A força de vontade

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus o senhor do universo, que a paz de Deus esteja com Mohamad e sua purificada linhagem.

Muitos de nós têm um grande problema que é a falta de vontade de fazer as coisas. Como o Islam vê isso?

Primeiro: Aproveitar

Esta vida é a única chance que temos para praticarmos algo de bom e deixarmos nosso legado. Não teremos mais nenhuma outra chance para erguer e garantir a nossa salvação na próxima vida. Por isso devemos aproveitar a chance de estarmos vivos e aproveitar cada segundo desta vida para fazer algo cujo influencia da melhor maneira o nosso destino, esta deve ser a nossa principal propriedade. Se conseguirmos mudar a forma que pensamos sobre a nossa vida certamente conseguiremos aproveitar mais dela já que ninguém sabe quando iremos nos despedir dela e morrer. Isso pode ocorrer a qualquer segundo e se arrepender por não ter feito muitas coisas quando vivo não será agradável na outra vida. Em uma simulação as pessoas dizem neste dia: “ … quando a morte surpreender algum deles, este dirá: Ó Senhor meu, mande-me de volta (à terra) (99) A fim de eu praticar o bem que negligenciei! … (100)” (23).

Por que deixar as coisas para depois ou porque não ter força de vontade para fazer as coisas já que nós não sabemos quando vamos morrer e ao morrermos com certeza iremos nos arrepender por não ter feito boas ações em nossas vidas quando vivos?

Sobre isso o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia para o seu companheiro Abu Zar: “Seja cuidadoso com sua vida mais do que com sua riqueza e bens”. Ou seja, temos que cuidar e zelar tanto e por cada segundo desta vida para que aproveitemos o máximo dela. Temos que cuidar dela mais do que tudo nesta vida, mais do que nossas riquezas, bens e casas.

Segundo: Antecipar

A segunda questão é a pessoa antecipar e se apressar na prática do bem. Já que o ser humano tem uma única chance de vida e nem sabe quando vai morrer, então quanto mais rápido ele decidir praticar as boas ações será melhor para ele, pois garantirá uma boa bagagem para si mesmo para a outra vida.

Quaisquer ações que sejam do bem devem ser praticadas se ele tiver condições, nunca adiadas. Caridade, laços familiares, saudação, ajudar o próximo, ir aos encontros do bem, estudar para ajudar os outros, visitar os irmãos, a bondade com os pais, respeito aos outros, oração, jejum, súplica e muito mais. O que a pessoa pode fazer então que o faça rápido e não adie, pois o Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Meu pai (Imam Al-Baquir) dizia: se decidir fazer um bem então o faça rapidamente pois não sabes o que podes acontecer”.

O próprio Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Deus ama as boas ações antecipadas”, ou seja, aquelas que são praticadas o mais rápido possível, assim que a pessoa decide praticá-las.

O mais importante é que a vontade de fazer as coisas não pode ser aplicada para qualquer coisa e sim apenas para aquilo que agrada a Deus, pois o Imam Ali (A.S.) dizia: “Gastem vossas energias fazendo o que vos aproxima de Deus, o Altíssimo”.

Por que a pressa?

Por que as tradições afirmam a importância de agirmos rápido fazendo o bem? Por que é tão importante isso e qual a sua relevância?

A questão de se apressar para a prática do bem foi afirmada e incentivada nas tradições dos Ahlul Bait (A.S.) porque é justamente neste momento que Satã começa a trabalhar, entre a tomada da decisão e a prática. Ele fará de tudo para desviar a atenção da pessoa para que não pratique aquele ato subestimando-o ou adiando-o, fazendo com que ele simplesmente esqueça de fazer aquilo. O Imam Ali (A.S.) tem uma bela passagem que cita esta situação: “Se alguém entre vós decidir praticar o bem saiba que haverá um demônio pelo seu lado direito e outro pelo seu lado esquerdo para impedi-lo de fazer aquilo”.

Esta é uma verdade irmãos. Quantas vezes já não decidimos fazer algo bom e por não termos feito naquele momento então esquecemos e não fazemos ou simplesmente mudamos de ideia depois de um certo tempo?! Aposto que não foram uma ou duas e sim várias vezes. Este é o problema de adiar as boas ações depois de decidir fazê-las. Basta Satã sussurrar um pouco e se não tivermos uma boa e forte força de vontade ele nos vence e muda nossa decisão, e então não faremos mais aquilo.

O amor e apego pela vida é um portal pelo qual Satã se infiltra em nossos corações e nos faz deixar de fazer muitas coisas. Egoísmo, avareza, arrogância são alguns dos meios pelos quais Satã se introduz em nossas almas para nos impedir de praticarmos o bem para os outros e a nós mesmos.

A verdade é que Satã nos embeleza o mal ao mesmo tempo que deforma o bem afetando assim nossas decisões e nos aproximando mais da prática do mal. O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Deus tornou o bem tão pesado para o povo da terra como o seu peso no dia do juízo final. E ao mesmo tempo Deus tornou as más ações tão leves sobre o povo da terra como sua leveza em sua balança no dia do juízo final”.

O peso e a leveza aqui são uma referência para o quanto a pessoa às vezes deixa de pratica as boas ações e pratica as más. Muitos de nós não praticamos o bem pois sentimos que ele é PESADO demais, e muitos praticam as más ações pois sentem que são LEVES.

Correm para a prática do bem

Os verdadeiros vencedores no dia do juízo final são aqueles que correm para a prática do bem. Foram nomeados no Alcorão Sagrado de: “E o dos primeiros (crentes) – E quem são os primeiros (crentes)? (10) Estes serão os mais próximos de Deus (11)” (56). Numa outra passagem Deus diz no Alcorão Sagrado: “Estes apressam-se em praticar boas ações; tais serão os primeiros contemplados” (23:61). E em mais uma passagem Deus classifica eles como: “… e que os que aspiram a isso rivalizem em aspirá-lo” (83:26).

Tudo isso para que?

Porque os verdadeiros crentes em Deus se apressam tanto para a prática do bem? A resposta desta pergunta é clara, é para garantir o seu lugar no paraíso. É para que possamos levar uma bagagem cheia para a outra vida, pois como Deus disse na Surata 99: “Quem tiver feito o bem, quer seja do peso de um átomo, vê-lo-á (7) Quem tiver feito o mal, quer seja do peso de um átomo, vê-lo-á (8)”.

O verdadeiro triunfo

Por isso, queridos irmãos que nem toda pessoa tem o grande triunfo e o sucesso de praticar o bem. Todo ser humano que puder praticar e fazer um ato bom é uma pessoa de sorte, pois o seu anjo interno venceu o Satã interno, e por isso ele deve sempre fortalecer este seu lado praticando o bem.

De onde tirar inspiração?

Basta olhar para a biografia dos profetas, dos Imames e dos grandiosos virtuosos, o quanto eles eram perseguidos e insultados, e mesmo assim eles não tinham seus focos desviados e praticavam o bem sempre e não hesitavam. Esta persistência tem um ingrediente fundamental que é “a confiança em Deus e em si mesmo”. Saibam irmãos e tenham certeza que vocês estão no caminho certo, e estas boas ações e práticas representam o caminho do bem e da salvação, por isso não precisam duvidar disso e apenas a vossa total confiança em Deus e em si mesmo levará vocês rumo à salvação e ao destino que todos nós almejamos que é o paraíso.

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos vocês.

Aula ministrada por: Nasser Khazraji
Data: 23/01/2021

 

«
»