Fases importantes da vida do Imam Ali (A.S.)

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Ninguém pode negar o grande papel e a relevante participação do Príncipe dos Fieis Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.) em diferentes etapas da revelação e da firmação do Islam. Suas participações são desde sua infância até a sua morte, e ninguém nega isso. O Imam Ali (A.S.) viveu o Islam, viveu pelo Islam e morreu pelo Islam. Jamais alguém que seja honesto e fiel pode negar as contribuições deste grandioso homem pela Mensagem. Não há como falar do Islam e de sua história sem citar o Príncipe dos Fiéis, Ali ibn abi Taleb (A.S.).

Não há palavras suficientes que possam descrever Ali (A.S.), pois elas se curvam e se humilham perante ele.

Falar de Ali (A.S.) é falar infinitamente.

Falar de Ali (A.S.) é falar de todas as virtudes de uma única vez.

Falar de Ali (A.S.) é falar da essência e da história do Islam ao mesmo tempo.

Falar de Ali (A.S.) é falar de todas as mensagens celestiais de uma única vez.

Falar de Ali (A.S.) é falar de um homem exemplar; um bom irmão, companheiro, amigo, genro, ministro, marido, pai, patrão, trabalhador, um exemplo de ser humano em todos os sentidos.

Aqui, vamos aproveitar e falar sobre alguns pontos da vida deste grandioso personagem que marcou a história do Islam.

1) Sua educação e ensino:

Talvez  poucos saibam, mas Ali (A.S.) teve um grande privilégio que ninguém mais teve. Ele foi educado sob os cuidados diretos do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), desde sua infância. Isso porque quando o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) tinha aproximadamente 30 anos de idade, quando Meca passou por crises financeiras severas, Abu Taleb (A.S.), o tio do Profeta e seu tutor, era um homem idoso e tinha uma família grande, e para minimizar o impacto da crise sobre o seu tutor e amado tio Abu Taleb (A.S.), o profeta Mohammad (S.A.A.S.) sugeriu a seu tio Abbas, irmão do Abu Taleb, que cada um pegasse e cuidasse de um dos filhos de Abu Taleb (A.S.) até que a crise passasse. Abbas aceitou e ficou com seu sobrinho Ja´far. Já Mohammad (S.A.A.S.), ficou com Ali (A.S.) e isso foi um prêmio e um grande privilégio para o Imam Ali (A.S.). Ali (A.S.) cresceu sob os cuidados do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) desde sua infância e todos sabemos o quanto a educação desde a infância é importante para toda pessoa. Quando um indivíduo está na fase de infância ainda, sua personalidade e identidade são como uma folha em branco que pode receber todo tipo de traço ou desenho. Educar as crianças desde pequenos é fundamental. Jamais devemos relevar a importância da educação das crianças desde seus primeiros anos.

O Imam Ali (A.S.) cresceu ao lado de seu primo, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), seu educador, professor e mestre. Ele o acompanhava sempre por onde ia, tanto no deserto quanto nas montanhas. Ali (A.S.) era sua companhia. O príncipe dos Fiéis (A.S.), dizia sobre esta fase: “Eu o acompanhava, tal como um filhote acompanha sua mãe. Todos os dias ele me ensinava algo nobre de sua conduta e me ordenava a segui-lo como exemplo”.  Durante estes anos, Ali (A.S.) foi sendo educado e ensinado pelo Profeta Mohammad (S.A.A.S.) de tal maneira que em breve se transformaria numa cópia idêntica ao Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). Ele ganhou uma posição muito privilegiada por Deus e suas virtudes foram registradas em diversos versículos do Alcorão Sagrado. O mesmo se repetiu com as tradições do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), que privilegiou Ali (A.S) com passagens que nenhuma outra pessoa teve. Centenas de passagens e ditos afirmam o valor e a posição de Ali ibn Abi Taleb (A.S.), e entre as mais famosas estão: “Sou a cidade do conhecimento e Ali é seu portal”, “Ali está com a verdade e a verdade está com Ali”, “Ali é o Alcorão falante”, entre outras centenas de declarações do Profeta (S.A.A.S.) sobre este grandioso homem, que foi o mais elogiado por ele (S.A.A.S.).

2) Pernoitar no leito do profeta (S.A.A.S.)

Uma outra fase muito importante da vida do Imam Ali (A.S.) foi a noite em que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), migrou de Meca para Medina. Nesta noite, para que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) pudesse fazer esta viagem em segurança e não chamasse a atenção dos incrédulos que tinham planejado o envio de mercenários a sua residência para assassiná-lo, o Príncipe dos Fiéis (A.S.) aceitou se deitar no leito do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e colocar sua vida em risco para confundir os inimigos, para que não prestassem atenção na saída do Profeta Mohammad (S.A.A.S) de Meca. Neste dia, o futuro da Mensagem do Islam estava em jogo. Neste dia, a vida do selo dos profetas, Mohammad ibn Abdllah (S.A.A.S.) estava em risco. Neste dia começou um novo marco da história do Islam.

Quando o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), informou Ali (A.S.) sobre o plano dos inimigos e que eles planejavam matá-lo, propondo a ele que se deitasse em seu leito enquanto ele saia de Meca, Ali (A.S.) não hesitou, muito pelo contrário, se prostrou a Deus como um gesto de agradecimento por aquela oportunidade. Ele se deitou no leito do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e dormiu, enquanto Mohammad (S.A.A.S.) saía de Meca com segurança e viajava rumo à Medina.

Esta fase foi um ponto muito importante na vida do Imam Ali (A.S.), pois sua disposição em se sacrificar pela mensagem e pela vida do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), foi algo que nunca havia ocorrido antes. Nem os anjos, Gabriel e Mikael, quando Deus lhes propôs que um se sacrificasse pelo outro, quiseram ceder, já Ali (A.S.) não pensou duas vezes. Aceitou aquela proposta e se prostrou a Deus por aquela oportunidade.

3) Seu papel crucial na história do Islam

O papel e as contribuições do Imam Ali (A.S.) ao longo da história do Islam são indiscutíveis e muito evidentes para todos, até mesmo para seus próprios inimigos. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.), dizia: “O Islam jamais se estabeleceria sem a riqueza de Khadijah e a espada de Ali ibn abi Taleb (A.S.)”. Khadija, a mulher mais rica entre os Quraishitas. Toda sua riqueza foi concedida ao profeta Mohammad (S.A.A.S.) e ao Islam, e foi com este dinheiro que o Profeta (S.A.A.S.) conseguiu expandir e propagar o Islam por todos os lugares. Este dinheiro foi crucial para a expansão e a construção da base e dos pilares do Islam na sociedade. Já Ali (A.S.), representava a força, a bravura, a coragem e o poder militar do Islam. Ele era o assessor e ministro de Mohammad (S.A.A.S.) e cumpria ordens sem hesitar a seguir os mandamentos de Deus. Onde houvesse algum perigo, Ali (A.S.) estava lá para enfrentá-lo. Não há nenhuma batalha ou combate em que Ali (A.S.) não esteve presente. Não há nenhum episódio marcante e importante em que Ali (A.S.) não estivesse lá para defender e se sacrificar pela mensagem de Deus.

Seu papel e suas contribuições são indiscutíveis. São dezenas, centenas, milhares de episódios onde Ali (A.S.) afirmou sua lealdade à Mensagem e seu compromisso com o Islam. Sua única preocupação era com o Islam. Ele não enxergava ninguém mais, até mesmo a si, exceto o Islam. Ele respirava o Islam. Tudo nele, sua fala, seus gestos, suas vestes, suas decisões, seus decretos e suas posições. Tudo representava a essência do Islam e isso tudo graças a educação do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), que lhe concedeu uma atenção especial durante toda sua vida.

Nós como muçulmanos temos a honra e o orgulho de seguir um personagem como Ali ibn Abi Taleb (A.S.). Os povos e as nações se orgulham por seus personagens e figuras de suas histórias, que foram marcantes para suas nações. E nós, como muçulmanos seguidores da última mensagem celestial, temos que nos alegrar por este grandioso personagem que é Ali (A.S.), que tem adeptos e seguidores em todas as regiões do mundo. É um motivo de grande honra e orgulho que tenhamos este homem como nosso líder e exemplo.

Ali (A.S.) não é uma figura limitada aos muçulmanos e sim, a toda a humanidade. Ele representa as virtudes. Na verdade, Ali (A.S.) é a virtude em si, é a justiça em si, é a verdade em si e é a honestidade em sim. Limitá-lo a um local, grupo ou tempo é uma grande injustiça sobre ele e sobre nós mesmo. Seguir os seus passos e caminhar em seu caminho é o que nos faz sermos salvos, pois o uma tradição do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) afirma que ele dizia ao seu grande e antigo companheiro: “Ó Ammar, se ver Ali seguindo um caminho e todas as pessoas seguindo outro caminho, então abandone todos e siga o caminho de Ali”.

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos.

Aula ministrada por: Nasser Khazraji
Data: 09/05/2020

«
»