A importância do dia de Al-Ghadir

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Deus, o Altíssimo, disse: “Ó Mensageiro, proclama o que te foi revelado por teu Senhor, porque se não o fizeres, não terás cumprido a Sua Missão. Deus te protegerá dos homens, porque Deus não ilumina os incrédulos”. (5)

Esta foi a revelação de Deus antes do evento de Al-Ghadir. Foi assim que Deus ordenou o profeta Mohammad (S.A.A.S.) a anunciar algo que seria de extrema importância. Tao importante que se não fosse proclamado seria como se Mohammad (S.A.A.S.) não tivesse cumprido sua missão.

O que Mohammad (S.A.A.S.) iria proclamar? Será que havia algo que ele ainda não tinha proclamado? O que ele teria que revelar enquanto se esforçou e se sacrificou por mais de 23 anos de propagação da última mensagem divina levando a palavra de Deus por todos os cantos e suportando todo tipo de problemas e contestações sociais, políticas, econômicas e até mesmo militares?

O grande chamado para o Haj

Não há dúvida de que aconteceria algo importantíssimo naquele ano que seria a última peregrinação de Mohammad (S.A.A.S.). Tudo indicava que algo de crucial e de extrema importância iria ocorrer. Algo tão grandioso e importante que faria que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) anunciasse que aquele ano seria o último ano no qual ele realizaria o Haj e estaria partindo desta vida para a outra. Ele pediu para que todos que pudessem participar da peregrinação não faltassem, que participassem naquele ano.

Desta forma Mohammad (S.A.A.S.) ordenou uma grande mobilização islâmica a qual juntou mais de 120 mil muçulmanos para a realização do Haj daquele ano. Todos atenderam seu chamado, tirando alguns enfermos, idosos e crianças que não podiam participar deste grande ritual, a grande maioria das pessoas se juntou em Medina e saíram numa grande caravana composta de 120 mil pessoas rumo a Meca para a realização dos rituais do Haj. Este encontro foi o maior encontro de muçulmanos ainda durante a vida do Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

De todos os lugares

Os muçulmanos vieram de todos os lugares e cantos da península arábica. Ninguém queria perder a chance de peregrinar e acompanhar o selo dos mensageiros, o profeta Mohammad (S.A.A.S.), naquele ano.

Até mesmo os familiares do Profeta (S.A.A.S.)

Neste ano, diferente dos anos anteriores, o profeta Mohammad (S.A.A.S.) fez questão de levar toda sua família, suas esposas e seus Ahlul Bait (A.S.). Fátima, Hassan e Hussein (A.S.) estão nesta peregrinação. Além disso, o Imam Ali (A.S.), cujo estava em uma missão no Iêmen, depois de ter cumprido a missão e a concluído com sucesso, retornou rapidamente à Meca para alcançar e peregrinar com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Quando os iemenitas souberam que o Profeta (S.A.A.S.) faria naquele ano o seu último Haj, mais de 12 mil muçulmanos decidiram ir junto com o Imam Ali (A.S.) para terem a honra de peregrinar com o Profeta (S.A.A.S.).

Em Meca

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) chegou no dia 5 de Zul Hijah em Meca, e no dia 8 de Zul Hijah já estava em Arafat para cumprir um dos principais rituais do Haj, e depois em demais pontos como Muzdalifa e Mina. Por onde o profeta Mohammad (S.A.A.S.) passava ele fazia um discurso. Em todos estes discursos e sermões um dos assuntos mais presentes nas palavras do Mensageiro de Deus era expor a posição e a grandeza dos Ahlul Bait (A.S.). O profeta falou sobre eles em todos os seus discursos apontando a importância e a influência que os Ahlul Bait (A.S.) teriam na doutrina do Islam e em sua preservação.

Durante o Haj

A presença dos membros da casa profética neste evento e a fala do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) sobre eles indicava algo além do amor e do afeto que devemos ter perante os membros desta abençoada casa, sendo que esta não foi a primeira nem a última vez que ele falou a respeito da importância dos Ahlul Bait (A.S.). O livro sagado de Deus está repleto de fatos históricos que indicam a posição e a grandeza desta abençoada casa.

Saudações ao príncipe

Antes que os peregrinos retornassem para as suas casas o profeta Mohammad (S.A.A.S.) recebeu uma revelação do anjo Gabriel. O mesmo transmitiria a saudação de Deus e ordenaria o Profeta (S.A.A.S.) a orientar seus companheiros para que saúdem o Imam Ali (A.S.) como o Príncipe dos Fiéis, título que até então era apenas atribuído ao Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). A mensagem foi transmitida pelo Profeta (S.A.A.S.), que nunca questionava ou contestava as revelações divinas. Quando transmitiu alguns de seus antigos companheiros mostraram incômodo com aquela ordem e por isso perguntaram ao Profeta: “Isso é ordem sua ou de Deus?” Como se o profeta falasse por um capricho ou interesse próprio. Ele (S.A.A.S.) respondeu: “Sim. É uma ordem de Deus e do Seu Mensageiro”.

A revelação

Ao terminar o Haj, e quando os muçulmanos saíram de Meca para retornarem às suas casas, parece que faltava ainda algo para ser anunciado. O local escolhido para esta proclamação não foi um lugar qualquer, e sim um ponto de bifurcação, onde todos os muçulmanos sem dúvida estariam presentes para cada um seguir seu caminho e retornar para sua cidade. O Profeta recebeu a revelação numa região chamada Ghadir Khom, próxima de Juhfah, a qual era consideração um ponto estratégico para os viajantes. Um lugar quente e no meio do deserto, foi ali que o profeta recebeu a revelação do versículo. Mas será que o profeta (S.A.A.S.) podia adiar a proclamação? Pois ali não era o melhor lugar para a reunião daquela multidão e a proclamação. O profeta não pensou duas vezes, ele sabia que a ordem deve ser cumprida sem atraso, e em há a sabedoria divina. Ele nunca contestou nem contestaria uma ordem de Deus. Por isso, parou a caravana, pois tinha algo de extrema importância para falar.

O momento do Haj

Mesmo o Haj tendo sido finalizado, o mês ainda era o mês de Zul Hijjah, um santo mês, sagrado, o qual é dedicado a este grande e maravilhoso evento. A peregrinação é um evento em que muçulmanos de todos os lugares, raças, etnias e nacionalidades se unem para se encontrar sob uma única bandeira e lema. Este seria o melhor e mais importante momento para o grande anúncio do profeta Mohammad (S.A.A.S.), o qual podia ser feito em sua mesquita em Medina, por exemplo, mas por sua grandeza e importância deveria ser feito ali, naquele lugar e momento, e naquelas condições.

Esperando todos

Naquele gigantesco número de muçulmanos ali presentes, era óbvio que alguns andavam mais rápido ou possuíam meios de transporte que os deixava mais adiante dos demais muçulmanos. Com isso, haviam alguns que já tinham avançado o Profeta (S.A.A.S.) e outros que estariam atrás dele ainda para alcança-lo. Então, como o profeta faria para que aquela importantíssima mensagem chegasse a todos? Ele ordenou alguns homens a irem adiante para chamarem aqueles muçulmanos mais adiante da caravana para retornarem, a fim de ouvirem o que ele tinha para dizer. Sim, a ordem era RETORNAR ao ponto onde o profeta recebeu a revelação e faria o grande anúncio.

Por outro lado, haviam outros muçulmanos que estavam atrás da caravana do profeta (S.A.A.S.). A ordem também era de esperar eles, pois nada podia ser revelado até que o maior número de muçulmanos estivesse ali presente, para testemunharem um grande anúncio que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) faria aos muçulmanos.

O discurso

Tudo tinha sido improvisado. O profeta pediu há alguns dos mais nobres e leais companheiros para erguerem um púlpito onde ele pudesse subir e discursar para as pessoas. Os companheiros cumpriram a ordem e rapidamente juntaram celas dos cavalos e camelos, entre outras coisas, e colocaram uma em cima da outra para que pudessem construir um pequeno altar de onde o profeta faria o discurso perante todos.

Depois que todos muçulmanos se juntaram, o profeta subiu em cima daquele púlpito improvisado. Mas ele não subiu sozinho, ele levou junto o seu amado irmão e querido genro, Ali ibn abi Taleb (A.S.). Ali ficou do lado direito do profeta num ponto mais baixo do altar de maneira em que a mão do profeta ficasse sob o ombro daquele homem, o corajoso, o valente e bravo guerreiro do Islam, o qual esteve ao lado do Profeta desde o primeiro dia da revelação. A sua presença e participação na história do Islam foi marcante, pois não há nenhum ponto histórico importante no Islam que Ali não esteve presente. Na revelação da mensagem, divulgação, migração, batalhas e em demais eventos, todos se exceção, o Imam Ali (A.S.) teve um papel crucial e marcante.

Um longo e belo discurso, no qual o profeta Mohammad (S.A.A.S.) fala e pede que todos testemunhem terem ouvido o que ele disse para confirmar que entenderam de fato o que ele havia dito. Uma das questões que ele deixou claro para todos foi o caminho da salvação depois de sua morte, que estaria representado no livro e nos Ahlul Bait. Ele disse: “Deixo duas preciosidades e vocês jamais se perderão enquanto estiverem apegados a elas. O livro de Deus e meus familiares (Ahlul Bait). Enquanto estiverem apegados nestes dois jamais se desviarão até que me encontrem no poço no dia do juízo final”.

Além disso o profeta Mohammad (S.A.A.S.) faria um importantíssimo anúncio que representaria o rumo da liderança islâmica após ele. Enquanto levantou a mão do Imam Ali (A.S.) o profeta diria: “De quem eu era o mestre, Ali é o seu mestre. Ó Deus, auxilie quem o auxiliar, e condene quem o rejeitar, dê a vitória a quem o ajudar e humilhe quem o confrontar”.

Depois do discurso

Depois de tudo isso, como se não bastassem elementos para afirmar tamanha importância daquilo que o profeta proclamaria sobre o destino e rumo da mensagem divina sobre a Terra, o profeta ainda tomou algumas decisões que reafirmariam a importância do que ele tinha anunciado. Entre elas:

a) Perguntar se todos tinham ouvido

Antes de fechar cada parte do seu discurso o profeta perguntava para todos se eles estavam escutando o que ele disse. E depois que eles respondiam que sim, ele dizia: “Ó Deus, testemunhe isso”.

b) Os presentes deveriam comunicar tudo aos ausentes

O profeta ordenou que todos os muçulmanos ali presentes e que testemunharam aquele evento e aquele discurso, comunicassem aos ausentes sobre o ocorrido. Aquilo foi uma ordem direta do profeta para todos os muçulmanos. O tema e a mensagem daquele dia foi tão grande e importante que todos os que não estavam ali deveriam saber do ocorrido. Não era algo secundário, e sim de extrema importância.

c) Agradeçam pela graça

Depois do discurso o profeta Mohammad (S.A.A.S.) fez o grande anúncio, cujo sem ele a mensagem permaneceria incompleta. Deus revelou: “… Hoje, completei a religião para vós e conclui sobre vos a Minha graça, e considere o Islam sobre vós uma religião… ” (5:3) Então ele ordenou que todos agradecessem a Deus pela graça que lhes tinha sido concedida.

d) A tenda

Mesmo todos tendo confirmado que haviam ouvido a mensagem do Profeta (S.A.A.S.) e testemunhado isso, o profeta solicitou que fosse erguida uma tenda para Ali (A.S.). Em seguida o profeta (S.A.A.S.) ordenou que todos os muçulmanos, sem nenhuma exceção, fossem até a tenda de Ali (A.S.), o cumprimentassem e dessem seus votos de fidelidades a Ali (A.S.), e assim foi feito. Todos, entre eles os primeiros foram Abu Bakr e Omar, foram até a tenda parabenizar o Ali (A.S.) pela sua nomeação como mestre de todos os fiéis após o profeta (S.A.A.S.).

e) Um orador entre os muçulmanos

Enquanto os muçulmanos cumprimentavam o príncipe dos fiéis (A.S.), por ordem do Profeta um orador andava entre as multidões e repetia a frase do profeta que dizia: “De quem eu sou Mestre, Ali é seu mestre”. Isso para que todos soubessem e marcassem em suas almas a mensagem daquele evento, que foi a proclamação e o anúncio de Ali (A.S.) como seu legítimo sucessor, e guardião de sua mensagem.

O que Ghadir representa de tão importante?

1) A garantia da continuidade da mensagem profética

A importância do evento do Al-Ghader se resume na garantia da continuidade da mensagem do profeta Mohammad (S.A.A.S.) sob os cuidados e tutela do Imam Ali (A.S.). O homem que foi classificado pelo Mensageiro de Deus como a porta da cidade do seu conhecimento. Este homem, o qual não lhe faltam atributos virtuosos, na verdade ele é a virtude em si, e ele é a referência dos atributos da virtude, e não o contrário disso.

2) Esclarecer e indicar o caminho

Como sabemos o profeta tinha vários inimigos que combatiam-no. Esta batalha continuaria mesmo após o seu falecimento, por meio da ganância de algumas pessoas que se consideravam companheiros do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). Eles se desviariam da senda para atender seus interesses e suas paixões, e isso representaria o caminho do desvio e do erro. Esta mensagem indicaria o caminho certo e apontaria aos muçulmanos qual caminho seguir após o falecimento do profeta. Ele já previa o que aconteceria após a sua morte, por isso deixou tudo bem claro para todos.

3) A liderança dos fiéis

Por meio deste discurso o profeta (S.A.A.S.) indicou a legítima liderança após o seu falecimento. Ele chamou o Imam Ali (A.S.) de Príncipe dos Fiéis, título que lhe tinha sido atribuído, mas o concedeu ao Imam Ali (A.S.) por ordem de Deus, e disse: “Jamais haverá um outro Amir Al-Mo´menin (Príncipe dos Fiéis) senão este, o meu irmão (Ali). O comando dos fiéis não será dado a ninguém mais além dele”.

4) Os Ahlul Bait (A.S.) são a salvação

Em várias passagens o profeta Mohammad (S.A.A.S.) chegou a falar sobre a posição e grandeza dos Ahlul Bait (A.S.). Entre elas a mais famosa é a passagem da Arca, na qual o profeta dizia: “O exemplo dos meus Ahlul Bait é o mesmo da arca de Noé, quem subir nela será salvo e quem ficar para trás se afogará”. Esta passagem, entre muitas outras, representa o quanto os Ahlul Bait (A.S.) são cruciais rumo a salvação para conquistar o paraíso. Eles são como a Arca de Noé que na época somente aqueles que embarcaram nela se salvaram, e todos quem ficaram para trás se arruinaram. Por isso, todo este reforço e reafirmação sobre a importância dos Ahlul Bait (A.S.). Este evento como um todo, e ao decorrer do Haj, depois de tantos discursos que o profeta proferiu sobre a importância e o valor dos Ahlul Bait (A.S.), só veio a reforçar e reafirmar ainda mais o que o profeta vinha dizendo durante toda sua vida.

O dia de Al-Ghadur representa muito mais do que uma simples nomeação ou coroação de uma pessoa como o sucessor do último Mensageiro de Deus. Este dia representa a continuidade e a garantia de que esta mensagem e doutrina continuaria viva mesmo após o falecimento do profeta, e que está sendo representada pelos Ahlul Bait (A.S.).

Além do mais, este dia representa um voto de fidelidade que todo muçulmano deve fazer com a sua liderança, cumprindo sua ordem e admitindo sua vontade em seguir o Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.) e saudá-lo como o Príncipe dos Fiéis que comandaria legitimamente a nação islâmica após a morte do profeta (S.A.A.S.). Este é o nosso voto ao Profeta e ao Imam!

Louvado seja, Deus, o Senhor do Universo.

 

Aula ministrada por: Nasser Khazraji
Data: 08/08/2020

 

«
»