Os parâmetros islâmicos para a escolha do cônjuge

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso!

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sobre seus Ahlul Bait (A.S.).

A família é um dos projetos e planos mais indicados no Islam para o ser humano. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) observava e incentivava tanto este projeto que dizia: “Quem se casar é como se tivesse cumprido a metade das obrigações de sua religião…”. Olhem só o quanto um único ato representa no Islam. O casamento representa a metade das obrigações e deveres religiosos, sendo que o ser humano quando casa é como se tivesse cumprido a metade das obrigações de sua religião de uma única vez. A continuação do dito do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.): “… Então, a partir daí (depois do casamento) ele deve se preocupar em cumprir as demais obrigações”. Ou seja, o casamento representa um lado da balança sendo que todas as demais obrigações do muçulmano estão do outro lado da balança. Oração, jejum, Zakat, Haj, boa conduta, comércio lícito e tudo mais.

O enigma do casamento

Hoje em dia o casamento está sendo ignorado, pois foi criado uma fantasma e rumores sobre este sagrado laço, o qual tanto o Islam, o profeta e os Imames recomendavam. As pessoas evitam ele e caso venham a pensar no casamento o consideram o último plano de suas agendas, sendo que o casamento, se não tiver entre os primeiros planos da vida, deve ao menos estar incluído neles.

A idade para o casamento

Por outro lado, algumas pessoas acham que casar é só para depois de uma certa idade. O lema delas é viver a vida e desfrutar dela, pois se casar será preso à família e não poderá mais viver os prazeres desta vida. Na verdade, esta é uma ilusão. Elas montam um plano de vida e só incluem o casamento como um dos últimos projetos de suas vidas, e isso é um grande erro. Na verdade, casar-se muito tarde pode ser um grande erro já que a vida passa rápido e nós não sabemos as surpresas que a vida nos trará. Podem ser tanto boas quanto ruins, e casar-se cedo faz o ser humano se preparar para viver a felicidade da continuação de uma família, ter um proposito e valorizar o seu tempo. Viver os melhores momentos da vida ao estabelecer uma família e ao lado dos filhos. Este é a verdadeira felicidade, e não permanecer solteiro, isto é uma ilusão. A união entre o casal e a geração de uma boa família é um dos melhores momentos e atos da vida. A pessoa ama e é amada, e este é o verdadeiro sentido da felicidade, mas que alguns acham que é a infelicidade.

Um dos problemas hoje em dia é quando a pessoa se casa aos 40 ou até mesmo depois desta idade. Imaginem que vida ele teve até chegar a esta idade? E como será a vida de casal dela? Quais condições psicológicas ela tem para com sua companhia mediante esta união? E mesmo se der tudo certo, como será a vida deles ao terem um filho que terá uma diferença de idade gigantesca com os seus pais, e isso obviamente influencia a forma de educar e acompanhar seu crescimento? Além disso, se ele tiver o filho aos 40, quando seu filho tiver 30 anos, ele terá 70 anos, e não sabe se poderá viver a felicidade de testemunhar o casamento dos filhes e ver seus netos. Enfim, o que queremos dizer é que casar-se muito tarde é uma péssima escolha, e ao mesmo tempo casar-se muito cedo é péssimo, pois o homem ainda não possui a maturidade adequada e nem o preparo psicológico e material para assumir as responsabilidades de um lar, família e filhos. Portanto, casar-se na idade ideal e incluir o casamento como um projeto dentro da sua vida é a melhor escolha. Por exemplo, após o término dos estudos acadêmicos e ao se formar aos 22 ou no máximo aos 24 anos, esta é a idade ideal para o matrimônio.

O casamento é uma proteção

O casamento é um plano de vida e uma proteção, paz e segurança, tanto para o homem quanto para a mulher. Ambos precisam alcançar esta segurança o quanto antes para seguirem com suas vidas da forma que Deus recomenda e deseja. Se distanciar do casamento é um ato que pode prejudicar muito a vida de qualquer um, mantendo a pessoa vulnerável e exposta aos ataques e tentações de Satã. Saibam que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A maioria dos habitantes do inferno são solteiros”. Ou seja, um solteiro está mais exposto a seguir o caminho do erro e do extravio, e por meio deste dito percebemos que o casamento é uma forma de proteção e um escudo, que ajuda a se proteger dos ataques de Satã.

Não tenho dinheiro para casar

Alguns se distanciam do casamento pois acham que é custoso, e eles não têm dinheiro para casar. Aqui é bom deixar uma mensagem a todas as famílias, noivas e noivos: Não sejam exigentes no casamento. Está certo que a união do casal é uma ocasião muito especial, mas o que torna esta união bem-sucedida não é a cerimônia ou os presentes, e sim o amor e o entendimento entre o casal. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A melhor noiva entre vós é a que menos exige em dote”. Ou seja, ele estava incentivando a ser menos exigente no momento do casamento. O dote de Fátima Azzahra (A.S.), a filha do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), a mulher que gerou a descendência do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e de todos os Imames, a senhora das mulheres do universo, a filha amada e única do selo dos profetas, foi de 500 dirham de prata (aproximadamente US$ 300,00 hoje em dia). Alguns, por terem filhos únicos, ou serem pessoas importantes, fazem exigências que vão além do normal, e isso está errado.

Se o noivo é um bom homem religioso então que esta união não seja dificultada. A felicidade não está nas coisas materiais, e sim no amor e entendimento, na compreensão e na cooperação entre o casal. Tamanho da casa e quantidade de cômodos, móveis caros, carros e dinheiro, tudo isso não atrai a felicidade. A única coisa que atrai a felicidade é o entendimento e o amor entre o casal, mesmo se eles estiverem vivendo em uma tenda.

Alguns temem o casamento e os filhos pois não tem dinheiro. Para estes Deus disse no Alcorão Sagrado: “Casai os celibatários, dentre vós, e também os virtuosos, dentre vossos servos e servas. Se forem pobres, Deus os enriquecerá com Sua graça, porque é Munificente, Sapientíssimo” (24:32). Ou seja, quando a pessoa casar Deus abrirá as portas da riqueza sobre ela. A promessa é esta, e temos que ter fé nas palavras e promessas de Deus.

Os parâmetros islâmicos para a escolha da esposa

Depois de falarmos sobre a importância da constituição de uma família e o quanto este plano deve ser colocado como prioridades de todos nós, temos que saber que há parâmetros e padrões para que este matrimônio seja realizado, pois nosso objetivo não é apenas continuá-lo e sim mantê-lo, sob a tenda da harmonia e felicidade entre o casal. O Islam nos ensina que há linhas gerais que podem tornar este projeto bem-sucedido ou fracassado, e para que possamos alcançar a felicidade e o sucesso neste plano devemos observar estes parâmetros e linhas, sendo que o projeto do casamento é como qualquer outro projeto de nossas vidas, deve ser bem estudado e analisado de uma forma cuidadosa, pois se não fizermos isso podemos correr o risco de fracassar, como em um projeto comercial por exemplo.

Religiosidade

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.): “Se unam com as religiosas”. O primeiro ou talvez um dos mais importantes parâmetros para a escolha da futura esposa é a religiosidade. Se unir com uma pessoa religiosa é um ponto importante a ser considerado para que a pessoa tenha sucesso neste projeto. Sem contar que esta linha ajuda ambos a montarem seu plano de vida juntos e construírem objetivos em comum, e isso é bem mais fácil ser concretizado quando ambos possuem a mesma religião, pois a religião é uma filosofia de vida e se cada um possuir uma em particular dificilmente haverá acordo entre eles, exceto se um deles ceder ao outro podendo haver muito desgaste ao longo de suas vidas diante das discordâncias.

A origem pura

Certo dia o profeta Mohammad (S.A.A.S.) estava com seus companheiros e disse a eles: “Jamais se unam com as KHADRA´ Al-Diman (as flores do lixo)”. Os companheiros nunca tinham ouvido este termo antes e perguntaram quem seriam as flores do lixo? Ele (S.A.A.S.) então disse: “São as belas moças que crescem em ambientes imundos”.

Devemos nos preocupar em não ver apenas as características físicas ou aparentes da pessoa, e sim o ambiente onde ela cresceu e foi educada, pois isso certamente teve efeito sobre a sua conduta e terá sobre a educação de seus filhos. O Imam Assadeq (A.S.) dizia: “Escolham bem, pois a procedência traz sequelas”.

A boa conduta

Um dos elementos muito importantes a serem observados na escolha do cônjuge é a questão da conduta. É fundamental que a pessoa tenha e seja conhecida por sua boa conduta, já que o Islam nos recomenda os bons princípios. Uma pessoa de respeito, que respeita seus pais e sua família, uma pessoa confiável, verdadeira, digna, compreensiva, corajosa, generosa, que faz o bem para o próximo, amável, piedosa, leal e etc. Estas são algumas das características que devem ser buscadas no parceiro, e mesmo se não tiverem todas, devemos enxergar a possibilidade de mudanças futuras para que haja esta adaptação. Portanto, o que se deve visar quando começarmos o projeto do casamento não são os elementos materiais ou financeiros do parceiro ou parceira, e sim as questões espirituais.

Pudor

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “A melhor entre vós como esposa é a pudica”. O pudor é uma das características belíssimas do ser humano, e esta característica se afirma mais ainda nas mulheres.

Boa administração

Uma das características de uma boa esposa é que ela seja uma boa administradora dos assuntos da família. O Imam Ali (A.S.) dizia: “As melhores esposas são aquelas cujo quando gastam fazem com consciência, e quando evitam gastar também o fazem com com consciência”. Ou seja, uma boa esposa sabe quando deve gastar e quando deve se segurar. Como sabem a questão do equilíbrio nas contas e despesas é uma das obrigações e deveres de todo ser humano, e ele deve controlar suas contas e não deve desperdiçar, pois o desperdício é um pecado e um ato ilícito no Islam. Uma boa esposa é aquela que ajuda seu marido na administração desta questão e não o impulsiona a gastar mais e mais.

Os principais ingredientes da felicidade não são dinheiro e nem beleza, e sim COOMPREENSÃO e o AMOR. Estes elementos podem tornar uma família feliz, seja lá quais forem as condições em que vivem.

Que a paz e a bênção de Deus esteja com todos.

Aula ministrada por Nasser Khazraji
Em 05/10/2019

 

 

«
»