Uma viagem à Casa Sagrada de Deus (Recomendações e Locais Sagrados do Haj)

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Uma viagem à Casa Sagrada de Deus

Recomendações

O fiel deve aproveitar seu tempo de permanência nas cidades de Meca e Medina para meditar, orar e praticar as recomendações que possam beneficia-lo nesta e na outra vida, evitando tudo que possa perturbar a atmosfera geral desta viagem. Entre as recomendações estão:

1) Realizar a leitura do Alcorão Sagrado por inteiro na cidade de Meca. O Imam Al-Baqir (A.S.) disse: “Aquele que completar a leitura do Alcorão Sagrado numa sexta-feira, ou pouco mais, mas que complete numa sexta-feira, Deus registrará recompensas em seu nome desde a primeira sexta-feira de sua vida até a última”. O Imam Assajad (A.S.) disse: “Aquele que ler o Alcorão Sagrado por inteiro em Meca não deixará esta vida antes de ver o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) em seu sonho, como verá também a sua própria casa no paraíso. Ler o Alcorão em Meca é tão valioso quanto a receita dos países. Aquele que anda em Meca está em estado de devoção”.

2) Ler frequentemente a Surata Al-Qadr (C.97). O Imam Al-Baqir (A.S.) disse: “Aquele que ler mil vezes a Surata Al-Qadr na Mesquita da Caaba, será recompensado por todas as Peregrinações e Omras realizadas ou que serão realizadas. Aquele que ler Al-Qadr mil vezes em Arafat, no Dia do Juízo Final, terá a recompensa dos guerreiros pela causa do Islam. Aquele que a ler mil vezes na Mesquita de Mina será recompensado por tudo aquilo que já pagou de caridade ou pagará até o Dia do Juízo Final. E aquele que ler esta Surata vinte e uma vezes na Mesquita de Medina, no santuário do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), será agraciado com a recompensa dos habitantes do paraíso até o Dia do Juízo Final, e será beneficiado com a recompensa dos profetas”.

3) Assalat – A Oração. O Imam Assadiq (A.S.) relatou sobre seus pais: “O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse que a oração em sua mesquita vale por dez mil orações em outras mesquitas, exceto a Mesquita da Caaba. Pois a oração nela vale por cem mil orações”. É bom que o indivíduo que possui orações atrasadas aproveite a sua visita a estas mesquitas e outros locais sagrados para que faça suas orações atrasadas e também ore pelos seus entes falecidos e entes queridos, ou realize outras orações recomendadas.

4) Al-Du´ah – A Súplica. Recitar as súplicas recomendadas para cada local visitado durante o período do Haj, e as orações relatadas pelos Imames Al-Hussein (A.S.) e Assajad (A.S.) no dia de Arafat e em outros dias da peregrinação.

5) Al-Ziyara – A Visitação – A visitação ao Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), Fátima Azzahra (A.S.), aos Imames (A.S.) e Fiéis no cemitério de Al-Baqi (Imam Hassan, Imam Assajad, Imam Al-Baqir e Imam Assadiq (A.S.), as esposas dos Profetas Mohammad (S.A.A.S.), Om Al-Banin (Mãe de Abbas), Fátima bin Asad (Mãe do Imam Ali), assim como os benfeitores, os mártires e os companheiros do Profeta Mohammad (S.A.A.S.)). Estas visitações possuem grandes recompensas, pois o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Aquele que for à Meca e não me visitar o ignorarei no dia do Juízo Final, mas aquele que me visitar, a minha intercessão por ele será obrigatória. E aquele para o qual minha intercessão será obrigatória com certeza irá ao Paraíso”. O Imam Ali (A.S.) disse: “Completem vossas peregrinações com a visita ao Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), e visitem os túmulos daqueles que Deus vos obrigou a respeitá-los. E nestes locais peçam para Deus por riqueza”. O Imam Assadiq (A.S.) disse: “A visita ao túmulo do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) vale como uma peregrinação com a companhia do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.)”. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Aquele que visita o Imam Al-Hassan em Baqi (cemitério onde o Imam está sepultado), terá seus pés firmados na Senda (Sirat) no dia do Juízo Final, quando os pés não se firmarão”. O Imam Assadiq (A.S.) foi perguntado sobre qual o valor da visita aos Imames. E respondeu: “É como se tivesse visitado o Mensageiro de Deus”. O Imam Assadiq (A.S.) disse: “Aquele que nos visitar após nossa morte será como se tivesse nos visitado em nossas vidas”. Recomenda-se que após a realização da Ziyara ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.) que façamos duas Ruka em nome do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), como também é recomendado que se dê as suas devidas saudações em nome de seus familiares e amigos que te pediram por orações durante a peregrinação. Repasse as saudações deles ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizendo: “Assalamo Alaika Ya Nabi Allah min abi wa ommi wa weldi wa khassati”. (Que a paz de Deus esteja contigo ó Profeta de Deus, saudações estas do meu pai, mãe, filhos, parentes e amigos”. E recomenda-se a leitura da Surata Al-Qadr onze vezes, pedindo para Deus o que deseja, e se Deus quiser Ele lhe atenderá com sua grandeza e generosidade.

Observação. Para aqueles que desejam conhecer mais detalhes sobre as recomendações da peregrinação indicamos a que busquem estas informações nos livros de súplicas e recomendações.

Makkah Al-Mokarramah (Cidade Sagrada de Meca)

Uma cidade sagrada para todos os muçulmanos, onde está localizada a Caaba, que determina a direção para a qual todos os muçulmanos do mundo se dirigem durante suas orações. Sua distância da cidade de Medina é de aproximadamente 477 Km, de Jedah ou do Mar Vermelho é de 72 Km, e da cidade de Ta´ef é de 120 Km. Meca é a cidade natal do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), e também é a cidade onde nasceram Fátima Azzahra (A.S.) e o Imam Ali ibn Abi Taleb (A.S.), este nascido dentro da Caaba. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) viveu em Meca nos seus primeiros anos de vida, e nela foi revelado como Profeta, quando tinha quarenta anos, ficando na cidade por mais treze anos. Após isso, mesmo esta terra sendo a mais amada por ele, foi forçado a emigrar de Meca para a cidade de Medina, onde estabeleceu o primeiro Governo Islâmico da Terra.

Os locais sagrados de Meca e seus arredores

1) Masjed Al-Haram (A Mesquita Sagrada). É o local mais importante em Meca, onde uma única oração vale por cem mil realizadas em outros locais. Nesta mesquita o praticante da oração pode optar por realiza-las por completo ou resumidamente, mesmo estando em viagem. Na Mesquita Sagrada destacam-se os seguintes pontos:

a) A Caaba (O Cubo): Construída pelo Profeta Abraão juntamente com seu filho Ismail (A.S.), a Caaba é o centro da Mesquita, e em sua direção se dirigem os muçulmanos do mundo inteiro durante suas orações, assim como também é onde o peregrino deve realizar o Tauaf (ritual de rodear a Caaba sete vezes). A Caaba testemunhou o nascimento do Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.), que nasceu dentro dela, algo que jamais tinha ocorrido e nunca se repetiu na história.

b) Al-Hajar Al-Asuad (A Pedra Negra). É o mais sagrado de tudo que existe na Caaba, e em sua altura o peregrino inicia e finaliza o ritual do Tauaf. Dizem que a Pedra Negra é uma das pedras do paraíso que foi trazida pelo Profeta Adão (A.S.) para a terra, e é dito também que o Anjo Gabriel a trouxe ao Profeta Abraão (A.S.). Recomenda-se que a pedra seja beijada no término do Tauaf.

c) Hij Ismail (Espaço de Ismail). É um espaço demarcado por uma parede baixa em forma circular em uma das laterais da Caaba. Este espaço é onde o Profeta Ismail (A.S.) e sua mãe moraram quando residiam na região, e ali mesmo ambos foram sepultados. O local também é o local de sepultamento de dezenas de outros profetas e mensageiros.

d) Maqam Ibrahim (A Estância de Abraão). É o local onde Abraão (A.S.) permanecia para realizar suas orações, em direção à Caaba. Neste local se deve realizar as orações após o Tauaf, com base no versículo do Alcorão que diz: “…Adotai a Estância de Abraão por oratório…”

e) É a famosa e histórica fonte de água que nasceu sob os pês de Ismail (A.S.) e que se mantém ativa desde aquela época. É um milagre divino e eterno que existe desde a época do profeta Abraão (A.S.) e se prolonga até a nossa época. Recomenda-se que o peregrino beba de sua água e faça a ablução ritual com ela.

f) Safa e Marwa. São duas colinas entre as quais o peregrino deve realizar um dos rituais da peregrinação, que é a caminhada entre elas. Elas foram citadas no Alcorão Sagrado: “… As colinas de Assafa e Almarwa fazem parte dos rituais de Deus…”.

Em Meca e seus arredores há mesquitas históricas e sagradas, e recomenda-se que façamos orações nelas. Entre elas:

2) Masjed Al-Jen (Mesquita dos Gênios). É o local onde o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) se reuniu com os gênios e respondeu suas perguntas. É também o local onde foi revelada a Surata Al-Jen.

3) Masjed Al-Raya. Uma das mesquitas onde o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) orou, assim como é a mesquita sobre a qual foi erguida a bandeira da conquista de Meca.

4) Masjed Al-Tan´im. É uma mesquita localizada na região de Tan´´il, a 6 Km de Meca, e um dos pontos predeterminados para iniciar o ritual do Ihram aos peregrinos que desejam realizar a Omrah Al-Mufradah em Meca.

5) Masjed Já´ranah. Esta mesquita se localiza a 20 Km no nordeste de Meca, e é considerada uma das mesquitas predeterminadas para iniciar o ritual do Ihram aos peregrinos que desejam realizar a Omrah Al-Mufradah em Meca. Neste local o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) distribuiu os espólios da guerra de Hunais aos muçulmanos.

6) Masjed Al-Bai´ah (Mesquita da Lealdade). É o local que testemunhou o voto de lealdade do povo de Medina ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.), e está localizada na região de Mina.

7) Masjed Al-Nahr (Mesquita do Sacrifício). Se localiza na região de Mina, entre a primeira Jamarah e a segunda, e têm esse nome pois é o local que testemunhou o milagre do carneiro que foi enviado ao profeta Abraão (A.S.) para ser sacrificado no lugar de seu filho. É relatado que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) orou as orações de Dhohr e Asr neste local e sacrificou um carneiro.

8) Masjed Al-Khif. Se localiza na região de Mina e é o local onde nele rezaram mais de setenta profetas. É a mesquita mais antiga do Islam e é recomendado que se ore nela. Historicamente, esta mesquita foi construída como um desafio aos descrentes que se uniram neste local para formar uma aliança entre as tribos árabes a fim de iniciar uma ofensiva contra os muçulmanos da cidade de Medina.

9) Masjed Al-Safa´eh. Localizada na região de Mina, ao sul da Mesquita Al-Khif. Possui uma caverna chamada de Caverna de Mursalat, e é dito que a Surata Al-Mursalat foi revelada neste local, e por isso, recomenda-se que se leia a Surata Al-Mursalat neste local, pois dessa forma Deus apresentará o leitor ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.) no dia do Juízo Final.

10) Masjed Al-Namirah. Localizada na região oeste de Arafat.

11) Al-Mashaer Al-Moghaddasah (Os locais onde são realizados rituais sagrados)

a) Arafat. É um grande território localizado a 22 km de distância do leste de Meca, no qual o peregrino deve permanecer entre o meio dia do dia 9 de Zul Hija até o pôr do sol deste dia. Este ritual é um pilar da peregrinação no Islam, e em algumas narrações foi afirmado que “Al-Haj Arafah”, ou seja, “a Peregrinação é Arafat”. Em Arafat há uma colina chamada Jabal Al-Rahmah (A Colina da Clemência), e é dito que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) fez o seu último discurso neste local.

b) Al-Mish´ar Al-Haram ou Al-Muzdalifa. É uma região que fica entre Arafat e Mina, e é onde o peregrino deve pernoitar na noite do décimo dia de Zul Hija. Deus disse no Alcorão Sagrado “… Quando descerdes do Monte Arafat, recordai-vos de Deus perante os Monumentos Sagrados…”

c) Mina. É o local onde os peregrinos devem cumprir uma série de rituais sagrados nos dias 10, 11 e 12 de Zul Hija.

12) Local do nascimento do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Este local foi demolido, e no lugar foi construída uma biblioteca, que por sua vez também será demolida.

13) Casa de Khadija Al-Kubra (A.S.). Local onde o profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua esposa Khadija (A.S.) viveram. Nela havia o oratório do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e o local de nascimento de Fátima Azzahra (A.S.). A casa foi demolida para a construção de uma escola de memorização do Alcorão Sagrado, que por sua vez também está ameaçada de ser demolida para as ampliações da Mesquita Al-Haram.

14) Montanha e Caverna de Thor. É a montanha e caverna onde o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e Abu Bakr se refugiaram quando saíram de Meca rumo a Medina. O Profeta (S.A.A.S.) se escondeu nesta caverna para despistar os cavaleiros Quraishitas que o perseguiam para matá-lo, mas o milagre divino dos fios de aranha e do ninho de pombo desfez o plano maléfico deles.

15) Jabal Al-Nur (Montanha da Luz). Nesta montanha está localizada a caverna de Hira, onde o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) recebeu a revelação divina através do anjo Gabriel.

16) Vale de Abi Taleb. Uma região entre as montanhas de Abi Qubais e Khandamah, chamada de Shi´ib Ali. Nela o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) acompanhado dos muçulmanos da época sofreram as piores sanções econômicas e sociais possíveis, mas deram exemplos magistrais com a paciência que tiveram no decorrer dos três anos que permaneceram nesta região. Nela existe o cemitério de Abu Taleb (A.S.), tio do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e pai do Imam Ali (A.S.), onde Abu Taleb está sepultado, assim como muitos outros Hashemitas, entre eles Abdel Motaleb (avô do Profeta Mohammad (S.A.A.S.)), Khadija Al-Kubra (A.S.) (esposa do Profeta Mohammad (S.A.A.S.)) e muitos de seus companheiros e apoiadores.

Al-Medina Al-Monawarah (A Cidade Iluminada)

É a capital do primeiro Governo Islâmico da história do Islam. Para esta cidade o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) migrou procedente de Meca, e viveu nela por mais de dez anos, administrando os assuntos da sociedade islâmica com seus ensinamentos e orientações. Assim que chegou a esta cidade ele construiu a Mesquita, de onde partia a sabedoria do Islam. A cidade de Medina se abençoou com o nascimento de dez Imames dos Ahlul Bait (A.S.), sendo eles Imam Hassan, Imam Hussein, Imam Assajad, Imam Al-Baqir, Imam Assadiq, Imam Al-Kadhem, Imam Al-Reza, Imam Al-Jawad, Imam Al-Hadi e Imam Hassan Al-Askari. A cidade de Medina fica a 150 km do Mar Vermelho e abriga muitos locais históricos e sagrados, entre eles:

1) Masjed Al-Nabawi (Mesquita do Profeta). Esta mesquita abriga a casa do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e a casa de Fátima Azzahra (A.S.) e dos Hashemitas (A.S.). Foi afirmado que “uma única oração nesta mesquita vale por dez mil orações nas demais”. Especialmente entre o túmulo e o púlpito do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), pois ele (S.A.A.S.) disse: “Entre meu túmulo e meu púlpito haverá um pedaço do paraíso”. Enquanto o peregrino estiver em Medina há uma grande recomendação para que realize as orações obrigatórias nesta mesquita e reponha as orações obrigatórias não realizadas, e que ore pelos falecidos, pelos pais, parentes e amigos, pois o Imam Assadiq (A.S.) disse: “Certamente o falecido se alegra quando oramos por ele, da mesma forma que o vivo se alegra quando recebe um presente”. Recomenda-se que a realização de uma oração de duas ruka e o pedido de perdão na Coluna de Abi Lobaba, conhecida como “A Coluna do Perdão”, pois a oração e o pedido de perdão são aceitos quando realizados neste local, da mesma forma que o grande companheiro Abi Lobaba foi perdoado quando se arrependeu por ter recusado o convite do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) para participar da batalha de Tabuk.

2) O cemitério de Baqi. É um grande cemitério onde estão sepultados vários Imames dos Ahlul Bait (A.S.) e companheiros bondosos do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Imam Al-Hassan, Imam Assajad, Imam Al-Baqir e Imam Assadiq estão sepultados neste cemitério, assim como as esposas do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), Abbas ibn Abd Al-Motaleb (tio do Profeta Mohammad (S.A.A.S.)), Om Al-Banin (mãe de Abbas), Fátima bin Asad (mãe do Imam Ali (A.S.)), e muitos companheiros do Profeta (S.A.A.S.) e mártires do Islam. Os sábios religiosos e pesquisadores ainda não conseguiram definir o local exato do túmulo de Fátima Azzahra (A.S.), alguns dizem que ela foi sepultada em seu próprio quarto, que está interligado ao quarto pessoal do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), e quando feitas as reformas a divisão entre estes dois quartos foi retirada, outros dizem que ela foi sepultada no cemitério de Baqi, já outros dizem que foi sepultada entre o túmulo e o púlpito do Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

3) Mesquita de Quba. É a primeira mesquita construída no Islam. Quando o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) migrou de Meca para Medina ele (S.A.A.S.) permaneceu na região de Quba por aproximadamente vinte dias, aguardando a chegada do seu primo Ali ibn abi Taleb (A.S.) e alguns parentes. Durante este período ele construiu uma mesquita e sobre ela foi revelada o seguinte versículo “… uma mesquita que desde o primeiro dia tenha sido erigida por temor a Deus é mais digna de que nela te detenhas; e ali há homens que anseiam por purificar-se; e Deus aprecia os puros”. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse o seguinte sobre esta mesquita, que fica a 6 km de Medina: “Aquele que se purificar em sua casa e realizar duas ruka na Mesquita de Quba obterá a recompensa de uma Omrah”

4) Masjed Al-Qiblatain (Mesquita das Duas Quiblas). Esta mesquita está localizada no nordeste de Medina, a 7 Km da Mesquita do Profeta, e nela o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), durante a oração de Dhohr, recebeu a revelação de trocar a Quiblah dos muçulmanos, da Mesquita de Al-Aqsa para a Mesquita Al-Haram.

5) Masejd Al-Shajarah (Mesquita da Árvore). É a mesquita onde os peregrinos procedentes de Medina devem iniciar o Ihram. Neste local o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) realizou uma oração debaixo de uma árvore antes de ir para Meca.

6) Há muitas outras mesquitas em Medina, entre elas: Mesquita do Imam Ali (A.S.), Masjed Al-Ghumamah, Masjed Al-Jum´ah, Masjed Al-Fadhih, Masjed Al-Ahzab, Masjed Al-Ijabah e Masjed Al-Mobahalah.

7) Túmulo de Hamzah ibn Abdel Motaleb (A.S.), o Senhor dos Mártires. Neste local, que fica próximo das famosas montanhas de Ohud, que testemunharam a batalha de Ohud, está sepultado Hamzah ibn Abdel Motaleb (A.S.), o tio e protetor do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), juntamente com mais de setenta mártires que alcançaram o martírio nesta batalha. Este local está a 6 Km de Medina, e é um local que recebia visitas frequentes do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), acompanhado de sua filha Fátima Azzahra (A.S.), onde oravam pelos mártires.

Recomenda-se que ao sair de Medina o indivíduo se despeça do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e dos Imames (A.S.) com a Ziyara e Súplica correspondentes, e que peça pelo perdão de Deus e pelo sucesso, e também que possa ter a chance de realizar uma nova peregrinação e visitar estes locais novamente.

Observações importantes:

É muito importante que o peregrino observe algumas questões cruciais antes de realizar o ritual do Haj, para que assim possa atingir os verdadeiros objetivos elevados deste abençoado ritual, e ao mesmo tempo, obter as recompensas e resultados que Deus lhe deseja, nesta e na outra vida. Para isso, o peregrino precisa observar os seguintes pontos:

1) Conhecimento geral das questões importantes ligadas ao ritual do Haj, para que não cometa algo que possa afetar a conclusão correta do ritual de peregrinação.

2) Se preparar psicologicamente e espiritualmente para suportar o cansaço e o esforço, e se abastecer sempre com a paciência para a conclusão do ritual do Haj.

3) A intenção pura e sincera para Deus em cada ato realizado, com o intuito de se aproximar Dele em todos os atos e não deixar de conquistar as recompensas e bênçãos divinas.

4) Que a verba destinada para a realização do Haj seja de uma fonte lícita e que a pessoa não tenha direitos divinos (tais como Khoms ou Zakat) ou dos próximos (dívidas) a pagar, pois foi afirmado no dito sagrado: “Se o peregrino decidir realizar a peregrinação com uma verba licita, assim que levantar seus pés e falar “ao Teu Chamado ó meu Senhor”, uma voz responderá do céu dizendo “Seu chamado foi aceito, sua riqueza é licita e sua peregrinação é aceita”. Mas, se o peregrino efetuar a peregrinação com uma verba ilícita, quando der o primeiro passo e disser “ao Teu Chamado ó meu Senhor”, a voz do céu o responderá dizendo “teu chamado não será atendido, sua riqueza é ilícita e sua peregrinação é inválida”.

5) Devido ao grande número de peregrinos há uma grande aglomeração de pessoas em todos os lugares. Por isso, o peregrino deve sempre se controlar para não se irritar, e deve sempre manter a boa educação e uma conduta apropriada quando se relacionar com os próximos, mesmo que não os conheça, evitando criar problemas ou discussões, pois isso pode afetar a conclusão correta do Haj.

6) Respeitar o sistema estabelecido para todo o grupo pelo guia da caravana na realização dos rituais do Haj, e sempre se empenhar para ser pontual e seguir os horários combinados, cooperando o máximo possível neste sentido.

7) Se prevenir quanto aos males da língua. Pois insultar, ofender ou debochar dos próximos afeta a conclusão do Haj.

8) Não realizar nenhum ato de devoção por vontade própria entre os rituais do Haj a menos que tenha conhecimento correto dele, se informando com o guia da caravana em caso de dúvidas.

9) O peregrino deve meditar e estar em estado de total espiritualidade durante os rituais do Haj, para viver e atingir os verdadeiros objetivos desta grandiosa devoção, pedindo perdão a Deus, louvado seja, e conquistando o temor puro a Deus.

10) É importante aproveitar o tempo precioso durante a presença nos locais sagrados para a recordação de Deus, a Du´a e a Ziyarah, em seu benefício próprio, de seus pais, de seus familiares, dos seus parentes, dos fiéis e de todo aquele que possui um favor sobre o peregrino. Também é importantíssimo ler o Alcorão frequentemente para se aproximar de Deus, o Altíssimo. Além de aproveitar a oportunidade para conhecer a situação das demais comunidades islâmicas pelo mundo.

Orientações gerais:

O dito honrado afirma: “A prevenção é a melhor cura”. Sendo assim, é muito importante que o peregrino respeite as orientações sanitárias e outras recomendações gerais, entre elas:

1) Tomar as devidas vacinas para se prevenir de doenças contagiosas, tais como a Febre Amarela, a Meningite C, entre outras.

2) Levar consigo as devidas medicações necessárias (para os que tem doenças crônicas principalmente) para não correr o risco de passar mal durante a viagem. É bom levar consigo o nome internacional das medicações para caso venha a precisar adquirir lá mesmo.

3) Medicar-se nos horários corretos.

4) Manter-se em contato frequente com os familiares, atualizando-os sobre sua viagem e bem estar.

5) Cumprir as orientações gerais no que diz respeito a não tomar água ou bebidas geladas, não ficar exposto a ambientes muito gelados, não permanecer por muito tempo debaixo do sol, não se alimentar com alimentos descobertos ou qualquer outra coisa que possa causar problemas de saúde. Deve-se respeitar as orientações ligadas aos alimentos saudáveis para não correr risco de saúde e mal-estar durante a viagem.

6) Evitar ao máximo possível os locais de grande movimento, pois podem trazer complicações de saúde. Aconselha-se a usar máscaras em locais de grande concentração de poeira ou fumaça.

7) Evitar o esforço desnecessário em questões não importantes, pois isso pode causar desgaste na hora de cumprir os rituais da peregrinação.

8) Evitar carregar bagagem pesada e desnecessária, especialmente nos rituais em Meca, Arafat, Muzalifa e Mina, pois isso causa desgaste físico e desnecessário ao peregrino. Carregar apenas o necessário como um pequeno tapete para se sentar, carregador de celular, medicações pessoais, garrafa d’agua, e apenas pequenos pertences.

9) Quando o peregrino se sentir cansado deve descansar, para conseguir dar continuidade aos demais rituais.

10) Se o peregrino tiver qualquer complicação de saúde deve procurar o posto de saúde mais próximo para se tratar.

11) Evitar fumar cigarro ou narguilé, especialmente nos locais da permanência, nos quartos de descanso ou em locais fechados que o peregrino divide com os demais peregrinos, pois isso causará desconforto aos demais peregrinos e a ele mesmo.

12) Levar apenas o necessário e nada que seja peso desnecessário nesta viagem como um todo.

13) O peregrino deve se organizar para aproveitar o tempo na leitura do Alcorão Sagrado, das súplicas e das Ziyaras recomendadas.

14) Respeitar as leis e regulamentos internos do país.

15) Evitar as discussões desnecessárias e desgastantes com os próximos.

16) Visitar os irmãos e amigos de outras caravanas e visitar as caravanas dos sábios e dos líderes religiosos, para conhecê-los e aprender mais sobre a religião e as demais comunidades islâmicas.

Rogamos a Deus, o Altíssimo, que aceite vossas ações e súplicas, e que todos tenham a peregrinação e aceita e os pecados perdoados por Deus.

Clique aqui para baixar a versão em PDF.

«
»