Os hábitos humanos

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus o senhor do universo, que a paz de Deus esteja com Mohammad e sua purificada linhagem.

A personalidade humana é formada de hábitos e costumes diários, e que praticados ao longo da vida acabam formando a personalidade humana, fazendo parte de sua pessoa.

Mas o que é um habito?

O hábito é uma ação que foi frequentemente praticada pelo ser humano ao nível de chegar a ser parte da personalidade e da conduta daquela pessoa, cujo a pratica automaticamente, sem querer. Este é um hábito cujo pode tanto ser bom ou mal. Sendo assim, a melhor coisa que um homem pode fazer é se acostumar aos bons hábitos e se distanciar o máximo dos maus.

É certo que os bons hábitos foram elogiados nos ensinamentos do Islam em contra-partida dos maus hábitos, que foram rejeitados e condenados. O Príncipe dos Fiéis (A.S.) dizia: “A melhor parte da prática do bem é ela se tornar um hábito”. E por outro lado, o Imam Ali (A.S.) condena e reprova um dos piores hábitos humanos que é o de se intrometer e meter o nariz onde não se deve. Ele dizia: “O pior dos hábitos é o intrometimento”.

O hábito é uma força maior

O habito humano acaba sendo tão forte que domina a conduta dele. Se torna como se fosse o seu governante, o seu dominador, o seu mandante. O Príncipe dos Fiéis (A.S.) dizia: “Os hábitos humanos se tornam o seu mandante”.

É partindo deste ponto e desta bela menção do Imam Ali (A.S.) que afirmamos a importância de nos empenharmos o máximo para acostumarmos a nós mesmos com as boas ações a fim de que as mesmas se tornem bons hábitos em nossa conduta. Nada melhor do que erguer a personalidade e a nossa pessoa sobre bons hábitos. Quanto mais melhor!

Quais são os bons hábitos?

Os bons hábitos serão as boas ações cujo praticadas e acompanhadas de fé e sinceridade a Deus certamente nos levarão ao paraíso. E conhecer estes hábitos não é uma tarefa difícil, é só olharmos na profundeza do nosso coração e raciocínio. A própria natureza do homem indica ao que é certo e a virtude. A mesma natureza que indica e aprova a virtude e incentiva o homem a pratica-la reprova o que é errado e o que é indecente, e ela mesmo proibi que o homem pratique esta maldade e estes malefícios. Portanto, não é nada difícil se apegar e conhecer as boas e corretas ações e torna-las hábitos em nossas condutas, ainda por cima nós sendo muçulmanos e tendo acesso ao grandioso livro revelado por Deus sobre toda a humanidade, o Alcorão Sagrado. E ainda acesso a milhares de nobres tradições e ditos do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e de seus Ahlul Bait (A.S.), o que torna esta tarefa mais fácil ainda. Tudo chega a nós tão facilmente, e conhecermos o que é certo e errado é o de menos. É só praticarmos estas orientações e conselhos para podermos agir de acordo com o que Deus nos ordena. O importante é que nossos hábitos sejam saudáveis e corretos, e de acordo com o que nossa fé e doutrina mandam, pois o Imam Ali (A.S.) dizia: “Acostuma-se com a prática do bem”. Ele (A.S.) dizia também: “Acostuma-se a ser perdoador”. Numa outra passagem o Imam Ali (A.S.) afirma: “Acostuma-se com a prática da bela conduta”. Estas passagens e muitas outras são praticamente uma luz que ilumina a jornada do nosso caminho rumo a perfeição e rumo a felicidade terrena e eterna.

Como impedir que tenhamos maus hábitos?

Por outro lado, da mesma forma que o Islam nos afirmou tanto sobre a importância de nos acostumarmos aos bons hábitos, nos afirmou a importância de excluir os maus hábitos de nossa vida. Na verdade o Islam não só nos incentivou a abandonar os maus hábitos, mas sim a nunca pratica-los, e por isso classificou uma gama de ações ou condutas, e até mesmo sentimentos, como Haram, o pecado no Islam como por exemplo: mentira, inveja, ganância, roubo, bebida alcoólica, insulto e xingamento, fraude, hipocrisia, deslealdade, e muito mais, que são ações que podem se tornar hábitos na vida de todos nós, mas que todos foram classificadas como Haram pelo Islam, para que o homem nem chegue a pratica-las e assim não se coloque em risco de um dia tê-los como hábitos em sua vida.

Então, a principal receita que podemos apresentar para não termos maus hábitos é não começarmos a pratica-los e enraizar e aboli-los logo no início, pois depois que uma ação se torne hábito torna-se difícil muda-la, e por isso que o homem deve se empenhar em ter bons hábitos e não maus, já que querer mudar seus hábitos mais pra frente não é uma tarefa fácil. E se a pessoa não consegue mudar os hábitos de uma hora para outra deve fazer aos poucos. Como um homem que se acostumou a sempre ficar furioso com tudo, as belas passagens nos ensinam que se a pessoa pelo menos não conseguir controlar sua fúria, que então tente fazer isso. Ou a pessoa que é impaciente, que pelo menos comece a ser paciente e a ser perseverante mediante os problemas da vida.

O processo de mudança

Com esta apresentação entendemos que o ser humano não tem idade ou tempo para mudar seus hábitos já que o errado sempre continuará errado e não é porque um homem idoso está o praticando aos 80 anos de idade que o mesmo tem licença para fazê-lo. Isso na verdade é um péssimo habito, e aquele homem chegou a prática-lo ao ponto de não poder mais mudar seu hábito, mas isso não é impossível. O processo de mudança e as portas da reforma devem sempre estar abertas, e seja lá quem for a pessoa, seu grau de formação ou sua idade, sempre deve estar aberta às mudanças e as correções, pois mudar os hábitos, dos maus para os bons, é um processo contínuo que deve acompanhar toda a vida do ser humano.

Como fazer isso?

Primeiro: Estar disposto a mudar é a primeira e mais importante tarefa.

Segundo: Decidir e determinar mudar.

Dizer que (por exemplo): A partir de segunda-feira quero parar de mentir ou dizer palavrões, ou rezar atrasado, ou comer algo ilícito. Além disso, se manter firme nesta decisão é mais importante do que a própria decisão.

Terceiro: Fazer isso aos poucos.

Não pense que você vai conseguir mudar os maus hábitos, todos eles, de uma hora para outra. Faça isso gradualmente. Toda semana decida substituir um mau hábito por um bom. Que esta seja a sua meta. Toda semana se puder começar a fazer isso já é um grande avanço.

Meta final

Todos nós temos que ter metas em nossas vidas e a nossa meta final deve ser “Nos acostumarmos aos bons hábitos e abolirmos os maus”. Esta deve ser a nossa meta e sempre fazer com que esta meta tenha uma posição bem destacada em nossa vida. Estamos sempre dispostos a mudar, a acostumarmos a nós mesmos aos bons hábitos dos virtuosos, dos crentes, dos fiéis, dos generosos, dos leais, dos bondosos, dos conscientes, dos gratos e ao mesmo tempo devemos estar dispostos a abolir os maus hábitos dos egoístas, mentirosos, hipócritas, malfeitores, maldosos e indecentes, devemos fazer de tudo para tirar estes péssimos hábitos de nossas vidas, pois são eles nos levarão ao inferno e ao castigo severo no dia do juízo final.

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos vocês.

Aula ministrada por: Nasser Khazraji
Data: 24/10/2020

 

«
»