Datas importantes do mês sagrado de Ramadhan

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Falecimento de Abu Taleb (A.S.) tio do profeta Mohammad (S.A.A.S.)

O dia 7 de Ramadhan é o dia em que relembramos o falecimento deste grandioso homem, que era conhecido entre seu povo como “O fiel de Quraish”. Durante toda sua vida ele não deixava entrar as ilicitudes a sua casa e nem em sua tribo, a adoração a Deus o único, que na época era representada pela doutrina de Abraão, era a religião que ele seguia. Além disso, ele não aceitava bebidas alcoólicas, adultério, juros e demais atos abominados no Islam, isso mesmo antes da revelação do Islam.

Este grandioso homem era um guardião e o protetor do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Quando o Profeta ficou órfão de pai e mãe primeiro foi cuidado pelo seu avô Abdul Mutaleb, que eu seguida o entregou a Abu Taleb. A história narra o cuidado que Abu Taleb e sua esposa Fátima bent Asad, a qual o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) considerava a sua segunda mãe, tinham com o Profeta (S.A.A.S.). Eles tiravam até comida da boca dos filhos para alimentar o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), pois sabiam que era alguém privilegiado e especial, e que teria um grande futuro.

O papel de Abu Taleb (A.S.) era tão importante e crucial na época do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) que sem dúvida podemos dizer que todo o sucesso da propagação da religião antes da migração do profeta (S.A.A.S.) em Meca foi graças ao apoio e ajuda de Abu Taleb ao seu sobrinho, que era perseguido, insultado, torturado e contrariado pelos habitantes de Meca, mas sempre contava com o apoio de Abu Taleb (A.S.). Isso lhe inspirava força e determinação para seguir em sua missão. O apoio de Abu Taleb era tanto que logo com o falecimento dele Deus enviou o anjo Gabriel ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.) com a seguinte mensagem: “Saia de Meca pois o seu protetor morreu”.

Abu Taleb apoiou a missão do profeta em todas as circunstancias diante dos idólatras de Meca, e isto atraiu a ira e a insatisfação dos incrédulos, que o acusavam de todas as maneiras. Esta campanha de difamação da imagem de Abu Taleb continuou ao longo da história e até os dias de hoje, onde ouvimos declarações absurdas e mentirosas de que Abu Taleb morreu incrédulo. Na verdade isso é uma grande farsa, pois a história mesmo prova o contrário disso, e nada vai conseguir atingir a imagem e a história verdadeira desta grandiosa personalidade frente a tudo que ele apresentou para o Islam e sua divulgação nos primeiros anos de sua existência.

Falecimento da Senhora Khadija (A.S.), esposa do Profeta Mohammad (S.A.A.S.)

Aquele ano foi um ano muito triste, pois dias depois do falecimento de Abu Taleb (A.S.) aconteceu o falecimento da senhora Khadija (A.S.), o que foi uma grande tristeza para o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), tanto que aquele ano foi chamado do ano da tristeza. A grandiosa senhora foi uma grande e nobre mulher. Antes mesmo de se tornar esposa do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) esta senhora era conhecida pela sua nobreza e dignidade, e ao mesmo tempo possuía uma das maiores riquezas do seu tempo. Milhares de camelos, o que na época era considerado o principal meio de transporte nas viagens, outros milhares de empregados, centenas de jarras e bacias de prata e de ouro, e muito mais, esta era a riqueza de senhora Khadija, a qual dedicou tudo em prol do Islam. Ela foi a primeira mulher a se converter ao Islam na história, abraçando e acreditando na mensagem do Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

O apoio da senhora Khadijah foi tão crucial e importante para o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) que o mesmo disse: “O Islam se estabeleceu apenas pela riqueza de Khadija e pela espada de Ali” , e isso demonstra o tamanho do papel destas duas personalidades para o Islam. Certamente o poder financeiro é importante em muitas áreas da vida, e também a força física para se defender e o poder do conhecimento.

A senhora Khadija foi a mãe da única filha do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), a qual por meio dela houve a geração dos Imames (A.S.), e a qual era motivo de orgulho e honra para todos. Esta senhora foi uma das quatro senhoras cujo o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) mencionou em sua tradição: “O paraíso sente o prazer com a presença de quatro mulheres: Asia bent Muzahem (esposa do Faraó), Mariam bem Imran (mãe de Jesus), Khadijah bent Khuwaled (esposa do Profeta Mohammad) e Fátima Azzahra (filha do profeta Mohammad)”.

Esta grandiosa senhora foi testemunhou o grande milagre da Ascenção do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) aos céus. E também vivenciou o grande milagre de falar com seu bebê enquanto ainda estava em sua barriga. Este bebê era Fátima Azzahra (A.S.). O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) ouviu ela falando no quarto e quando entrou não viu ninguém com ela, ao que perguntou com quem ela estaria falando. A senhora Khadija (A.S.) disse: “A criança que está em minha barriga me entende e fala comigo”.

Nascimento do Imam Al-Hassan (A.S.)

Outra data muito importante do mês sagrado de Ramadhan é a de nascimento do Imam Al-Hassan (A.S.). Este grandioso Imam foi o primeiro neto do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e o laço entre a profecia e o Imamato (liderança). O Imam Al-Hassan (A.S.) foi privilegiado pelos cuidados e educação do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) juntamente com seu irmão Hussein (A.S.). Os companheiros do profeta Mohammad (S.A.A.S.) diziam que: “Ele (Hassan) era a pessoa mais semelhante ao seu avô em sua fisionomia, conduta e fala”. Esta questão é uma das que mais nos preocupa no dia a dia, pois o pais e avôs não se preocupam mais com a educação e os cuidados dos filhos e dos netos, e isto é uma grande falha. Sempre, e especialmente nos dias de hoje, as nossas prioridades não devem ser o trabalho, riqueza e busca pelo sustento, e sim nossas famílias e filhos, pois eles necessitam de nossos cuidados. Além disso, o ambiente e as companhias também devem ser filtrados e observados por nós, pois tudo influencia a personalidade.

O Imam Hassan (A.s.) absorveu o privilégio do ambiente no qual foi educado, a companhia do profeta (S.A.A.S.) e de seus pais (A.S.), e isso resultou no surgimento de uma grande personalidade moral e espiritual como ele. O Imam Al-Hassan e o Imam Al-Hussein (A.S.) viveram por sete anos ao lado do sagrado profeta Mohammad (S.A.A.S.), e ficavam dia e noite com seu avô. Brincavam e aprendiam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), o que fazia que eles chamassem o Profeta (S.A.A.S.) de pai durante todo tempo.

O profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Hassan e Hussein são minhas flores (encantos) nesta vida”, “Aqueles que amarem Hassan e Hussein é como se me amassem”, “Hassan e Hussein são os dois senhores dos jovens do paraíso”. Tais relatos e também versos do Alcorão evidenciam a importância destes dois Imames na história e vida do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e do Islam. Na verdade, estas narrações mostram os cuidados que o profeta Mohammad (S.A.A.S.) tinha com seus netos em uma na época onde ninguém reconhecia muito os filhos da filha, e sim apenas os filhos dos filhos. Este é um sinal de igualdade demonstrado pelo Profeta (S.A.A.S.).

As nobres características do Imam Al-Hassan (A.S.)

Dentre muitas características do Imam Hassan (A.S.) ele se destacava pela sua generosidade, chegando a ser conhecido como “Karim Ahlul Bait”, ou seja, “O generoso homem dos Ahlul Bait”. Ele era o mais generoso em sua época.

A história da senhora e a tenda

Relata-se que em um ano o Imam Hassan (A.S.) e seu irmão Hussein (A.S.), juntamente com Abdullah ibn Jaafar (esposo de Zeinab Al-Kubra), foram a Meca para a realização da peregrinação. Durante a viagem de Medina a Meca eles se perderam no deserto e ficaram sem rumo. A fome e a sede caíram sobre eles até que avistaram uma tenda e se dirigiram até ela. Encontraram nessa tenda uma senhora e pediram algo para beber. Ela informou que tinha uma cabra e que eles poderiam beber de seu leite. Depois de saciar a sede com o leite de cabra começaram a sentir fome. Então, perguntaram novamente a senhora se teria algo para comerem. A senhora respondeu que só tinha essa cabra e que eles poderiam degolá-la e cozinhar a carne para preparar uma refeição. Depois da refeição eles agradeceram e a informaram que eram de Medina e que pertenciam a tribo de Quraish, e que ficariam felizes se ela os visitasse em Medina. Depois disso se foram. Quando o marido desta senhora chegou em sua tenda e não viu a cabra perguntou o que tinha acontecido. Ele ficou muito bravo e furioso pois aquela cabra era o único bem deles, e assim não tinham mais de onde tirar o sustento e nem o alimento. Alguns anos depois ela estava na cidade de Medina e procurou por seus antigos convidados, mas como não sabia os seus nomes a procura foi difícil. De repente ela avistou o Imam Hassan (A.S.) entrando em sua residência e foi em sua direção. O Imam Hassan (A.S.) a reconheceu e agradeceu novamente por ter lhe oferecido leite e o alimento naquele dia, e lhe concedeu um prêmio de 1000 cabeças de cabras mais 100 mil moedas, e pediu a ela que fosse até a casa de seu irmão Hussein, que era ao lado. Então, ela foi e encontrou o Imam Hussein (A.S.), que agradeceu por seu gesto que lhe salvou a vida e também a agraciou com um prêmio de 1000 cabras e 100 mil moedas, e então pediu a ela para seguir até a casa de seu primo Abdullah ibn Jafar, que também era muito conhecido pela sua generosidade. Abdullah ibn Jafar também agradeceu em palavras e reconheceu aquele grandioso gesto de generosidade daquela senhora no meio do deserto para três jovens desconhecidos lhe dando 1000 cabras e 100 mil moedas.

O pedido do desconhecido na Mesquita

Numa ocasião o Imam Hassan (A.S.) estava na mesquita e escutou um homem pedindo para Deus por 10 mil moedas. O Imam Hassan (A.S.) simplesmente foi até sua casa e depois voltou para a mesquita com 10 mil moedas para dar ao homem.

Venderam sua fazenda por necessidade

O Imam Hassan (A.S.) comprou uma fazenda por 400 mil moedas. Quando chegou o dia de receber as chaves da fazenda ele soube que a família da dona da fazenda estava endividada e vendeu a fazenda por pura necessidade. O Imam simplesmente chegou e doou aquela fazenda que tinha comprado aos seus antigos donos, e ainda mantendo o valor que tinha pago a eles com eles.

O Imam Hassan (A.S.) era uma pessoa muito generosa e um grande homem. Ninguém podia alcançá-lo em sua generosidade. Ao mesmo tempo, ele era um homem de muito respeito e muita posição, pois quando andava nas ruas de Medina as pessoas se curvavam por respeito a ele. Se dizia sobre o Imam Al-Hassan (A.S.): “Um homem de características proféticas e majestosos como um rei”.

Em um certo dia perguntaram a ele por que ele era tão generoso. Ele (A.S.) disse: “Quando peço para Deus algo Ele, louvado seja, me concede. Me sinto envergonhado quando uma pessoa pede algo para mim e não dou, pois isso pode fazer Deus me privar daquilo que Ele me concede”.  

Temos que estudar e analisar as vidas dos nossos Imames (A.S.), pois é isso que nós precisamos em nossas vidas, sermos verdadeiros humanos e seguirmos o exemplo dos nossos Imames (A.S.).

Aula de: 18/05/2019
Ministrada por: Nasser Khazraji

 

 

 

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