Como relembrar o martírio do Imam Al-Hussein (A.S.) – Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – 07/09/2018

Como relembrar o martírio do Imam Al-Hussein (A.S.)

Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso

Louvado seja Deus, o senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e sobre todos os que seguem verdadeiramente até o dia do juízo final.

Faltam poucos dias para o início do trágico evento conhecido como Ashura. Evento este que foi relatado tanto pelo Profeta Mohammad (S.A.A.S.) como por seus santos Imames sucessores.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) falou em muitas ocasiões para seus companheiros sobre a tragédia de Karbala, e para alguns companheiros detalhou tal evento, sendo um deles o Imam Ali (A.S.).

Historiadores de ambas as escolas islâmicas relatam e concordam sobre o fatos trágicos ocorridos nos dez dias iniciais do mês de Moharam em Karbala. Onde o respeito pela doutrina de Deus, exaltado seja, pelo Alcorão Sagrado, pelos princípios e valores islâmicos, pelo Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e pelos seus purificados Ahlul Bait (A.S.) foram violados.

No dia dez de Moharam, nas terras de Karbala, no Iraque, o terceiro Imam sucessor do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), o Imam Al-Hussein, filho de Ali (A.S.) e de Fátima Zahra (A.S.), e neto do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), juntamente com seus familiares e companheiros, foi assassinado, e alguns entre estes foram feitos cativos.

O Imam Hussein (A.S.) foi assassinado e teve sua cabeça cortada. Ele era conhecido como o mestre dos jovens habitantes do paraíso, isso de acordo com as palavras do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Suas crianças e mulheres foram maltratadas e aprisionadas, seus companheiros foram decapitados e suas cabeças foram colocadas nas pontas de lanças.

Esses cativos e as cabeças dos mártires foram levados para a cidade de Kufa, ao governador Obaidulah ibn Ziad, e depois levados para a cidade de Damasco, para o califa Yazid, o filho de Muawiyah. E esse evento trágico foi o ponto de partida para outros eventos que ocorreriam e evidenciariam as transgressões contra a doutrina de Deus.

Deus, Exaltado seja, atribuiu santidade para algumas coisas, e neste mês uma das coisas mais santas para Deus foi violada, o sangue do ser humano foi cruelmente derramado. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “A santidade do sangue (vida) do fiel é mais importante e gloriosa do que a santidade da Caaba”.

Foi depois do evento de Karbala que infelizmente alguns muçulmanos colocaram em prática essa prática cruel de decapitação dos opositores, o que levou à transgressão da honra do ser humano em geral em todas as partes do mundo.

No ponto de vista físico esse evento foi uma grande tragédia que deve permanecer viva em nossas consciências e dentro de nossos corações.

No ponto de vista da memorização os protagonistas martirizados neste evento certamente são merecedores de ser lembrados e homenageados eternamente.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “A morte de Hussein ascenderá um chama nos corações dos fiéis que jamais se apagará”.

Com o passar dos séculos testemunhamos hoje que o martírio do Imam Hussein (A.S.) é uma chama acesa dentro dos corações dos crentes dia após dia. O seu chamado é uma chama dentro da nação islâmica, uma convocação para a prática do bem, preservação da doutrina islâmica e para o princípio de preservar o bem e coibir o mal, falando a verdade diante do opressor, mesmo que isso leve ao preço da morte.

O evento de Ashura foi a continuação do Islam e a força motriz para o levante contra a injustiça. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e os Imames recomendaram celebrar e relembrar o evento de Ashura através de dois expoentes:

Primeiro: Emocional, dentre eles o luto, o choro e as lamentações. As tradições islâmicas confirmam as inúmeras recompensas e benefícios de lamentar pelo martírio do Imam Al-Hussein (A.S.).

Imam Assadeq (A.S.), o 6°Imam disse: “Que Deus possa ser misericordioso com nossos seguidores. Certamente nossos fiéis seguidores são leais e lembram de nossas tragédias todo ano”.

Devemos entender que o choro deve ser a emoção que abre horizontes na vida do ser humano e o que liga ao amor pelos Ahlul Bait (o Profeta Mohammad e sua família) pois, no Alcorão Sagrado está registrado: “…Dize-lhes: Não vos exijo recompensa alguma por isto, senão o amor aos meus Ahlul Bait…” (C.42 – V.32).

A celebração do evento da Ashura será a chave que abrirá as mentes para entendermos os objetivos da revolução do Imam Hussein (A.S.) em Karbala.

Todos os Imames relembravam os eventos de Ashura, e poetas e palestrantes eram contratados para divulgar e relembrar a mensagem e a tragédia, isto para que a revolução do Imam Hussein (A.s.) fosse conhecida pelas pessoas.

O Imam Al-Redha (A.S.) disse: “O mês de Moharam na época da ignorância era sagrado. Lutas e agressões eram proibidas, mas foi nesse mês sagrado que o Imam Hussein foi assassinado, mulheres e crianças foram feitas prisioneiras e a honra do profeta foi violada”.

Segundo: vivenciar os propósitos pelos quais o Imam Hussein (A.S.) se levantou. Ele (A.S.) disse: “… Não me levantei despreocupadamente nem de forma desorganizada, nem injustamente e nem por corrupção, mas sim para aplicar a reforma na nação do meu avô Mohammad (S.A.A.S.)…”. Um dos propósitos do Imam Hussein também é interligar o ser humano com a liderança da nossa época, o Imam Mahdi (A.F.).

Aproveito a ocasião para deixar registrados alguns conselhos sobre as celebrações de Ashura:

Um: Os discursos proferidos durante o evento do Ashura devem ser de sabedoria, de amor, fraternidade, e não de ignorância, fanatismo e preconceito.

Dois: As questões históricas sobre a tragédia de Karbala devem ser concretas e fidedignas.

Três: Usar roupas de cor preta, pois demonstra tristeza e luto.

Quatro: Relatar o ocorrido com o Imam Hussein (A.S.) para seus filhos, fazer de nossas casas Hussaynias.

Quinto: participação física nos Majlis nas mesquitas e Hussayniyas, pois isso nos fortalecerá.

Sexto: Temos que ler e meditar sobre a biografia do Imam Hussein (A.S.).

Sétimo: Não desperdiçar alimentos, água ou qualquer outra coisa nesta ocasião, pois como Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ele não gosta dos perdulários”. (C.7 – V. 31)

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com Hussein!

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com Ali filho de Hussein!

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com os filhos de Hussein!

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com os companheiros de Hussein!

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos vocês!

 

 

 

 

«
»