir de suas fontes verdadeiras e originais. Obtenha informações sobre o Islã através do Alcorão e da vida de seu grande Profeta. Gostaria de lhe perguntar se você já leu o Alcorão dos muçulmanos. Você já estudou os ensinamentos do Profeta do Islã e suas doutrinas humanas e éticas? Você já recebeu a mensagem do Islã de quaisquer outras fontes que não a mídia?

Alguma vez você já se perguntou como e em qual base de valores o Islam estabeleceu a maior civilização científica e intelectual do mundo, e fez surgir os cientistas e intelectuais mais destacados ao longo de vários séculos?

Eu gostaria que você não permita que uma imagem depreciativa e ofensiva seja usada para criar um abismo emocional entre você e a realidade, tirando a possibilidade de um julgamento imparcial realizado por você mesmo. Hoje, os meios de comunicação removem as fronteiras geográficas, por isso, não permita que prendam você dentro de fronteiras mentais artificiais.

Embora ninguém possa preencher sozinho as lacunas criadas, cada um de vocês pode construir uma ponte de pensamento e de justiça sobre as aberturas, para iluminar a si mesmo e o ambiente que lhe cerca. Enquanto este desafio pré-planejada entre o Islã e você, a juventude, é indesejável, pode levantar novas questões em suas mentes curiosas e questionadoras. As tentativas de encontrar respostas a estas perguntas irá fornecer-lhe uma boa oportunidade para descobrir novas verdades.

Portanto, não perca a oportunidade de ganhar uma compreensão correto e imparcial do Islã, de modo que esperamos que, devido ao seu senso de responsabilidade para com a verdade, as gerações futuras irão escrever a história dessa interação existente entre o Islã e o Ocidente de um modo mais claro, consciente e com menos ressentimentos.

Seyyed Ali Khamenei
21 de janeiro de 2015

«
»