Arrogância, seus malefícios e sua cura

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

Louvado seja Deus, o senhor do universo. Que a paz e a benção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), sobre todos os profetas e mensageiros, e sobre os virtuosos.

Como dissemos nas aulas passadas, a arrogância é um dos piores males e desvios de conduta que o ser humano pode ter. Este mal que certamente leva a demais males tem seus efeitos e aparências visíveis, e são como um alerta para que tenhamos cuidado em nossas condutas, e nos distanciemos o máximo da arrogância. Seguem alguns sinais da arrogância:

1) Condutas cotidianas

A forma de andar e se sentar, o tom da voz, o jeito de olhar, entre outros. Os arrogantes tentam se diferenciar em suas condutas cotidianas. Eles tentam se destacar dos demais e ter superioridade em relação aos outros. O Alcorão Sagrado chamou a nossa atenção em alguns versículos sobre os sinais de arrogância, e disse: “E não vires o rosto às gentes, nem andes insolentemente pala terra, porque Deus não estima arrogante e jactancioso algum” (31:18). Estas condutas são repudiadas no Islam.

2) Falar muito de si e evita a fala dos outros

O arrogante costuma falar muito de si mesmo e evita que os outros falem. Na verdade, parece que sempre é ele que deve falar. Ele tem pouco senso de respeito para escutar os outros e acha que todos devem ouvi-lo e manter-se ao seu dispor. Isso é um grande problema, pois com base nisso os arrogantes começam a criar um clima de ditadura social, e por onde eles passam só eles têm o direito de falar ou de opinar. Isso pode acontecer muito entre o superior e seus subordinados; um chefe, um diretor, um pai de família ou até mesmo um homem da lei, se se sentir superior aos demais ele será afetado por isso. Ao mesmo tempo, a pessoa que fala muito de si se auto valoriza excessivamente. Na verdade, não há nenhum problema em se auto valorizar, mas se isso for excessivo pode causar um dano moral e espiritual, fazendo que a pessoa viva a ilusão de que é a melhor entre todas as demais. Este também é um mal que tem várias consequências. O arrogante acha que ele é superior aos outros, e, portanto, ele não inicia a saudação, e isso é algo repudiado no Islam.

3) Não se misturar com as classes mais baixas

Um dos sinais dos arrogantes é quando a pessoa evita se misturar com as classes mais baixas da sociedade. Seja a classe baixa em sua riqueza ou intelecto. Ao mesmo tempo, ela evita falar, aceitar o convite ou até mesmo saudar estas pessoas, desconsiderando-as e fazendo de conta que elas nem existem. Este sentimento de superioridade leva a um outro mal que o Islam tanto condenou que é a falta de atenção com as necessidades e pedidos dos próximos. O arrogante costuma não ajudar e nem atender o pedido de socorro das pessoas, e isso é um ato que a doutrina islâmica repudiou. Este defeito é tão severo que pode levar a outros defeitos, entre eles evitar atender ou ajudar os necessitados. Os arrogantes se consideram superiores e isso acaba evitando que atendam e ajudem os próximos.

4) Inteligência, conquistas e motivos de orgulho

Muitas vezes o homem por ser motivo de orgulho de seus pais, seus parentes, seus amigos ou próximos acaba se sentindo superior aos demais, e por isso se sente arrogante e superior aos outros. As vezes ele tem uma habilidade ou inteligência especifica e isso causa-lhe arrogância. Ao mesmo tempo, um profissional que tem conquistas ou currículos bem sucedidos pode sentir-se arrogante e superior aos outros, algo totalmente repudiado e condenado no Islam.

5) Evitar aconselhar os outros

E por fim, mas não o último, um dos sinais do arrogante é não aconselhar os outros, seja quando alguém o procura ou mesmo se ninguém o procura. Ele evita aconselhar ou orientar os outros.

Estes são alguns dos sinais da arrogância e dos arrogantes, e o motivo de abordarmos este assunto é tentar evitarmos cair nesta tentação e neste mal, que causa tantos danos a nosso espírito e a nossa sociedade.

Os malefícios da arrogância

A arrogância também possui diversas consequências maléficas ao homem entre elas:

a) A privação do paraíso

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Não ingressará no paraíso aquele que seu coração possuir uma ponta de arrogância”.

b) A humilhação no dia do juízo final

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “No dia do juízo final os arrogantes serão julgados em forma de moléculas, sendo pisoteados pelas demais pessoas. Isso porque eles humilhavam as pessoas”.

c) Amaldiçoa o seu praticante

O Imam Al-Baquir (A.S.) dizia: “Jamais pratiquem a arrogância, pois ela atrai a maldição sobre seu praticante”.

d) Solidão

O Imam Al-Hassan (A.S.) dizia: “O arrogante não possui amigos”.

A cura

A arrogância é um problema de saúde. Da mesma forma que toda enfermidade possui um remédio e cura especifica, a arrogância que é um problema espiritual também possui uma cura e remédio específicos. Seguem algumas receitas para a cura deste problema:

1) A recordação de Deus

É muito válido ao homem que faça a recordação de Deus constantemente. Esta recordação o faz recordar da grandeza e da perfeição de Deus, e da realidade do homem perante Deus. O ser humano é um ser fraco, vulnerável, pobre e incompleto, e ao recordar disso todos os dias e a todo instante a pessoa pode dominar e diminuir sua arrogância. O ser humano é de terra e voltará para terra, então por que arrogância?! O Imam Ali (A.S.) dizia: “O caso do ser humano é muito estranho, pois ele começa imundo e o seu fim é fedor. E ele vive entre estas duas coisas, sendo que seu corpo é um recipiente de fezes. Mas mesmo assim, ele é arrogante”.

2) A passagem de todo bem ou beleza material

Saber que a beleza e a riqueza são todos elementos temporários e passageiros nesta vida e um dia irão acabar. Esta é a verdade, e aceitar isso ajuda a diminuir o seu ego e arrogância.

3) Acatar a verdade

Aceitar e admitir a verdade e o certo, pois isso por si só ajuda na diminuição da arrogância do homem. O Imam Ali (A.S.) dizia: “Aceitem a verdade, pois isso os afasta da arrogância”.

4) Humildade social

Um dos sinais dos arrogantes é quando eles não aceitam sentar ou estar em um local exceto se for a sua altura. Numa reunião, num encontro, num evento social por exemplo, a pessoa faz questão de sentar em local de destaque ou que fique visível, e isso infelizmente é algo que leva a ruína. Treinar a si mesmo a aceitar as coisas, sentar em qualquer lugar, isto é um bom sinal.

5) Se misturar com os mais humildes

Aceitar o convite de pessoas mais humildes e de classe mais baixa, sentar e comer com os mais pobres, tudo isso e muito mais são treinamentos que levam a pessoa a reprimir sua arrogância.

Aula ministrada por Nasser Khazraji
Em: 30/11/2019

 

 

 

 

 

«
»