Ayatullah Assayed Mohammad Hosseini Beheshti (K.S.)

O mártir Sayyed Mohammad Hosseini Beheshti nasceu em 24 de Outubro de 1928, em um distrito chamado Lomban, em Isfahan (distrito de Chaharsouq). Ele nasceu em uma família cujos membros eram familiares com os valores Islâmicos. O seu pai foi um clérigo de Isfahan – o líder da mesquita Lomban que ia à aldeia uma vez por semana para pregar e resolver os problemas das pessoas e estabelecer as orações na comunidade. Ele faleceu em 1962. O seu pai, o grande Haj Mir Mohammad Sadiq Modarres Khatunabadi, foi uma das principais autoridades na lei divina. Quando Beheshti tinha somente um ano de idade, ele faleceu e Beheshti foi privado da sua companhia, contudo, a maneira e conhecimento de seu avô mais tarde iria se somar e formar a personalidade de Shahid Beheshti.

Com quatro anos da idade ele adentrou a escola elementar tradicional. Ele foi uma pessoa genial que aprendeu como recitar o Alcorão e como ler e escrever em um tempo muito curto.

Tendo passado no exame de admissão ele adentrou a escola primária no sexto grau, mas desde que ele era muito velho para tomar parte naquele grau foi registrado no quarto grau. Sem embargo ele tomou parte nos exames finais e foi concedido com o segundo lugar de melhor estudante. Desejando concluir o seu estudo, ele entrou no colegial. Em 1942 ele abandonou-o desde que ficou interessado pelas matérias teológicas que conheceu no centro teológico. Sendo uma pessoa independente, alugou uma sala na escola Sadr de Isfahan para estudar, e desde então, 1945, ele viveu na cidade.

Durante o período entre 1942 e 1946 ele pôde estudar a literatura arábe, lógica, Fiqh (Jurisprudência) e lei, e roubou a atenção dos seus professores à extensão que quando eles o encontravam era como se lembrassem do seu grande pai.

No ano de 1946, quando tinha 18 anos, ele partiu para Qom para continuar os seus estudos, a saber: Sath , Kefayeh e Makasib. No mesmo ano, Allameh Tabatabee veio a Qom e as suas classes e sessões atraíram os estudantes ativos como Beheshti que mais tarde tomou parte nas suas classes.

Em 1947, doutor Beheshti, Motahari, e alguns dos seus amigos, preparam um horário segundo o qual eles tinham de ir às aldeias mais remotas pregar valores Islâmicos, por meio de um pequeno montante da despesa que Ayatullah Boroujerdi lhes deu para guiar os aldeões e informar um a outro sobre as suas idéias acerca do planejamento quanto a futuras atividades.

Ele continuou a alta educação de escola normal e pôde adquirir o seu diploma em 1948. Então, ele adentrou ao colégio de Teologia (então Ciências Racionais) e em 1951 recebeu o seu título de bacharelado. Entre 1950 e 1951, ele esteve em Teerã e no fim do período mencionado voltou a Qom novamente, e desta vez ele oficialmente começou o seu estudo em Hakim Nezami. Entre 1951 e 1952, ele passou a sua vida executando pesquisas em matérias filosóficas. Em Maio de 1952 ele casou-se e teve 4 crianças (2 filhos e 2 filhas). Entre 1956 e 1959 ele foi um estudante do doutorado em filosofia teológica, e naturalmente defendeu a sua tese chamada “Os problemas de Mabad ul Tabi’e no Alcorão”, abaixo da orientação do Professor Mortaza Motahari. Durante este tempo ele vinha e ia de Teerã a Qom regularmente.

Em 1959 fundou uma classe em língua inglesa de estudos teológicos, e no mesmo ano junto com Motahari, Taleqani entre outros, manteve as sessões de discussão mensais em Teerã, nas quais as conferências programadas foram mantidas com um grande número dos estudantes e intelectuais como público.

A idéia de organizar o centro teológico e arranjar a lista dele esteve na sua mente já por diversos anos, o resultado foi a fundação do “Haqqani” e das escolas “Montazeriyeh”. Em 1962 ele decidiu estabelecer o centro Islâmico de estudantes e educadores que foi uma medida para ligar entre as pessoas educadas aos métodos passados e presentes.

Ele tomava parte ativamente das campanhas. E 1962 ele formou um grupo de pesquisa para inspecionar o governo, e no mesmo ano Savak (o sistema de controle da segurança) fê-lo deixar Qom. Ele veio a Teerã e na programação e preparar dos manuais de ensino cooperava estreitamente com o mártir Bahonar, no mesmo ano ele também cooperava com grupos que faziam campanhas coalizão. Além disso, ele era participante em um conselho de 4 membros em nome “do conselho legal e político divino” com a ajuda do mártir Motahari, Sr. Anvari e Sr. Molaee.

Em 1963 com a proposta do Ayatullah Ha’eri e do Ayatullah Milani, ele partiu para Hamburgo onde começou a dirigir a mesquita local e formar grupos religiosos entre os jovens, e também a revelar os crimes praticados pelo Xá. Desta vez ele viajou à Arábia Saudita (durante o ritual de Haj), Síria, Líbano, Turquia para visitar o Imam Mousa Sadr e também viajou ao Iraque para visitar o Imam Khomeini.

No ano de 1970 ele voltou ao Irã e foi impossível para ele voltar à Alemanha. Ele começou a ensinar na sessão de interpretação do Alcorão. Ele formou 50 sessões de interpretação do Alcorão. A escola do Alcorão era um lugar para reunir os jovens ativos. Em 1975 devido às sessões mencionadas e às relações com as organizações que faziam campanha no interior e fora do Irã ele foi detido pela Savak mas foi rapidamente liberado.

De 1976 a diante ele começou a tratar de várias tarefas, e em 1977 ele foi determinado a formar as células revolucionárias e partidárias. No mesmo ano, devido às discordâncias entre os grupos ativos Islâmicos de fora ele viajou até os Estados Unidos, onde preparou terreno para estabelecer novas relações entre os grupos Islâmicos.

No ano de 1978 foi detido durante um par de dias e libertado, isso depois que foi até o Imam Khomeini, em Paris. Depois do seu regresso ele desempenhou um papel eficaz quanto à determinação da política da revolução Islâmica. Em Dezembro de 1978, seguindo a ordem do Imam, ele formou o conselho da revolução que perseguia a vitória da revolução.

Depois da revolução, como um intelectual do conselho da revolução, quis organizar e arranjar os assuntos ligados. Quanto a este fato, fundou o Partido da República Islâmica e tomou parte na eleição da Reunião de Peritos, e como vice-presidente do Majlis ele tratou da direção dos assuntos, e do preparo e formação da Constituição. Depois de resignar do governo provisório em 1979 ele fez o seu dever como ministro da justiça. Então, pela ordem do Imam ele foi escolhido como o presidente do Supremo Tribunal. Ele realizou todos os seus deveres até a tarde de 28 de Junho de 1981, quando após a oração da noite foi vítima da explosão de uma bomba plantada pelos membros da Organização de Mojahedin, juntamente com outras 72 pessoas entre seus colegas. Isto para as lágrimas e tristeza de milhões.

«
»