Zakat Al-Fitra

O Imam Ali (A.S.) disse: “Aquele que pagar o Zakat Al-Fitra, Deus irá repor aquilo que ele pagou de sua riqueza”.

O Imam Assadeq (A.S.) disse: “Uma das condições para se completar o jejum é o pagamento do Zakat. Da mesma forma que o Salawat sobre o Profeta Mohammad após a oração é uma das condições da sua finalização, aquele que jejuar e deixar de pagar o Zakat intencionalmente é como se não tivesse realizado o jejum”.

O Zakat Al-Fitra é uma obrigação sobre todo muçulmano maior e capacitado materialmente, ou seja, que não é pobre. Ele deve pagar o Zakat que diz respeito a ele e seus tutelados, sejam pequenos ou maiores, mesmo se não tiverem realizado o jejum. E também deve pagar o Zakat de seus empregados que trabalham na sua casa e morem nela, mesmo se não forem muçulmanos.

Seu valor equivale a três quilos de alimento, que deve ser pago ao pobre fiel, e pode ser pago em dinheiro ou com os próprios alimentos.

O pobre, de acordo com a jurisprudência islâmica, é aquele que não possui o sustento de um ano. O mesmo não deve ser negligente quanto a oração, consumidor de álcool ou praticante de desobediência a Deus.

O Zakat deve ser separado no dia do Eid, e o melhor é que seja separado antes da realização da oração do Eid, caso contrário deve ser pago antes do meio dia. O Zakat também pode ser pago antes do Eid Al-Fetr, ou seja, durante o mês de Ramadan, e entregue diretamente ao pobre com a intenção de ser um empréstimo, e no dia do Eid deve se intencionar que tal valor seja revertido no Zakat do Eid Al-Fetr.

O ideal seria que o Zakat seja direcionado aos pobres do país onde foi recolhido, caso contrário, pode ser entregue a pobres de outros países.

 

«
»