ASHURA – Haj Batista – 1º dia – Sobre A vida e a tradição do Imam Al-Hussein (A.S.)

Dificilmente um muçulmano não sabe quem é o Imam Al-Hussein (A.S.). Ele foi o 3° Imam da linhagem do profeta, filho de Ali e Fátima, conhecido como “Aba Abdillah Al-Hussein, o SENHOR DOS MÁRTIRES”.

Seu nascimento foi em Medina, no dia 3 do mês de Chaaban do ano 4 da Hijra, 627d.C. Seu nome foi uma inspiração divina ao seu avô, o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), que logo após o seu nascimento o tomou em seus braços e sussurrou o Azan e Iqama em seus ouvidos.

Seu pai foi o Imam Ali Ibn Abi Táleb (A.S.), o Príncipe dos Fiéis e o amigo, confiável e sucessor do Profeta Mohammad. Sua mãe foi Fátima “Azzahra” (A.S.), a Senhora das Mulheres do Universo e a única filha do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), que deu continuidade à descendência do profeta.

Quando nasceu, um curioso gesto do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) chamou a atenção de sua mãe, Fátima. Quando o profeta carregava e olhava para Hussein (A.S.) sua face brilhava de alegria ao mesmo tempo que seus olhos se enchiam de lágrimas. Quando Fátima perguntou ao seu pai porque aquela cena o entristecia, ele respondeu: “Da mesma maneira que estou feliz pelo nascimento de Hussein, eu também estou triste, pois sei que ele será assassinado por sua própria nação”.

Hassan e Hussein não eram meramente dois netos do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), e podemos perceber isso na grande quantidade de tradições e narrativas que afirmam sua posição e grandeza. O profeta (S.A.A.S.) dizia sobre eles:

“Por Deus, eu os amo e amo aqueles que os amam!”

“Aquele que ama Hassan e Hussein eu também amo, e a quem eu amo, Deus o ama; e quem Deus ama, Ele fará entrar no paraíso. Porém, quem os desprezar, eu o desprezarei, e quem eu desprezar, Deus o desprezará, e quem Deus desprezar será lançado no inferno!”

“Hussein é de mim e eu sou de Hussein!”

E outras centenas de tradições que afirmam a posição de Hassan e Hussein diante do profeta Mohammad (S.A.A.S.).

Além das tradições diretas citadas pelo profeta Mohammad (S.A.A.S.), Hussein (A.S.) foi citado no Alcorão Sagrado, já que ele é um dos membros dos Ahlul Bait (A.S.), dos quais Deus afastou todo tipo de abominação. Deus diz: “Deus deseja afastar de vós toda impureza, ó Ahlul Bait, bem como purificar-vos”. Ele também é um dos referidos no versículo onde Deus ordena os fiéis a amá-los, e diz que o amor a eles seria a recompensa do profeta Mohammad (S.A.A.S.) pela propagação de Sua mensagem. Deus diz: “Não vos peço recompensa alguma por isso, exceto o amor por meus parentes próximos”. Todos os interpretadores afirmam e sabem que o termo “Al-Qubra”, ou seja, parentes próximos, citado aqui neste versículo, refere-se a Ali, Fátima, Hassan e Hussein.

Além destes, outros versos do Alcorão referem-se a posição e a grandeza dos Ahlul Bait (A.S.), dos quais Hussein fazia parte.

Mesmo com todas estas revelações de Deus ao povo e outras centenas de tradições diretas do profeta Mohammad (S.A.A.S.), ocorreu uma grande tragédia no 10 dia do mês de Muharram do ano de 61 hejrita, equivalente a 680 d.C.. Hussein foi perseguido, cercado e cruelmente assassinado juntamente com seus filhos, companheiros e familiares. A pergunta é: Qual a razão disso? Por que mesmo com todas estas afirmações diretas da grandeza e importância e posição de Hussein e dos Ahlul Bait (A.S.) todos eles foram perseguidos e martirizados no final? A resposta está em três razões:

Mentiras e infâmia

Ganância humana

Ódio e rancor

As mentiras e infâmia praticadas pelo governo injusto e opressor da época, juntamente com seus bajuladores e mercenários que levaram a cabo esta tragédia histórica. Infelizmente mentiras espalhadas e calúnias praticadas levaram as pessoas a acharem que Hussein e seu grupo eram um bando de pessoas fora da lei, uma coisa que jamais seria verdade.

Entre aqueles que combateram e mataram o Imam Al-Hussein (A.S.) haviam alguns que o conheciam e sabiam quem ele era e qual era sua posição e grandeza. Mesmo assim, o combateram e o enfrentaram por ganância. Eles tinham recebido promessas de poder e dinheiro, e por isso combateram Hussein (A.S.) e sua família.

O terceiro grupo e o pior de todos é aquele formado pelos inimigos que odiavam os Ahlul Bait (A.S.). Praticamente estes eram os hipócritas ou descendentes deles, que viviam na época do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e ocultavam sua fé, e ao estarem no poder expuseram todo o tipo de ódio e rancor que sentiam pelos Ahlul Bait (A.S.), e consequentemente pelo Mensageiro do Islam e pela Mensagem.

O que os três grupos têm em comum?

Todos combateram Hussein (A.S.) sabendo que ele representava a verdade e a razão, e com este combate eles não só enfrentaram o Imam Hussein (A.S.), e sim também o caminho da verdade e da justiça que ele representava.

Que a maldição de Deus caia sobre aqueles que mataram, participaram e se alegraram pelo martírio do Imam Hussein (A.S.)! E que a paz e a benção de Deus estejam com Hussein, com Ali ibnol Hussein, com os filhos de Hussein e com os companheiros de Hussein!

 

 

«
»