Com quem devemos praticar a boa conduta?

Em nome de Deus O Clemente O Misericordioso.

A importância da boa conduta na religião e na doutrina islâmica é tão grande que este sistema de leis e regras representa a essência do Islam na vida dos mulçumanos, com base no que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Fui enviado para aperfeiçoar as leis da boa conduta”.

A história afirma que o Islam se estabeleceu e se expandiu pela boa conduta do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e dos Imames (A.S.). Quantas histórias e tradições existem que afirmam a perseguição e o sofrimento do profeta e dos Imames na vida deles e durante a sua jornada de divulgação da Mensagem de Deus para as pessoas. Eles nunca saiam da linha e seguiam sempre as leis da boa conduta, mantinham isso como objetivo, um foco. Na verdade, sem dúvida nenhuma podemos afirmar que o Islam se expandiu e cresceu com base na boa conduta, e não como dizem que o Islam cresceu com base na espada e no sangue, isso é uma grande farsa. Talvez todos nós já tenhamos ouvido aquela história do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) que tinha um vizinho judeu que jogava lixo sobre ele toda vez que ele passava por uma rua. Um dia esse vizinho não apareceu e o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) sentiu sua ausência. Ele perguntou porque este vizinho não tinha aparecido aquele dia e então foi lhe informado que ele estava doente. Quando o Profeta soube disso foi visitar este vizinho e por essa boa conduta aquele homem se reverteu ao Islam. Os Imames como Ali Ibn Hussein (A.S.) e Jaafar Sadeq (A.S.), e até mesmo seus companheiros, eram ofendidos e insultados por pessoas que não conheciam a posição elevadas que possuíam ou até por pessoas que os conheciam, mas não os respeitavam como deveriam. Mesmo assim os Imames (A.S.) não demonstravam reações grosseiras e esperaram o momento oportuno para orientar aquelas pessoas. Então sem dúvida nenhuma podemos afirmar que o Islam foi conquistando o coração das pessoas pela boa conduta, esse é o Islam genuíno.

Então depois desta introdução sabemos que a boa conduta é o dever de todo muçulmano. Agora a pergunta é: Quais são as regras da boa conduta? Há exceções para a prática da boa conduta e com quem temos que exercer a boa conduta? O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Digam o bem para todas as pessoas sejam elas crentes ou não. Para com os crentes trate-os com um sorriso no rosto e quanto aos demais devem ser tratados com gentileza, para que sejam atraídos para a fé”. Todas as pessoas merecem ser tratadas com boa conduta independente da sua raça, cor, nacionalidade, crença, gênero ou situação financeira. O Imam Assadeq (A.S.) dizia: “Sejam os propagadores da religião sem usarem a língua, deixando as pessoas observarem a bondade em vossas práticas…”. O Imam Ali (A.S.), que representava a verdadeira face da justiça do Islam, dizia para seu filho Imam Hassan (A.S.) depois de ser atacado por Ibn Muljim com uma espada envenenada e o criminoso ter sido preso: “Dê ao prisioneiro da minha comida e deem de beber para ele da minha bebida”. Todas as pessoas, até mesmo o criminoso, que cometeu um crime e deve ser penalizado pela lei, devem ser tratadas com base na boa conduta e com base nas leis islâmicas. Todos ser humano tem direitos assegurados no Islam e estes direitos devem ser respeitados.

Exemplos de boa conduta dos Imames (A.S.)

Muitas pessoas que são atacadas ou ofendidas no momento da ira retrocedem e se entregam a seu instinto ao se manifestam de uma forma incorreta. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) era tão piedoso e de uma excelente conduta que mesmo perseguido, ofendido, maltratado e torturado jamais amaldiçoou sua nação. Ele (S.A.A.S.) orava para Deus e dizia: “Ó Deus nosso, perdoe minha nação, porque eles não sabem nada”. Todos conhecemos a história do Imam Hussein (A.S.) que chorava no dia de Ashura. Quando perguntado por seus companheiros porque estaria chorando ele (A.S.) disse: “Choro porque esses soldados entraram para o inferno por minha causa (morte)”. O Islam representa a misericórdia, jamais a agressão e a guerra.

O Imam Ali ibn Hussein (A.S.) dizia sobre a importância de confiar e assegurar a confiança das pessoas para com você. Ele (A.S.) dizia: “Se o assassino do meu pai deixasse a espada que matou meu pai comigo em confiança certamente a devolveria”.

O Imam Ali Ibn Hussein (A.S.) vivia em Medina quando Yazid enviou um exército para reprimir a revolta iniciada por ele, e entre eles estava o líder omíada da época, Marwan ibn Al-Hakam, que era um de seus aliados até alguns anos atrás, mas tinha sido exonerado e em seu lugar Yazid tinha colocado Muslim ibn Aqbah. Este novo governante de Medina mantinha um ótimo relacionamento com o Imam Ali ibnol Hussein (A.S.). Muslim Aqbah emitiu um decreto em que a maioria das casas seriam inspecionadas, e somente as casas de responsabilidade do Imam Ali Ibn Hussein (A.S.) estavam liberadas, pois o Imam Ali Ibn Hussein tinha uma posição de respeito diante do governador de Medina. Então, Marwam pediu auxílio e hospedagem para sua família na casa do Imam Ali Ibn Hussein (A.S.). Mesmo sabendo que Marwam participou no assassinato de seu pai em Karbala e teve um papel muito negativo o Imam Ali ibn Hussein (A.S.) o auxiliou e deu hospedagem para a família de Marwam em sua casa. Em seguida Marwam fugiu de Medina e foi para Taif, onde encontrou segurança e então pediu para o Imam Ali (A.S.) enviar sua família até lá. O Imam Ali ibn Hussein (A.S.) não somente enviou a família dele mas enviou também seu filho Abdullah para protegê-los, e ele os deixou em Taéf e retornou a Medina. Esse é uma das demonstrações da grandeza da boa conduta dos Ahlul Bait (A.S.). Entre outras centenas ou milhares de relatos e tradições que afirmam a grandiosidade dos Ahlul Bait (A.S.) e a boa conduta deles com as pessoas, todas as pessoas, até mesmo seus inimigos.

O bem para as pessoas

A boa conduta é o bem-estar espiritual e emocional, e isso já foi confirmado pela ciência, pois aquele que faz o bem e pratica a boa conduta é mais feliz em sua vida. O príncipe dos crentes Ali ibn abi Taleb (A.S.) disse: “A base da fé e fazer o bem para as pessoas”. Fazer o bem para o próximo é um dos principais pilares da fé islâmica, que não é somente oração ou jejum, não é somente a devoção ou outros atos. Estas devoções são individuais e particulares de cada ser humano com seu Deus, mas o principal diferencial do bem para cada um é o bem que ele pratica com as pessoas. Uma tradição do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) diz: “A melhor das pessoas é a mais benéfica para as demais”.

Há tradições e narrações que afirmam que o próprio Imam Ali ibn Hussein (A.S.) na época do mês de Ramadan fazia comida para os seus empregados realizassem o desjejum. Ele distribuía tudo e no final o Imam Ali Ibn Hussein (A.S.) quebrava seu jejum com um alimento básico, um pão com leite.

Ajudar e auxiliar o próximo é uma das formas de boa conduta. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Qualquer crente que ajudar seu irmão nessa vida terá na outra vida a mesma quantidade de pessoas que ele ajudou para servi-lo”. Na verdade, a satisfação dos Ahlul Bait (A.S.) está na ajuda ao próximo. Relatam que na época do 7° Imam, al-Kadhem (A.S.), havia um de seus companheiros, que ocultava sua crença, que trabalhava no governo Abássida, chamado Ali ibn Yaqtin. Chegou o tempo da peregrinação a Meca e este companheiro saiu de Bagdá e viajou para realizar a peregrinação. Antes de ir a Meca passou em Medina, visitou o túmulo do profeta (S.A.A.S.) e depois foi até a residência do Imam Al-Kadhem (A.S.) demonstrar seu amor e fidelidade. Mas foi impedido de entrar e o Imam (A.S.) não quis recebê-lo. Ele ficou surpreso e preocupado por tal atitude do Imam (A.S.), mas tentou uma segunda vez e a resposta também foi não. Na terceira visita ele perguntou: “O que fiz de errado ó Imam (A.S.)?” O Imam (A.S.) disse a ele: “Fulano foi até você pedir ajuda e tu o ignorastes! Vá até ele e peça perdão”. Este homem, Ali ibn Yaqtin, que era um grande ministro da época e um grande devoto de Deus e seguidor fiel aos Ahul Bait (A.S.) então decidiu fazer o que o Imam (A.S.) pediu a ele. Foi até a casa de Ibrahim Jamali (o homem que lhe tinha pedido ajuda) e bateu em sua porta. Ibrahim perguntou: “Quem está na porta da minha casa?” E Ali ibn Yaqtin disse então: “Sou eu, o ministro Ali ibn Yaqtin”. Ibrahim ficou surpreso e achou que era brincadeira: “E o que o ministro Ali ibn Yaqtin está fazendo na porta da minha casa?” Quando Ibrahim abriu a porta o ministro Ali ibn Yaqtin caiu sobre os pés de Ibrahim e pediu lhe perdão.

Uma outra narração afirma que o Imam Assadeq (A.S.) estava em peregrinação em Meca e fazendo o Tawaf (sete voltas em torno da Caaba) com um de seus companheiros. Uma das regras desse ritual é não interromper as sete voltas. No momento em que estavam dando voltas na Caaba, um homem solicita ajuda para o companheiro do Imam Assadeq (A.S.). O companheiro do Imam Assadeq (A.S.) ignorou o pedido de ajuda do homem por duas vezes. E o Imam Assadeq (A.S.) então manda o seu companheiro ir ajudar o homem. O companheiro do Imam AssadEq (A.S.) que estaria fazendo o Tawaf e que não poderia interromper. E o Imam (A.S.) então disse: “Para prestar ajuda um irmão podemos interromper o Tawaf”.

Estamos próximos do mês sagrado de Ramadhan, e neste mês uma das obrigações é observarmos a nossa conduta e corrigirmos o que há de errado nela. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse nas vésperas do mês sagrado de Ramadhan: “ … Ó pessoas aquele que corrigir sua conduta neste mês terá sua passagem garantida na ponte que leva ao paraíso”.

Nas vésperas do mês sagrado de Ramadhan vamos observar nossa conduta e corrigir os erros que as atingem durante o ano. Vamos observar, pois a recompensa da boa conduta é a passagem pela ponte que levará ao Paraíso no dia do juízo final, e isto é o que todo fiel muçulmano almeja.

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos vocês.

Aula ministrada por Nasser Khazraji
Data: 4 de maio de 2019

 

 

«
»